Feriado Prolongado, bom pra BURRO

Hoje, na Cinelândia, Centro da cidade do Rio de Janeiro, foi organizada uma manifestação da sociedade civil, para demonstrar a insatisfação dos cidadãos diante das condutas imorais que presenciamos durante estas eleições municipais de 2008.

O Caso de Polícia, como prometido, se fez presente, para provar que Polícia não é só repressão; repressão é para criminoso, e a sociedade tem que andar junto com sua Polícia; os policiais são membros da mesma sociedade. Tentei fazer uma cobertura do evento, nua e crua, para aqueles que já perderam a credibilidade nos órgãos de imprensa deste país.

Tudo foi organizado pela internet, através de comunidades no site de relacionamentos Orkut e um blog que está fora do ar, provavelmente porque o lado negro da força já articulou para desestimular a organização social. Incentivadores do movimento já foram até ameaçados de morte. Mas tudo correu bem hoje.

Por baixo, mais de 2 mil pessoas se reuniram em paz e desfilaram pelo Centro do Rio. Não houve presença de partidos políticos. Ali estavam cidadãos, de 12, 18, 25, 70 anos de idade, que não têm mais estômago para assistir calado o jogo sujo político praticado no Brasil, e principalmente no estado do Rio de Janeiro.

Já li na imprensa notícias que rotulam o movimento como “simpatizantes de Gabeira”. É uma visão bem pequena e limitada, e altamente comprometedora da lisura dos grandes jornais, que supostamente deveriam cobrir os fatos jornalísticos com imparcialidade e isenção.

Aliás, o primeiro a demonstrar total afastamento da imparcialidade, foi exatamente aquele que deveria ser o exemplo, o juiz de direito. O presidente do T.R.E logo adiantou que tratava-se de “passeata de derrotados políticos”.

Talvez, e muito provavelmente, a maioria ali tenha votado no Gabeira. Muito provavelmente também muitos ali votaram nulo, em branco, ou nem mesmo têm idade para votar ainda. Mas ali não estavam derrotados políticos, com certeza. Pelo que vi, estavam vitoriosos cidadãos, que em meio à apatia que toma conta do povo, que aceita tudo calado, ressuscitaram o espírito democrático e o pleno exercício do livre poder de manifestação. Foi SHOW.

Parabéns também aos policiais militares que muito bem dialogaram com os manifestantes, e acompanharam toda a passeata, sem que houvesse qualquer incidente desagradável. Em verdade, aquele grito estava entalado na garganta de todos os cidadãos sérios.

Fica aí o vídeo com os melhores momentos que captei durante a manifestação, que teve início na Cinelândia, e depois partiu para o prédio do T.R.E/RJ, onde foi feito um desagravo diante da omissão daquele que deveria ter fiscalizado e impedido tanta sujeira e baixaria ocorrida na última festa democrática:

E alguns dizeres transcritos das faixas:

“Feriado prolongado, bom pra BURRO!”
“Eleições 2008, vota até quem já morreu”
“Não troco meu voto por um lanche”
“Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…”
“Chega de Cinismo, Fora o Conformismo”
“Rio, mostra tua cara!”
“4 anos andando em círculos, não é pra lá!”

Algumas fotos da manifestação foram subidas para o Flickr, clique aqui para ver.

É só, parabéns à “garotada e coroada” atuante!

6 ideias sobre “Feriado Prolongado, bom pra BURRO

  1. Brilhante artigo!

    É verdade. O T.R.E. teve um papel estranho e totalmente impassível diante de inúmeras atrocidades cometidas pela campanha de Eduardo Paes. O principal absurdo, foi a própria candidatura em sí. Ele não se desencompatilizou dentro do prazo e violou a lei eleitoral. E esse “pequeno detalhe” foi aceito pelo T.R.E. com normal.

    O que esperar de um tribunal que não cumpre a lei?

    O exemplo do que será o governo Paes está no governo Cabral. O ridículo caso da fuga do Batmam mostra claramente o que é um governo que “joga para a galera” e governa pela mídia.

    A segurança no presídio é ridícula e equipamentos, como os detectores de metais, só funcionaram na inauguração e na apresentação para a imprensa.

    Que administração é essa? Será que todos os funcionários públicos são vagabundos e safados governador?

    Fazer declarações bombásticas e mostrar indignação é ótimo para a massa. Mas é péssimo para dominar uma realidade cruel como a do Rio de Janeiro.

    Serão quatro anos de ineficiência e fisiologismo explícito.

    Fazer o que? “Tava um solzão!”

    Um abraço.

  2. 3 ja foram impugnados, sera que o Rio vai ser a vergonha nacional?

    acho que o mais bisonho disso tudo foi a declaração do preidente do TRE: “passeata de derrotados”, onde fica a imparcialidade nisso?

    eduardo paes gastou mais de 50 milhoes na campanha e mais 5 milhoes cobrindo a campanha do crivella pra ter o seu apoio, de onde veio essa grana toda?
    no minimo a mamata vai ser MUITO boa pra valer a pena esse gasto.

    o sentimento que eu tenho nao é nem raiva, é de nojo, muita sujeira, muita mutreta

    []s

  3. Pingback: A ARQUIBANCADA, A GALERA E A TORCIDA DESORGANIZADA. | Visão Panorâmica

  4. Pingback: Por onde andei

  5. Parabéns pelo artigo lindo e muito bem escrito! Fiquei muito feliz e esperançosa com esse movimento, que eu espero ainda nos traga muitos bons frutos!
    Abraços.

  6. Agradeço as palavras elogiosas dos amigos!

    Realmente, o T.R.E está fazendo um papel tenebroso. Nem parece o mesmo que ameaçou desafiar o TSE impugnando a candidatura de pessoas que respondem a processos criminais. Agora, cala-se diante de flagrante ilegalidade. Cão que ladra, mas não morde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *