Mais uma Reportagem

Neste domingo último a Rede Record exibiu uma reportagem sobre uma operação da Polícia Civil para a derrubada de um muro usado pelos traficantes da favela da Mangueira, de onde eles se posicionavam para impedir a tiros as incursões da PCERJ e PMERJ naquele lugar esquecido pelo governo(?). Assisti por acaso somente o final da reportagem no dia.

reportagem operação policia civilO repórter do programa (à quem me referi no post Polícia em Guerra) porém deu a dica, e a reportagem completa está lá no site deles (link no fim do post).

Achei boa a idéia e o jeito de mostrar os fatos. Permite aos cidadãos uma vaga noção do clima de insegurança e incerteza a que o policial civil ou militar é submetido a cada operação. O risco de morte é iminente, e se algo tiver que dar errado, acreditem, vai dar errado.

Ruim porém observar que policiais aceitam participar de missões deste gênero sem que o Estado lhes forneça os necessários equipamentos de proteção, como um simples colete a prova de balas, e ainda afirme que 4% de reajuste é o suficiente para motivá-lo.

Alguns ramos da imprensa porém estão colando mais com a Polícia, e ao invés de apenas procurarem as desgraças provocadas pelos maus policiais por pessoas travestidas de policiais, estão fazendo uma nova abordagem da profissão. Pena que ainda sejam tímidos em demonstrar cabalmente à população que enxerga nas telinhas a verdade absoluta da vida, que por detrás de toda a pompa e glamour das grandes operações, estão pessoas que, cada vez mais, têm menos motivos para continuarem a fazer o que fazem.

Por falar na Record, um colega assistiu hoje no programa do Wagner Montes uma entrevista com o Chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Disse que ele falou das operações realizadas pela PCERJ, e que a luta contra o crime não vai parar, ao contrário, vai ficar mais forte. Contudo não falou nada de interesse do policial, que está sendo sumariamente ignorado pelo Governo(?). Bom que Wagner Montes (que sempre lembra da tiragem) nunca os deixa esquecer, e perguntou sobre o poço salarial dos policiais civis e militares fluminenses. A resposta eu não sei, não vi o programa. Mas pelo que dizem parece que ele não lembrou muito da tiragem, ao contrário do que fez a Delegada Monique Vidal quando teve a oportunidade ao dar esta entrevista. Parabéns pela atitude Dra. Monique, e lamentamos que tenha sido removida da Delegacia onde trabalhava há tantos anos, provavemente por ficar do lado dos policiais civis nos pleitos salariais.

Enfim, voltando ao assunto inicial sobre a reportagem da Rede Record, assista aqui a reportagem sobre a operação da Polícia Civil para derrubar o que se convencionou chamar de “fortaleza do tráfico” na favela da Mangueira.

5 ideias sobre “Mais uma Reportagem

  1. Muito boa, mas acho que tem policial louco de se expor dessa forma.

  2. PO EU NAO VEJO COMO LOUCO O POLICIAL TEM QUE SER VISTO E RECONHECIDO O TRABALHO DELE COISA QUE MUITOS INFELIZMENTE NAO FAZEM NO NOSSO PAÍS PARABENS A TODOS ESSES GUERREIROS

  3. muito boa operação da pm! gostei muito tem qui meter bala mesm tudo safado !

    parabens a todos os pms que participarão da operação.

  4. Namoral mesmo o governador tá cheio di neurozi com os bandido do comando vermelho , porque as favelas dos terceiro comando nao tá tendo operação ??? ,, isso tudo é porcausa do terror que os cara colocou no rio todooo . . .
    quero ver todas as facção em crise nao é só uma nao …

    pois os tcp sempreee deu arregoo ii nunca entrou em k-o com oo estadooo agora tão sendoo aii poupadoo das upp…

    siligaa bandido é um sóóó , tem qi ser gerallll

    qro ver entrar na rocinha , na mareé , ii na coreiaa tomar tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *