CUSP em 13 de Agosto de 2008

Como alertado, hoje os servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro uniram-se mais uma vez através da figura da CUSP, para deixar claro à população alheia à realidade, as condições em que se encontram aqueles que deveriam lhes proteger, educar, e curar.

A Comissão Única do Serviço Público é formada pelo profissional da Saúde, que gostaria de poder curar os enfermos. É formada por profissionais da Segurança, que gostaria de poder manter o índice de crimes ao menos tolerável. É formada por profissionais da Educação, que gostaria de poder lecionar a contento, formando com bases sólidas as novas gerações de brasileiros.

Todos estes setores demonstraram hoje que não fazem melhor porque não podem. Porque vêm sendo impedidos de fazer o melhor, por culpa de mais de uma década de PMDB, o “15”, massacrando as áreas essenciais de atuação do poder público estadual.

Mais de 1.400 pessoas concentraram-se hoje no Largo do Machado, e deslocaram-se em passeata, até o Palácio Guanabara, local onde ficaria o governador – em tese.

pm do Rio contra os servidoresDurante o percurso, quase chegando em frente ao Palácio, situação inusitada. Policiais militares atravessaram viaturas nas ruas, impedindo a passagem dos protestantes, dente eles inclusive outros policiais militares de folga, muitos deles cadeirantes vítimas da violência e do descaso estatal. A PM recebeu ordem de impedir o avanço da passeata, antecipadamente divulgada nos jornais de maior importância, num claro desrespeito ao exercício da livre manifestação e democracia. E a PM tentou seguir à risca as ordens. E os policiais militares de folga insistiram em fazer valer seu direito de protestar. PMs aliados ao governo, cumprindo ordens ilegais do governador, PMs trabalhadores protestando por toda a categoria. As duas faces da mesma corporação. Deveriam todos, mesmo os fardados, caminharem lado a lado. Ou receberam todos o aumento de 223% dos coronéis?

Talvez porque sabedores da presença em peso de policiais miliares e civis entre os protestantes, o grupamento de Choque nada mais fez do que se posicionar, não chegando a agir. Salve a sensatez, pelo ao menos!

Por conta desta pedra no meio do caminho, por culpa única e exclusiva da ordem de cunho ditatorial, por parte do comandante dos grupamentos militares presentes e também do governo, o trânsito da zona sul da cidade parou. Como a passeata não podia progredir até chegar em frente ao Palácio da Guanabara, onde ocuparia a calçada e liberaria as pistas, formou-se um grande nó. De carros e pessoas. Ninguém ia, ninguém vinha. População prejudicada, mais uma vez, pelo próprio governo!

Ontem, véspera do encontro da CUSP, o governo outorgou 8% de reajuste para a Segurança e Educação. Deixou a Saúde de fora, provavelmente pensando em esvaziar o movimento e desunir os servidores. Não deu certo, hoje estavam todos lá, caminhando juntos. Nada mudou. Policiais civis, militares, bombeiros, médicos, enfermeiros, professores, metroviários, fazendários, funcionários da CEDAE… . O compromisso, as promessas que fizeram os representantes de cada setor, não são como as promessas de campanha eleitoral do atual governo, do 15. As promessas dos servidores são cumpridas, nada de meia-verdade.

Parabéns aos guerreiros que lá foram, vocês fizeram sua parte. No futuro, toda a categoria será beneficiada, inclusive os omissos, acomodados, “brabos de teclado” e corruptos. Mas não importa, que vocês, nós, não sejamos medíocres como aqueles, que não aceitemos ter o rosto tapeado por quem quer que seja. Temos dignidade, se não no contra-cheque, em nossas condutas.

Àqueles que acham besteira protestar, àqueles que se irritam por ficar 1 hora engarrafados dentro dos carros, continuem fazendo o que sempre fizeram. Fiquem irritados, paguem alguns tributos, soneguem outros, falem mal dos servidores, tomem esporro de seus patrões, vibrem nos jogos de futebol, dirijam bêbados, fumem maconha, cheirem cocaína, chupem êxtase, e votem nestes que estão no poder e que não foram ainda cassados. E votem de novo nos que foram cassados tão logo se candidatem novamente. Assim vocês fizeram este país, e assim vocês o merecem. Toma que o filho é seu.

Mais fotos do evento na página do Caso de Polícia no flickr! Clique aqui.

12 ideias sobre “CUSP em 13 de Agosto de 2008

  1. “A Lei Estadual 5.115, de 2007, impede uso de carro de som a menos de 200 metros de hospitais. Em frente ao Palácio, existe uma unidade (Casa de Saúde Pinheiro Machado). Estamos cumprindo a lei”, argumentou o comandante do 2º BPM (Botafogo), tenente-coronel Gileade Albuquerque. – jornal O Dia.

    Diante da resposta do PM, deduzo que foi a primeira vez em todos estes anos que a lei foi cumprida naquele local.

  2. Esta cena é histórica… trabalhadores da segurança dos dois lados do piquete.

    Uma pena que o nível de conscientização não seja maior!

    abraços

  3. Pingback: 8% de reajuste para servidores públicos do Rio de Janeiro

  4. A cada encontro,nota-se um número maior de participantes,fortalecendo cada vez mais o movimeento em prol das reivindicações dos servidores estaduais ,como um todo.É importante qu a classe permaneça unida.Lembrem que mesmo a esmola de 8%,não foi dada ao pessoal da Saúde.Espero que algo seja feito em relação à isto,pelo bem do movimento,das reinvidicações,e do fortalecimento do movimento.

  5. Sérgio: um dia será! 🙂 para o alto e avante!

    Zilda: com certeza o movimento tomará um bom rumo, e o sucesso de alguns atos motivará a adesão dos mais incrédulos.

  6. Hoje os bancários fizeram uma passeata e fecharam a Avenida Rio Branco, uma das principais do Centro da cidade. O trânsito obviamente ficou todo engarrafado.

    O engraçado é que, enquanto na reportagem de um jornal online sobre a passeata dos servidores públicos havia 157 comentários, sendo 80% criticando virulosamente o movimento, nesta dos bancários existem 8 comentários, 4 criticando e 4 defendendo.

    Então tá então 😉

  7. Eu não entendi nada que o reajuste saiu só para prof. e seg. pública. E os profissionais da saúde, não estavam com vcs também? Dividir para dominar, né…
    E o Itaú, por acaso faz parte da pauta ou só eu acho absurdas as condições da nossa conta salário? Para qualquer 60 funcionários a maioria dos bancos estende tapete vermelho e o Itaú permite apenas 4 saques ou 4 cheques de graça!!! Absurdo!!!

  8. Zilda: positivo! A CUSP (ou MUSP como passaram ou a imprensa prefere) tem espaço de divulgação garantido aqui, e presença pessoal deste subscritor em todo e qualquer ato.

    Débora: isso aí, dividir para conquistar. Todos leram A Arte da Guerra hoje em dia.
    O Governo se nega a receber a comissão, quer “negociar” com cada categoria individualmente. Negociar, entenda-se, enrolar. Mas agora já era, e vai ficar mais complicado a cada dia. Continuamos juntos.

    Agora, essa venda do BANERJ da parte boa, e agora a parte “podre”, o Itaú se dando bem, ganhando em cima de todo mundo, é um absurdo sem tamanho, e nestes casos parece que não existem poderes fiscalizadores como a Assembléia, TCE, Ministério Público, etc. Tá tudo dominado, diriam os marginais cariocas.

  9. É isso mesmo pessoal,o que o desgovernador quer com essas atitudes:8% somente para educação e segurança
    é claramente atitute para desistabilizar o MUSPE(pois desunidos,”não somos fortes”);liberar 13º integral,neste mês,é apenas um “cala-boca”(se esse
    “aumento” de 8% não foi concedido à outras categorias do serviço estadual por onerar a folha, como
    liberar esse 13ºintegral,neste mês,é possível????)
    O que todos nós devemos ter em mente é que somos um só : Servidores Estaduais.
    Temos que fazer nossos DIREITOS serem respeitados!
    A despeito de “qualquer” governador que venha a assumir esse estado.
    Por isso Não esqueçam,divulguem,compareçam:
    PARALIZAÇÃO GERAL DE 24 Horas
    de TODO FUNCIONALISMO EM 16/9,
    da Candelária à Cinelândia,às 14Hs.
    -66% de aumento para TODOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *