Início » Vídeos Policiais

Perseguição Policial e Tiroteio no Texas

Publicado em 30/09/2008 - Categoria: Vídeos Policiais

Não raramente tomamos conhecimento de alguma tragédia que aconteceu após uma perseguição policial. Já ouvi relatos de policiais de diversos estados, mas o que a imprensa mostra com mais freqüência são casos no Rio de Janeiro.

Este tipo de “falha” mostra o quanto a qualidade do recrutamento e seleção, e o treinamento oferecido pelo governo, são deixados de lado, sendo muitas vezes o policial que fez a besteira o menos culpado do ocorrido. A culpa e a maior parcela de críticas deve recair sobre quem o selecionou, treinou, armou e o considerou apto a exercer função policial.

Não dá para deixar de comentar também o alvoroço dos ‘estudiosos da segurança pública’ e organizações congêneres, quando uma abordagem policial dá errado, quando coloca em risco ou mesmo vitima algum inocente. Infelizmente o mesmo não se pode dizer quando dá errado e é o policial o vitimado. Daí não há viva alma a se manifestar.

Para aqueles que não entendem a pressão que é uma abordagem à um veículo ou mesmo a uma pessoa suspeita, o vídeo abaixo pode dar uma boa idéia. Das confortáveis cadeiras das editorias dos jornais, ou dos gabinetes com ar condicionado, não há como mensurar o nível de stress a que o policial é submetido, ainda mais considerando o estado falimentar das corporações de segurança estaduais, que reflete diretamente na qualidade de vida do servidor.

Temos no vídeo então, uma perseguição policial comum no Texas, Estados Unidos, em que uma viatura persegue um auto utilitário vermelho. O veículo suspeito é seguido à distância, mas lá pelos 48 segundos de vídeo, o policial percebe um outro veículo idêntico, este sim o que estava sendo procurado. Tudo parece correr bem, sob controle, mas mal ele se aproxima para tentar a abordagem, veja o que acontece:

Vídeo de Perseguição Policial e Tiroteio no Texas/EUA

Os criminosos atiraram provavelmente com uma metralhadora, de dentro do carro e através do vidro traseiro. Sem chance de reação para o policial. Por sorte, e incrivelmente, ele não foi atingido. Agora vejam como ficou a viatura, com diversas perfurações bem agrupadas. Notem as varetas de madeira colocadas pela perícia, que indicam o trajeto do projétil por dentro do carro, ficando claro que, para ter sobrevivido, o policial deve ter se jogado no banco do carona.

viatura metralhada após tiroteioviatura metralhada após tiroteioviatura metralhada após tiroteioviatura metralhada após tiroteioviatura metralhada após tiroteio

Todas as viaturas policiais por aqui deveriam ter um sistema de câmeras, que além de servirem como prova para condenar criminosos, condenaria também os abusos cometidos por maus policiais, e, melhor ainda, ajudaria o bom policial, que age dentro dos limites da lei, a se defender de acusações levianas que comumente vemos. E isso é muito, mas muito barato, comparado aos gastos astronômicos com brinquedos de guerra.

11 comentários »

  • Neto comentou:

    Eu já tinha visto esse video e fiquei impressionado com a ousadia dos perseguidos. Por sorte o policial escapou dessa que poderia ter sido sua última ronda.
    Realmente o uso desse tipo de equipamento seria de grande utilidade no Brasil, até porque aqui as únicas acusações sem provas que acabam punindo são aquelas feitas contra policiais. Aliás, normalmente só cai com uma acusação quem é inocente, porque os culpados sempre estão preparados para serem acusados e, infelizmente, fora bandidinhos de “bagatela” a criminalidade segue impune e a polícia de verdade segue enxugando gelo. Apesar disso tudo, continuo meus estudos para o cargo de DPF, para, quem sabe num futuro próximo, fazer parte da leva de gente que quer ver o Brasil crescer longe das mãos desses “desalgemados” e desavergonhados que ainda mandam e desmandam aqui.

    Novamente, parabéns pelo blog. Não tenho acompanhado muito ultimamente mas de quando em quando eu entro aqui pra ver qual é o mais novo “caso de polícia”.

    Abraço e não desista da luta!

  • Eduardo/RJ comentou:

    Neto, obrigado. Realmente este vídeo impressiona, mas o que impressiona mais são as fotos da viatura, por onde passaram os tiros. Policial de sorte hehe

  • Paulo Barreto comentou:

    penso que como representante do estado de direito,todos nós políciais deveriamos utilizar armamentos e equipamentos sufisticados e se tratando de viaturas policiais as mesmas deveriam ser blindadas,pois se formos considerar qual o maior bem,com certeza todos nós sabemos que e a vida, então algumas pessoas que tem o poder de dicisão pensam que nós não temos vida,pois trabalhamos em veiculos comuns os quais não oferecem a miníma segurança .como podemos observar no video o policial escapou graças a mão de DEUS , caso contrário seria mais um nas estatisticas .sei que vcs podem pensar que essa pontuação e de um louco mas não é, pois podecustar o maior valor para blindar um veiculo, mas pense que uma vida não tem valor,então precisamos nos sentir seguros para garantir a segurança para nossa população.

  • anderson comentou:

    policiais só não podem ser arbitrarios com cidadão ,com bandidos podem matar ,torturar ,incriminar,só não pode dar flores.quem polpa os lobos sacrificam as ovelhas……………………………………………….

  • Eliane comentou:

    Realmente me surprendo, guando ouço pessoas que falam mal de vcs principalmente esses bandos de vagabundos, bandidos pedófilos e drogados que infelizmente ainda tomam posse de algumas regiões não por culpa da Polícia + por culpa do própio governo que impede a Polícia trabalhar sou a favor da pena de Morte sim queria ver se tivesse aqui no Brasil se esses vagabundos não iria pensar + vezes antes de praticar tudo que praticam. Filho da puta bandido tem que morrer mesmo.

  • mario comentou:

    pelo amor de deus que vidio marvado sÔOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

  • lima comentou:

    eu acho que foi deus que estava la com este
    policial deus e mesmo fiel

  • lima comentou:

    nois todos temos que ora sembre para os
    policial de todo brasil para que
    deus sempre esta com eles
    este grante homem deus
    e com voces policial
    paz de jesus
    cristo para
    voces tds

  • marcus vinicius comentou:

    quando um policial matar um dos seus parentes quero ver essa bondade toda policial bon é policial morto,deus não perdoem eles porque eles sabem oque fazem pra farda podre punição embaixo de uma lapide.

  • landin comentou:

    o parente do vizinho ai de cima nao devia sr gente boa.
    pra morrer na mao de policia tinha que ter alguma bucha. antes ele do que eu.
    melhor ser julgado por 7 do que carregado por 6

  • adriana comentou:

    Tem muitos policiais bons,mas tambem tem muitos ruins,isso depende de como foram formados,de suas personalidades…Pq ja vi muitos casos de abuso de autoridade com os mais humildes e inoscentes…Entao policial ruim tem que morrer igual a bandido!Na maioria das vezes conseguem se piores que bandidos,da fim em inoscentes de uma forma que ninguem ve,que ninguem sabe!

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.