Divulgação: livro de reservista da PMMG

Recebi um e-mail de um oficial da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, divulgando um livro escrito por ele, e desde logo aceitei ajudar divulgando aqui no Caso de Polícia.

Claro que é difícil escrever sobre algo que não conhecemos, no caso um livro que não li, então sem chances de fazer uma resenha. Contudo, creio que o assunto abordado é deveras importante.

Cobrar uma boa prestação de segurança pública, dever do Estado, todos já fazem, nem que seja reclamando de maneira estéril e despreocupada. Mas poucos são os que cuidam de sua própria segurança, ou da de seu próximo. A frieza, o descaso e a falta de respeito com outras pessoas é marca característica da sociedade brasileira, que não olha para o próprio umbigo antes de atirar pedras por aí. Segurança Pública é dever do Estado mas também é responsabilidade de TODOS.

Muitas empresas já se preocupam com o tema. A multinacional onde minha “senhõra” trabalha volta e meia tem palestras sobre o tema.

livro segurança privadaBom, reproduzo as informações sobre o livro, cujo título é ” Manual de Gestão de Segurança em Empresas, Estatais e Comunidades “. O preço do livro direto na editora é de R$ 49,00.

Autor: Cícero Moteran Ramos – 57 anos; especialista em segurança privada, oficial reservista da PMMG, engenheiro e professor de segurança corporativa.

Objetivo: Disseminar conhecimento da ciência e da doutrina da segurança privada buscando melhoria na ambiência da segurança geral, evitando riscos e prejuízos pela não disponibilização ou pela sua alocação equivocada.

Capítulos temáticos:
Evolução crítica da segurança; segurança pública; taxa de segurança pública; poder de polícia; segurança privada; armas de fogo; armas não letais; vigilância patrimonial; guarda municipal; segurança empresarial (corporativa); correlação entre investimento e ganho de segurança; segurança eletrônica; videomonitoramento; vigilância comunitária.

Resumo: O livro contempla, de forma didática e pioneira, a interação entre segurança pública e segurança privada, a partir do estudo evolutivo das duas famílias, analisando cada ramo específico da seg. privada quanto a dimensão, interações, atribuições e fronteiras, desde o vigia até o videomonitoramento.
Com total embasamento técnico e jurídico o livro conceitua cada segmento da segurança de forma a consolidar conhecimentos e tornar fácil a resposta a algumas perguntas, tais como: Guarda municipal é segurança pública? Qual a diferença entre vigia, porteiro e vigilante? Podemos contratar um vigia de rua? O videomonitoramento agride os direitos individuais constitucionais? Pode o policial exercer a segurança privada? Arma não letal é mais dissuasiva que a arma de fogo? De quem é a responsabilidade pela segurança na empresa? Qual o valor do investimento para se ter segurança? De quem é a responsabilidade pela segurança privada? Todas as seguranças se convergem para uma única? A segurança privada é maior, ou menor que a segurança pública nos países com melhor ambiente de segurança? Todos os ramos da segurança convergem para uma só?

Contato: Editora Armazém de Idéias: Rua Martin de Carvalho 671, Belo Horizonte – MG. Tel 31-3291.0411
E-mails: armazém@gold.com.br ou portadolivro@yahoo.com.br

4 ideias sobre “Divulgação: livro de reservista da PMMG

  1. Sou supervisor vigilante. Não só trabalhei com o Prof. Cícero quanto fui convidado a criticar trechos do livro que ele escrevia ao longo de 2005 a 2007.

    O livro analisa a amplitude, direitos e deveres de cada segmento na segurança pública e privada e, consequentemente, do cidadão, das comunidades e da empresa, perante esta mesma segurança.

    No caso da empresa o livro praticamente lança a doutrina da segurança corporativa.

    Posso assegurar que é um compêndio imprescindível aos estudantes e profissionais das áreas de administração, direito e segurança; bem como, aos gestores de empresas públicas, privadas, condomínios, shoppings e demais conglomerados industriais/comerciais.

    Creio que o livro seja indigesto para quem não tenha correlação com a administração ou gestão de pessoas na área de segurança.

    Vale a pena; como vale.

  2. Pingback: Dica de livro | BLOG DA SEGURANÇA PÚBLICA

  3. ANTÔNIO EUGÊNIO QUADRA

    Rua do Encontro 149
    São José – Belo Horizonte
    CEP 30.820-150
    Telefone: 34169083/93053307

    Formação Escolar:
    – Ensino Médio Completo

    Habilidades Profissional:
    – Curso de Vigilantes postulado.

    Experiência Profissional:
    – Segurança Tratex S/A
    Período: 10/09/1990 a 01/06/1998
    Função: Vigilante
    – Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais
    Período: 04/07/2000 a 23/10/2005.
    Função: Agente de Segurança Penitenciário
    – Condomínio do Edifício Point Office Tower
    Período: 10/02/2006 a 26/03/2006
    13/09/2007 a 31/03/2008
    Função: Porteiro
    – Arizona Assessoria Empresarial e Serviços Técnicos Ltda
    Período: 20/01/2007 a 26/03/2007
    Função: Porteiro

    Apresentação Pessoal:

    Apresento-me à vaga necessária desta Empresa, uma vez que tenho experiência na área de Segurança, trabalhando em empresas de grande porte como as acima mencionadas. Tenho facilidade de trabalhar em equipe.
    Desenvolvo-me sem embaraço nas atividades designadas, me expressando verbalmente bem.
    Certo da análise de meu currículo e esperança de uma entrevista pessoal onde poderão me conhecer e me avaliar melhor, desde já agradeço.

    Antônio Eugênio Quadra

  4. Olá caros professores, tudo bem.
    Eu sou Técnico do Poder Judiciário do Maranhão, mas também sou instrutor de Segurança Privada, onde já atuo desde 1998, pois também fui militar das Forças Armadas de 94 a 98 (3º Sgt Inf Sl).
    Pois bem, ocorre que atualmente foram introduzidas as matérias Gerenciamento de Crise, Armas não Letais, Segurança de Grandes Eventos e Relações Humanas no Trabalho dentre outas, na grade curricular dos vigilantes, conforme consta a Portaria 3233/12 – DG/DPF, porém todas as literaturas que encontro tratam do assunto voltado a policiais, não tento até o momento nenhum material didático voltado à Segurança Privada em específico. (http://www.dpf.gov.br/servicos/seguranca-privada/legislacao-normas-e-orientacoes/portarias/PORTARIA%203233-2012.pdf/view)
    Gostaria então de solicitar ao senhor, caso seja possível e o interesse, buscar confeccionar algo do tipo. Um manual ou livro direcionando tais matérias para os cursos de vigilantes, conforme constam as matérias previstas na portaria supracitada.
    Eu conto com a sua colaboração, e desde já o agradeço.
    Um abraço e fique sob a graça de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *