Início » Em QAP

Força Nacional de Segurança em Outro Aspecto

Publicado em 16/04/2011 - Categoria: Em QAP

Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública nasceu com um caráter extremamente militar. As atuações se resumiam a ostentação de aparatos bélicos, forças ostensivas que estavam aptas a dominar o território urbanizado, impondo a ordem pública, e gerando uma certa sensação de segurança e tranquilidade à população.

Nas atuações da FNSP no Rio, eu particularmente, fiquei um pouco impactado. Ao transitar pela cidade, me sentia naqueles filmes americanos, nos quais alienígenas invadem a Terra, e a cidade é sitiada por forças do Exército, fuzileiros navais, sei lá.

Hoje, porém, lendo notícias na internet, vi que Estado do Rio Grande do Norte vai receber auxílio da Força Nacional em uma missão diferente: investigar crimes. Não sabia que havia essa vertente, talvez não existisse antes (ou sou desinformado mesmo).

Dessa vez serão enviados agentes de Polícia, dentre eles Delegados, Escrivães e Investigadores, justamente para investigar um grande número de homicídios não esclarecidos. Espero que a imprensa nos dê notícias do resultado, ao final.

As dificuldades que serão encontradas, imagino, serão as mesmas sofridas pelos militares que sitiaram o Rio, qual seja, a falta de conhecimento da realidade social local, geografia e forma de violência à qual os PMs e Bombeiros de outros Estados não estavam acostumados. O mesmo se dará agora nas investigações, o “dedo” da política nos crimes, assassinatos por grupos de extermínio, ou o que quer que irão encontrar por lá. Vamos acompanhar.

5 comentários »

  • Patrícia. comentou:

    Beira-Mar está no Rio Grande do Norte… Coincidência, né…

  • Eduardo comentou:

    Antenada hein Patrícia! Orgulho de ter gente como ti visitando o CdP!

  • Patrícia. comentou:

    Beira-Mar é sempre sinônimo de dor de cabeça.
    Sobre o CdP… O prazer é todo meu. Adoro ler textos de caras inteligentes como você.

  • José Franco comentou:

    Na verdade isso foi uma intervenção federal com nome “bunitinho”.
    Vc falando dos filmes, me lembrei do Nova Iorque Citiada, como o carequinha Willis. Aliás, bom filme.

    Abração!

  • José Franco comentou:

    *Sitiada.

    Aliás, o cerco do Alemão parecia remake Tupiniquim. rs

    Abração!

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.