2009 Pode Ferver

Mais um site policial foi retirado do ar por ordem do Poder Judiciário. Desta vez foi o sítio da Aprasc, a Associação de Praças do Estado de Santa Catarina. Conforme divulguei aqui, os policiais militares de SC iniciaram um movimento grevista, cobrando que o governador daquele estado simplesmente CUMPRA A LEI! Incrível né.

O pior é que a tal lei está sendo descumprida pelo governo, foi criada em 2003 e elaborada pelo próprio governador, que hoje não a ignora. Ela trata da reorganização da estrutura administrativa e da remuneração dos profissionais do Sistema de Segurança Pública de Santa Catarina.

Agora, após pedido do Governo do Estado, apoiado pelo Comando da própria PM, o site da Aprasc foi censurado, e retirado do ar por decisão judicial. A alegação é de que eles incitam o movimento grevista dos militares, sob a alegação de que este é proibido.

Ah, e por falar em greve, foram os policiais civis do Maranhão que iniciaram um movimento agora, e por tempo indeterminado. Somente 30% do efetivo está atendendo a população, e apenas os casos graves são apreciados.

homem_chamas

O motivo da greve? Bem parecido com a situação no Rio de Janeiro: os papa charlies exigem que o governo cumpra um acordo firmado em 2007 entre a categoria policial e o governo, que tem como objeto a implantação de um plano de carreiras, cargos e salários na PCMA. Exigem ainda que sejam nomeados 509 novos policiais, que foram aprovados em concurso público mas não foram chamados.

Passado esta época morna, que foi o fim de ano, 2009 promete. Aposto que vamos ver paralisações mil, e greves espalhadas por todo o território brasileiro, levadas a efeito pelos profissionais da segurança pública que trabalham em cada estado.

O que coloca em evidência um fato grave, mas óbvio: os governos estaduais não tratam a segurança pública com seriedade, e agem de forma, no mínimo, inábil e amadora. A quem interessa a desmotivação e sucateamento das forças da lei? A quem interessa uma polícia de investigação que não descobre os criminosos? A quem interessa uma polícia de preservação da ordem pública que não tem estrutura para impedir as mais basilares contravenções?

À nós, certamente não. Porém somos os prejudicados, seja quando do mal funcionamento, seja durante as motivadas paralisações.

9 ideias sobre “2009 Pode Ferver

  1. “Aposto que vamos ver paralisações mil, e greves espalhadas por todo o território brasileiro…”
    vamos fazer um bolao?
    em 2009 qtos blog policiais serao fechados?

    estao apenas noticiando a greve como alvo principal, o motivo da greve tratam como secundario.

    cd a imprensa que cobra das autoridades, a imprensa que fica em cima servindo de olhos para o povo ver o que os governantes NAO andam cumprindo?

    estao querendo calar todo mundo na marra, e o pior é que estao conseguindo

    2009 vai ser o ano do cão
    []s

  2. “cd a imprensa que cobra das autoridades, a imprensa que fica em cima servindo de olhos para o povo ver o que os governantes NAO andam cumprindo?”

    É verdade, eu mesmo, já há muito tempo, não penso na imprensa desta forma. E é isso que justifica seus “poderes” para meter o bedelho em tudo… a imprensa no Rio mais parece um palco de propagandas dos governos do estado e município. Vergonhoso. Já me peguei sozinho com vergonha de LER uma reportagem.

  3. pois é
    a muito tempo a gente precisa de uma reforma na ‘imprensa’, essa tal liberdade da margens à manipulacao da verdade

    deixaram de lado o verdadeiro da imprensa, pois viram que se pode arrecadar mais dinheiro com a ocultacao de fatos e verdades, venda de imagem e ‘troca de favor’

    façam da palavra imprensa, a forma correta de informar e alertar o povo e nao de ludibriar as informacoes com fins proprios

    esse ano comeca mais um big bosta, nossas noticias de valor terao que disputar espaco numa briga desleal

  4. ta certo fecharem o site
    e tá errado existir uma associaçao de militeres
    é proibido e pronto, querem que cumpram uma lei? por que descumprem outra? militar NAO PODE SE SINDICALIZAR PONTO FINAL.
    “ah mas nao tem como ter reprensentatividade”, ter até tem mas sao maneiras mais dificeis e que devem ser utilizadas.

  5. A greve não pode ser banalizada como aparentemente se quer.
    Deveria ser o último instrumento de persuasão; não o primeiro.
    A Constituição alberga o direito de greve dos servidores públicos (ainda não regulamentado por lei, tratando-se de norma de eficácia limitada), mas isso não autoriza que se faça greve a torto e a direito.
    Além disso, o direito de greve não é assegurado a todas as categorias profissionais, tampouco se pode atingir atividades ditas essenciais, como a polícia (ostensiva e judiciária).
    Embora se possa reconhecer a real necessidade de implementar políticas de valorização do servidor-policial, na briga entre o rochedo e o mar, não pode sobrar para o marisco.

  6. Pessoal,

    Estava a muito tempo afastado do Blog por motivos mil.
    Vamos lá, a imprensa de hoje não se preocupa com os conceitos que deveriam ser seguidos, coisas simples como relatar os fatos de forma objetiva e imparcial. A maior prova disso é que em diversas reportagens eles, a imprensa, sequer distinguem um policial civil de um militar. Outro dia, durante um resgate efetuado pelo SAER – CORE, o reporter por inúmeras vezes confundiu o helicópetro PRETO escrito BEM grande POLICIA CIVIL, com o dos bombeiros….
    Pelo amor de deus!!! Esse pessoal não está interessado em relatar, o que eles querem é ver muito sangue e se possivel colocar tendência nos fatos e isso sim é um grande perigo pois a tal liberdade de imprensa se torna em ANARQUIA DE IMPRENSA!!

  7. Ei adriano vc é um animal, realmente a constituiçao diz que não pode o policial se sindicliza que e diferente de ser associado va estudar e veja que o artigo da constituiçao diz que qualquer pessoa pode ser associado jumento.

  8. ADRIANO VC DEVE SER UM ANIMAL MESMO OU ENTÃO É FILHO DE ALGUMA PUTA QUE JÁ APANHOU MUITO DA VIDA JUNTO COM SEU PAI CORNO E VIADO.
    VAI ESTUDAR UM POUCO ASSOCIAÇÃO É LIVRE PARA TODOS JUMENTO,
    EXISTE UM LIVRO CHAMADO CONSTITUIÇÃO DE 1988 VAI LÁ E BEBE NA FONTE SEU TOSCO SEM NOÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *