Os Militares e a PEC 300

Nos tempos de minha ausência no CdP, os blogs mantidos pelos colegas militares da PM e Bombeiros muito trataram do Projeto de Emenda à Constituição nº 300, o qual, em linhas gerais, estabelece como piso salarial para as carreiras militares dos Estados o valor percebido pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Muito já foi discutido e divulgado pela chamada Blogosfera Policial, e, como não acompanhei de perto o movimento, mais oportuno me parece abster-me de maiores comentários sobre o tema.

Mas, da mesma forma, não podemos deixar passar em branco aqui a grande mobilização que os profissionais estaduais conseguiram materializar, demonstrando, cabalmente, que eles já têm pós graduação e mestrado no jogo democrático do Brasil.

Seja de uma forma ou de outra, com PEC ou sem PEC, já que estes trabalhadores demonstraram que, sem sombras de dúvidas, começam a ter noção de sua força institucional, não tardará até que tenham reconhecidos o valor de seus serviços e sua importância para a manutenção da sociedade em um nível ao menos suportável de bem estar.

PEC 300Parabéns aos colegas da luta urbana diária, que tenham todo o merecido sucesso em seus pleitos, pois, acima de tudo, desejo muito uma vida mais calma e tranquila para mim e os meus, o que, sem policiamento ostensivo e resgate e defesa civil decente, nunca teremos.

Toda a sorte, e que um dia os policiais civis de todo o Brasil, e principalmente os mais dispersos e alheios à realidade, como nós do Rio de Janeiro, acordem, e percebam que o limite já passou há muito, e falta não muito para cerramos a porta das polícias de investigação.

Leia mais sobre o tema no Cordel Bola de Fogo, Blog do Stive, Abordagem Policial, e outros tantos, e saiba como aderir a este movimento sui generis.

(imagem ilustrativa colhida no blog Cordel Bola de Fogo)

31 ideias sobre “Os Militares e a PEC 300

  1. Pingback: Os Militares e a PEC 300 | Blogosfera Policial

  2. Caravanas de policiais militares e bombeiros foram a Brasília acompanhar a votação da PEC 300. Entretanto, para frustração geral, a votação da PEC 300 foi adiada para semana que vem.
    Lembrando que trabalhadores morreram em acidentes a caminho de Brasília…

    http://www.youtube.com/watch?v=bDCqW5DzihE&feature=player_embedded
    Esse é contra. Quem diria…
    Está na hora de fazerem uma greve geral. O povo tem que sentir a importância da Polícia Militar.

  3. Boa tarde amigo
    Copiei algumas informações e explicações suas, postadas aqui no seu site, na comunidade do orkut “Polícia Civil – RJ: Concursos”, para tentar acabar com as dúvidas mais frequentes da galera.. creditei e botei os links lá, espero q não tenha problema.

    um abraço, Bernardo

  4. É companheiros o movimento foi legal, porém fomos traídos pelo sistema (PMDB)MICHEL TEMER, que em reunião novamente disse colocar a PEC 300 em votação na 3ª ou 4ª feira da semana que vem. Agora eu pergunto será que vamos encontrar algum Deputado em Brasilia semana que vem? KKKKKKKKKKK duvido, infelismente eles estão querendo pagar para ver e isto é muito preocupante já imaginaram uma Greve durante o Carnaval? Não quero dizer Greve nacional, mais sim se algum Estado parar, será um efeito dominó, olha o perigo logo a frente.

    Um fraternal abraço e um aperto de mouse aos Guerreiros e Guerreiras.

    Bradock

  5. Bna Tarde, Guerreiros e Guerreiras,

    Realmente a PEC 300 decolou, porém na reta final fomos traídos pelo Sr Deputado Michel Temer, que havia comprometido em Dezembro que assim que retornasse em Fevereiro iria colocar em votação, porém, nos traiu discaradamente. Agora ele veio dizer que colocaria em votação no dia 09 ou 10 de Fevereiro e mais uma vez acredito que estão querendo ganhar é tempo pois eu sinceramente não acredito que iremos encontrar algum Deputado em Basília nestas datas. A luta continua e eles ainda não viram o que eles fizeram pois as PMs e BMs estão cada dia mais unidos e fortes estamos vivendo em um Barril de pólvora pronto para explodir a qualquer momento e acredito que será no Carnaval. Um forte abraço a todos.

    Bradock

  6. G R E V E J Á!!!!!
    Eles podem adiar a PEC com suas manobras, mas os policiais de todo o Brasil estão unidos cada vez mais.
    Cada vez mais a GREVE parece ser a melhor solução.
    Vamos endurecer e perder a ternura!!!!!
    Um abraço a todos os colegas de farda do brasil!!!!!

  7. vamos todos fazer pressão para que a PEC seja aprovada e valorisando todos os policiais do Brasil,somente nós guerreiros não podemos viver dignamente?Somos as pessoas que garante o carnaval do rico e do pobre,mas nimguém ver que deixamos os nossos familiares para proteger outras familias,vamos mostrar nossa força e a lei da mordaça já acabou e todos nós temos direitos de reclamar dos nossos sálarios.será que um deputado receberia um salário de um policial para representar o seu estado?Lula é importante atender sempre nossas revindicações que para a nossa nação é a valorisação da pessoa que o pobre e o rico conta nas horas dificeis.vamos lutar para que a familia policial nunca se cale e vamos solicitar que aqueles que não aprovarem a PEC tenha os seus nomes revelados para todas as instituições pois agindo assim vamos ver os politicos que tem compromiço com a segurança do seu estado.Uma boa noite e PEC300 já.

  8. Caros irmãos, aqui no Mato Grosso os militares lutam por um dia melhor, não é justo tamanha discrepância salarial. Se for necessário uma greve nacional para que nossos legisladoes atendam nossos anceios, saibam que estamos dispostos.Que a benção do nosso bom Pai Celestial ilumine os nossos passos!

  9. Os Políticos do nosso País não estão interessados em aprovar a PEC 300, visto que querem se beneficiar “ainda mais” com o dinheiro que já, “há muito tempo” deveria estar sendo destinado aos Policiais Militares e não destinados as suas “cuecas, meias, bolsos, bolsas, malas, diárias desviadas para bancar o veraneio de suas famílias e amigos…… Como diz o Boris “ISTO É UMA VERGONHA”…. PEC 300 JÁ… para aqueles que arriscam suas vidas protegendo a população e nesta estão incluídos esses Politiqueiros corruptos que sequer tem caráter ou consciência, visto que com o dinheiro que recebem e + o que desviam tem dinheiro para pagar seguraças particulares…. E a população que se ferre…..
    OBS: Quanto + entendo de política , menos acredito no sistema e nos Governantes que a conduzem…..

  10. TEM MUITA GENTE ACHANDO QUE UM PISO DE r$4.500,00 É MUITO DINHEIRO PARA UM POLICIAL SUBMETIDO A UM REGIME MILITAR SEVERO QUE TEM QUE MORRER EM DEFESA DA SOCIEDADE POR UM MISERO SALARIO E AINDA SOFRE PERSEGUIÇÃO DENTRO DAS PROPRIAS CORPORAÇÃO ONDE MUITOS COMANDANTES CARREGAM O VINCULO DA DITADURA MILITAR TRATANDO SEUS COMANDADOS COMO LIXO DESCARTAVÉL, ISSO JA PASSOU A MUITO TEMPO DE ACABAR, TEMOS DE QUALQUER FORMA RESGATAR NOSSA DIGNIDADE E SERMOS TRATADOS COMO CIDADÃO , AGORA É A HORA CERTA PARA ISSO, TEMOS QUE CRIAR UMA FORÇA A NIVEL DE BRASIL ENTRE AS POLICIAS MILITAR.A VIDA DO POLICIAL NÃO TEM PREÇO.

  11. Boa Noite!

    Gostaria de saber se o curso superior em Letras- Português, Inglês)- Licenciatura é aceito para a participação no concurso- Papiloscopista- civil-RJ.
    Já tem data para o concurso em 2010?

    Grato.

  12. Meu amigo eu concordo com você em gênero, número e grau. Mas infelizmente a verdade precisa ser dita, que para conseguirmos o que queremos temos que pagar um alto preço, muito mais do que já pagamos. Se quisermos que essa PEC 300 seja aprovada, temos que paralisar nossas atividades para que esses políticos entendam a importância que tem os policiais civis, os militares e os bombeiros. Todas as associações devem se unir paralisando todas as atividades policiais por tempo indeterminado. As mulheres, os filhos, os parentes e amigos em geral dos policiais e bombeiros militares devem ir para as entradas dos quartéis e impedir a saída da tropa para o trabalho. Vamos pra rua fazer barulho para que essa imprensa corrupta, que só divulga fatos do seu interesse e do interesse dos poderosos que comandam esse país. Vamos aparecer em toda a imprensa falada, escrita e televisionada. Vamos chamar a atenção da imprensa internacional. Temos que pagar um alto preço, RADICALIZANDO COM ESSES POLÍTICOS DEMAGOGOS, com ordem e sabedoria.
    É ano eleitoral, vamos dar o troco nas urnas, não vamos nos deixar enganar por esses artistas que atuam na política de nosso país. Vamos pagar esse alto preço pela nossa dignidade e pela dignidade das nossas famílias. PEC 300 JÁ!!!!!!!!!!!!

  13. Gente pelo amor de Deus!!!!!Até quando as polícia vão ser tratadas deste modo.PEC 300 é um direito mais q necessário para todos os militares q arriscam suas vidas por um mísero salário.Os militares tem mesmo q lutar por direito de justiça !!!Sou esposa de militar de Goiás e acho um absurdo o salário injusto dado a eles e agora vcs imaginam os salários de militares do Rio que arriscam ainda mais suas vidas !!!!Se mobilizem porque nós esposas de militares já não suportamos mais tanta vergonha……é um salário de merda e não é só os militares de Brasília q são militares e sim todos q usam farda.Parabéns a essa mobilização……..

  14. Gostaria de saber até quando o governo vai encarar o movimento da PEC 300 como uma birra de pms.Não somos crianças nem adolescentes rebeldes sem causa como querem fazer parecer,somos mães e pais de de família que arriscam diariamente a vida em defesa da comunidade.Cominidade essa que é a primeira a desvalorizar o nosso trabalho muitas vezes.

  15. Aqui no Rio Grande do Sul a marcha referente a pec 300 esta tramitando em plenário. Com pouca força,está crescendo e vai se agigantar.O governo vai ficar pequeno em relação ao movimento.Também pudera com o aumento de 8% que a governadora quer nos meter goela abaixo,sendo que a previdência (Ipê) pega sua fatia,sem contar no limite do pronase que é de 1700,00.(nada ver com o governo estadual em parte) Como a maior parte da categoria,beira este percentual,( a menos é claro),estes 8% passa o limite e acaba que o policial perde o beneficio do pronase.Isso é um absurdo e um desrespeito com o profissional,causa indignação e rancor dos menos remunerados.Pc 300 AGORA, JÁ .Recado à Governadora Ieda se a sua ajuda não influí em nada Não atrapalha. Porque ate agora não fez é NADA PELA CLASSE DOS SOLDADOS, sim porque aos coronéis a senhora quer dar 19% faça-me o favor!!!

  16. http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1525073-9356,00-FOI+UM+LINCHAMENTO+CONTRA+O+RIO+DIZ+CABRAL+SOBRE+ROYALTIES+DO+PRESAL.html

    Cabral chorou por causa do pre-sal
    incrivel, pessoas morrem e ele não faz nada, policiais ganham uma merreca e ele nao cumpre o que diz

    mas o milionario pre-sal…
    ha, esse sim arranca lagrimas de frustração

    pq será???

  17. De uma coisa eu prestei atençao nesta ida a Brasilia ,que estes politicos nao tem coraçao , nem sentimentos , o importantes para eles e encher seus proprios bolsos ,o importantes para eles e o proprio partido , o resto que se dane , ate quando temos que suportar tuso isso , uma casa tao importante como a camara dos deputados que e para o povo , chegar ao ponto de um deputado mandar fechar a casa para engavetar as pecs, sendo este o deputado Candido Vasccarezza , parecendo ser o dono da casa e seu Michel Themer acatar esta decisao , a camara dos deputados da republica nao e mais a mesma , toda esta bagunça so para nao votar a PEC300 , QUE NAO SAI DO BOLSO DELES,nossa que vergonha , isso ja esta repercutindo la fora em outros paises……

  18. em BRASILIA , os policiais militares ganham bem porque tem curso superior , e nao tem corrupçao na PMDF,,alem de tudo tem politicos influentes ,,voces sabiam que o presidente da camara legislativa do distrito federal e o cb patricio da PMDF,,o secretario de transporte do DF e o coronel fraga da PMDF,, os pms de brasilia sao politizados desde do ano de 1990 quando iniciaram uma sequencia de greves na capital federal e começaram a eleger seus membros para a politica locAL ,,Mas tudo isto as custas de prisoes ,,demissoes ,,expulsoes,,nada veio de graça

  19. Olá companheiro(a)!

    O Cordel da Bola de Fogo mudou de nome! Agora se chama: Policiais e Bombeiros do Brasil. Se puder atualize o meu link para darmos continuidade à parceria. O novo link é http://www.policiaisebombeirosdobrasil.blogspot.com/

    Um forte abraço, sucesso em sua caminhada e
    JUNTOS SOMOS FORTES!!!!

    Cb BM Sardella.

  20. a pec é uma aberração, a maioria dos policiais são corruptos

  21. Gostari que no Rio Grande do Sul a manifestação fosse mais forte o problema é todos tem resceio de ser o bode espiatorio,sim porque quando se luta pelos direitos somos retaliados covardemente pelos superiores alegando eles ser do sistema,sistema este que usan como capa ,escudo para esconder sua covardia parabens a todos da pc 300 continuen assim só asim vamos ter o que é nosso por direito não é atoa que não pedi nada para ninguem entrei na força por meritos meus e não pedi bixiga a ninguem porisso que não tenho que colocar o rabo no meio das pernas ao contrario tenho é que mostrar.

  22. Sr Luiz da Malta , sobre seu comentario , ou voce e do PT ou da comitiva do dep. vascarezza ou do dep. jenuino dep. michel themer, ou voce nao e militar , ja imaginou se nao existisse policial como seria o Brasil?
    Voce tem muito que aprender…….

  23. Estamos concientes das consequencias que haverá ao Brasil em Caso de uma greve geral, é momento de campanha política, e também momento oportuno para mostrar a essa gente do Governo Lula o qual votei e fiz campanha, e nos trairam, eles jamais vão querer prestigiar a classe das Policias Militares do Brasil, eles pensam que estamos com as mãos amarradas e somos manipulados, não SENHORES não somos manipulados, mas somos trabalhadores que estão se mobilizando para a maior greve geral que já existiu neste Pais, nunca este Pais viu uma greve tão grande como a greve das Policias Militares que irá acontecer porque o Governo LULA orientou os seus DEPUTADOS a brincarem conosco, e com os nosso familiares que esperavam ver uma Segurança Publica valorizada em um governo que se diz Governo dos Trabalhadores. GREVE é apenas um Sinal de direito, já fizemos aqui no RS, e foi um sucesso; e vamos agora espraiar para todo o Pais a greve S.O.S PAC 300 é sonho das nossas famílias e para nós era uma realidade; brincaram conosco.

  24. em época de politica, os candidatos falam muito em segurança, educaçâo, e saúde, após serem eleitos, esquecem o q prometeram durante a campanha politica deixando estas secretarias a verem navios.

  25. Senhores devemos entender que essa pec300 não será votada tão cedo, e que o piso nacional das PMs será de um valor muito abaixo do que está sendo proposto. Desde 2008 que essa FAMIGERADA pec300 vem sendo amplamente discutida, e que se fosse de interesse do governo, já teria dado tempo demais para pagar. O problema é que para os deputados, esse valor sugerido de R$3.500 reais parece ser ”alto” para os padrões brasileiros e é quase certeza que se aprovado, o piso nacional das PMs deve ficar em torno de uns R$2300 reais, não mais que isso pois os deputados irão apenas votar na sua aprovação, e deixar para o executivo definir o valor através de uma lei . Acredito que a exemplo dos professores, que tem um piso nacional irrisório, o piso que será aprovado para os profissionais de segurança pública será uma verdadeira decepção, pois é importante lembrar que alguns estados como Rio de janeiro, Rio grande do sul e piauí , os salários são pouco maiores que R$ 1000 REAIS e se nesses estados os policiais passarem a receber em torno de R$2300 reais já será um valor considerável, pois em alguns casos os vencimentos vão aumentar em mais de 150% mas ainda continuarão muito baixos e muito longe da nossa necessidade. Eu acredito que esse piso de R$3500 Reais é inviável e o valor definido pelo presidente da república ficará a cargo de cada governo que poderá pagar qualquer valor, desde que seja maior que o valor do piso. A exemplo do que ocorre em algumas cidades , em que os prefeitos pagam um salário mínimo superior ao nacional, e como o governador Garotinho que em sua gestão no governo do Rj pagava um salário maior que o valor pago nos outros estados.Nos estados que pagam salários maiores como Goiás e Sergipe , esses não irão diminuir para se adequar ao valor do piso, pois não se poderá pagar menos que o valor estabelecido , porém pode-se pagar um valor maior.

  26. Essa pec é uma farsa, uma utopia e jamais será aprovada com um valor justo para os PMs de todo o Brasil.

  27. colegas policiais do brasil? o dia que descobrirmos, realmente, a força que temos, a nivel de brasil, a pec 300 vai, talvez, se auto-aprovar, intendem ??? ta na hora, irmaos policiais estamos esperando oque?? haja vista estarmos no ano eleitoral, agora ou nunca, senao adios maradona, sera que as autoridades brasileiras (senado federal, lula…. e compania limitada) preferem que os policias brasileiros se acordam em cem por cento e façam pagode com panelas???????????? sera ?? entao o que teremos que fazer no momento ? haja vista que estamos em ano eleitoral ?? em? a logica diz que e´ agora ou nunca. valeu e inte´. [hoje sou lo tenente da reserva e conheço muito bem a logica fajuta] numa boa vamos virar o jogo.temos a força de uma mini bomba atomica,numa boa brother. ta falado. tchau.

  28. A PEC 300/2008 está apensa à PEC 446/2009.

    Ou seja, o texto que está prevalecendo é o da PEC 446/2009 que abarca todas as polícias estaduais (PC, PM e BM). Não fixa valores, para evitar um engessamento das remunerações, todavia, institui um piso (valor mínino a ser pago) e um fundo constitucional em que Estados-membros e União solidariamente reservarão dinheiro para o pagamento do piso.

    Como dirigente sindical, luto pela aprovação dessa PEC. Aprovada, nós, lideranças policiais de todo o país, devemos manter a mobilização para que o piso seja a menor remuneração paga aos policiais do Distrito Federal.

    Com a aprovação da PEC 446/2009, abre o flanco para conseguirmos que as LEIS ORGÂNICAS NACIONAIS da PC, da PM e do BM finalmente sejam apreciadas (com a participação das entidades de classe).

    ANTONIO MORAES, policial civil (escrivão), vice-presidente do SINPOL SERGIPE e diretor da COBRAPOL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *