Breve Voo por Brasília

Diversos blogs jurídicos, policiais, políticos e mesmo os voltados para assuntos variados vêm comentando o último grande acontecimento do STF. Nem me sinto na obrigação de manifestar em detalhes uma opinião particular, pois pelo que li tudo que me basta fazer é ratificar os diversos artigos da grande Blogosfera, como o do Visão Panorâmica e do Direito e Trabalho. Muitos outros lembraram o assunto, mas apenas transcrevendo o que a imprensa noticiou, sem emitirem opinião pessoal, infelizmente.

Lembro que quando comecei a faculdade, quase uma década atrás, olhava om admiração as breves transmissões televisiva de sessões no STF. Transparecia a mim um clima de austeridade e conhecimento, e pelo embate e votos daqueles juristas, muitas vezes dissonantes, chegava-se o mais próximo possível da sensação de justiça. Ao menos antes me convenciam. Não conseguia eu, talvez por não haver, mas provavelmente por ingenuidade, vislumbrar um viés político muito forte.

Hoje assim já não me parece. Se amadureci ou fiquei menos burro, não sei, mas também não pretendo fazer deste post uma autoanálise. Simplesmente escrevo para colocar-me ao lado dos demais blogs que abordaram o assunto, e que elegeram o Ministro Joaquim Barbosa como o heroi nacional do momento.

joaquim_o_cara

Vossa excelência não está falando com um de seus capangas!

Vossa excelência não está na rua não. Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro.

Parei. Desnecessário escrever mais.

Outro escândalo, que não foi abordado como assunto policial pela imprensa, mas deveria, é o caso das festas aéreas dos congressistas. Só duas ideias: princípio da Legalidade e princípio da Moralidade. O resto é desenrolar do novelo.

Achei graça (no mau sentido) de um deles chorando a maior miséria, dizendo que era casado e não podia deixar de levar a patroa e a família pra lá e pra cá, pois estava em Brasília para trabalhar pelo povo brasileiro. Ora, eu tenho a vontade de exercer um determinado cargo no governo federal, e frequentemente sou questionado pela dona patroa aqui de casa sobre o que será da gente. Afinal, certamente vou trabalhar bem longe do Rio, ao menos no início. Será que o povo brasileiro vai bancar as passagens dela também pra gente ficar juntos; ou é uma opção que estou fazendo?

Curioso, no mínimo, é curioso…

ps: desculpem o trocadilho baixo nível do título ;P

30 ideias sobre “Breve Voo por Brasília

  1. Fala Eduardo.
    Como sempre você vem com suas colocações pontuais…kkkk
    Quanto ao STF a escolha de seus integrantes é estritamente politica. Porêm, com os ultimos acontecimentos, isso ficou um pouco mais latente para os meros mortais. As palavras do “heroi nacional do momento” traduziram com auto poder de síntese o atual momento da mais Alta Corte do País.
    Agora, acho de uma injustiça tremenda o povo acabar com o casamento do “nobre Deputado”….
    Enfim, seria cômico senão fosse trágico!
    Grd abç!

  2. Olá Camarada!

    Obrigado por mais uma citação.

    Quando as passagens aéreas, o que mais me incomoda nem é os caras pedirem. É que NENHUM repórter teve a coragem de soltar “na lata” a famosa pergunta: “Mas os senhores ganham muto bem; não poderiam assumir esse custo?

    Seria hilário assistir aos engasgos e olhares surpresos dos ofendidos mamateiros tentando digerir a pergunta do “enxerido”.

    Um abraço.

  3. Pingback: Breve Voo por Brasília | Blogosfera Policial

  4. Eduardo,

    Infelizmente os políticos não conseguem entender os princípios, em especial o da Moralidade. Na verdade eles não tem obrigação de saber tudo. No entanto eles deveriam se assessorar de pessoas que lhes explicassem estas “firúlas”, mas como se preocupam mais em contratar parentes e apadrinhados, acabam ficando nesta saia justa.
    Seria muito interessante para eles se houvesse pelo menos uma parcela de trabalhadores concursados, bem assalariados, lhes prestando auxílio. Mesmo que isso implicasse maiores gastos, seria ao final um bom investimento.

  5. BOM DIA AMIGOS,

    PERGUNTO AOS AMIGOS POLICIAIS, VOCÊS VIRAM A CARA DO OMÊ, SINISMO EM PESSOA VOTADE DE DAR UMAS BOAS BUFETADAS NELE, UM SORRISO AMARELO E SEM GRAÇA.SÓ ESPERO QUE NÃO FAÇAM COM ELE O QUE FIZERAM COM O PROTOGENES, ARMEM ALGO PARA ELE POIS ESTA TURMA É FOGO.

    UM FORTE ABRAÇO

    BRADOCK

    2010 ESTÁ CHEGANDO,EDUARDO NELES RS…RS…RS…RS…

  6. Léo: kkk, sim, a escolha é política e tão somente política. Mas agora conseguiram fazer um monopólio de indicações…

    Maximus: não sei se são eles ou nós que vivemos em um mundo de faz de conta…

    Jorge: é imperioso que todos tenham uma assessoria jurídica, recaindo sobre ela eventuais falhas legais dos parlamentares, e incidindo sobre estes crime de responsabilidade, pois se têm assessor jurídico e com ele não se consultou, não é escusável.

    Tem um mínimo de coisas que se exige saber. Dia desses por exemplo no trabalho dei uma chamada em uma colega, dizendo que ela não poderia ter feito determinada coisa (e que ela fez para ajudar, eu sei), sob pena de estar cometendo crime de usurpação de função. Daí ela alegou que não era formada em Direito, e não tinha obrigação de saber aquilo. Lamentei então pelo pensamento raso da colega, e desejei-lhe sorte para eventos futuros, quando eu não estivesse lá para consertar. 😉

    Roger: essa sua série é famosa rsrs mas daqui a pouco vamos ter que começar esquecer coisas que ainda vão acontecer. O Brasil é o país do futuro, já previam os versos da música dos anos 80.

    Bradock: sai dessa lama jacaré! 😉

  7. É preciso coragem para fazer o que esse senhor fez. Pareceu um desabafo, como se ele já tivesse de saco cheio mesmo, passando do limite. kkk…
    Ahh… para o amor não existe distância, besteira. O importante é o elo afetivo e a confiança. Até mais.

  8. JB é mais um promotor que um jurista. A partir do momento que os juízes começarem a ouvir as ruas, já não serão mais necessários…

  9. Eduardo para 2010?
    Pronto, tá resolvido! A Dona patroa, do nosso amigo Eduardo, não vai mais ter oq questionar. Ele vai levar até o papagaio da sogra na tal da “cota”….kkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Bom, topico assisti o video…,em q o Ministro Joaquim Barbosa,Retrata bem o que o Povo Brasileiro,não tem a minima coragem de protestar, ou seja, o povo aceita..,então está tudo certo,dificil
    e você ver um politico com Tamanha coragem, e ser perceberem o Gilmar Mendes..,Faz somente deboches…logico.. quando se trata do
    povo quando citado pelo ministro Joaquim Barbosa. e li um dos
    comentarios ai acima que o Reporter não teve coragem de pergunta
    se eles não tinham condições financeiras para custear as passagens
    mais duvido q se fosse para falar de um policial…,seriam os
    primeiros a cair matando . Eduardo ainda aguardando o tema
    da Unificação das policias..posta aiii meu veioo AHAHAAHAHAAHAHAHA !
    estou aqui ancioso ! 😉

  11. Patrícia: falou, tá falado! 😉

    José Silva: concordo com você nisso. Apenas a abordagem que propus no artigo foi outra: o desabafo de quem vem acompanhando as últimas decisões do STF. Contudo, ressalto, foram cenas lastimáveis e que não deveriam acontecer naquela Corte.

    leandro p.: perfeito.

    Léo: “até tu Brutus!?” ;P

    Lenadro: rs eu também estou aguardando alguém fazer primeiro 🙂

  12. forma cenas lastimáveis, com certeza… mas o Joaquim fez o que tinha que ser feito

    moral da historia?
    nenhuma, apenas um ministro com peito e um povo ‘arregao’
    alguem da ‘sociedade civil’ (bonito isso ne) se mostrou comovido e demonstrou apoio? alguem vai fazer alguma coisa?

    vamos apenas esperar outro escandalo
    o da vez é o caso Nardoni (novamente)…

    … e assim caminha o Brasil
    de escandalo em escandalo, sempre baixando a cabeça e elegendo os mesmos ### de sempre

    []s

  13. A QUEM O PRESIDENTE DO STF AGRADA?JÁ O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA A VARIOS.

  14. A súmula vinclante n°11 quando ela foi criada se dizendo que era porque um pedreiro ficou algemado durante todo o julgamento o nobre presidente do STF ampliou os efeitos da referida súmula até no momento em que a policia vai buscar o deliquente no seu habitat natural, ora,ora,ora que lindo,onde esta errado as critica do ministro Jaquim Barbosa amigos.

  15. Boa Noite Amigos,

    Assistindo programação da Record, foi noticiado a caça a Policiais em São Paulo, devido a diversas mortes ocorridas. Gostaria de saber dos amigos aí de SP como está a situação. Obrigado.

    Eduardo (2010), Me desculpe utilizar este espaço, estando fora do assunto, mais temos que acompanhar a evolução da criminalidade e nos manifestar contrariamente.

    Um forte Abraço a todos.

    BRADOCK

  16. Galera do Caso de policia.Criei uma Comunidade no Orkut… para q
    agente possa ate debater Melhor os assuntos…se vcs puderem ajudar
    e Repassar para miin, Sem problemas pedi autorização ao Dudu..e ele concedeu vlw ? um abraço a Todos…e a Batalha contra a impunidade
    continua !

    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87502166

    FORÇA E HONRA !

  17. Leandro Menezes, eu vi a comunidade através do orkut de uma amiga e achei legal. Contudo, não tenho orkut, mas parabéns pela inciativa. Você não teria uma versão dessa comunidade no facebook (genérico do orkut)? Até.

  18. Bom eu não conheço Facebook ,não mais vou procurar saber ! e

    Galera vamos particar la no Orkut aiii !

    com Diz o Dudu Fazer Debates acalourados !

  19. Patricia se vc me ensinar a mecher no facebook ,otimo pq nauum sei como e…, se vc puder me add no msn..>>> leogordo_31@hotmail.com
    faço uma comunidade …,to afim de usar o blog e a comunidade como
    instrumento…para q a sociedade enfim todos tenham uma visão ampla
    do q e a Segurança Publica…,e não simplesmente sempre colocar
    a culpa na policia. abraço

  20. Leandro Menezes, o facebook ainda é pouco conhecido aqui no Brasil, infelizmente. Dessa forma, penso que não seria tão proveitoso pôr a comunidade nesse site. Vou ver se faço um orkut, aí adiciono. Vou adicionar o seu msn. Até.

  21. Vlw patricia obrigado pela força !
    mais ve se faz siim.. para poder divulgar
    melhor.pq ate agora so tem 2 membros.

  22. sem comentarios…
    só uma palavra para VOSSA EXCELENCIA Joaquim Barbosa
    PARABEEEEEEEEENNNNNNNNNNSSSSSSSSSSSS…
    to contigo e não abro.

  23. Amigos,

    Aqui em MG, descobri que alguns PC conseguiram junto a Justiça o adicional Noturno ou seja 20% da remuneração bruta retroativa ao ano de 2006 e ainda fiquei sabendo que 150 Policiais Militares que requereram tal benefício foram punidos com transferencia, hoje fazendo uma conta simples chegamos a conta de R$ 8.000,00 reais ao ano para um Soldado PM o que corrensponde sendo retroativo em R$24.000,00 estamos procurando amparo legal e gostaria de lhe enciar via email assim que tiver algo concreto. Eu quero mais é ser punido com transferencia vai ser ser uma ajusda de custo para ir e outra para voltar. A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *