Início » Vídeos Policiais

Surto Policial nas Telas

Publicado em 08/05/2008 - Categoria: Vídeos Policiais

Comentei o futuro lançamento da série da FOX 9mm São Paulo, e já tinha percebido uma certa tendência para o surgimento de produções cinematográficas voltadas para o tema policial. Nestes séculos que fiquei desconectado da internet porém perdi algumas coisas que podiam ter acelerado esta minha impressão.

É que só agora, lendo o último post do Diário de um PM fiquei sabendo do novo vindouro filme sobre ações policiais, o ROTA Comando, um filme que pretende retratar um pouco da gloriosa história da ROTA, a Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, a tropa de elite da PMSP.

Por coincidência, o longa será baseado em um livro escrito por um Capitão da PM, tal como foi o Tropa de Elite, baseado no livro Elite da Tropa do ex-capitão Pimentel.

Mais detalhes sobre o filme você pode ler no link acima do Diário de um PM, já que o Alexandre esmiuçou bem todas as informações disponíveis do filme, inclusive com fotos e vídeo de divulgação. Aliás, através dele vi outro post do Diário sobre o filme da ROTA, e um vídeo com uma reportagem.

Outro filme, cujo tema orbita pela segurança pública: Salve Geral, O Dia que São Paulo Parou é um filme a ser lançado, e promete retratar dias de triste lembrança para policiais de sampa e para qualquer ser humano decente.

O roteiro é sobre a onda de ataques promovidas pela facção criminosa paulista PCC, provocada por anos de descaso dos governantes de SP para com a segurança pública e o sistema penitenciário. O resultado foram irrecuperáveis perdas humanas do lado da sociedade, a maioria policiais, e grandes prejuízos financeiros para instituições públicas e privadas.

Bom, dois filmes que eu vou, com certeza, querer assistir, juntamente com a série da FOX. ROTA Comando, Salve Geral e 9mm São Paulo já estão na agenda deste entusiasta da indústria cinematográfica policial!

7 comentários »

  • Alexandre de Sousa comentou:

    Que bom que vc voltou cara, um reforço de peso. Alguém para trocar idéia sobre qualquer coisa, até trivialidades. Só papo cabeça enche o saco, rs Tava com saudades dos posts, não some mais. Pago pau pro Caso de Polícia e nem escondo.

  • Leandro comentou:

    A respeito do Filme Rota Comando
    espero que de certo mesmo . porque
    li a entrevista do diretor do Filme ele
    diz que não conseguiu muito patrocinadores e tem
    apenas 500 mil pra fazer um filme , agora e rezar pra
    que patrocinem o Filme, espero tambem que Mostrem
    as verdadeiras Ocorrências de Rota. um abraço a todos

    FORÇA E HONRA !

  • Vem aí um novo programa policial na TV Globo | Diário de um Policial Militar comentou:

    [...] do gênero segurança pública, polícia e afins, está bem servido. Os filmes Rota Comando e Salve Geral, O Dia que São Paulo Parou serão lançados em breve, após o sucesso que foi o filme Tropa de Elite. Mas não é somente nas [...]

  • Revista Universitária do Audiovisual » Salve Geral - O dia em que São Paulo parou… comentou:
  • Anderson Lima comentou:

    “Por coincidência, o longa será baseado em um livro escrito por um Capitão da PM” Podia ter citado que era o Matar ou morrer, do Cap Conte Lopes, único oficial da pm promovido 2vezes por bravura…

  • Señora Castillo comentou:

    “Bom, o que falar do filme Rota?
    Baseado no Livro “Matar ou Morrer” de Conte Lopes ex-capitão da Rota e atual Deputado Estadual de São Paulo, é um filme de baixa produção com atores que não souberam dar a emoção necessária. O roteiro é ruim, gira em torno de dois bandidos que vieram do Rio de Janeiro, mas não segue uma linha lógica, falta diálogos pois as frases resumem em : Caralho, Porra, Tá tirando? Aqui é a Boca do Dragão, Caralho, caralho e caralho……
    O filme já começa com um erro Crucial, são dois bandidos que estão fugindo de um Morro do Rio de Janeiro por homicídio, vê-se claramente que não se trata de uma favela do Rio de janeiro foi gravado em qualquer beco periférico de São Paulo, quem conhece a capital sabe do que falo a imagem periférica da cidade tem um esteriótipo e foi com este esteriótipo que tentaram fazer de conta que é um cenário da cidade do Rio. Segundo erro, os dois bandidos não tinham sotaque de carioca, um dos bandidos era do Ceará e tão pouco este quanto Vadão o bandido carioca tinham seus respectivos trejeitos de falar, sem esquecer é claro que todas as gírias usadas por ambos eram paulistanas.Terceiro fica totalmente vago quem foi morto no tal morro carioca e qual dos dois personagens matou esta terceira pessoa, bom mas isto ficou esclarecido quando chegaram numa favela de São Paulo em uma quebrada chamada “Boca do Dragão” a qual ambos foram pedir estadia para o dono da bocada, conhecido como Alemão, que já conhecia Vadão porque certa vez também pedira arrego no Rio quando em apuros. O Cearense para ficar na bocada teve que explicar a sua história, ai fica claro o homicídio contra a esposa que o traia. Vadão dedurou e “Ceará” matou (Digo Ceará porque não recordo o nome do personagem).Começam então todos os bandidos reunidos a cometer crimes. Não pude deixar de perceber que em quase todos crimes ocorriam estupro, e que em todas as ruas de São Paulo havia uma ocorrência, é claro São Paulo é uma cidade com alta periculosidade para um civil, mas da maneira que demonstram dá a entender que se saíres porta a fora na capital serás logicamente vítima de alguma ocorrência barbara; o que não é fato. Li alguns comentários e estes informam que o ocorrido interpretado na película datam entre 1.992 a 1.994, porem não existe nenhuma informação de quando ocorreu o fato durante o filme.
    Minha crítica não consiste na comparação entre o filme Tropa de Elite e Rota, já que Tropa de Elite é um filme que custou muito mais que o filme da Rota, menos ainda para comparar a qualificação entre as duas corporações. Embora a frase inicial da narração do filme Rota faça uma comparação indireta entre o eles e o Bope.
    Mas enfim, sou da opinião que vale a pena ver o filme para conhecer antes de criticar, até mesmo porque o Brasileiro dá maior importância aos filmes estrangeiros em especifico os do Norte da América, que muitas vezes é tão ruim quanto. Se for para gastar assistindo um filme ruim, que seja ao menos nacional, afinal estaremos ajudando o Cinema Brasileiro e não aqueles que já tem recursos suficientes para fazer muito efeito e pouca história.”

  • Pamela comentou:

    gostei muito do filme,pois fala da realidade. Gostei mais ainda do ator Mauricio Bonatti ele é LIDOOOOOO!!!!!!!

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.