Início » Concursos

Vai abrir para PCRS

Publicado em 10/07/2008 - Categoria: Concursos

E atenção concurseiros do Sul! Um dos leitores do CdP deu a dica e fui conferir, entrando em contato com a ACADEPOL da PCRS, que me retornou confirmando que já foi autorizado a realização do concurso público para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul em 2008, e o Edital deve sair em breve! Os candidatos poderão se inscrever para os cargos de Delegado de Polícia, Escrivão e Inspetor.

O salário bruto do Delegado no último concurso realizado em 2006 era de R$ 5.296,10, agora não sei quanto está, mas acho que houve reajuste. É exigida, claro, formação em Direito. Para Escrivão e Inspetor de Polícia, é necessária a conclusão de Curso Superior em qualquer área, até a data de encerramento das inscrições.

As matérias cobradas são as de praxe: Direito Penal, Processual Pena, Constitucional, Administrativo, Português, etc. Depois vem a prova de capacitação física, psicológica e o curso de formação na Academia de Polícia.

Não consegui encontrar na internet as provas dos concursos anteriores, que facilitam guiando o estudo das disciplinas, então quem tiver disponível aí, e puder compartilhar com outros candidatos, pode entrar em contato que adiciono aqui, ou coloco em nossa página de downloads das provas de concurso para Polícia.

Você pode acompanhar as notícias no site oficial da ACADEPOL da PCRS através deste link. Para ler o edital do último concurso de Delegado clique aqui, para Inspetor aqui e para Escrivão aqui. Divirta-se e boa sorte.

Em QAP.

18 comentários »

  • Murilo comentou:

    Esse último concurso foi um que inclusive saiu nos jornais de âmbito nacional. Isso porque só duas pessoas passaram na prova.
    Pela leitura do edital, percebe-se o nível de exigência.
    Conversando com uma amiga lá do RS, ela disse que eles fizeram o concurso para não deixar ninguém passar. Isso porque os delegados que estão respondendo por mais de uma delegacia recebem uma gratificação, logo, se chegarem os “novinhos”, eles perderiam o benefício.
    Enfim… boa sorte aos que irão encarar essa prova.
    Eu irei.

  • José comentou:

    É…

    A segunda parte do comentário do colega acima, eu não saberia comentar, entretanto, sobre a dificuldade, no último concurso estavam previstas 60 vagas, mas somente 39 foram preenchidas.

    Um abraço.

  • Eduardo comentou:

    Putz. Aqui no Rio não está muito diferente não, sobram vagas. Por outro lado, se abrir o concurso me inscreverei despretensiosamente, a PCERJ já era…

  • José comentou:

    Eu faria no RJ e no RS.

    Tu achas que não dá para trabalhar tranquilo numa cidade do interior aí no RJ?

    Os vencimento aí são melhores.

    Abraço.

  • Eduardo/RJ comentou:

    José: dá sim para trabalhar tranquilo no interior, mas é preciso engolir muitos sapos. Não mexer aqui nem ali… eu vou fazer também, mas na remota hipótese de passar (porque ainda tem prova oral, e veja-se que nós que contestamos o sistema não somos bem vistos hehehe), sei que ficarei sendo transferido de DP para DP a cada vez que me recusar a deixar livre um criminoso por pedido de “superiores” e políticos.
    Mas pra quem não gosta de ficar muito tempo no mesmo lugar, é uma boa hehe

  • Murilo comentou:

    meu sonho é que um dia a polícia tenha algumas das prerrogativas do MP, em especial a inamovibilidade.

  • leandro p. comentou:

    Edu vai sair do Rio?

  • Eduardo/RJ comentou:

    Murilo: inamovibilidade é super necessária. Além disso uma Lei Orgânica, que, por incrível que pareça, 200 anos depois, não foi feita.

    Leandro: penso muito nisso, quem sabe um dia… ;)

  • leandro p. comentou:

    po que pena, tomara que de tempo da gente trabalhar junto heheeheheheh

    tem em vista a regiao sul?

    quando passa pra civil, pra entrar pro core tem que se inscrever e tal certo ne?
    e pra drfa, dre, draco… como faz?
    ontem vi uma aqui na rua 3 viaturas da drfa so trabucao, o equipamento é igual à todas ou muda de acordo com a atuacao?

  • José comentou:

    É….

    A proximidade com o bem jurídico exige uma formação moral elevada. Eu acho uma pena que os critérios da “investigação de vida pregressa” – requisito nos concursos da PC – não seja (re)avaliado depois da nomeação e com certa freqüência.

    Noutro ponto, é uma lástima ainda não se ter a lei orgânica, parece que se está perto, mas vamos ver.

    Abraço.

  • Eduardo/RJ comentou:

    Leandro: não tem padrão para equipamentos/viaturas. Equipamento individual cada agente compra do bolso, uns podem pagar mais, outros menos. Colete é disputado no “par ou ímpar” hehehe. Viaturas então nem se fala, é mais bagunçado que casa de tolerância.

    Para ser lotado em qualquer especializada da PCERJ não precisa se inscrever, não precisa ser bom em nada. Só ter conhecimento e “padrinho”.

    José: tomara !

  • Calígula comentou:

    Eduardo, nos jornais observamos que delegados têm acesso a treinamentos e armas “PESADAS” principalmente quando ameaçados.É interessante observar que eles possúem essas “regalias” enquanto outros…

  • Calígula comentou:

    Gostaria de saber se essa informação é verdadeira.

  • leandro p. comentou:

    nenhuma arma é cedida?
    e aquele material todo, que vc postou a um tempo, que a federal mandou?

    um camarada é antigo da federal, uma vez sofreu um assalto e mandou os 4 assaltantes pro outro mundo, no dia seguinte ele tava com uma HK e uma gaveta igual ao Rambo

    Suponhamos…
    2 caras acabaram de entrar pra civil, ambos com o mesmo treinamento e os mesmos padrinhos, um quer ir pra DPMA e outro pra DRACO.
    Sao 2 totalmente diferentes e mesmo assim nao passa por curso?

  • Dagoberto Conceição comentou:

    Existe previsões para existência de concurso público para escrivão ou inspetor para o RS. e se existe qual a data fui.

  • santana comentou:

    Eu acho que vcs deveriam ser mais otimista…É assim que vc querem conquista seus objetivos…boa soret a todos mas sejam possitivos ,e confie na sua capacidade, pq vc podem…

  • Cátia comentou:

    Concordo com o Santana,temos que ser otimistas…Estou estudando muito para o concurso de Delegado no Rio Grande do Sul, é um grande sonho meu, espero fazer parte desta categoria hoje tão desacreditada. Boa sorte!!!!!

  • Neto comentou:

    Olá, Eduardo. Olá pessoal.

    Alguém, por acaso, tem as provas do concurso de 2006 em casa (versão impressa) ou no computador? Já procurei até a exaustão na internet e até agora não achei… Vou lá fazer o concurso, viajar um pouco, etc. Também me falaram que a última prova foi pior que aquelas de Minas Gerais (exceto pela última, no caso). Só tem um jeito de entrar pra polícia mesmo, que é estudar…

    Quem não se inscreveu ainda, faça isso HOJE!!! e lembrem-se que só dá pra pagar o boleto no BANCO BANRISUL, portanto descubram onde fica o mais próximo de vocês (que não são do RS).

    Abraço aí, pessoal, e bom final de semana.

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.