Início » Em QAP

Novo Chefe de Polícia? Não. Nova.

Publicado em 15/02/2011 - Categoria: Em QAP

Só não acerto na Mega Sena.

Hoje no trabalho, na hora do almoço, estávamos em uma mesa, alguns policiais, uma policial, inclusive. E, com a exoneração do ex-Chefe de Polícia, o assunto, como não poderia deixar de ser, era: quem seria o novo chefe?

Nome vai, nome vem, daí eu disse, – Não vai ter chefe novo, vai ter “chefa”. Vão colocar uma mulher. Alguns segundos de silêncio, incredulidade, busca da ironia da frase… sério! O momento político do país é propício, temos a primeira mulher exercendo a chefia do Poder Executivo nacional, a presidenta Dilma. Por quê não haveriam de escolher uma mulher agora para chefiar, pela primeira vez na história da PCERJ, uma mulher?

Nomes foram ventilados, algumas tiradas, acabou o almoço e voltamos ao trampo.

Mas é isso. A nova Chefe de Polícia do Rio de Janeiro é a delegada Marta Rocha, que atualmente era coordenadora das Delegacias de Atendimento à Mulher do estado, e já tentou se eleger deputada.

Sigamos então, esperando que os policiais – os de verdade – tenham seu mérito e trabalho reconhecidos não só em termos financeiros, pelo Governo, mas no trato e respeito profissional, pela escala hierárquica que se afunila até a Chefia de Polícia.

Tá registrado. Ou eu usou o melhor analista político-policial que existe no mundo, ou meus dons premonitórios estão cada vez mais aguçados.

18 comentários »

  • Tweets that mention Nova Chefe de Polícia do Rio de Janeiro -- Topsy.com comentou:

    [...] This post was mentioned on Twitter by Policia Civil RJ, Acadepol RJ. Acadepol RJ said: Novo Chefe de Polícia? Não. Nova.: Só não acerto na Mega Sena. Hoje no trabalho, na hora do almoço, estávamos em… http://bit.ly/hfjkHz [...]

  • Patrícia. comentou:

    Gosto de ver as mulheres conquistando o seu espaço. Espero que ela suporte o tranco.
    Entretanto, sou um pouco “machista”… Acredito que o homem é a melhor opção quando se trata de certos cargos.
    P.S: Não votei em Dilma.
    Antes que apareça alguma feminista histérica, é importante deixar claro que é apenas uma opinião pessoal.
    No mais, boa sorte a todos.

  • eduado comentou:

    Confesso que estou satisfeito com a troca da chefia da polícia. Espero que Marta Rocha lute pelas melhorias para os bravos policiais civis.

    Mudando de assunto, está rolando um boato de que haverá concurso para investigador da pcerj. alguem sabe se isso procede?

    abraço

  • soares comentou:

    Edu,

    Já foi candidata?

    Mas, o governador, na verdade com essa nomeação quis mesmo foi mudar o foco das câmeras, para o quê, se comprovado, estava acontecendo debaixo de seu nariz. Esses caras da política podem ser tudo, mas vendedores, são os melhores.

    abs,

    Soares

  • Jorge Luiz comentou:

    Aprovo a escolha da delegada Dra. Marta Rocha. Espera-se que agora a nova “chefa” consiga mudar a imagem da PCERJ, já tão desgastada perante a sociedade. Faço votos de boa sorte e sucesso para a delegada. Caro Eduardo, creio que eu também seja um excelente analista político-policial, pois também comentei com meus colegas que acreditava que desta vez o novo chefe usaria saltos altos e batom, rs. Abraços

  • Machado comentou:

    Bloger daqui, Twitter de lá, e eu noite a dentro querendo saber uma coisa. A nova chefe irá realmente comandar, ou terá alguém no comando das ações a espreita? Talvez eu tenha esta resposta um dia, ou, talvez não. No entanto, ficaria feliz de vê-la desempenhar um bom trabalho.

  • Eduardo (Editor) comentou:

    Patrícia, tá anotado. Opinião é sagrada, e me anima que aqui nós que comentamos pensamos e opinamos. Mas, tenho que discordar, não é um cargo incompatível com o sexo feminino na minha opinião hehe vamos torcer para tudo ficar melhor.

    eduado (isso mesmo?), não ouvi falar de novo concurso por hora.

    Soares, sem tirar nem por.

    Jorge Luiz, então temos um time de analistas bem sucedidos, devíamos estar ganhando rios de dinheiro dando entrevistas para a mídia ou com um emprego público sem concurso… :)

    Machado, não conheço o trabalho dela, mas não me parece esse o caso, olhando, tão de fora como qualquer pessoa que não é policial. Também torço por uma boa administração, e para que os policiais sejam valorizados pela Chefia.

  • Machado comentou:

    Eduardo,
    O tópico pode não ser o ideal. Porém, gostaria de fazer-lhe uma pergunta. É verdade que policiais civis que passam para Federal reclamam de não ter autonomia? Que até para sair uma viatura da cede com uma equipe é preciso autorização de um delegado? Na realidade fiz duas perguntas..kkkk

  • Eduardo (Editor) comentou:

    Não sei tantos detalhes quanto à autonomia, mas pelo que ouço parece que o negócio é mais “robótico”, sem conotação pejorativa nisso. Mas não posso dizer do que não conheço.

    Quanto a sair com viatura, na Civil também só se sai com autorização de delegado, que é, na realidade, a formalização em um documento chamado BDT (boletim diário de tráfego) e BMP (boletim de missão policial). Nesse ponto não difere, mas a movimentação é bem maior, os crimes de competência estadual exigem mais presença na rua, muitas vezes de forma ostensiva… enfim, é igual mas diferente. Difícil falar de duas coisas quando na prática só está em uma hehe

  • Patrícia. comentou:

    Hoje assisti a uma entrevista com a nova Chefe de Polícia. Tenho que assassinar o meu lado “machista”. rsrsrs…
    Senti segurança da parte dela. Espero que dê tudo certo.

  • Eduardo (Editor) comentou:

    Hum Patrícia, não desista assim tão rápido de seus instintos rsrs

  • Benito comentou:

    Como disse o Soares, uma boa “jogada” do Governador e do Secretário, olhando de fora, parecia que o antigo Chefe de Polícia não tinha mais condições de permanecer no Cargo e o Secretário, dado ao “sucesso” da política de Segurança Pública carioca, deve ser meio intocável, portanto, nada melhor que uma mulher para dar aparência de novos ares.
    Pouco conheço dela, mas pelo menos corajosa ela deve ser já que indiciou o comandante do Bope por homicidio culposo no caso do onibus 174.
    Apenas a título de curiosidade acho que a autoridade policial mais enérgica que eu conheci em Sao Paulo era uma mulher e não um homem, acho que até passamos da hora de ter uma mulher no comando de um órgão policial, ainda que proporcionalmente elas sejam minoria nos quadros.
    De triste, fica o fato que agora a Policia Federal virou corregedoria das polícias estaduais.

    Abraço.

  • Patrícia. comentou:
  • BRADOCK comentou:

    Calma Patricia, dë um voto de confiança vamos aguardar… nem tuda esta perdido… o pulso ainda pulsa…

  • Machado comentou:

    Se a notícia realmente for verídica ( DR Marta anuncia a devolução dos adidos). Creio que será uma medida eficaz…

  • Patrícia. comentou:

    Oi, Bradock. Que bom vê-lo.

  • BRADOCK comentou:

    Estamos por aqui, porem agora aposentado (Reformado ha 10 meses)ainda de ferias. Mais lutando por um Mundo melhor.Bom te ver tambem…

  • Leandro comentou:

    Gostaria muito que ela comenta-se sobre a situação dos aprovados dos cargos OCP e investigador, afirma se vai realizar concurso para inspetor ou nao (depois dos cortes de orçamento do governo federal) e tudo mais.

    Ter uma resposta “não” ou “sim” é melhor que nao ter resposta nenhuma.

    _________
    Um salve para a chefe que dispensou os ADIDOS, apesar de alguns ser bons policiais, mas é uma anomalia na administração.

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.