Início » Polícia

LAPD, a Polícia de Los Angeles

Publicado em 28/07/2008 - Categoria: Polícia

Estive lendo sobre o tema, então possivelmente será feita uma sequência de matérias sobre as forças policiais de outros países, principalmente dos Estados Unidos, que muitos conhecem melhor até do que as brasileiras, por conta dos filmes de ação policial. Temos por exemplo a polícia de Los Angeles, a LAPD – Los Angeles Police Department. Quanto será que recebe de salário um policial desta corporação?

A primeira coisa que o site de recrutamento enfatiza são os salários competitivos que recebem seus policiais. E além disso, eventuais bônus por qualificação, como conhecimento de idiomas estrangeiros ou formação para missões especiais.

Depois de aprovado no concurso, a partir do primeiro dia o recém formado policial começa a receber U$61.095 por ano, convertendo em reais na cotação de hoje do dólar, o salário seria equivalente a R$8.030,00 por mês. Neste exato momento o dólar está valendo 1,57 reais. Para fazer a conversão de moeda estrangeira, em nosso caso, de dólar para reais, utilize a ferramenta online do Banco Central, já que conforme o dia em que este post for lido o valor deve estar diferente.

Então o cara acaba de se formar como policial e já está recebendo mais de 8 mil de salário. Também, o novo policial recebe uma ajuda de custo anual de 975 dólares para a compra do uniforme de trabalho. Isso dá mais R$ 1.537,87. Passados 6 meses, período de estágio probatório, é automático o primeiro aumento nos vencimentos. E depois de 1 ano no cargo, recebe outro aumento, e já pode concorrer à novos aumentos e promoções.

Além disso, os oficiais de polícia têm direito à benefícios de grande valor. Por exemplo, podem tentar escalas de trabalho especiais, trabalhando por um maior período contínuo e dilatando o tempo de folga.

São ainda agraciados com um bom plano de saúde e dental estendido à familiares, subsidiado pelo governo. O plano de pensão e aposentadoria também é subsidiado pelo estado. Horas extras são pagas, trabalho noturno tem acréscimo, enfim, todo um ambiente digno é propiciado ao servidor policial para que este se preocupe tão somente com a qualidade e eficiência de seu trabalho.

Por fim, eles não deixam de destacar a maior recompensa daqueles que escolhem seguir uma carreira policial, e que vai além dos benefícios pessoais: o prazer em ajudar, servir e proteger as pessoas de bem. Isso é massificado em frases aleatórias no site da corporação, e provavelmente é frequentemente lembrado na academia de polícia: “Servir e Proteger meu país; Servir e Proteger minha família; Servir e Proteger com orgulho; Servir e Proteger minha comunidade; Servir e Proteger meus sonhos…”

Depoimentos de policiais:

Uma das coisas mais gratificantes em trabalhar no serviço de patrulhamento da Polícia de Los Angeles é quando pessoas desconhecidas agradecem por ajudá-las.

Me sinto recompensado quando a comunidade me ajuda a ser um policial melhor.

É uma diferença, no Brasil os policiais se vêem tentando explicar que, mesmo depois de se tornarem policiais, ainda fazem parte da sociedade…

38 comentários »

  • PCSP comentou:

    Se fosse um país, a Califórnia seria a 5a economia do mundo. Nada como tratar com dignidade seus agentes da lei. Mas lá é lá e cá é cá. São Paulo é o Estado mais rico do país e a situação é de descaso com sua força policial. No Rio, a situação também é dramática, principalmente com a PM. Só falta os dois Estados, os maiores beneficiados com os royalties do pré-sal, prometerem aumento quando começar a extração, prevista para 2013!

  • Vinny comentou:

    Com certeza LAPD eh um dos melhores departamentos de policia pra se trabalhar. Por causa de tantos filmes, hollywood, acaba sendo cool trabalhar pra este departamento. Existem varios brasileiros trabalhando jah neste departamento policial. Outro dia aqui mesmo saiu uma materia na globo internacional sobro o Sargento Veloso, um brasileiro que eh policial la em Los Angeles…

  • JOSÉ GLEYSON CASTRO RUFINO comentou:

    muito bom os artigos, sou pm e lendo-os eu descubro o quanto nossa policia é atrasada(PMAM).
    Aqui ganhamos um salário que dá mau pra sobreviver, nossos oficiais tem pouca experiêcia de rua sua promoções são relâmpago, pois dormem major e acordam coronéis.
    Os sd’s são desumanizados, mau remunerados e praticamente escravisados.
    pesperctiva de aspirar uma promoção não existe, entra soldado e sai cabo se Deus abençoar.
    Estudar então é repugnante para o comando pois o sd tem que praticamente se humilhar para adequarem sua escala e por fim com seria bom se tudo mudasse

  • Alan comentou:

    Realmente a coisa lá parece um paraíso da polícia, mas, quero lembra-los que a uns anos atraz o departamento de Los Angeles teve que ter seu quadro de policiais quase todo demitido por causa de corrupação. Não sei como anda hoje. Mas pelo menos recebem um salário mais ou menos, porque o nível de vida americano é mais alto que o nosso, portando esse salário não é muito alto para eles, agora pra nós sim.

  • Geraldo Neres comentou:

    O nosso colega Alan, disse que oa quadros da LAPD foi quase todo demitido, isto pq existe leis de verdades e que são cumpridas a risca sem as famosas brechas p/ quem dinheiroou conhcimento. Segundo o nível de vida não e tao alto quanto vc imagina, já que não ha impostos sobre imposto sobre os produtos( comestiveis, bens duraveis,imoveis…etc,) o imposto de renda( o nosso famoso leao) e que e alto, entao com este salario, terão um nivel de vida razoavel e p/ terminar a função policial la e bastante prestigiada, ja que população reconhece que quem arrisca a vida em prol de outra,tem que ser respeitado e valorizado; isto posto devido ao nivel socioeconomico ser um dos maiores do mundo.

  • igor comentou:

    opa gostaria da prova de admiçao traduzida quam pode me ajudar..
    se alguem pode me ajudar me envie por email ..
    obrigaod ..
    maurice.boscorelli@hotmail.com

  • EDUARDO comentou:
  • junior comentou:

    tenho 15 anos, meu sonho é ser um policial da swat de los angeles alguem me ajuda qual a idade para entrar na swat do que precisa como é o treinamento por favor alguem me ajuda esse é meu sonho e vou seguir em frente com ele.grato

  • tiago comentou:

    É necessário ser americano para entrar na policia de Los Angeles ?

  • Ronaldo de Oliveira comentou:

    A situação da polícia nos EUA é bem diferente da nossa. Em los Angeles, o departamento de polícia é muito bem estruturado, existe muitas viaturas, equipamentos de ponta, os salários dos policiais são razoáveis, levando-se em conta o padrão de vida de um cidadão americano que é bem alto, mas de uma forma geral , os salários são bons. Conheço pessoas que já foram nos EUA e viram de perto como funciona a polícia, aqui no Brasil o policial é muito discriminado, a corrupção é alta, os salários são miseráveis, as condições de trabalho dos policiais é péssima, o despreparo é evidente e a população não tem uma boa impressão da polícia. Desta forma, morando em áreas de periferia junto a bandidos que prendemos,e poucas horas depois estão soltos, fica muito difícil de mostrar um serviço de qualidade, sem contar também que lá nos EUA, a lei funciona , e quando um policial é envolvido em corrupção , ele é afastado, investigado e se comprovada a culpa, ele é DEMITIDO da força policial, Coisa que não acontece no Brasil.

  • edimar lino comentou:

    o brasil e um pais muito corrupto poriso e que as coisas estao assim nesse ponto .a corrupçao e na policia .na politica em fim em varios orgaos puplicos e a lei muito insufisiete para punir,por esenplo um crime de latrocinio o codendenado pega uma pena de 10 anos se for reu primario mas ele cumpre no maximo 3 anos ai ao em ves dele se regenerar ele sai pior cometendo varios delitos piores que o anterior

  • Bernardo comentou:

    o meu comentario seria que a policia do brasil esta muito atrasada em relação a policia de Los Angeles e por isso eu gostaria de ir para la a servir a policia de lá alguem poderia me dizer com que idade eu poderia entrar e qual os cursos que eu teria que ter?

  • MARCOS ADRIANO comentou:

    NAREALIDADE NÃO EXITE POLICIA MILITAR, FORA DOM EXERCITO , MARINHA OU AERONAUTICA, SÓ TRES PAISES NO MUNDO ADOTAM ESTE SISTEMA BRASILEIRO DIGA-SE DE PASSAGEM ARCAICO ATRASADO E ULTRAPASSADO.POLICIA TEM QUE SER MUNICIPALIZADA CIVIL E EEDUCADA SEM ESSA DE MILITAR QUE EM LATIM QUER DIZER PREPARADO PARA MATAR, OU SEJA NÃO PARA POLICIAR,ORINTAR CIDADÃOS QUE TAMBEM VEM DO LATIM AQUELE QUE HABITA NAS CIDADES. POR FIM TEM QUE MUDAR TUDO DO NOME A SUBORDINAÇÃO A PRIMEIRA POLICIA TEM QUE SER LOCAL.

  • faria comentou:

    Vc esta certo Marcos Adriano, sem contar q polícia dos e.u. säo pagas pela prefeitura, aqui no nosso modelo arcaíco de vida existe polícia metropolitana com viaturas de um modelo pagas por um orgäo, PM com viaturas de outro modelo e civil tb com viaturas diferentes pagas por outro orgäo de governo, ou seja, medíocre. Vc näo sabe quem é quem sem contar que as viaturas, fardas e formas de entrar na polícia mudam de estado para estado o que näo acontece nos E.U. toda polícia tem o mesmo modelo de carro e fabricacäo padräo em todo o país o q diferencia é somente a escrita a qual cidade pertence e em alguns estados a cor da farda, mas aqui que é um país sem leis e ordem é possível q se todas as viaturas forem iguais em todos os estados nós teremos um poder paralelo de delinquentes com viaturas clonadas aterrorizando muito mais do que ja fazem.

  • Denis comentou:

    Os policiais dos Estados Unidos ganham tão bem e são tão corruptos e os do Brasil ganham tão mal e são corruptos !!! Vai entender isso.

  • MARCOS ADRIANO comentou:

    Eu discordo que não exista a policia municipal, afinal as guards munipais em cada muninicipio, não só atuam com o poder de policia do municipio, como em algumas cidades brasileiras têm a seguinte nomenclatura ” plocia admnistrativa municipal” o grande problema,é que fazem a maior confusaõ do que é de fato POLÍCIA,não sendo outra coisa se não o poder da admnistração, conferida a determinados orgãos, no caso municipal este poder é conferido as gurdas municipais. O resto é este atraso que estamos vendo na poLicia brasileira, afinal só no brasiL e em outros paises do teceiro mundíssimo é que temos este sistema militar: atrasado,arcaico e diferente de todos os paises desenvolvidos do mundo, que a tudo queremos imitar, como falou o nobre colega da policia americana, o sistema brasileiro não tem nada a ver com o americano, porque policia lá, eficiente é a que está perto do povo é no municipio que tudo acontece o resto é pura ignorância.

  • MARCOS ADRIANO comentou:

    A única policia que pode de fato ser preventiva é aquela que está perto do cidadão; como pode alguém conhecer a comunidade sendo de outra banda do Estado não sendo afeto aos cidadãos.O brasil tem certas coisas que o torna atrasado! ou seja relutam em mudar o que não funciona, ou melhor tinha que funcionar. Não tenho nada contra a Policia Militar, admiro os heoris que estão nas ruas dando suas preciosas vidas por tão pouco, temos que mudar o sistema policial deste país e fortalecer as instituições locais e a policia dos estados serem totalmente civis, a final são constituidas pra proteger civis e não para matar como é semantica e etmológicamente a palavra MILITAR = PREPARADO PARA MATAR, sem contar na super proteção que é dada aos corruptos que se aproveitam da blindagem militar para cometer os mais terriveis crimes.

  • sodré comentou:

    Caros amigos desse imenso Brasil, vejo pelo exposto, que todos vcs que estão acompanhando essa discussao sobre Polícia no nosso País, já chegaram a uma conclusão de que existe aqui um problema insustentável vivido por nós “inclusive os policiais”. Porém vale lembrar que apenas reclamar não adianta, e sim, de que devemos partir no contra ataque. Pouco tempo atrás a unificação(civilização) das policias foi arquivada no senado, pois os oficiais e delegados foram em peso para lá brigar pelas suas regalias, ou Vcs acham que não existem bons sálarios nas corporações citadas(pra eles). Então vamos nos manifestar no sentido da unificação e municipalização das policiais para que esse vergonhoso sistema não se perpetue, pois só um idiota defenderia a permanenia dele pelo tempo que este vigora. vamos á luta meus irmãos porque esta é árdua porém nobre.

  • Rhoristony comentou:

    Meu caro e nobre colega Sodré, concordo totalmente contigo. A Sociedade muitas vezes é hipócrita,pois todos falam que o policial, ou seja, o agente de segurança pública ganha mal mas ninguém faz nada para que essa vergonhosa situação de salário e condição de trabalho melhore. Temos visto a PEC 300 que nada mais é a unificação dos salários dos Policiais Militares de todo o Brasil, equiparando-se ao salário da Polícia de Brasília que hoje é de R$:4.000 reais para Soldado, só que os bandidos dos nossos políticos não querem aprová-la, pois segundo eles isso oneraria em muito os gastos do Brasil e dos Estados. É uma vergonha os políticos aprovarem o aumento de seus salários que não são baixos e os verdadeiros heróis(os policiais militares), que dão suas vidas pelo país ganharem uma miséria de salário. Acorda Brasil !

  • Rhoristony comentou:

    Meu caro e nobre colega Sodré, concordo totalmente contigo. A Sociedade muitas vezes é hipócrita,pois todos falam que o policial ganha mal mas ninguém faz nada para que essa vergonhosa situação de salário melhore. Temos visto a PEC 300 que nada mais é que a unificação dos salários dos Policiais Militares de todo o Brasil, equiparando-se ao salário da Polícia de Brasília que hoje é de R$:4.000 reais para Soldado, só que os bandidos dos nossos políticos não querem aprová-la, pois segundo eles isso oneraria em muito os gastos do Brasil e dos Estados. É uma vergonha os políticos aprovarem o aumento de seus salários que não são baixos e os verdadeiros heróis(os policiais militares),que dão suas vidas pelo país ganharem uma miséria de salário. Acorda Brasil !

  • Homem_safado_gostoso comentou:

    O negocio e todo mundo ir para o estados unidos, trabalhar la, esvasiar o brasil e deixar este pais um deserto, sem ninguem

  • ricardo comentou:

    Pelo contrário não devia ir todo mundo p/ os estados unidos senão quebra…o certo é abrir o Brasil p/ os americanos pelo menos eles sabem administrar e distribuir bem o pão ou seja a renda fruto de um ensinamento inglês, como que nós podemos exigir boa polícia sendo colônia de Portugal, o povo não ajuda, a mente não ajuda e claro q a polícia também nunca ajudará eles não são primeiramente os culpados desse caos.

  • Del. Pol. Rafael Vitola Brodbeck comentou:

    Marcos Adriano,

    Não é verdade que só três países do mundo adotem o sistema de polícias militares. Sou delegado da polícia civil e pesquisador do tema, sendo de família policial (meu pai é coronel da PM gaúcha).

    Listemos alguns países com polícias militares, exatamente como a nossa PM: Portugal (Guarda Nacional Republicana), Espanha (Guarda Civil), Argentina (Gendarmeria Nacional Argentina), Bélgica (Gendarmerie), Chile (Carabineros), Itália (Carabinieri), Canadá (Royal Mounted Police), França (Gendarmeria Nationale) etc. Até mesmo os EUA possuem dois departamentos de xerife de condados e duas polícias estaduais que se transformaram em militares nos últimos anos.

    Sou favorável ao nosso sistema duplo, que garante mais lisura, com uma corporação ostensiva, outra judiciária. Embora em alguns países acima, com polícias militares, elas executem ciclo completo de polícia (em áreas rurais, sendo que polícias civis fardadas fazem o ciclo completo em cidades grandes), em outras há a mesma divisão brasileira.

    Não é o sistema que é arcaico. Ser antigo não é sinônimo de ser ultrapassado. Não fiquemos em fetiches por modernismos. O problema aqui são leis criminais pró-vagabundo, ingerência indevida do MP, competição desleal entre PM e PC incentivada por alguns oficiais e delegados, e um governo que não nos paga como merecemos.

    Não é preciso desmilitarizar a PM, nem fundi-la com a PC, muito menos militarizar a PC, para resolver o problema da segurança pública.

    Considerar que bastaria a importância de sistemas alienígenas resolveria o problema, ou apaixonar-se por outros modelos como se fossem o supra-sumo da eficácia, é simplório demais, a meu ver. Usemos as polícias estrangeiras como comparação, e emulemos o que lá funciona, mas sem romantismos.

    Cordialmente,

  • Border Cop comentou:

    Brodbeck, estava lendo os eu post e fiquei curioso. Sou agente federal aqui nos EUA e sinceramente nao conheco nenhum departamento de sherriff aqui que seja miitar. Se puder botar o nome desse departamento que vc citou ai ficaria agradecido.

    Militarismo e policia tem que andar o mais longe poossivel um do outro.

    E pra quem criou esse topico, nao eh LA Police District e sim Los Angelles
    Police Department.

  • Conte comentou:

    Border Cop, sou Brasileiro e policial militar, gostaria de saber como funciona o processo de seleção para ser policial nos EUA. Caso possa me ajudar entre em contato pelo e-mail: ti.conte@yahoo.com
    Abraço

  • Border Cop comentou:

    Conte,

    O processo aqui e mais ou menos parecido pra todas as corporacoes.
    A grande maioria das agencias aqui exigem cidadania Americana.

    O processo geralmente comeca com a prova escrita( que na minha opiniao eh facil se preparado pra prova), depois vem o exame medico, exame fisico, entrevista oral(geralmente perguntas sobre cenarios, relacionamento com seus companheiros, etc..); A maioria das agencias fazem exames poligraficos(teste de mentira), e a parte mais dificil e importante do processo a investigacao social, que reprova a maioria dos candidatos.

    Claro que varia um pouco de uma corporacao pra outra, mas o basico do processo e isso ai mesmo. Vale lembrar que algumas agencias federais pedem curso superior ou experiencia policial pra substituir o curso superior.

    Espero ter explicado!

  • Rafael Vitola Brodbeck comentou:

    Border Cop,

    Recebi essa informação ano retrasado, e vou papirar para encontrar o nome dos deparamentos.

  • Eduardo (Editor) comentou:

    Verdade Border Cop, papei mosca, ja consertei o LAPD. Obrigado.

  • Border Cop comentou:

    Eduardo,

    Blz, mas Angeles eh com um L, eu escrevi errado…

  • Marcos Adriano Dos Santos comentou:

    Boa tarde meu nobre Del.Pol.Rafael Vitola,
    desculpe-me mas acho que o senhor está equivocado quando diz que existe departamentos de poicia militar nos Estados Unidos da America, existe sim departamentos estaduias nunca mas nunca mesmo policias militares, para comandar civis, quando osenhor citou estas outras policias: Gurda Civil da Espanha, lhe aconselho a estudar melhor o sistema polial da Espanha que um dos mais eficintes da atualidades mas não tem nada de militar em GUARDA CIVIL,

    TRADUZINDO……

    MILITAR= MILI TARI=PREPARADO PARA A GUERRA!!!! PRA MATAR=CONFLITO BÉLICO

    CIVIL=CIVITAE=CIVILIDADE=CIVILIZAÇÃO=CIDADE=CIDADÃO=POVO!

    POLICIA URBANA NÃO PODE SER TREINADA PARA MATAR E SIM PARA ORIENTAR CIVIL-CIDADÃO, NUNCA COM O FIM PRECIPUO DE MATAR!E SIM CIVILIZAR!!

    REPETINDOOO!! EM NEMHUM PAÍS DO MUNDO CIVILIZADO!!!!POLICIA É MILITAR, ´SÓ NOS ATRASADOS!!!!

    INCLUSIVE ALGUÉM DELÁ DOS ESTADOS UNIDOS, CONCORDA COMIGO!
    DIZENDO QUE MILITARISMO E POLÍCIA DEVEM ANDAR, BEM DISTANTE.NO DEMAIS É BLA! BLA!OU FALTA DE CONHECIMENTO, NÃO CABENDO EM MATÉRIA TÃO LÓGICA E REAL, AFORÍSMOS,ACHÍSMOS,ABSTRATÍMOS E EMFIM ROMANTÍSMOS.

  • Gustavo comentou:

    Bom senhores…
    Sempre tive vocação para ser militar apesar de nao ter servido no exercito, neste ano de 2011 mas precisamente em janeiro do mesmo ano fui aprovado para Policia Militar de Santa Catarina…Mas como os colegas acima citaram é complicado pois nao se da o menor valor ao Policial Militar nao so de sc mas de todo o Brasil…
    Falta valorização aos que dão a cara a tapa para defender a populaçao, esta que nao da minima importancia para os profissionais de segurança.
    ACORDA BRASILLLL!!!

  • ST PMPB comentou:

    AQUI NO BRASIL O POLICIAL É MUITO PREOCUPADO COM SALÁRIOS E PROMOÇÕES, AGORA ESQUECE QUE A PROFISSÃO DE POLICIAL REQUER UMA SÉRIE DE MELHORIAS, NÃO APENAS SALÁRIOS, POIS, EM RELAÇÃO AO POLICIAL AMERICANO, HÁ UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE, A COMEÇAR PELA FORMA DE COMO ELE É TRATADO PELA SOCIEDADE, GOVERNO E JUSTIÇA. SER POLICIAL NOS ESTADOS UNIDOS É QUESTÃO DE HONRA E RARAMENTE UM POLICIAL AMERICANO SE ENVOLVE EM PROBLEMAS. O POLICIAL BRASILEIRO NÃO TEM APOIO JURÍDICO E QUANDO ENVOLVE-SE EM PROBLEMAS, VAI DIRETO PARA O XADREZ SEM DIREITO A NADA. EXISTE DOIS TIPOS DE POLÍCIA MILITAR NO BRASIL, A POLÍCIA RICA (PM DO DISTRITO FEDERAL) E A DOS DEMAIS ESTADOS PEDEM ESMOLAS.

  • Marcos comentou:

    Sou policial Militar,e acho que devemos rever o nosso sistema, nossa policia poderia ser muito mais eficiente e dinãmica se podasse a maioria das picuinhas e besteiras que só servem para gastar o dinheiro do contribuinte, sem nada acrescentar de útil, com um regulamento muito arcaico, a polícia militar fica correndo ao redor de seu próprio rabo, deixando a população desguarnecida. a maquina burocrática,supérflua e inútil retira homens que deveriam estar nas ruas policiando.

  • SILVANA comentou:

    CERTA VEZ AO ENTRARMOS EM GREVE POR NAO ESTARMOS RECEBENDO HORAS EXTRAS APÓS HORÁRIO, REUNIDOS O DONO DA EMPRESA FEZ A SEGUINTE PERGUNTA PARA NÓS: SE AUMENTAR O SALÁRIO DE VOCES VAI RESOLVER O PROBLEMA?
    RESPONDI: NÓS ASSIM COMO O SR. TRABALHAMOS POR DINHEIRO, EM PATAMARES DIFERENTE, AINDA ASSIM TRABALHAMOS POR DINHEIRO.
    RESULTADO: O INDIVIDUO NOS DEU O ALMEJADO AUMENTO.
    ME DIGAM: EXISTE ALGUEM QUE TRABALHA POR ESPORTE NESSE MUNDO?

  • Erivaldo comentou:

    Existe uma máxima nisso tudo senhores.
    Nenhum país tao mixigenado na sua origem
    se tornou de primeiro mundo.
    Somos misturados demais para pensar-mos em conjunto.
    Tudo começa ai. Não se vê patriotismo, porque
    nossos ancestrais sao variados demais. Nenhum brasileiro
    tem orgulho do seu nome, mas faz questão de chamar seu filho
    de Richard ou Michael. Prefere chamar sua barraquinha de Hot Dog
    onde seria cachorro-quente. Vai comer no Mcdonalds em dias especiais.
    Tudo isso mostra como não somos brasileiros. Esses países que citaram
    tem uma coisa em comum, eles sao patriotas. Todos sao. E a recompensa
    é ser tratado como tal. Nós brasileiros, ou seria extrangeiros? Nunca seremos tratados como desejamos, porque queremos apenas altos salarios. E ser brasileito!? E só um detalhe.

  • APF Felipe comentou:

    Prezado colega, Del. Pol. Rafael Vitola Brodbeck

    Concordo com você quando diz que “considerar que sistemas alienígenas resolveriam o problema, ou apaixonar-se por outros modelos como se fossem o supra-sumo da eficácia, é simplório demais, a meu ver. Usemos as polícias estrangeiras como comparação, e emulemos o que lá funciona, mas sem romantismos.”

    Nesse diapasão, obviamente o que mais carece a nossa polícia é de recursos para o trabalho como pesados investimentos em sistemas criminais e policias informatizados, materiais técnicos e científicos mais evoluídos, boas e muitas viaturas e respectivamente um bom sistema de manutenção, e principalmente um investimento grande em capacitação para o policial, que no Brasil se capacita muito pouco ao longo da carreira, especialmente os que mais deveriam: os praças e os agentes/investigadores, que atuam de fato na rua e mais próximos do cidadão.

    Não tecerei comentários sobre esses exemplos de polícias militares, por total falta de dados que os embasem, destacando que a Guarda Civil da Espanha não é militar, tão-somente adota um sistema de hierarquia entre os cargos da carreira, da mesma forma que a LAPD, em que o Capitão de Polícia é superior hierárquico do Tenente de Polícia, sem que para isso demande um regime militar.

    Contudo, discordo totalmente quando diz que o nosso sistema policial é bom como está, com essa total cisão entre investigação e prevenção, bem como esse sistema de delegado/agente e oficial/praça, dentro dessas divisões. S.m.j., percebo que essa defesa de sua parte se origina justamente por você ocupar o cargo de delegado e ser filho de oficial da PM. Muito provavelmente não te convencerei do contrário, do mesmo modo que você não me convenceu, mas a verdade é que para vocês, internamente, o sistema é ótimo, pois progridem na carreira fluídicamente, concorrem a chefias, e são valorizados.

    Não duvido de sua capacidade intelectual e tampouco de seu pai, coronel da PM. Creio de fato e de coração, hoje despido dessa briga que vivemos internamente entre as classes, que realmente são policiais qualificados, que se dedicaram e estudaram bastante alcançarem essas funções. Entretanto, esse sistema somente beneficia vocês, como se só delegados e oficiais fossem capazes, qualificados e preparados para desempenhar funções mais complexas e de chefia. No meu caso, que sou Policial Federal, mesmo que um agente seja doutor em administração, tenha 20 anos de polícia e seja considerado bom gestor por seus pares, uma seção de RH ou logística será ocupada por um delegado, muitos vezes “novinho”, bacharel em direito, o qual foi recrutado junto à sociedade para presidir inquéritos. Isso para mim é um contrassenso, e sinceramente, ruim para a administração pública. Não é porque logrou êxito em um concurso difícil que você é mais qualificado em qualquer função que outro proveniente de um cargo com concurso admissional “mais fácil”.

    Isso que também, juntamente com o fator recursos materiais, deixa nossa polícia tão ruim. Somente depois dessas duas vertentes vem a baixa remuneração. Nossa polícia deve mudar para valorizar mais os não-delegados e os não-oficiais, especialmente a experiência que adquiriram com os anos e a capacitação que buscaram após o provimento no cargo inicial. Não é porque não passei em um concurso de delegado que sei menos de legislação criminal/penal, gestão, operações policiais que um… muitas vezes, por trabalhar até 10 horas por dia, não tive a oportunidade de estudar para uma prova escrita de concurso em igualdade de condições com você, que talvez teve a oportunidade apenas estudar, tempo livre para até 12 horas de dedicação específica, sem precisar trabalhar.

    Cordialmente,

    Agente Felipe, policial federal do Brasil.

  • Ronaldo Barbosa comentou:

    Eu amo o Brasil. Durante a ditadura civil militar de 1964 ate 1985 havia uma frase do governo federal: Brasil, ame-o ou deixe-o.
    Fiz concurso para Fuzileiro Naval, oito anos e meio depois me licenciaram do serviço ativo da marinha, me deram um papel: “Para que sejais útil a pátria, deveis manter comportamento semelhante ao que mantiveste como militar” Me deram um pé na bunda sem direito.
    Fui professor depois, ninguém merece aquele salário!
    Passei no concurso da Policia Civil de Minas Gerais, que decepção, passei fome. Averbei meu tempo de professor no Estado de MG, mas o DAPP não aceitou repassar meus direitos. Já tenho 31 anos de serviço e para aposentar com meu 6º quinquênio e trintenário que deveria ter sido em 08/03/2013 eles alegam que só poderei me aposentar em 03/02/2016, ou seja vou ter que trabalhar mais três anos de graça. Não basta o tiro que levei, os empurrões, ameaças, a facada que sofri,
    sindicâncias, inquéritos,humilhações e risco de vida.

    ANDERSON SILVA está certo em ingressar na LAPD Policia de Los Angeles nos EUA,ele quebrou a perna não foi a cabeça!

    A PULIÇA do BRAZIU é pau de arara.
    A JUSTIÇA do Brasil está acima da lei
    O Ministério Público só quer poder!
    A imprensa no Brasil é uma grande empresa privada.
    Político honesto não existe!

    Me aguarde Anderson Silva, sou faixa preta de taekwondo, estou estudando a língua inglesa, vou estudar ai e farei a prova para a LAPD, treinaremos juntos, pois vou requerer minha aposentadoria em 24/11/2014 mesmo perdendo meu direito líquido e certo do trintenário e ao 6º quinquênio. Antes um pássaro na mão do que dois voando. Que DEUS me abençõe!

    RONALDO BARBOSA
    Investigador de Polícia

  • vince delmonte fitness members comentou:

    vince delmonte fitness members…

    Salário da Polícia de Los Angeles, a LAPD…

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.