Em breve, Concurso PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal – Brasília, vai abrir novo concurso para ingresso na patente de Soldado da PMDF. Segundo informes, o edital será lançado em novembro de 2008 e as provas serão realizadas no fim de fevereiro de 2009.

Será exigido dos candidatos o nível de ensino superior, 3º grau, e as provas serão elaboradas e aplicadas pela Cespe/UnB. No dia 08 deste mês deve ser oficialmente autorizado o concurso, e aí saberemos as datas corretas.

O salário inicial do Soldado PM de Brasília será R$ 4.030,00 bruto, e estima-se que o DF vai abrir 1.500 vagas para soldado, com convocação imediatamente após o término de todas as fases do concurso para o curso de formação.

Outra medida a ser adotada pelo governo de Brasília com relação à Polícia Militar será a contratação de estagiários para execução dos trabalhos burocráticos, na atividade meio da corporação, como arquivo e digitação. Assim, muitos policiais poderão ser alocados na atividade fim, que é o patrulhamento das ruas do DF. O salário para estagiário da Policia Militar do Distrito Federal será em torno de R$ 830,00. Grande iniciativa dos militares do distrito federal, muito bom! Gostaria de ver isso feito por aqui também.

Um aparte: engraçado constatar como o salário bruto do futuro posto de estagiário da PMDF ficará bem próximo do líquido recebido pelos soldados da PM do Rio, e o salário bruto dos soldados da PMDF supera em muito o de delegado de polícia de São Paulo e Minas. Igual situação ocorre na maioria dos estados.

Aos interessados o conselho é começar a estudar desde logo, refazendo provas dos concursos anteriores, mas estudando muito mais, pois se houve mudança no nível de escolaridade, haverá também alteração do nível de conhecimento cobrado.

ATUALIZAÇÃO: As inscrições começam dia 19 de janeiro de 2009. Saiba mais no post Concurso para a Polícia Militar de Brasília ano 2009.

21 ideias sobre “Em breve, Concurso PMDF

  1. Amigo, deixo aqui a minha pergunta: Segundo consta, o edital da PMDF virá com a idade limite de 28 anos. Provavelmente terei 31 anos na data de incorporação. Vc acha que cabe algum recurso administrativo ou judicial para lograr exito na conquista da vaga?

  2. investigador pcerj: complicado né. Bem, pelo que sei, para estabelecer determinadas regras que, em tese, violariam princípios, a decisão tem que ser justificada. Por exemplo, não reservar vagas para deficientes físicos como manda a lei. Se justificar a incompatibilidade para o cargo (policial quando acaba em cadeira de rodas é reformado/aposentado, então que sentido teria contratar nesta mesma condição?).
    Não posso afirmar, mas penso que não há muito que se fazer, a não ser tentar. Se não for ilícito, podemos pedir qualquer coisa ao juiz, mas se teremos ou não o direito é outro papo 😉

  3. Caro investigador pcerj, a exigência no último concurso p/ SD PMDF, de fato, foi de até 28 anos, mas já existem comentários aqui em Brasília de que, com a mudança para nível superior, o limite de idade não será inferior a 30 anos. De qualquer modo, no último certame p/ SD, alguns colegas cujas idades extrapolavam o limite exigido no edital conseguiram, por meio de mandado de segurança, ingressar na corporação e aqui estão até hoje. Não sei ao certo o que alegaram, mas acredito que consulta a um bom advogado deve ajudá-lo nessa empreitada. Abraço e boa sorte!!!

  4. Oi Galera eu tenho 19 anos, e gostaria muito de engressa na carreira militar, gostaria de saber se minha idade corresponde a idade pedida por vocês, grato!!!!

  5. ola amigos, queria saber se o concurso sai esse ano ainda, é se vai ter vagas p/ o administrativo.
    aquardo suas resposta.

  6. estou com duvidas por alguns “boatos” ,alguns dizem que o concurso sera a nível médio outros dizem que será a nível fundamental. se algum de vocês pode-se me repassar essa informação.

  7. Caro Moisés, o concurso para a PMDF, que já está autorizado pelo Governador, aguarda apenas a divulgação do edital pelo CESPE-UnB. Dentre as exigências como escolaridade está mesmo confirmado via Diário Oficial do DF que os candidatos precisam ter NÍVEL SUPERIOR em qualquer área para poderem tomar posse no cargo, ok!

  8. Sou PM aqui em Brasilia há seis anos. A criminalidade está sob controle, os salários são bons (podem melhorar ainda mais), o DF por ter área geográfica pequena permite que se trabalhe em qualquer das cidades que o compõe sem se afastar muito da residência, máximo 01hora casa-trabalho, armas cauteladas igual a PCDF, extras remunerados à RS 150 cada (maximo de 04 por mes), etc. Quem sonha em ser PM e for de outros estados e conseguir passar nesse próximo concurso não pense duas vezes, venham para cá! Abraços.

  9. Caros amigos, nao se iludam com poucas regalias que alguns colegas citam aqui. E importante pesquisar outros itens pra ver se vale realmente a pena como: custo de vida, corporaçao muito politicada, dificuldade de transito (ta um caos), alguns direitos garantidos pelos que aqui ja estao e que os novatos nao tem mais etc etc etc. E muito bom lembrar tambem que na pmdf ate hoje nao tem plano de cargos e salarios para praças, tenho muitos amigos que tem quase 20 anos de policia e ainda sao soldados, eu particularmente tenho 13 e continuo soldade. Se aqui houvesse concurso interno seria mais facil, mas nao tem.
    Pra quem perquisar afundo pra ver se vale a pena e quiserem tentar, vou ficar torcendo pra que de tudo certo e um dia quem sabe estaremos numa mesma guarniçao policiando esta bela capital que tanto precisa de nossas pericias, embora a sociedade nao o reconheça bem.
    abraços a todos e boa sorte!

  10. Com certeza no DF existem tantos problemas, como temos aqui. Politicagem, peixada, padrinhos, um querendo derrubar o outro na cúpula, etc.

    Também vejo a questão salarial comparada ao custo de vida, e não tenho intenção em fazer concurso praí não. Mas quem quer morar aí, está muito melhor que no Rio hehe

  11. O concurso para PMDF está confirmado com pelo GDF com pelo menos 1500 vagas e depende agora apenas da Diretoria de Ensino da corporação finalizar e divulgar todas as normas do certame. Fique atento pois acredito que até fins de Janeiro de 2009 teremos finalmente o início das inscrições para o aguardado concurso. Abraços

  12. Sou pm do rn,a pesar de ganha muito mau eu gosto da minha profissão,a qui no rn os politico a trapalha o trabalho das policias é uma pena que os politico não tomam vergulha.

  13. a galera tudo bem
    bom sou policial a 20 anos estou aqui por vocaçao aqueles que querem entrar por uma vida melhor e valido mas vale lembrar que na policia ninguem fica rico pode se ter uma vida melhor mas furtuna nao se faz
    quanto ao concurso esta confirmado sera em torno de 1500 vagas mesmo e sera exigido o curso superior ,internamente os que nao tem estao fazendo agora o curso superior em segurança publica esta sendo feito na universidade catolica de brasilia muito bom por sinal .aqueles que se interessarem boa sorte .vale lembrar que esta em curso um projeto de plano de carreira e se for aprovado iora melhorar e muito a vida do ploicial militar de brasilia .

  14. Sou PM do Sergipe, e faço a minha parte no que pertine à lutar pelos meus direitos e, ao mesmo tempo divulgá-los para os meus companheiros de trabalho, sonho com uma polícia despolitizada, refiro-me à esta politicagem.
    Com relação ao salário da PMDF, ao meu ver é bastante interessante. Penso que deveria existir um piso nacional para os PMs e que deveria ter como base, justamente o da PMDF. Defendo ainda a adequação dos regulamentos disciplinares á Carta magna de 88, pois todos somos cidadãos, independente da farda que ostentamos.
    Que Deus nos abençõe…

  15. Com certeza os policiais que aqui comentam são referência em suas corporações, e provavelmente um problema para aqueles que mantém a ‘sacanagem’ nas polícias.

    Parabéns pelo posicionamento de todos.

  16. Desejo a todos do site um ótimo Natal e um próspero ano novo.
    Sou policial militar aqui no DF e gostaria de parabenizar a todos pelo respeito com que se comunicam. Em relação á PMDF, muita coisa está mudando e mudando para melhor, um futuro promissor nos aguarda, várias propostas estão sendo apreciadas pelo governo,com o intuito de melhorar nossa remuneração, implantar o plano de carreira que será muito bom ,risco de morte com grande possibilidade de ser aprovado,enfim o próximo ano promete melhorias para PMDF. Mas não podemos esquecer, quem faz uma polícia com credibilidade somos nós e que maus policiais sempre existirão, cabe á nós bons policiais demostrarmos o nosso profissionalismo e realmente honrar-mos o juramento de defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.

  17. Bom eu acho essa hitória de nivel superior uma grande sacanagem,muita gente estudou muito e gastou muito dinheiro com cursinhos tem gente que nem poderia gastar,por isso acho uma falta de respeito com quem estudou de graça e gostaria muito que o senhor governador do destrito federal pensasse nisso com mais calma,eu pertilarmente estudei muito e estou muito indignado com essa decizão
    destruiram o sonho de muita gente inclusive o meu ainda porque não são todos que podem fazer uam faculdade pelomenos esse poderia ser o ultimo concurso da PMDF a nivel médio para dar uma chance talvez a ultima chance a muita gente bom pense bem todos se um com concurso para a PMDF agora naum iria magoar muita gente.

  18. estou no quarto semestre de ciecias contabeis gostaria de saber se posso fazer o concurso.

  19. boa tarde a todos! estou começando meu curso de tecnologo agora em fevereiro, e gostaria de saber se tenho chances de entrar ainda neste concurso, mesmo faltando mais ou menos uns 6 meses para o termino apos o curso de formação( calculo aproximado)… será que tenho chances, caso seja aprovado?

  20. eu gostaria de saber quem estar cursando ensino superior pode fazer o concurso e sera chamado pois tem muita gente que estar cursando e nao vai ter o diploma de formaçao mais isso acarretara problemas ou nao