Concurso Polícia Civil 2008

Tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre o concurso para a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que deverá ocorrer no corrente ano de 2008. Desta forma, pretendo informar aqui tudo que sei sobre o andamento do certame.

carteira policial civil rio de janeiroObserve-se que até a presente data o Edital ainda não foi divulgado pelo Governo do Estado, e por isso as informações são não-oficiais, mas já servem para matar a angústia e ansiedade de quem almeja tornar-se policial civil.

Devem abrir vagas para Inspetor de Polícia, Oficial de Cartório Policial, Papiloscopista Policial e Técnico de Necrópsia Policial.

Quanto ao salário e número de vagas, a previsão é a seguinte:

  • Inspetor de Polícia de 6ª Classe: 500 vagas, ensino superior completo em qualquer área, salário bruto R$2.052,51 (líquido, no bolso, fica em torno de R$1.250,00 mais ou menos).
  • Oficial de Cartório Policial de 6ª Classe: 300 vagas, ensino superior completo em qualquer área, salário bruto R$2.052,51.
  • Papiloscopista Policial de 3ª Classe: 50 vagas, ensino superior completo em qualquer área, salário bruto R$2.326,14.
  • Técnico de Necropsia Policial de 3ª Classe: 50 vagas, ensino médio completo, salário bruto R$1.361,28.

Quase todos os cargos terão como exigência o 3º grau de ensino. Apenas Técnico de Necrópsia é nível 2º grau.

Não haverá concurso para Investigador Policial, que também é cargo de nível 2º grau, já que o último concurso para o cargo, realizado em 2005, ainda está em andamento, e sua conclusão deve demorar, pois, além de ações judiciais, o mesmo é ainda alvo de uma ação civil pública, promovida pelo Ministério Público/RJ.

Matérias das provas para cada cargo:

Para Inspetor de Polícia, Oficial de Cartório, e Papiloscopista:

  • Português
  • Informática
  • Direito Penal
  • Leis Penais Especiais
  • Direito Processual Penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo (inclusive Estatuto do Policial Civil – Decretos 218/75 e 3.044/80)

Para Técnico Policial de Necropsia:

  • Português
  • Informática
  • Anatomia e Fisiologia Humanas

Isso é o que disponho de informação até o momento. Oficial e definitivo só com a publicação do Edital. Enquanto isso, quem pretende passar, estude bastante, pois o concurso promete ser muito concorrido, ainda mais depois da febre provocada pelo filme Tropa de Elite. Aproveite as provas de concursos anteriores disponíveis para download para pegar intimidade com a matéria cobrada.

Espero poder contar com novos bons colegas de trabalho, dispostos a agir diferente do que a maioria que entra costuma fazer. Entre para ajudar a fazer a diferença.

Acompanhe o andamento pelo site oficial da PCERJ, e boa sorte!

ATENÇÃO! Os comentário neste post foram encerrados. Para comentar ou fazer perguntas sobre o concurso, acesse este post: Perguntas e Respostas sobre o concurso da Polícia Civil do Rio. Obrigado!

Adicionar ao Ueba Adicionar ao del.icio.us Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs Adicionar ao Technorati Adicionar ao Linkk Adicionar ao Rec6

699 comentários ↓

#1 Roger em 17/01/08

Com a nova lei orgânica nacional sendo discutida, nenhum governo quer apostar fazer um concurso agora para depois de realizado as regras mudarem. Em São Paulo, o último concurso para investigador exigiu-se ensino superior. Quando os candidatos já estavam na academia, o governador conseguiu derrubar a exigência para segundo grau. E agora os investigadores daquele concurso só esperam passar os três anos de estágio probatório para ingressar na justiça com ações, obrigando o reconhecimento do terceiro grau para eles, o que é de todo direito. Uma briga boa.

#2 Lima PC em 17/01/08

Boa tarde a todos.
Em 2008 os concursos vão sair para todas as áreas, talvés eu disse talvés tenha provas p/área administrativa, contudo sem o porte de arma, equivalante ao da Pol. Federal, só não está previsto para Investigador de Pol. Pq muitos candidatos entraram c/recursos e acabou travando a 1ª convocação, que pelo tempo já estariam ralando e colaborando para o bom andamento do serviço. Porém é bom ficar atento, estudando e se preparando fisicamente, pq quem tem curso superior (3º grau), ou está no último período, a hora é esta.
A Polícia Civil vem desenvolvendo um ótimo trabalho e seu campo de atuação, conforme observações vindas do próprio Secrt. de Seg. Pública, Dr. Beltame.
Portanto seja bem vindo(a) p/quadro 1 da Pol. Civil RJ, sendo Servidor Público Estadual > Estatutário.
E boa sorte.

#3 Desanimado em 17/01/08

Cara, não faz isso não…. divulgar o salário…..Assim vamos acabar sendo sequestrados..rsrsrsrsrs. Brincadeira, É CLARO.

#4 Eduardo/RJ em 17/01/08

Roger: são tantos os interesses políticos. Que a briga seja de fato boa, e que os policiais sejam vitoriosos contra os “esqueminhas” dos políticos hehe

Lima: não ouvi nada sobre concurso para área administrativa, nem sabia que pretendiam criar uma. Se for isso mesmo, é um passo à frente.

Desanimado: é mesmo, dei mole. Mas, só um pedaço de papel na carteira escrito “Polícia” já é motivo para sermos seqüestrados. Só que ninguém vai pedir resgate hehe

#5 Viviane Marinho/Itaboraí em 18/01/08

Agora é minha vez. Estava fazendo enfermagem na Unisuam mais decidi mudar de curso. Com as matérias que eram dadas na faculdade e os livros que possuo não vou parar, vou passar nesse concurso e ser da turma!

#6 fabiano em 18/01/08

EU SOUBE. KI A PROVA DA POLICIA O CANDITO SO PRECISAR TER A MAIOR IDADE ISSU E VERDADE??

A NIVEL DI DETETIVE INVESTIGADOR. PRECISA DI NIVEL SUPERIOR MSM ? OBRIGADO PELA ATENCAO..

#7 Eduardo/RJ em 18/01/08

Viviane: com certeza suas chances são grandes! Dê uma boa estudada em português, e com o conhecimento que você tem nas outras áreas já sai na vantagem em relação a quem vai aprender só agora.

Quanto à parte de informática, aconselho a todos para “administrar o resultado”, ao menos se for igual aos últimos concursos, principalmente o de Investigador que está sub judice. As questões de informática são absurdamente difíceis e totalmente fora da realidade do homem médio. Inclusive o nível de conhecimento que se cobra (hardware) não servirá para absolutamente NADA na função a ser exercida.

Fabiano: A idade mínima é 18 anos. Mas além da idade mínima tem que saber bastante Direito e principalmente, acima de tudo, ter conhecimento de língua portuguesa. Aquela falada e escrita no Brasil.

#8 rodrigo em 19/01/08

Gostaria de saber se as matérias de técnico de necropsia são português, informática e anatomia e filosofia humana.

Informática ta tranq… sou formado em técnico e tenho certificações de Microsoft e trabalho na área só queria confirma português e anatomia e filosofia humana .. abraços e boa sorte

#9 Eduardo/RJ em 19/01/08

Poxa amigo, está lá no post:
“Para Técnico Policial de Necropsia:

* Português
* Informática
* Anatomia e Fisiologia Humanas”

Quanto à parte de informática, dê uma lida na prova do último concurso (Investigador 2005) para ter uma noção do que é cobrado. Pedem conhecimentos em hardware que mesmo quem é fera em software pode não dominar. Analise a melhor forma de se preparar. Afinal, “o que abunda não prejudica”, então estude mesmo ;)

#10 Regina em 19/01/08

Quero saber se precisa ter uma altura mínima para fazer a prova da polici civil?

#11 Laís em 21/01/08

Para mulheres, a idade mínima para a prova também é 18 anos ou é 21?

#12 Gezivaldo Nogueira em 21/01/08

maioria das vagas de PC tem que ter o nivel superior … devemos rever este conceito.

#13 Eduardo/RJ em 21/01/08

18 anos para homem ou mulher. As vagas são disputadas independentemente do sexo do candidato. Não se preocupe com altura mínima, normalmente essa cobrança é para concursos de instituições militares.

#14 rafael em 22/01/08

me falaram que a prova de investigador agora
tem que ter o nivel suprior
queria saber se e verdade
e sobre a carteira de abilitaçao qual e categoria

#15 Eduardo/RJ em 22/01/08

Sim, é necessário que seja habilitado no mínimo na categoria “B” (permite dirigir carros). Quem não tem habilitação ainda é bom correr para não ter problemas depois.

Investigador continua sendo nível 2º grau, mas não vai abrir concurso para este cargo por enquanto.

#16 isaack muffarregge em 22/01/08

tenho 18 anos terminei a escola agora.sendo assim poderia apenas me candidatar ao cargo de
técnico de necropsia,porém tenho vontade mesmo é de ser agente.gostaria de saber se caso eu conseguisse passar para auxiliar de necropsia teria como eu tentar virar agente por outro modo q não fosse um concurso q nem esse q vai abrir.por acaso há algum concurso interno para quem ja é da policia civil?

#17 Eduardo/RJ em 22/01/08

Antonio: não há data oficial ainda.

Isaack: impossível. A Constituição proíbe. O preenchimento de vagas se dá por concurso público, aberto a todos. Ou faz esse ou aguarda o próximo para Investigador, que talvez demore um pouco infelizmente…

#18 RENATA em 23/01/08

GOSTARIA DE SABER SE PARA FAZER O CONCURSO DE INSPETOR E NECESSARIO TER CONCLUIDO O NIVEL SUPERIOR NA DATA DE INSCRIÇÃO OU APENAS QUANDO FOR CONVOCADO??? POIS GOSTARIA DE FAZER MAS SO VOU TERMINAR MINHA FACUL. EM JULHO DE 2009

#19 Eduardo/RJ em 23/01/08

Será necessário apresentar o certificado de conclusão de ensino superior somente quando da convocação para cursar a Academia de Polícia, se aprovado nas etapas anteriores do concurso.

Mas julho de 2009 está bem longe, provavelmente até lá você já seria convocada. Poderia tentar enrolar com um Mandado de Segurança, mas atualmente não cola mais e a jurisprudência te derruba. No mínimo, faz o concurso só para ter experiência, pode acreditar que ajuda para os próximos, já saber o estilo de prova.

#20 adilson manoel da silva em 24/01/08

quero saber sobre concurso da policia civil do rio de janeiro para o ano de 2008 para tec de necropsia.

#21 Phelipe Marinho em 24/01/08

meu amigo, vou me candidatar a vaga de técnico de necropsia, poderia me informar se essa classe tem porte de arma..? obrigado

#22 danielle em 25/01/08

Esta muito dificil estudar, pois o concurso para inspetor deixou de ser nivel médio para ser nivel superior, o que nos deixa sem uma direção em relação ao conteúdo programático… gostaria MUITO de dar inicio aos meus estudos mas HOJE não vejo por onde me orientar.
Se alguem souber por onde começar e puder dar a dica, eu agradeço MUITO!!!!
Sds, Dani Mello

#23 JC em 25/01/08

Bom que esta para abrir este concurso, mas só achei baixo o nº de vagas, pois a segurança pública esta desfalcada, acredito que o contingente deva ser maior, espero passar nesta prova.
Aproveito para perguntar em qual matéria devo dar mais ênfase nos estudos?

#24 Eduardo/RJ em 25/01/08

Leandro: pode fazer a prova a título de experiência, só não poderá, obviamente, cumprir as etapas posteriores em caso de aprovação.

Adilson: é disso que fala o texto lá em cima.

Phelipe: é um cargo policial, o porte de arma é inerente à função. Sim.

Tauan: não há problemas em tatuagens, normalmente criavam-se entraves em instituições militares. Não é o caso, pode tatuado, cabelo cumprido, etc.

Aline: Perito só 3º grau, para as áreas periciais referentes à formação profissional.

Felipe: no ano de 2008.

Gama: talvez você não esteja colocando a senha de acesso. LEIA AQUI que está bem explicado.

Danielle: só tem como saber com o lançamento do edital, mas as matérias cobradas serão as mesmas dos concursos anteriores. Vá estudando conforme os tópicos dos editais do último concurso para Inspetor/OCP. O máximo que vai acontecer é ficar mais difícil (o que duvido, já que o nível da prova já está bastante alto).

JC: com certeza, se o concurso fosse para suprir 5 mil vagas seria insuficiente ainda. A minha turma, que tinha 1500 pessoas, deve ter hoje umas 800, o resto passou pra Juiz, Promotor, Delpol, Fiscal, etc.

Acho que tem que ficar afiado em Português, e depois as matérias com mais questões costumam ser Penal e Processo Penal. Na verdade, dê ênfase em tudo, menos informática porque pelo que eles pedem vai ser perda de tempo, o negócio é só fazer o mínimo de acertos em informática e pntuar bem no resto.

#25 Ivo em 25/01/08

Boa Noite a todos; fiz o último concurso para Investigador e é verdade foi cobrada na segunda prova (pois a primeira foi anulada) um conhecimento totalmente absurdo de informática, tão absurdo que professores de cursinhos preparatórios não conseguiram resolver. Foi preciso nomear um períto Dr. em informática para dirimir dúvidas mas mesmo assim ainda não há nada definitivo no processo, são milhares de ações.
Será que não existe a possibilidade de reversão de um dos cargos de 3o.grau para segundo ??? Nós que temos apenas o segundo grau estamos sendo definitivamente excluidos destas oportunidades ???

#26 Eduardo/RJ em 26/01/08

É, acho que o último concurso no qual a parte de informática não estava absurda foi o de Inspetor/OCP de 2001. Estava difícil, mas as paerguntas eram sobre windows e pouca coisa de hardware. A de Investigador 2005 foi totalmente absurda.

Acho que a escolha de 3º grau não tem volta. Eu sofri o mesmo com a Polícia Federal, estava me preparando e na época não tinha o 3º grau, daí passou para 3º, tive que desistir e partir pra outra.

#27 Ivo em 26/01/08

Até concordo que devido a grande procura os concursos públicos de hoje tornaram-se mais difíceis, mas daí a cobrar no edital uma matéria e na hora da prova pedir um conhecimento da matéria que não conseguiu se identificar em hora nenhuma no edital é covardia demais com quem estudou.
Veja que não estamos entrando no mérito de fácil ou difícil; pelo menos cinco questões das dez não faziam parte do referido edital ou seja não havia como, a não ser no chute. E ainda temos que provar judicialmente que estamos certos… aí é demais.

#28 Sara em 26/01/08

E a prova de capacitação física para investigador?O que você sugere como treinamento?

#29 Marcelo Silva em 28/01/08

Eduardo, após aprovação em concurso, curso na Acadepol etc, qual o procedimento para a definição da delegacia aonde o novo policial irá trabalhar?

#30 Eduardo/RJ em 29/01/08

Sara: são provas de corrida basicamente, então o básico é treinar umas caminhadas e depois corrida mesmo em volta do quarteirão ou ciclovias. Você me deu uma boa idéia para um post, vamos falar sobre preparação física.

Aline: não sei de nada ainda. Quanto a ser mais tranquilo, tanto na PC quanto na PM tem lugar para “se esconder” e não trabalhar na atividade fim. Infelizmente.

Rafael: pode fazer os cursos de capacitação operacional, mas ser lotado na CORE já é outra história…

Ueverton: a idade? Da PCERJ? este ano completa 200 anos. Não vai haver concurso para “espetor”, mas vai ter para Inspetor de Polícia ;)

Rogeria: sim, haverá prova de capacidade física. As atribuições são muitas para descrever aqui, dê uma lida no estatuto do policial civil.

Marcelo: normalmente você indica 3 DPs onde gostaria de ser lotado no fim do curso. Porém nunca vi estas opções serem respeitadas. Basicamente é tudo político, se você tiver um bom padrinho, trabalha onde quer. Na minha primeira lotação fui designmado para 250Km longe de casa, e lá fiquei por 3 anos até conseguir vir para a capital… fazer o que, o concurso é para o Estado, ossos do ofício.

#31 terezinha em 30/01/08

Passei no último concurso para investigador e discordo que tenha sido sorte . Anteriormente havia sido desclassificada em concursos justamente por desconhecimento de tal matéria. Minha atitude foi me matricular em um intensivo preparatório para concursos na área de informática e frequentava aulas todos os dias de 7 as 8 hs da manhã que era o meu único horário disponível. Veio a prova e de cara consegui fazer os 5 pontos. Sendo que após as questões anuladas já fiquei com 7 pontos em informática. Acredito que qualquer um que se dedique consiga o mesmo. Garanto que é mais fácil do que tentar derrubar quem está lutando com armas limpas como dedicação, esforço e empenho na obtenção de seus objetivos.

#32 newton em 30/01/08

Irmão,

Sei que o Policial encontra-se em serviço 24hs por dia, mesmo não estando de plantão.
Minha curiosidade é saber como fica o porte de arma em caso de viagem interestadual, em especial viagem de avião? Obrigado!

#33 Richard em 30/01/08

Tecnico policial de necropsia, po vou tentar esta prova queria investigador mais o concurso para investigador deu maior problema e esta em aberto até hoje.estava estudando um monte de matérias de Direito vai cair anatomia e fisiologia Humanas.

#34 Deco/MG em 30/01/08

Um abraço aos colegas de preto.
Quero começar falando a respeito da exigência do nível superior no concurso da PCERJ.
Fico feliz cada vez que fico sabendo que um concurso da área de segurança pública teve o nível de escolaridade elevado. Gostaria imensamente que isso ocorresse aqui em Minas Gerais.
Acredito que a exigência não tem o objetivo de excluir pessoas, mas sim selecionar candidatos mais capacitados. Isso não quer dizer que vamos ter uma Polícia mais honesta, visto que caráter não se adquire com diplomas, mas é fato que, não somente as corporações policiais como todo o nosso país grande e bobo só vão se desenvolver através da escola.
Baixar o nível de escolaridade em concursos é um retrocesso. Apenas com a melhora na qualidade dos serviços prestados teremos subsídios para reivindicar nossa devida valorização.
Pensem, prováveis policiais, que sem essa valorização, serão vocês os próximos pedindo exoneração em busca de uma vida melhor.

#35 Frederico em 31/01/08

Tenho 18 anos (março), e estou fazendo o 3º ano do segundo grau (hoje em 2008), supostamente eu faço a prova de tec. policial de necropsia e sou aprovado, certamente não estarei trabalhando na função no ato da aprovação( eu acho né, porque deve haver um preparamento antes, sei la), vamos imaginar que em 2009 sou selecionado, ai ja vou ter concluido o 2º grau, ai eu começo a trabalhar na area.
É possivel que issu aconteça?
Tambem queria saber da senha que as provas “Salmao3″ e “Verde4″ e tambem a senha do gabarito?( que consegui pela internet mas não me lembro o site) (se for possivel é claro e se sou autorizado a ter esta senha).
Obrigado por tudo.
Aguardo a resposta!

#36 Eduardo/RJ em 31/01/08

Terezinha: concordo contigo, o mérito é todo seu. Apenas comentei que o nível exigido na parte de informática é desnecessário e cruel. E acho ótimo seu esforço para alcançar o objetivo, serás uma servidora eficiente certamente, essa qualidade falta em muitos que já o são.

Newton: isso depende de muitos fatores, o assunto é extenso. Que tal abrirmos um novo post para falar só disso? Vou começar a reunir material.

Deco: meu ponto de vista é o mesmo que o seu ;)

Frederico: você terá que ter concluído até a data em que for chamado para a ACADEPOL.

Quanto à senha para acesso das provas de concurso anterior é “casodepolicia”, tudo junto e sem as aspas. Mas acho que você se enganou de site, porque não faço idéia do que seja essa tal prova Salmao3 e Verde4…

#37 Aline Freitas em 31/01/08

Obrigada Eduardo, gostaria q assim q vc souber algo sobre isto poste aqui, estárei sempre de olho nas postagem, agradeço.

#38 Beatriz em 31/01/08

Há necessidade da carteira de motorista para fazer a prova de Técnico em Necropsia?

#39 JC em 31/01/08

Concordo com o Deco/MG, e digo mais acho que os salários deveriam ser melhores, uma vez que vocês colocam a vida a disposição, isso pela sociedade, acho o salário fraco uma vez que se exige 3º grau para poder concorrer as vagas, que repito acho serem poucas. Tenho me empenhado em meus estudos e espero que não aconteça o que houve na última prova para investigador/RJ onde melou a 1ª prova por ter vazado gabarito. Isso para quem está dentro do estresse e ansiedade causados pelos preparativos anteriores a prova funciona como uma geladeira que cai sobre nossas cabeças.
Grande abraço.

#40 newton em 31/01/08

obrigado irmão pela resposta pertinente ao porte de arma no caso de viagens interestaduais, pois sei que o tema é muito controverso. Não esquenta não!
Uma outra questão sem querer incomodar é sobre o plantão de 24/48 ou 72h, nãosei.Vou fazer esse próximo concurso para Oficial de Cartório, embora preferisse o de Inspetor, entretanto, acho que já estou meio coroa para a função ( 49 ). gostaria de saber, se os plantões são rígidos no horário, pois dou aula de artes marciais durante a semana e gostaria de saber se tem como adequar isso, pois tenho certeza que vou passar. Obrigado mais uma vez!

#41 Eduardo/RJ em 31/01/08

Aline: se eu tiver informações sempre postarei aqui tão logo me seja possível ;)

Beatriz: sim, para todos os cargos policiais.

JC: o efetivo está tão absurdamente baixo que 10 mil vagas abertas não seria exagero! De igual forma espero não haver margem para polêmica neste novo concurso, estamos precisando urgente de novos colegas de trabalho, a maioria das distritais estão com pelo ao menos 50% de falta de efetivo.

Newton: o assunto do porte de arma vou reunir a legislação para colocar no post.

Quanto à escala de plantão, não se preocupe, tanto na PCERJ quanto na PMERJ o esquema de serviço é dividido de maneira que o policial possa trabalhar em um segundo e até terceiro emprego, e por isso não precisa pagar bem, apesar de sacrificar a qualidade do serviço… resumindo, é plenamente viável manter outras atividades, principalmente ministrar aulas, já que nem em ilegalidade administrativa você incorre.

#42 Beatriz em 01/02/08

Olá Eduardo!Será que ser a provisória,pois ainda não tenho a carteira definitiva?

#43 Julio Cesar em 01/02/08

Bem Pessoal!!!A Folha Dirigida estava anunciando que no dia 01/02 seria escolhida a Banca Examinadora. Tudo leva a crer que será a Cesgranrio. Porém, pode ser que por uma série de motivos não seja essa a escolhida.

#44 Eduardo/RJ em 03/02/08

Beatriz: sim, a provisória é válida.

Julio: estamos esperando pra ver quem vai organizar o concurso, não foi divulgado oficialmente ainda.

João: se você tiver concluído a faculdade quando for convocado para a ACADEPOL pode entrar nos cargos de 3º grau. Senão só Téc. mesmo.

#45 newton em 04/02/08

Fala irmão!
Tenho acompanhado os debates promovidos pelo seu site e confesso que gostei bastante ( corporativismos a parte, assim como comentários jocosos ).Me permita só um breve comentário. Eu venho de uma época de grilhões institucionais, de um regime autoritário e ditador, sem uma Constituição promulgada e sim outorgada. E penso que daí é que vem todos os nossos problemas sociais. A turma dos anos 70, seja policial ou não, ainda não se adaptou plenamente a esse maravilhoso regime de liberdades que é a democracia, e isso gera um tremendo desconforto a todos. o Estado de uma maneira geral, ainda está muito tímido nesse preceito democrático e incorre em erros gravíssimos no trato social. seja o agente político, quando não busca meios de melhor repor perdas salariais aos interessados; seja o servidor público que limita-se, as vezes, em vielas de condutas desesperadas.Mas isso vai passar e a esperança reside exatamente em voces que tem iniciativa no trato com a democracia, como você faz aqui . Vou fazer o próximo concurso, seja para Inspetor, seja para Delegado, e espero , caso logre êxito no certame, encontrar vários de voces, com visões futuristas de liberdades democráticas.
Parabéns!

#46 Almir em 04/02/08

Gostaria de saber quais são os padrões para a qualificação como apto no exame médico para a prova de delegado,pois o edital do ultimo concurso realizado não especifica isso.
Tenho um problema auditivo e já fui eliminado de concursos militares por causa disso,gostaria de saber se corro esse risco tambem com a policia.
obrigado

#47 newton em 05/02/08

amigo,
Você comenta no post que o salário bruto é de cr$ 2052,51 brutos e o líquido , mais ou menos cr$ 1250,00.
Que tantos descontos são esses que fazem um abatimento de cr$ 800,00? É verdadeiro que tem um abono para quem trabalha em Delegacia Legal? E se for mesmo, por qual motivo?
abraço.

#48 Eduardo/RJ em 06/02/08

Newton: e acho que você vai vir para somar. Anseio por mudanças!
O negócio do salário divulgado é maldade da imprensa especializada. Eles somam por exemplo o que você disse, da gratificação da DP Legal, mas nem todos ganham isso. Além do mais, gratificação o governo retira a hora que quiser. Não é salário. Descontamos imposto de renda na fonte e 11% a menos também para o Rio Previdência.

Almir: não sei, vou pesquisar. Ainda não prestei concurso para Delpol.

Washington: impossível prever, podem ser meses ou anos. Complicado.

Paulo Roberto: Téc. de Necrópsia trabalha no IML. Os que estão em DPs comuns ali estão por força política, uma coisa que deveria não existir.

#49 Gabriel Sólia em 06/02/08

Gostaria de saber ao certo quanto é o salário de um técnico em necropcia exercendo.

#50 Pedro em 07/02/08

vcs sabem quando vai ser aberto concurso para investigador com ensino médio, e se esse cargo passará a ser só para quem tiver ensino superior?

#51 FABIANO em 07/02/08

GOSTARIA DE SABER QUEM FOR TÉCNICO DE NECROPSIA PODERAR FAZER O CURSO DA CORE?

#52 ANA PAULA em 08/02/08

Vou fazer a prova para oficial de cartório, mas ainda não tenho carteira de motorista , preciso ter a CNH antes da convocação ?:?

#53 paula em 08/02/08

Conclui a faculdade agora e irei fazer a prova de oficial de cartório , porém ainda não tenho carteira de motorista (estou na auto escola e farei a prova teórica no próximo mês ). Tem algum problema ? Terei que possui a CNH antes de ser convocada ? Obrigada desde já. Abrçs :)

#54 Leonardo em 09/02/08

Li o Manual do Candidato e não há nada descrito quanto à exigência de carteira de motorista para o cargo de técnico de necropsia. De fato é um critério?

#55 Tiago Teixeira em 10/02/08

Olar! Gostaria de ter informações sobre o exame de saúde. Tipos de exames e os padrões para ser considerado apto. Para mim, torna-se inviável estudar sem conhecer esses critérios.

#56 Andressa Nunes em 11/02/08

Oi!
Gostaria de saber se na prova de aux. de necropsia , a parte de “Anatomia e Fisiologia Humana” é a nível de ensino médio ou superior?

Obrigada!

#57 Eduardo/RJ em 11/02/08

Fiz algumas alterações na página de download de provas porque estava muito pesada. Se você está com dificuldades para baixar os arquivos com as provas, leia este novo post explicando com uma imagem, que é fácil!

#58 Eduardo/RJ em 11/02/08

Cleide, não acho que exista, tem as especialidades de cada área (engenharia, química, etc)… o Perito junta o conhecimento em sua área de formação com conhecimentos jurídicos específicos de forma a poder responder os quesitos formulados pela Autoridade Policial (Delegado de Polícia).

#59 Sergio Brito em 12/02/08

Tenho uma dúvida, sobre o cargo Téc. em Necropsia, basta ter o ensino médio completo normal, ou tem que ser ensino médio técnico na área?
Pois só tenho o 2º grau normal, sem curso de expecialização.

#60 Eduardo/RJ em 12/02/08

Amigos, é requisito apenas o ensino médio (2º grau concluído), não requer especialização em nenhuma área técnica. Apenas para a prova será cobrado este tipo de conhecimento, mas todos podem concorrer em igualdade de condições.

O edital ainda será lançado, e quando o for comunicaremos aqui! ;)

#61 Eduardo/RJ em 13/02/08

Pessoal, a Polícia Civil é Estadual, então quem fizer o concurso pode trabalhar em qualquer município do Estado do Rio de Janeiro. Querendo e as vezes não querendo também.

Não há distinção entre homem e mulher, as vagas são disputadas entre todos.

O Edital já era pra ter sido lançado mas está atrasando. Consta que existe um lobby de um certo grupo para que o concurso seja de nível 2º grau e não de 3º, por razões obscuras que não convém levantar aqui. Mas deve sair em breve, e para 3º grau mesmo.

#62 Fabiano em 14/02/08

Olá.
Gostaria de saber se há algum tipo de problemas para a aprovação no concurso, para pessoas que possuam tatuagens. Eu tenho 1 no ante-braço e me arrependo até hoje. E qual o limite de idade para o ingresso?

Abraços.

#63 kelly mattos em 15/02/08

Bom dia!
Gostaria de saber se haverá prova para Delegado de Polícia ? Se não for para 2008, vc tem previsão para que ano o concurso ocorra?

#64 Leandro em 18/02/08

Fala ae Eduardo, realmente ta de parabéns o site!
Gostaria de tirar uma simples dúvida, creio q sejam de muitas pessoas aqui tb.
Qual seria a PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O INVESTIGADOR E O INSPETOR DA PC ? Quais seriam as principais funções, responsabilidades e tarefas do dia a dia bem na prática mesmo ?
Estou estudando para inspetor .. de investigador tenho uma noção claro .. mas gostaria de uma explicação sua a nivel de curiosidade mesmo.

Grande abraço!

#65 Diego Ricardo em 19/02/08

Alguem saberia me informar , qual a idadade maxima para entrar na policia cilvil como investigador ?

#66 Carlos Campos em 19/02/08

Prezado Senhores:
Gostaria de saber se já está previsto a Publicação do Edital do Concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro;, desde já, Muito Obrigado!

#67 Eduardo em 19/02/08

Não sei muitos dados sobre concurso para Peritos. Para não falar besteira vou perguntar à colegas da Perícia. Mas o melhor é ir estudando e auardar o edital.

Não foi ventilado nada sobre concurso para Delegado, apesar de haver grande carência de profissionais neste cargo.

O edital está previsto para o final deste mês, ou início do mês que vem. A informação é do Setor de Recrutamento da ACADEPOL, mas eles mesmos não têm uma posição definitiva. Aguardemos.

Tanto o técnico de necrópsia como todos os cargos policiais, é possível um segundo emprego LEGAL ministrando aulas. O resto é ilegal, mas por xemplo segurança privada movimenta bilhões anualmente no Rio. Imagine.

Diferença funcional entre Investigador e Inspetor? Na prática vem sendo nenhuma. Isso desde que os garotinhos bagunçaram tudo na PCERJ. Na teoria as funções são diferentes. Muitas informações para um comentário, melhor fazermor um novo post não? Me lembrem hehe

Desculpem a ausência e/ou demora na resposta, o ambiente está tumultuado por aqui… ;)

#68 Robson em 19/02/08

Olá, estou interessado em realizar o concurso da policia cívil na àrea de papiloscopista e queria um informação se abrirão vagas p/ deficientes físicos?

Obrigado!!!

#69 Marco em 19/02/08

Por favor uma informação:

Qual o exato trabalho do Papiloscopista?

#70 Ponta em 19/02/08

P.Q. nível superior? O serviço desenvolvido não necessita de nível superior. O nível superior só elitiza um concurso que não pode ser elitizado pela sua própria essência. É ilusão o fato de que nível sup. venha a aumentar o salário. Tem muita gente se virando, que considera bico a PCERJ, e o bico considera renda principal, tb. com esse salário…
A distorção é um delegado ganhar no mínimo quatro vezes mais que um agente, na PF tal diferença não chega a 2X e os peritos ganham igual a Del pol! Para desespero destes!

#71 Jéssica em 19/02/08

Gostaria de saber se o edital para Técnico de Necropsia ja saiu…acho q to procurando no lugar errado….
Sempre entro aqui p saber de alguma informacao sobre isso mas nao acho…
agradeco desde ja!!

#72 Eduardo/RJ em 19/02/08

Robson: acho que há reserva legal sim. Esperemos o edital para analisarmos tudo juntos.

Ponta: os Peritos estão subvalorizados, mas convenhamos que é compreensível já que a segurança pública no Rio jamais foi levada a sério. Temos que mudar, a polícia científica é de suprema importância, e enquanto não houver investimento SÉRIO, as investigações vão continuar como estão: sem comentários. VALORIZAÇÃO DA PERÍCIA JÁ!

Jéssica: apenas retransmitimos os dados que são fornecidos “off line”, notadamente antes da mídia. Espero o lançamento do edital, e espero mais ainda que quem está interessado estude antes mesmo do edital. Depois é correria, e já era. Respondendo, o edital não saiu.

#73 ROMUALDO S SALGADO em 20/02/08

ola
bom dia!!!!

ja foi divulgado em folha dirigida o concurso da plicia civil do rio de janeiro.
ja tem uma data definida.

#74 Diego Ricardo em 20/02/08

Alguem saberia me informar , qual a idadade maxima para entrar na policia cilvil como investigador ?

#75 Diego Ricardo em 20/02/08

Concurso da Santa Catarina !

#76 Luciano em 20/02/08

Primeiramente parabéns pelo site.
Eu estava lendo em um tópico da comunidade da PCSC e lá comentavam que o exame toxicológico custa aproximadamente R$600,00???
alguém me confirma esta informação ou desconfirma por favor…
grato!

#77 civil em 20/02/08

eu gostaria de fazer q prova de pm de 2008 do estado do rio de janeiro faço 18 ano no mes 10 desse ano sera q tem algum contra para isto kero seguir carreira
abraços a tds e tenha uma otima noite

#78 civil em 20/02/08

ja ia me esquecendo alguem poderia me falar o dia da escriçao ou o site de escriçao

#79 Diego Ricardo em 20/02/08

?

#80 Diego Ricardo em 20/02/08

Aguem poderia me INFORMAR ?

#81 joselene alves em 22/02/08

oi eu queria saber ate qual o limite de idade

pra fazer pra necropsia estou enteressada a fazer

obrigado por tudo tenha uma boa noite..

#82 vilma em 23/02/08

Gostaria de saber como obter a relação final de aprovados no concurso de 2002para Inspetor de Policia de 6a. Classe.

#83 vilma em 23/02/08

É possível saber se houve alguma promoção nessa turma de 2002? Tenho interesse pessoal por questão judicial. Grata.

#84 veronica de mello em 23/02/08

olá. gostaria de saber se posso fazer o concurso, e se passar no caso depois tirar a carteira de habilitação. obrigada

#85 Jackson Coelho/R.J em 23/02/08

Vou tentar Técnico Policial de Necropsia, e estou ancioso para saber o dia da prova, vou estudar e com serteza uma vaga e minha…

#86 vinicius pontes guilherme em 24/02/08

PRIMEIRAMENTE PARABENS PELO SITE. GOSTARIA DE SABER AO CERTO, QUANTO GANHA UM TÉCNICO DE NECROPSIA ATUALMENTE E SE EXISTE A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR EM REGIME DE PLANTÃO.OBRIGADO

#87 ANA em 25/02/08

Gostaria de saber se alguém sabe o que estudar para a prova de perito criminal e se haverá mesmo?? Obg

#88 Nissandro Ribeiro em 25/02/08

Olá pessoal! Estava navegando pela web e encontrei este super site. Poxa, não posso deixar de parabenizar os idealizadores do mesmo.
Meu nome é Nissandro, sou coordenador do curso Progressão de Marechal Hermes. Creio que alguns de Vocês já deve ter ouvido falar do curso, somos referências em aprovações em concursos militares. E a algum tempo, desde que assumi o cargo de coodenador, coloquei um propósito de fazer com que o curso seja também referência em concursos públicos.
Desta forma estou montando uma turma para preparar candidatos aos cargos de Inspetor de Polícia, Oficial de Cartório, Papiloscopista e Técnico de Necropsia. As aulas ocorrerão nos finais de semana e começarão no sábado (01/03) e irão até o domingo (11/05) para as turmas de nível superior, e sábado (01/03) e irão até o domingo (20/04) para as turmas de nível médio. Quem estiver interessado, envia um email para (nissandrosribeiro@hotmail.com) e fala comigo sobre maiores informações. Como tenho visto que a procura é grande, estou entrando em contato com a secretaria do curso. E indicando que todos os amigos do site ou pessoas que Vocês indicarem terão 35% de desconto no valor. Para evitar grandes filas na matrícula ou busca de informações, antes de ligar enviem um email a mim que eu peço para as atendentes do curso entrarem em contato.

Qualquer coisa, só chamar!

Desejo sorte a todos!

#89 Cristiane em 27/02/08

Um amigo me garantiu que já encerraram as inscrições para o concurso de 2008. Meu interesse é perícia.Isto procede???

#90 Paulo Martins em 27/02/08

Boa tarde a todos,

Senhores eu gostaria de saber se o salario aumenta ou se esses salários não sofrem alterações. Vamos usar como exemplo os concursos para nivel médio.
Os salarios estão em média R$2.500,00 , mas sofrem descontos agressivos e a possibilidade de não ter as gratificações… Novamente, os salarios não aumentam com especializações ou por tempo de carreira?

#91 juliana da silva carvalho em 27/02/08

ola…
tbm sou téc de enfermagem e quero saber sobre a matéria de Anatomia e Fisiologia Humanas ..!! Estou anciosa pela prova..

#92 juliana da silva carvalho em 27/02/08

tbm gostaria de ficar sabendo do dia da prova…será que alguém me manda pelo email….??

#93 Carvalho em 27/02/08

Olá gostaria de saber todos os requisitos para concurso PCERJ idade mínima e máxima, escolaridade mínima dentre as matérias e datas das próximas provas obrigado pela atenção.

#94 Eduardo em 27/02/08

Oi gostaria saber se em todos os estados do brasil as provas da policia civil pedem os mesmos assuntos e se tem como vcs me mandarem as provas que vcs posssuem pois tento baixar pelo site e não consigo

#95 natália em 28/02/08

olá,bom dia gostaria de saber quais os cargos para mulheres,e quando será o próximo concurso?

#96 Eduardo/RJ em 28/02/08

Todos os cargos são para homens e mulheres, em condições iguais (salvo o exame físico).

As demais questões virão respondidas no EDITAL do concurso quando for lançado… lembre-se, o Edital é a LEI DO CONCURSO, leiam com atenção.

#97 Tiago Teixeira em 29/02/08

Eduardo, você saberia dizer onde eu encontro informações sobre o exame de saúde. O último edital para investigador não dá maiores detalhes. Existe alguma lei que regula isso?

#98 Eduardo/RJ em 29/02/08

Tiago: nessa você me pegou, já nem lembro os exames que EU mesmo fiz hehe… lembro ter entregue exame de sangue, audiometria e visão… cada um faz por conta própria ($$). Durante a ACADEPOL teve um exame médico, mas bem básico, não durou nem 2 minutos, o médico só fez algumas perguntas.

Ah, prepare o bol$o para as Certidões criminais… ;)

#99 Julio Cesar em 29/02/08

Eduardo, meu futuro colega de trabalho…
Ouvi falar que psicotécnico reprova muito!!!
Como foi seu???Foi complicado…???Poderia me dar mais informações???

#100 Fabianna em 29/02/08

Parabenizo este site excelente, que explica muitas coisas e nos deixa mais interagidos com o dia a dia da polícia, muito bom mesmo. Mas contudo estou em dúvida, pois quero concorrer ao concurso da polícia civil, mais estou com restrição no SPC, gostaria de saber se isso seria impedimento para o ingresso na corporação. Agradeço a atenção.

#101 Marco.adv em 29/02/08

Prezado Eduardo/RJ,
Boa noite.
Boa noite a todos.
Descobri esse seu site hoje ao procurar através da internet informações acerca do concurso de Investigador Policial do ano de 2005.
Quero, na oportunidade, parabenizá-lo pelo excelente trabalho feito neste espaço.
Sou candidato ao cargo de Investigador Policial do concurso de 2005, eliminado por 01 (uma) questão na prova de informática por não ter pontuado o mínimo exigido no edital no tocante à tal disciplina e aguardo o desfecho da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, pois se restar mantida a anulação da questão de n. 63 da prova branca de informática, em sede recursal, serei beneficiado adquirindo mais 01 (um) ponto a ser somado à minha atual pontuação na disciplina informática e ascenderei ao status de aprovado.
Para mim, caso revertida a situação da reprovação e culminando com possível convocação para as demais fases do certame, será um imenso prazer, ao ser nomeado e empossado, conhecer e trabalhar com pessoas do seu padrão na Polícia Civil deste estado.
Saiba que gostei muito de ler essas palavras por você escritas, as quais agora transcrevo: “Espero poder contar com novos bons colegas de trabalho, dispostos a agir diferente do que a maioria que entra costuma fazer. Entre para ajudar a fazer a diferença.”.
Adianto a você que serei um desses bons colegas de trabalho que você intenciona ter, disposto a agir diferente e ajudar a fazer a diferença.
Um grande abraço do provável novo colega de trabalho.
E se não for como Investigador Policial, serei como Inpetor Policial ou como Oficial de Cartório Policial, e será um prazer se um dia chegar a conhecê-lo.
Parabéns!!!
Marco.

#102 mariana em 02/03/08

sera que existe a possibilidade de auguem entra para a policia civil sem o ensino medio completo apenas cursando o 1 ano do segundo grau poxa alguem pode me da um toq sobre isso ai vai meu orkut aquardo respostas mary.rj.

#103 mariana em 02/03/08

poxa eu tenho um sonho de entra para a policia civil mais ainda nao completei meus estudos so tenho 1 grau e cursando o 2 grau sera possivel entra

#104 rafael bronziado em 02/03/08

gostaria de saber a idade maxima para aux de necropsia

#105 Luciano em 04/03/08

Alguem sabe a data prevista para o lançamento do edital e da inscrição para inspetor e oficial de cartório?

#106 Marcelo pereira em 05/03/08

Oi! tudo bem?Quero saber se as matérias para prova de investigador,são as mesmas matérias pedidas para para inspetor?Ou seja:Português
Informática
Direito Penal
Leis Penais Especiais
Direito Processual Penal
Direito Constitucional
Direito Administrativo (inclusive Estatuto do Policial Civil – Decretos 218/75 e 3.044/80)

#107 Rafael... em 06/03/08

ola…tenho 19 anos conclui o 2 grau e faco faculdade de educacao fisica e gostaria de entrar para a pc…ainda nao tirei a carteira de habilitacao mas estou tirando…gostaria d saber se ja posso fazer a prova…e queria saber quais os cargos oferecidos pela pc…e tmb dps disso ql o processo seletivo…muito brigado pela atencao…abc…

#108 Rafael RJ em 06/03/08

Adquirem tanto grau de escolaridade para pagar tão pouco. Por isso que o pensamento do brasileiro é,”depois que eu entrar vou as forras”. E o país não vai pra frente. Enquanto no congresso reclamam por ganhar pouco. Este é o país que “sobrevivemos” chamado “BRASIL”!

#109 Marcia em 06/03/08

Gostaria de alguma noticia do concurso de delegado de policia de policia do rio de janeiro ……….tem previsao?

#110 dias em 07/03/08

que dia vai ser as inscrições da prova obrigado

#111 everton ferreira em 07/03/08

gostaria de saber ao certo a matéria do concurso para inspetor, se alguém sober de algo se possível for favor me comunicar e também do dia da inscrição.

#112 Eduardo/RJ em 07/03/08

Todos os cargos são para homens e mulheres, em condições iguais (salvo o exame físico).

As demais questões virão respondidas no EDITAL do concurso quando for lançado… lembre-se, o Edital é a LEI DO CONCURSO, leiam com atenção.

#113 aninha em 07/03/08

Edu esse site é um arraso, parabéns estou estudando para o tecnico de necropsia e esclareci muitas dúvidas! Obrigado

#114 Eduardo/RJ em 08/03/08

Aninha: agradeço as palavras. Você já está quilômetros a frente de muitos, que sequer param para ler e pesquisar sobre o tema.

Aposto que sua vaga será conquistada sem suspense ;)

#115 Débora em 08/03/08

Pessoal, na última edição da Folha Dirigida o Chefe da Acadepol, Sergio Lomba, informou que os editais serão lançados sucessivamente, e não de forma simultânea. Começará por Inspetor, seguido por oficial de cartório e parece que a elaboração do edital de peritos também está adiantado. Quem quiser ser técnico de necrópsia, ao que tudo indica, terá mais tempo para estudar.
Bem, a Folha dirigida a gente sabe como é, mas não deixa de ser uma informação interessante.

#116 LEANDRO RJ em 10/03/08

existe alguma prova para agente?
ou essa prova de investigador é no caso a de agente

desculpe-me a ignorancia, é pq nao sei nada

#117 Sheila em 10/03/08

Boa noite!
Adorei este site é uma maravilha!!!
Bem, gostaria de saber se um curso tecnológico tem validade para a prova de nível superior.
Muito obrigada e Fica com Deus.

#118 Rafael... em 10/03/08

um…nao entendi mnt sua resposta nao…keria tirar minhas duvidas sobre a pergunta feita no outro topico…minha pergunta foi relacionada a admiracao q eu tenho a essa profissao e a vontade de ser um integrante…por isso estou tentanto interagir no assunto e tirar duvidas…entendeu eduardo?…sai da ed.fisica e to em administracao…e keria saber quais cargos a pc tem a oferecer as pessoas do ensino medio e superior…idade minima e max. p entrar e dps disso se passar nas provas qual o processo seletivo…saber sobre o edital tmb…mnt obrigado pela atencao…abc…

#119 Jane. em 11/03/08

tenho 46 anos posso fazer este concurso?
tenho outra matrícula no Estado, interefe na de policial?

#120 Queli Monique em 12/03/08

Gostei bastante desse site,o sr esta de parabéns!
Aproveitando a oportunidade,gostaria de saber se pessoas com nome sujo pode vir a fazer concursos,pois tenho um sonho que é vir a ser tec.de necropsia e tenho medo de investir em vão.
Poderia me tirar essa dúvida?
Grata!

#121 BRENO em 12/03/08

COMO PODE SER DECLASSIFICADO DO CONCURSO?
EXEMPLO DE MINHA DUVIDA: SE O CANDIDATO POSSUIR AUDIÇÃO DE APENAS UM OUVIDO, MESMO TENDO AUDIÇÃO NORMAL PRATICAMENTE PERFEITA ,ISSO PODERA DESCLASSIFICALO

#122 debora melo em 13/03/08

Olá, gostaria de saber se o concurso para tec de necropcia vai cair direito ou so vai cair mesmo anatomia, fisiologia, portugues e informatica…

Gostaria de saber tb se é preciso ter carteira de habilitação para ingressar no cargo…

obrigada

#123 tiago em 13/03/08

gostaria de estudar pelo gabarito das ultimas provas da policia civil, me falaram para estudar pelo gabarito das provas anteriores
alguem ai pode me ajudar?? como faço para encontrar e fazer o download do gabarito??

desde já agradeço

grato Tiago!!!

#124 tiago em 13/03/08

brigado

#125 Calígula em 14/03/08

Oi amigos. Gostaria de saber,quanto tempo leva (NA MÉDIA EM TODOS OS CARGOS) entre,a aprovação na prova escrita, e o início do curso de formação na ACADEPOL?

#126 Julio Cesar em 14/03/08

Aí Tiago Quer as provas???

Já Ouviu falar em “pesquisa” num site chamado “google”????

#127 rildo de almeida em 14/03/08

gostaria de saber qual o salario inicial dos cargos de:

Escrivão de Polícia;
Comissário de Polícia;

ambos do Estado de Santa Catarina.

grato pela atenção!

#128 aninha em 14/03/08

Edu, obrigado pela torcida, dei uma lida no estatuto da P.C e vi q para o tec. de necropsia não precisa de carteira de mot.! Vi muitas perguntas sobre isso. Gostaria de tirar uma dúvida, eu sou formada em bio. e gostaria de saber se isso conta como título e se a remuneração é diferenciada por ser uma prova de nível médio.

#129 Platini em 15/03/08

Bom dia ! Gostaria de saber como eu faço
para me inscrever no concurso da policia militar rj
se vocês solberem mande para o meu e-mail , muito obrigado .

#130 Eduardo/RJ em 15/03/08

Aninha, títulos não contam no concurso. :/

Pessoal, sei que a maioria que entra aqui só para saber detalhes do concurso nem vai ler. Provavelmente não vão passar também, porque quem faz pergunta repetida é porque não leu a anterior, e quem não lê não se dá bem em prova, salvo casos milagrosos.

Mas ficar falando sobre os concursos anteriores é só especulação, temos que aguardar o Edital, que ainda não saiu. Já era pra ter saído há um tempão. Tenho notícias de que um grupo de servidores está fazendo lobby para impedir que o concurso para Inspetor e OCP seja nível 3º grau, e talvez seja essa o motivo da demora. Nada de anormal, sendo que este mesmo grupo conseguiu tirar nosso projeto de Reescalonamento da pauta da ALERJ em cima da hora ano passado, lamentável que seja.

Enfim, esperemos o lançamento do Edital para saber os detalhes, muita coisa pode mudar, a exemplo do que ocorreu para o cargo de Delpol de SC.

Valeu!

#131 Luís em 15/03/08

Fabiano #6: O cargo de investigador policial só exige o 2º grau e maioridade, mas como nos concursos anteriores, a prova de português é de altíssimo nível. Infelizmente, da forma que você escreve, vai ficar difícil. Reproduzo aqui o que escreu acima:
“EU SOUBE. KI A PROVA DA POLICIA O CANDITO SO PRECISAR TER A MAIOR IDADE ISSU E VERDADE??

A NIVEL DI DETETIVE INVESTIGADOR. PRECISA DI NIVEL SUPERIOR MSM ? OBRIGADO PELA ATENCAO..”

#132 Antonio Carlos em 16/03/08

Em relação ao concurso de técnico de Necropsia, gostaria de saber, o que é exigido no teste físico. Grato

#133 PC Sérgio em 16/03/08

Eduardo, a informação que tenho é de que o concurso de Inspetor sairá e exigirá terceiro grau, como TEM QUE SER !

Minha expectativa agora é de que aquela lei da bonificação para inspetores seja aprovada antes que saia o edital do próximo concurso. Se ela já estivesse em vigor no anterior eu teria chegado às provas orais!

#134 PC Sérgio em 16/03/08

Só para esclarecer, no segundo parágrafo da mensagem anterior me refiro ao concurso de Delpol !

#135 waleska em 16/03/08

OLá Eduardo,

Gostaria de saber se pra esse concurso vai ter exigência qto a idade do candidato.

Obrigada

#136 waleska em 16/03/08

ok,
Qto a idade máxima do candidato.

#137 Paulo em 17/03/08

OI, o paulo roberto fez uma pergunta em um tópico anterior: Se a pessoa que é técnico de necropsia pode fazer o curso pro CORE? Você respondeu so que eu não entendi essa resposta. gostaria de saber se pode ou não, Obrigado aguardo sua resposta

#138 Katagiri em 17/03/08

Oi!
Eu tenho uma dúvida, eu concluí o 3º grau, tenho certificado de conclusão e histórico escolar oficial, isso já tá bom ou preciso do diploma também? Sempre quando tento dar entrada nele algo acontece, já faz mais de 10 anos isso. Então fiquei só com o certificado e o histórico.

#139 carlos eduardo lima em 17/03/08

Bom dia, td bem? gostaria de saber qual é a materia de informatica? tem como vc me passar o conteúdo? desde já agradeço…

#140 carlos eduardo lima em 17/03/08

Bom dia, td bem? gostaria de saber qual é a materia de informatica? tem como vc me passar o conteúdo? desde já agradeço… seria a de Tecnico Policial de Necropsia.

#141 clarice em 17/03/08

Sou Clarice, gostaria de saber se para fazer a prova de tecnico em necrópsia preciso ter algum curso de especialização nesta área. Pois estou concluindo minha faculdade de nutrição , e as materias pelo q vi batem praticamente todas com o q fiz no meu curso , como profilaxia, parasito, anatomia , fisiologia , endemias etc.. gostaria de saber se posso fazer essa prova sem problemas . Se alguem estiver precisando de material tenho vários é só pedir q eu mando. Ah gostaria de saber também se preciso estudar leis , direitos penais etc.. Obrigada

#142 geralda cristina em 17/03/08

Gostaria de fazer concurso em minas gerais,quando será aberta novas vagas?E quantas serão?

#143 Julio Cesar em 18/03/08

Eduardo, meu futuro colega de trabalho…
Estou fazendo o preparatório em um cursinho no qual um professor comentou que a PCERJ estava pedindo equiparação com a PC do Distrito Federal. É verdade???Caso não seja verdade isto seria possível???

#144 warley em 18/03/08

serve pra qualquer cargo da policia exemplo goe gre

#145 magaliaparecida de proença dos santos em 18/03/08

bom em primeiro lugar meu sonho é ser perita em necrópsia, adoro esse tipo de trabalho,ja trabalhei em funeraria como aux.de agente funerario e gostaria de saber quando serão os concursos de auxiliar de necrópsia e onde se em minha cidade vai ter sou de Capão Bonito SP

#146 magali Aparecida de Proença dos santos em 18/03/08

Parabens magali voce passou no teste de Auxiliar de Necrópsia vc tem muitas possibilidades de ser uma grande Médica Legista de sua região,vc tem todos os requisitos para alcançar o seu objetivo que tanto espera mais uma vez parabens.
magali santos-Cidade Capão Bonito SP -24 de fevereiro centro

#147 Rachel Mota em 19/03/08

Boa noite a todos!
Gostaria de saber se ter tatuagens pelo corpo em locais não v