Menos Sujeira, ao menos a literal

Finalmente teve fim o período de eleições municipais de 2008. Um grande alívio para muitos brasileiros, principalmente para os cariocas, que poderão voltar a ter sua cidade com a sujeira habitual, e não emporcalhada como está hoje.

As propagandas políticas do PMDB emporcalharam toda a cidade, toneladas de papel espalhados pelo chão. Placas, incontáveis placas com o número da legenda do PMDB davam um clima de abandono e sujeira em proporções maiores do que habitualmente vemos. Mas agora, pelo ao menos desse tipo de sujeira, estamos livres. Bem até 2010, é verdade.

Adesivo que algum maldito colou no portão da minha casa

O recado dos cariocas foi dado nas urnas. Foi por pouco, muito pouco, que não conseguimos expurgar esse câncer chamado PMDB, que vem corroendo nossa qualidade de vida, segurança, educação, saúde e dignidade. E devo dizer, estou orgulhoso do eleitorado do Rio.

O candidato apadrinhado pelo governador(?) Sérgio Cabral conseguiu ser eleito com menos de 51% dos votos válidos. Aposto que não passava nem agulha, hein. E isso, levando em consideração diversos fatores, como:

  • Votos que misteriosamente “se perderam”, por defeito da urna eletrônica, e logo na Zona Sul, onde Gabeira é mais forte;
  • 99 destas urnas eletrônicas, nas quais, do mundo inteiro, apenas o Brasil acha confiável, falharam e tiveram que ser trocadas só no Rio;
  • Uso intenso da máquina pública, do governo federal e principalmente do governo(?) estadual, com inaugurações das tais UPAs, foram cinco só na última semana, nas barbas do T.R.E, cuja fiscalização (ou ausência dela, na verdade), se mostrou bem suspeita;
  • Dinheiro, muito dinheiro, como já foi citado, para bancar material de propaganda irregular do PMDB e também, e igualmente sob as barbas do T.R.E que nada fez, para bancar propaganda contra o candidato adversário;
  • Uso da máquina da Igreja Universal, com adesão do bispo Crivella à coligação do PMDB;
  • O feriado do dia do servidor público também foi uma jogada rasteira do governo(?) estadual que deu certo, sendo que o número de abstenção, pessoas que não foram votar aumentou, chegando a 20,24% dos eleitores do Rio;

Isso dentre outros fatores, que evidenciam o perfil desta trupe que “fechou” o ciclo de poder na capital fluminense, por exemplo, veja-se este destaque na notícia do jornal Globo:

Fiscais do TRE-RJ apreenderam 90 mil panfletos que estavam em um comitê eleitoral do candidato Eduardo Paes (PMDB). O comitê está localizado na Avenida Ministro Edgar Romero, em Madureira. O material estava dividido em 18 caixas que foram apreendidas e levadas para a sede do TRE-RJ. Nos panfletos havia uma foto do candidato Fernando Gabeira (PV), ao lado de outra do prefeito Cesar Maia.

E, ou, Pior:

Mais cedo, mulheres vestidas de amarelo, cor da campanha de Claudinho da Academia, o vereador eleito com o apoio dos traficantes da favela da Rocinha, distribuiam panfletos de Eduardo Paes (PMDB) próximo ao Ciep Ayrton Senna, em frente à Favela da Rocinha, na Auto Estrada Lagoa Barra. Elas afirmaram que receberam R$ 60 pelo serviço (…) No sábado, o jornalista Ricardo Noblat denunciou em seu blog que o vereador eleito saiu avisando pelas ruas, com a ajuda de um megafone, que a “A Rocinha fechou com Eduardo Paes. Está fechada com ele” . De acordo com o jornalista, ninguém o contestou a afirmação, que foi feita pouco depois que Fernando Gabeira fez uma caminhada pela favela.

Mas, enfim, considerando a quantidade de pessoas que votam por influência de pesquisas eleitorais cuja parcialidade não sabemos; o número de eleitores que pensam que voto não serve para nada, é igual papel higiênico; o número de pessoas mantidas na ignorância e miséria que aceitam vender seu voto por 10 reais ou promessa de arrumar uma “vaguinha” em algum lugar. Fomos muito bem.

Estas eleições reacenderam nos cariocas mais esperançosos e menos acomodados o sentimento de que sim, existe como mudar, existe como sair desse buraco. E 2010 está quase chegando, até lá estaremos mais organizados. Foi uma vitória, que virá a médio prazo, mas virá.

Editado: e VEJAM ISSO, para sentir, de leve, a lisura das eleições no Rio.

19 ideias sobre “Menos Sujeira, ao menos a literal

  1. É caro Eduardo , eles estao nas entranhas da politica o quanto estao na area publica . Colombia , Bolivia , Mexico , nos aguardem estamos chegando !

  2. É com grande tristeza que venho dizer:
    estou de luto por 4 anos.

    o Rio é de Gabeira

    e que Deus cuide do Rio

  3. Pois é Eduardo, mais uma vez a política suja e fraudulenta do PMDB venceu no RJ.

    Só tenho a lamentar, infelismente…

  4. em meus 26 anos, nunca vi o povo carioca tao revoltado com essa ‘vitoria’, nunca vi o povo tao unico com um sentimento de mudanca

    isso o Gabeira conseguiu fazer
    e fez uma campanha impecavel, que deveria servir de exemplo para o Brasil

    so espero que o rio nao se acomode diante tanta fraude e roublheira nessas eleicoes

    esperar 2010 nao adianta nada, sempre havera outro paes fazendo campanha suja e sendo eleito.

  5. Nos desperdicamos 4 anos. Queria ver o lado positivo, mas e dificil. 4 anos de PMDB na prefeitura. Pasme.

  6. Meus amigos, sei que posso chamá-los assim, já estamos há algum tempo juntos por aqui, né.

    Isso foi o começo. Foi uma ponta de esperança de que podemos, se dedicados, provocar mudanças profundas. Não foi grande a mobilização, poderia ter sido maior. Muito mais poderíamos ter feito, fiscalizado mais. Mais intervenção direta. Principalmente por parte dos policiais, que poderiam coibir sobremaneira os crimes eleitorais que tanto os jornais noticiaram, e tanto o TRE ignorou.

    Mas foi um passo, um aprendizado. Há muito tempo não via tamanho engajamento político unitariamente falando. Cada um era uma voz, esclarecendo, mostrando a verdade, e tirando o voto fraudado das mãos daqueles que vivem disso. Eles aprimoram os mecanismos, é verdade, mas não tão dinamicamente que não possamos superar. Aliás, os artifícios que vimos para ganhar a eleição custasse o que custasse, foram até meio retrógrados, aquela mesmice.

    O melhor, e pior para o lado negro, é que enxergamos o caminho. E em breve ele se abrirá. Até lá, estejamos juntos, aumentemos nossa voz, nosso destino depende só de nós mesmos. Sem desânimo, foi só um degrau, um bom degrau. 😉

  7. Edu, todos que batalham por um lugar melhor sao chamados de amigos 🙂

    tenho certeza de que isso foi um passo tao grande que nem o Gabeira acreditaria que iria acontecer…
    realmente nao foi uma uniao, o mais estranho foi exatamente isso, “todos unidos individualmente”.
    cada um fez o seu de forma individual, mas fez

    vc que é o cara da lei, me diga, o que eu posso fazer, o que a gente pode fazer?
    tem muita merda no ventilador, é so ligar.
    com tantas fraudes evidentes e provadas, o que a gente pode fazer?
    me diga que eu faco

    recorrer ao TRE nao da
    a midia muito menos, nem falou do processo do paes
    falar com o governador? melhor nao

    nao temos muitas opcoes, mas algumas nos podemos ter.

    existiu uma vontade de mudar as coisas usando os votos, mas essa nao deu certo, so nao podemos deixar essa forca pra daqui a 2 anos, senao tudo se repete, acho que o momento de fazer algo é agora

    abracos
    e desculpa ai se eu estiver viajando

  8. se o povo votou n oeduardo paes, é pq eles enxergaram algo pra realidade deles…agora é hora de agir e não só reclamar como vcs estam fazendo em todos os lugares,pq esse é o décimo site q eu vejo co messe tipo de coisa.Pq vcs naum começam com essas ideias antes das eleições???talvez dê certo…pq no periodo fora das eleições não existe essa grande mobilização..talvez se existisse a história seria outra bem diferente…eu sou de petropolis,mas minha familia toda é do rio,do suburbio e votaram no eduardo paes,não julgo ngm, pelo contrario, cada um vota em quem acha que lhe dara algo…agora galera é lutar..e não reclamar…cobrem e mto!

  9. discordo
    tirando os comprados, quem votou no paes foi pq nao conhece a figura

    o povo nao se interessa, nao se informa e tem memoria curta.

    e outra Lucas
    se em todos lugares estao reclamando das eleicoes, aonde foi que ele arrumou voto???

    ja deu uma olhada no youtube por acaso?
    entrem nos videos do Gabeira e do paes, ninguem votou no paes, NINGUEM

    como vc disse, temos que lutar literlmente, pois cobrar nao adianta nada, basta ver o cabrolha

    []s

  10. Lucas: OBRIGADO cara, sem ironias, obrigado mesmo. Porque achei que estava ficando maluco.

    Eu conheço muita gente, tenho contato com muita gente, seja por causa da minha profissão, seja pelo meu bom ciclo de amizade, seja por este blog que ampliou sobremaneira minhas fronteiras de contato. E até sua mensagem, eu não conhecia absolutamente ninguém, nenhuma alma viva que tivesse dito que votou no Paes.

    Sério, perguntei muito, ninguém votou nele nem conhece quem tenha votado, estava achando que eu tinha pifado de vez. Finalmente achei alguns eleitores do Paes.

    Obs: sou do subúrbio, nascido e criado em Realengo, onde vivi até meus 15 anos. Minha família toda ainda é de lá. Continuo no subúrbio. Minhas amizades são em sua maioria daquela área, Realengo, Padre Miguel, Bangu.

    Quanto ao “porque vocês não fazem isso ou aquilo”, do “vocês” só posso responder por mim, e eu quero mudanças, para melhor. E estas eleições reacenderam o interesse por política em muitos cariocas, tenho certeza que em 2010 as coisas vão ser mais difíceis ainda pra estes que dominam o poder por aqui. 😉

  11. O amor pelo rio fala mais alto, a gora é agora, 2010 é muito tempo.
    A união continua forte junto com a vontade de mudar.

    Movimento 31/10/2008, ao 12:00hs (meio-dia), na Cinelândia.
    http://pro-democracia.blogspot.com/

    Omita-se ou esteja la
    Eu estarei, mesmo que nao adiante, minha consciência nao me permitiria ficar ausente

    Passe a informação memso ee nao puder ir
    Abracos e vamos fazer

  12. O amor pelo rio fala mais alto, a gora é agora, 2010 é muito tempo.
    A união continua forte junto com a vontade de mudar.

    Movimento 31/10/2008, ao 12:00hs (meio-dia), na Cinelândia.
    pro-democracia . blogspot . com

    Omita-se ou esteja la
    Eu estarei, mesmo que nao adiante, minha consciência nao me permitiria ficar ausente

    Passe a informação memso ee nao puder ir
    Abracos e vamos fazer

  13. Leandro: ok, vou ver se consigo ir também, sexta-feira é um dia bastante complicado, mas gostei da iniciativa, vou tentar ir!

  14. edu
    se for quero ter a honra de conhecer vc
    posso te mandar um email?

    estou firmando doacoes de alimentos pra AACD
    esse será o 1º movimento
    nao temos data pra terminar

    para o proximo tentarei um posto movel do hemorio

    []s

  15. Leandro: que honra o quê! hehehe

    Bom projeto, como disse, sexta vai ser meio complicado, mas vou tentar ir sim cara.

  16. honra sim edu
    nao é todo mundo que tem peito de meter a cara pra falar o que vc fala

    pra mim é sempre uma honra, um prazer, conhecer as pessoas que admiro

    e vc, pelo que leio, é um cara batalhador e justo

    ha…
    nao sou puxa saco nao, apenas admiro as pessoas que mantem seus ideais

    []s

  17. Haha valeu Leandro, agradeço o elogio, de coração.

    Ninguém nessa vida é santo, mas os demônios notórios têm que ser extirpados, para o bem de toda a coletividade, pelo mal que sozinhos conseguem proporcionar.

  18. ninguem é santo mesmo e vc tb nao nasceu policial 🙂
    as pessoas erram e tem diversas chances de conserter o erro

    ha pessoas que apenas reclamam e as que fazem acontecer
    e aqui vejo muita gente pelo menos tentando fazer alguma coisa

    e aqui e em outros blogs eu vejo a boa vontade dos criadores em expor os problemas e abrir espaco para a galera discutir

    enfim…
    vejo aqui um espaco democratico e neutro

    []s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *