Início » Polícia

A Melhor Polícia Militar do Brasil

Publicado em 08/10/2007 - Categoria: Polícia

A Polícia Militar do Paraná é a melhor do Brasil, e a do Rio a pior. Calma amigo leitor, quem nos conhece sabe que não somos nós que pensamos assim em relação à PMERJ. Não acreditamos em rivalidade e disputa com os policiais militares, a despeito do que fazem parecer algumas mensagens em blogs e no Orkut.

Quem afirma são dois governadores, por coincidência ambos do PMDB. O primeiro, Roberto Requião, atual governador do Paraná. O segundo, Sérgio Cabral, atual governador do Rio de Janeiro. Imagino que no Rio tenha nos restado a parte do PMDB que o resto do Brasil não quis, lembrando que o presidente do partido no Rio é o garotinho.

No Rio os policiais militares (os praças) recebem um dos piores, senão o pior, salário do Brasil. Os policiais militares já conhecem adjetivos com que o governo os classifica em declarações à imprensa. No Rio, o Governo não gosta da PM. É, também não gosta da Polícia Civil, isso é óbvio e desnecessário ser lembrado, como também deve ser lembrado que não gostam dos servidores da Saúde e da Educação. Como o trabalhador vai se sentir motivado se nem seu empregador gosta dele?

Já no Paraná, apresenta-se um cidadão, exercendo o papel de chefe do Poder Executivo, e diz em alto e bom som: “A Polícia Militar do Paraná é a melhor do Brasil!”. Ora ora, quem diria o contrário, quando o próprio governador defende a honra de seus policiais!

No vídeo abaixo pode-se assistir a um depoimento gravado por Requião, direcionado aos policiais militares. Ele explica que, mesmo sob protestos de um grupo de Oficiais que não queria que ele desse aumento para seus soldados, o fez, e passou o salário de um SDPM de R$700,00 para R$1.700,00, diminuindo a diferença entre o salário dos Praças e dos Oficiais, já que enquanto um Coronel PM chegava a receber 14 mil de salário, um Soldado teria que se dar por contente com seus 700 mangos. “Conhecerás a verdade, e a verdade vos libertará”.

[youtube feBfgxhUr74]

Link para o video com mensagem aos PMs se não abriu acima

Você policial militar do Paraná, diga-nos que tudo o que disse seu governador é verdade, e explique pra gente como se sentem sendo enfim valorizados! Se não podemos sentir, ao menos ler queremos. É isso mesmo?

Fico imaginando um vídeo similar gravado aqui no Rio… qual seria o discurso…

89 comentários »

  • Bradock comentou:

    Eu fico triste em ler uma matéria como esta, em que os companheiros do RJ são tão humilhados pelo Governo do seu Estado, eu conheço diversos PM e PC do RJ e já inclusive trabalhei com eles e sei que são verdadeiros HEROIS, pois eu não teria coragem em ser profissional de segurança pública naquele Estado e ser tão discriminado como eles são o Governo tem que reconhecer que se tudo no Estado esta deste jeito, é por pura imcompetência do proprio Estado que não valoriza seus profissionais de Segurança Pública. Um forte Abraço aos Amigos do RJ. Vocês são os verdadeiros HEROIS.

  • Danillo Ferreira comentou:

    É lamentável que, em pleno período gerencial da Administração Pública, tenhamos a tacanhez de falar em administradores públicos que “gostam” ou “desgostam” de seus administrados: discurso próprio de épocas patrimonialistas.

  • JULIO CESAR CORREA comentou:

    E olha que a criminalidade no Paraná é piada perto da nossa! Mas salário é o principal, mas não é tudo. Condições de trabalho tb faz a diferença.
    gd ab

  • carlos comentou:

    sou policial no pr e tenho a dizer que as condiçoes de trabalho no parana melhoraram bastante nos ultimos 5 anos, quando entrei na pmpr em 2001 eram utilizados coletes balisticos, todos vencidos desde 98 99 em forma comunitaria, ou seja, todos os pm da unidade usavam esses coletes. nos dias atuais cada policial pelo menos da capital tem um colete balistico o qual recebeuela novo e uma arma sob sua cautela; arma essa uma pistola . 40
    com relaçao ao salario de 1700 isso e o salario bruto de um sd…
    debitando todos os descontos recebemos entorno de 1500 reais mensais …
    tenho a dizer que ps policiais do pr foram valorizados no governo do PMDB nao como deveriam, mas o suficiente para recuperar um pouco a auto estima com relaçao ao trabalho mas quanto ao governador nao e esse camarada tao amigo da pm qto parece no video haja visto outros videos que ciculam na internet ofendendo e criticando policiais…
    abarçoss

  • dupcerj comentou:

    Bradock: um governo que goste da Polícia de forma geral, e valorize justamente o policial, eu não acredito que teremos, mas nos últimos 10 anos de PMDB o limite foi rompido, é muita hipocrisia e outras coisas impublicáveis, enquanto a violência só aumenta.

    Danillo: não pesquei sua colocação.

    Julio: condições de trabalho são, tal como vencimentos dignos, circunstância necessária para a eficiência policial. Não sei se um dia teremos algum dos dois…

    Carlos: opa, obrigado por nos dar essa luz. Imagino que a imagem construida no vídeo seja manipuladora, afinal é de político que estamos falando. Pelo ao menos, ainda que seja por um motivo não óbvio, ele acabou dando um levante no moral dos praças, e independente da causa, só temos a comemorar por vocês.

  • Bradock comentou:

    dupcerj, me desculpe se eu só estva desabafando,pois hoje com 27 anos e 02 meses de serviço PM, estou vendo coisas acontecer que até o nosso bom Deus duvidava. Tenho certeza que estamos caminhando para uma viagem sem volta e fico preocupado com nossos filhos que serão vítimas em potencial desta bandidagem que está por aí, hoje vejo todos falando em Segurança Pública menos quem entende que somos nós, não podemos nos pronunciar, até mesmo sobre o filme Tropa de Elite, nos colocaram a mordaça. Um Forte Abraço a todos e uma boa noite.

  • Bradock comentou:

    Ao amigo Carlos da PMPR, nós não estamos criticando o reajuste de vocês , parabéns, e aproveitem a fase boa para conquistas de nossa classe, pois hoje aqui não vejo nada de respeito ao nosso trabalho. Um forte abraço.

  • Inveja do Paraná | BLOG DA SEGURANÇA PÚBLICA comentou:

    [...] Eduardo do caso de Polícia foi quem descobriu esse video. Vale a pena [...]

  • dupcerj comentou:

    Bradock: desculpar pelo quê, escreveu o que eu escreveria ;)

  • policial do Pr comentou:

    Ola
    pode ate parecer que o Paraná tem a melhor policia… com um salario bom… mas eu nao acho 1500 reais liquidos um bom salario…ainda mais pra ficar levando desaforo e tiro por ai…me desculpem aqueles colegas que ganham menos… outro problema é a corrupção que graça entre os oficiais e delegados aqui das terras paranaenses… é demais da conta… ai vc ve uma equipe mordendo um pia com uma moto na esquina… ou seja a tropa e o espelho do comandante… e olha que o nosso cmt nao e flor q se cheire… mas voltando ao assunto das melhores e piores… acho q todas sao um merda… tem q mudar tudo… acabar com essas carreiras separadas… ser so policial, um uniformizado e uma paisano, e com um minimo de grau hierarquico… pra q ter tres tipos de sargentos, dois de tenentes, cabo, major capitao, tenente coronel e d pois ainda um coronel d epuliça…
    abraços

  • junior josé comentou:

    os oficiais estão aí pra atrapalhar a vida dos praças. onde já se viu, os caras fazerem protestos contra uma aumento salarial que irá beneficiar e injetar ânimo no pessoal que realmente segura a criminalidade. vai ai uma sugestão. desmilitariza os praças e os oficiais continuam com suas estrelinhas

  • junior josé comentou:

    o militarismo é uma coisa ultrapassada, coisa da época do império, ainda não sei porque não aboliram esse regime das nossas polícias. enquanto o coronel e demais oficiais ficam preocupados com suas continências, a bandidagem não espera a revista a tropa para agir. as melhores polícias do mundo são civis. os paises desenvolvidos já curaram suas polícias de uma doênça chamada militarismo, ideologia onde se eleva muito o ego dos oficiais. fazem verdadeiras lavagens cerebrais nesses pobres homens que pensam que são semideuses(coitados)..

  • junior josé comentou:

    QUE O MILITARISMO FIQUE SÓ PRA QUEM GOSTA, OU SEJA NAS FORÇAS ARMADAS. E QUE VALORIZEM OS PROFISSIONAIS DAS FFAA QUE MERECEM GANHAR NO MÍNIMO TRES VEZES O QUE GANHAM HOJE. AGORA MILITAR É MILITAR, POLICIAL É POLICIAL E PRONTO AS DUAS COISAS NÃO PODEM SE MISTURAR

  • dupcerj comentou:

    Amigo do PR, o título e a mensagem do post não dizem respeito à PM em si, mas a visão que o governante passa à população da PM de seu estado. Aqui no Rio, o governador, apesar de dizer o contrário em reuniões com as categorias, dá a entender que somos tudo de ruim. Basta vermos os adjetivos que ele emprega quando um idiotal travestido de policial comete um crime. Tal como a maioria da população, ele mesmo generaliza os policiais, e acha (ou tem certeza) que todos somos iguais.

    Não sei da qualidade e eficiência das polícias, civil ou militar, de outros estados, só sei do Rio. E no Rio, tanto a Civil como a PM são ineficientes e corrompidas, não têm gerência de combate ao crime. Nosso serviço, falando de forma chula, é uma grande bosta, de maneira geral. O que salva é um ou outro que consegue, por mérito particular e movido apenas e tão somente pelo orgulho próprio, fazer um trabalho que preste.

    E Junior, eu penso de forma similar, o organismo policial não deve ter cunho militar, o militarismo não pode fiscalizar e intervir no cotidiano da população civil, com ocorre hoje. A polícia ostensiva pbviamente tem que ser uniformizada sim, e deve preservar, tal como em outros países, o caráter de organização militar, com patentes e tudo o mais. Mas o regime disciplinar, as regras hierárquicas, esse tipo de coisa é atraso e caminha contra um serviço eficiente.

    Não defendo que uma corporação seja melhor que outra, nem que uma delas tem que ser extinta, mas tenho opiniões particulares no tocante ao que devemos mudar para melhorar. Alguns podem interpretar como uma forma de ataque ou vaidades, como vemos por aí. Talvez por isso já não tenha feito nenhum post abordando o assunto, mas de fato não é objetivo discutir a PM, e sim a segurança pública. Em frente.

  • junior josé comentou:

    NÃO TEMOS COMO DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA COM PESSOAS QUE SÓ OLHAM PRO PRÓPRIO UMBIGO, OU SEJA, A MAIORIA DOS OFICIAIS SÓ PENSAM EM PROMOÇÕES, MEDALHAS E OUTRAS BABOZEIRAS DO MILITARISMO, DIFICILMENTE SE PREOCUPAM COM O ÂNIMO E QUALQUER OUTRO MEIO QUE ESTIMULE O TRABALHO DO PRAÇA, SEJA SALÁRIO, TRABALHO, SEJA MELHORES CONDIÇÕES DE EQUIPAMENTO EM GERAL. ENTÃO CAROS AMIGOS, NÃO TEMOS COMO DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA SE AS PESSOAS QUE NOS COMANDAM NÃO SÃO PREPARADAS PARA DISCUTI-LA, SÃO SIM PREPARADAS PARA DISCUTIR A FORMA COMO SE DEVE PRESTAR CONTINÊNCIAS, MARCHAR E OUTRAS COISAS QUE A POPULAÇÃO NÃO VÊ E NÃO SE BENEFICIA. ENTÃO SE QUEREMOS TER UMA SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE, TEMOS QUE TER TAMBÉM PROFISSIONAIS BEM PREPARADOS , MOTIVADOS, BEM PAGOS E RECONHECIDOS.

  • carlos comentou:

    para DUPCERJ

    a imagem que o governador vende aqui é de uma policia de primeiro mundo, mas nao a vemos nas ruas pq os praças sao em numero insuficiente e os oficiais estao fazendo seus cursos de direito para serem promovidos… e os indices de criminalidade aqui vao de mal a pior ate mesmo o tal de mapa de crime, aonde as ocorrencias sao plotadas em um mapa e uma piada… pq ainda naod eu resultados… alias ja tao chamando o governador aqui do pr de copia mal feita do Chaves, da venezuela…abraços a todos os policiais…

  • Oliveira comentou:

    Concordo com o Carlos em relação ao número de praças,que realmente é insuficiente,tanto é que Curitiba pode ser considerada a “capital dos vileiros/manos”.Não dá pra aguentar,em cada esquina tem um grupo desses vagabundos fumando pedra e assaltando quem passa.Certamente isso não estaria ocorrendo se o número de PMs fosse maior.

    No video abaixo mostra que a PM faz o que tem que ser feito quando encontra esses vadios.

    http://www.youtube.com/watch?v=4J5BNGcSNdQ

    Já neste outro,os marginais fazem o que querem no centro da cidade,devido a falta de policiais.

    http://www.youtube.com/watch?v=mfBJBhzBkGE

    Acho que o governador só vai deixar de fazer propaganda e realmente valorizar os PMs,se ele for roubado pela vileiragem.

  • dupcerj comentou:

    Agradeço aos amigos por prontamente esclarecer à todos que, apesar de usar melhor as palavras que o nosso governador(?), o pessoal do PMDB é assim mesmo. Complicado hein…

    Gostei do vídeo da abordagem da PM, ainda mais por ver uma mulher trabalhando na atividade fim, isso é muito raro aqui no Rio, aliás, tanto na PM quanto na Civil.

    Agora não entendi esse “arrastão”, é lance de futebol ou os caras saem pra roubar mesmo?

  • Oliveira comentou:

    Nesses videos,o número de vileiros juntos é pequeno(as vezes eles costumam ficar em mais de 50,na frente de algum shopping pra fazer arrastão,roubando tudo o que puderem de quem estiver saindo).
    Se for analizar bem,eles estão envolvidos em uma grande parte das porcarias que acontecem na cidade.Inclusive,esses tempos atrás,passou no noticiário alguns sendo presos,após terem aparecido armados em fotos no orkut(cambada de burros,acharam que ninguém iria ver e investigar).
    Sobre a policial que apareceu na abordagem,é algo que está se tornando bem comum e necessário(por existem muitas vileiras que também tem que ser revistadas).
    Deve parecer ridículo eu estar comentando sobre isso(se comparar os vileiros otários com os traficantes do Rio,por exemplo).Mas me preocupa muito o fato da vileiragem estar se sentindo a vontade,fazendo o que querem pela cidade.E também é triste saber que a PM infelizmente não possui condições de lidar com isso de uma forma eficaz.

  • Osvaldo Luiz comentou:

    Não sei se ganho bem ou mal, sou sgto aki na PM-Pr e ganho em torno de 2.800,00 reais e tenho colete novo, uma calibre 40 que fica sob a tutela do Policial mesmo em suas folgas e trabalho com uma ranger com ar condicionado, equipamentos necessários para o bom desempenho de minhas funções. Sou do 8º BPM e se Deus quiser até 2010, incluindo as Companhias de Loanda e Nova Esperança mais da metade do Batalhão terá curso Superior o que facilita o trabalho Ostensivo não violento e a diminuição da criminaliade atravez de um trabalho preventivo, arduo e continuo. Quanto aos meus irmãos de fardas do Rio, nada a comentar … só lamentamos!! Não gosto de politica !!

  • Osvaldo Luiz comentou:

    Gostaria de resaltar tambem que temos outros armamentos mais pesados que são usados, como no caso do video, por forças especiais como a ROTAN, GOE, GOPE e RONE. Pelo menos na minha região a maioria das ocorrencias atendidas são de natureza leve e a criminalidade é relativamente baixa. A maioria que reclama, são aqueles que não estão aproveitando as oportunidades que lhes são oferecidas de estudar e de progredir. Como disse antes, detesto politica. Mas cabe a cada um fazer em sua vida “o que é possivel diante do necessário”. Compreendo perfeitamente a situação dos nossos amigos do Rio e sou solidário a vocês. Mas aki, mesmo com as engrossadas dos nossos politicos esta mesmo melhor do ai. aki se eu fizer qualquer curso operacional (desde direção tecnico defensiva, enfermagem ou outro…)recebo de 75,00 a 200 reais a mais por cada curso e se o praça esta feliz com essa salario, blz mas se não tiver, corre atraz e faz a sua parte enquanto só esta dependendo de vc, se os 1700,00 reais é pouco e só fica ai reclamando apenas, isso é coisa de manga lisa acomodado, coisa de Judão. Eu comecei como soldado e tenho alguns cursos e fui atras. Aki o governo da gratificação até para o militar estudar normal superior. Bom … é só, se não vão ficar pensando que estou defendendo o governador. Um grande abraço, fiquem com Deus e paz a todos!!!

  • dupcerj comentou:

    Oliveira: não tem nada de ridículo, ao contrário, vocês devem se orgulhar por formarem uma sociedade local que não alimenta uma guerra civil como aqui e em Sampa. Cada região deste imenso país tem suas características e seus problemas de criminalidade. Podemos debater se a polícia local está preparada e enfrenta os problemas que surgem, nunca se uma polícia de um estado combeteria melhor o crime de outro. A ligação da estura policial e do avanço da criminalidade é latente, uma coisa influencia outra, e aqui temos o crime muito forte porque somos, enquanto organismo policial, todos incompetentes. O que salva é algum esfoço pessoal e pontual.

    Osvaldo: amigo, se o salário é bom ou razoável, depende do custo de vida de sua cidade. Aqui no Rio este salário daria para pagar um aluguel no subúrbio e manter uma família com 1 filho de forma confortável, televisão e comida decente e tal. Muita gente que conheço, se recebesse 2.8 de salário não faria bico de segurança, no máximo arrumaria uma complementação de renda menos cansativa e arriscada.

    Agora as condições de trabalho são de outro mundo pra gente. Conheço uns pedaços do Sul, um colega que era Inspetor aqui agora é Delpol em SC, é outra realidade amigo, qualidade de vida enquanto cidadão. Aqui não temos isso, a tensão nas ruas é constante, principalmente para quem andar com uma carteira de polícia. Tenho planos, ambiciosos confesso, de um dia sair daqui e ir pro Sul do país, a educação e civilidade são incomparáveis, do meu ponto de vista ao menos ;)

    Vocês estão no caminho certo, só alerto para combater com força esses crimes pequenos, porque é um caminho pra tudo que acontece hoje aqui. Acredite, uma simples reunião de adolescentes com a tampa da mala do carro aberta e tocando funks das favelas cariocas, apesar de parecer um divertimento besta e infensivo, é o caminho para a desordem e início do desrespeito ao poder público. Eu vi isso progredir aqui, e agora é difícil achar o caminho de volta…

  • Osvaldo Luiz comentou:

    Aqui, como quase tudo na vida, é como os discos antigos do Roberto Carlos tem sempre um lado bom e o outro ruim!! rs Eu sou policial e minha esposa é professora estadual com dois padrões … como eu, ela anha tambem em torno de 2500,00 reais . Tenho um gasto de agua de mais ou menos 10,00 reais e não pago luz porque minha casa tem 80 mts quadrados por isso sou isento da luz.So temos uma filha. Da pra levar uma vida legal, graças a Deus. Assim como ai, temos alguns problemas aqui tambem. Mas nem se compara com o de vcs do Rio. Sou apolítico e talvez por isso eu não entendo como o Rio de Janeiro que é um estado bem mais rico do que o Parana, vcs estejam enfrentando esse problema de salario. Talvez seja mais uma questão politica do que financeira por parte do governo dai, mas de qualquer forma continuo torcendo por vcs. Um grande abraço e fiquem com Deus.

  • Rafael comentou:

    Oliveira, estava apenas lendo os comentários, porém não pude deixar de comentar quando você disse que Curitiba pode ser considerada a cidade dos vileiros. Realmente, já senti isso na pele diversas vezes quando voltava da escola e esses desoculpados tentaram me roubar. Confesso que na hora senti raiva dos policiais, pois nao tinha nenhum por perto pra me ajudar e minha única saída era correr ou entregar meu celular e carteira. Tenho apenas 15 anos, fico vagando pela net procurando tudo que fale de policia do Paraná pois meu sonho é trabalhar em um dos grupos taticos que aqui atuam. Na verdade eu acho que a policia do Paraná consegue passar uma imagem boa e de competência, por isso chega de descer a lenha no governador, diversas vezes vi ele na televisão elogiando operações da policia e a eficiência de atuação em casos de sequestro. Gostei de saber que a policia Curitibana deixa a desejar no combate aos vagabundos do centro da cidade devido a número insulficiente de policiamento, pois assim percebi que não é um caso de incompetência e, sim, de omissão do governo. Queria até agradecer esse esclarecimento de vocês policiais do Paraná, pois é realmente terrível o caso de vileiros na cidade, sem contar as pichações nos muros que estao por toda parte na cidade.

  • Rafael comentou:

    Vejam só do que eu estava falando, aquele video que o colega passou que esta entitulado “arrastão em Curitiba 2″ se passa do lado do colégio em que estudo, tanto é que o muro em que os vagabundos se encontram encostados depois pelos PMs é o do colégio. Uma vez sai da escola e logo na entrada tinha 3 deitados no chão e os Pms revistando, os vagabundos estavam com 2 armas e tentaram roubar um colega meu que saiu correndo e quase levou um tiro, pois os marginais atiraram contra ele 3 vezes. Realmente, Curitiba precisa de mais Pms.

  • Rafael comentou:

    Pow, daí já é sacanagem né, todos os videos entitulados arrastão em Curitiba que eu vi no youtube se passaram a no máximo uma quadra de distância do meu colégio. Minha indignação não é porquê os arrastões e roubos se passam em sua maioria aqui do lado do colégio, mas sim porque a duas quadras daqui fica uma delegacia da PM gigante, por que os policiais não saem dali e vem aqui da uma surra na bandidagem? Agora eu to inconformado. E o pior é que esses videos são recentes, pois aquela placa escrito UTFPR que esta no segundo video que o colega passou e em alguns outros que eu vi nos videos relacionados no youtube, foi colocada agora em Junho de 2007, como podem acontecer tantos arrastões em tao pequeno período de tempo?

  • Cb Adriano comentou:

    De 700 para 1700!!! Nem o que falar hein?! Realmente foi um SUPER aumento!
    Em São Paulo, que considerando em termos de Brasil não ganham mal, os salários dos PMs (quando falo PM falo de toda a “Força Pública”: Ambiental, Comandos de Bombeiros, Choque, Comandos de Poliamento da Capital, Comandos de Policamento do Interior, Rodoviária e acho que não me esqueci de ninguém! :) ) são equiparados pela lei com salários da Civil e foram reajustados recentemente.
    De modo geral o governo gosta da Polícia (não tanto quanto o Maluf, que diga o que for e ladrão que é, sempre fez muito pelas polícias e nem como o Fleury que também foi oficial da PM) e apesar de tudo temos um certo reconhecimento da população. Tem até uma associação civil de “amigos da PM” de Campinas (sim, isso existe) que visitam nossas unidades… até aqui em Presidente Prudente, Oeste Paulista!

  • Leandro comentou:

    So demagogia e hipocrisia..

    Ridiculo Policial Militar. a KI no Rj

    ki Naum e Reconhecido e ganha um Miseria…

  • JUNIOR JOSÉ comentou:

    REALMENTE UM AUMENTO SALARIAL MUITO BOM: DE 700 PARA 1700, AINDA MAIS SE COMPARADO AO TETO DE 14mil. AGORA EXISTEM POLÍCIAS MILITARES NO BRASIL QUE ESSA DIFERENÇA É DIMINUIDA PELA METADE; LÁ OS POLICIAIS MILITARES TEM CONDIÇÕES TÃO BOAS QUANTO O PESSOAL DO DA PM DO PARANÁ; OS ARMAMENTOS/EQUIPAMENTOS SÃO DE PRIMEIRA; O TETO É PARECIDO COM ESTE DE 14mil(TALVES UM POUCO MAIS), só que o SALÁRIO INICIAL está em torno de 4,2mil sem as vantagens pessoais; não estou aqui para julgar qual a polícia militar é a melhor do BRASIL. ESTÁ POLÍCIA MILITAR É A PMDF, e olha que ainda estamos correndo contra o tempo para aprovarem uma gratificação de “risco de morte” em um valor aproximado de R$1400, POIS TEMOS A MISSÃO DE EQUIPARAR COM O SALÁRIO DA PCDF QUE ESTÁ EM TORNO DE 7000 INICIAIS, EIS UMA MISSÃO DIFÍCIL. LEVANDO TUDO ISSO EM CONTA, NÃO PODEMOS ESQUECER DO ELEVADO CUSTO DE VIDA DE BRASÍLIA

  • luis roberto comentou:

    caros coirmãos das pm´s do BR; insatisfações existem,tanto de NORTE a SUL como de LESTE a OESTE, com exceção, claro, do Distrito Federal. Não adianta querermos ficar equiparando salário de uma ou outra UF; já ouviram falar que, UNIDOS SOMOS FORTES ? Pois é GUERREIROS, vamos à luta; você sabia que DEUS esta do nosso lado ?

  • luis roberto comentou:

    Acredito eu que, depois da classe dos IMPRESSENDÍVEIS professores, a PM seja a posterior em relação ao quantitativo de todo o BR; se liguem PM´s

  • Leandro comentou:

    Na Boa ! Naum e Mole so escutar baboseiras sobre..

    PMERJ… Eu Tenho Orgulho de Defender essa Instituição

    quem vem sendo manchada Por Policias Corruptos

    e naum so por isso como tambem por seus governantes

    que pagam uma merd….. de Salario..

    e alias… pra Min Não tem Homens Mais Guerreiros que

    os PMS DO Rio de Janeiro pq ganham pouco e mesmo

    assim Dão a VIda Pela Sociedade !Claro na Maioria das

    Vezes Ingrata !

  • fabiano comentou:

    fiquei de cara, mas é a realidade mesmo:

    http://midia.rpc.com.br/audio_04040206.mp3

  • fabiano comentou:

    A PM COM CERTEZA MOSTRARÁ QUEM MANDA……….

    BANDIDOS DEVEM SER MOÍDOS OU EMPALADOS RS RS RSRSRSRRS

  • wagner comentou:

    meus parabens ao site caso de policia e um site bem organizado,de facil acesso e e imparcial,abre espaço para todos os policiais civis e militares.

  • Samuel comentou:

    Sou poliçial militar e com orgulho, lutei para vestir está farda. Hoje as condições de trabalho são melhores que a 5 anos atras. O que me doi é ver companheiros se corrompendo e muitos ao meu lado.

  • RiksomRJ comentou:

    Aqui no Rio, além do salário humilhante, dos policiais que são executados diariamente, da total falta de recursos condições de trabalho e apoio do governo, há ainda um fênomeno que é a síndrome de culpa por parte dos policiais. É triste ver alguns colegas dando uma bonzinho e se humilhando como se isso fosse melhorar a imagem da polícia, talvez façam isso para quando chegarem em algum lugar, as pessoas não cuspirem no chão, ou então não rirem da viatura ou do farda surrada e rasgada, fatos que já presenciei. Realmente pra ser um verdeiro policial é dificil, tem que ter força pra remar contra maré.

  • Leandro comentou:

    Concerteza ,como ja havia dito em outra situações,aki
    no blog apontar pra PMERJ e dizer que ela e isso,aquilo.
    Porèm não sabendo os problemas enfrentados por aqui
    simplemente , a 12 anos de governo que Não temos,
    quem defenda quem bote a cara pelos Policiais
    militares (ou civis tambem),Exceto pelo Deputado
    Wagner Montes e o Secretario Jose Mariano Beltrame.
    a Colegas de Blog que chegam e Dizem que a Policia de
    seu estado São exatamente sem erros , que entra em
    qualquer lugar, etc.,etc,etc,. Pois e agora Qual Policia
    mal Remunerada esta em combate Diario?qual Policia
    Não equipamentos Necessarios e mesmo assim tiram
    do propio bolso para manter os equipamentos !? e
    detalhe quantas viuvas choram e Não recebem uma
    minima pensão? Atè porque amigos Sinceramente
    Não temos que discutir qual a melhor Policia e sim
    averiguar os Problemas de cada um delas pra Solucionar aposto que a PMERJ não e unica com
    Problemas no Brasil. tem gente aqui que se faz de
    inocente, criança . porque eu não julgarei um Policial
    por ser corrupto,e tambem não vou adorar nem puchar
    saco deles, a varios policiais honestos ,e corruptos
    em qualquer policia, sinceramente amigos somente
    quero dizer que a PMERJ pra eles e a pior mais
    agora eu pergunto o que os governadores fizeram pela
    PMERJ? nesses anos de Leonel Brizola, etc… Antony
    Garotinho e etc… , Rosinha Matheus etc… . so vimos
    eles degradando a PMERJ, Dizendo eles mesmo que
    nossa Policia Não eram Preparados, pois e eles diziam
    que Não era preparados, Mais quem tinha que investir
    no aprimoramento Policial? Sinceramente Mais uma
    vez e se for preciso outras vezes Mais Vou defender
    a PMERJ. E quero Parabenizar a todos aqueles que tem
    feito isso ! . a deixarei claro que que não ofendia Policia do Parana Não se foi eleita a Melhor parabèns.

    Força e Honra !

  • marcio comentou:

    vcs policiais do rio de janeiro eu estou com,vcs nessa luta tão ardua o país só ira para frente quando um governo serio se instalar em nosso país ;mas caros companheiros de farda não se esqueça que as eleições estão chegando nós vamos dar o troco e neles até a proxima vcs são heroes de verdade até mais

  • Bob bail comentou:

    Amigos Pms, é vergonhoso em sabe q pm não tem salario q é dignos pela sua profissão, pois o risco de vida q corre é muito grande, sem querer tirar o companheiros do PMPR; eles estão recebendo muito bem em vista de outros pm de estados diferentes, onde o risco de vida é muito maior, hoje sabemos q o pior salario de PMs é do Pernambuco eles recebem uma micharia podemos dizer, os estados onde deveria pagar muito bem, são os pagam muito mal pois, as três maiores capitais dos pais exigem uma atenção maior, São Paulo , Rio , e Belo Horizontes são megas metropoles, o trabalho é muito grande e a remuneração não é digna veja só os PMSP recebem em média de 1.800 no mês os PMRJ cerca de 1.200 e os PMMG 1.400 ; ISSO É HUMILHANTE PELO NOSSO TRABALHO Q NÃO É FÁCIL SEM QUERE TIRAR OS COLEGAS DE PROFISSÃO DE OUTROS ESTADOS, MAS É A REALIDADE. CONTO COM TODOS NESSA BATALHA FUIII

  • AngeloBahia comentou:

    OLÁ IRMÃOS POLÍCIAS, SABEMOS DOS PROBLEMAS SALÁRIOS QUE ENFRENTAM VÁRIOS COLEGAS DE OUTROS ESTADOS E SEM ESQUECER DOS PROBLEMAS QUE A SOCIEDADE TEM ENFENTADO DIA-A-DIA COM A VIOLÊNCIA. AQUI NA BAHIA NÃO É DIFERENTE, JÁ TIVEMOS SALÁRIOS MISERÁVEIS, TIVEMOS QUE FAZER UMA GREVE EM 2001 DE DURARAM 05 DIAS, O ESTADO TODO PAROU POR CAUSA DOS ASSALTOS QUE ERAM CONTANTES NAS RUAS, PORÉM A GREVE FOI UM MAL NECESSÁRIO PORQUE NÓS PRAÇAS NÃO TIÁMOS MÍNIMAS CONDICOES DE TRABALHO, SALÁRIOS DE FOME, SEM PLANOS DE CARREIRAS, E O NOSSO HOSPITAL MILITAR, O GOVERNO ACABOU FECHANDO POR PURO ABANDONO. QUANDO TERMINAMOS A GREVE, SOMOS TODOS PERSEGUIDOS, UM SARGENTO FOI PRESO E TORTURADO PARA DELATAR SEUS COMPANHEIROS E MUITOS FORAM EXPULSOS, QUE PARTICIPARAM DO MOVIMENTO, POR OFÍCIAS “LEAIS” AO GOVERNO, OS MESMOS QUE TAMBÉM FORAM BENEFICIADOS COM OS GANHOS DA GREVE.
    O QUE DÁ PARA EXTRAIR HOJE DA POLÍCIA EM ESPECIAL DA MILITAR É QUE ELA NÃO CONSEGUE RESOLVER OS PROBLEMAS DE NOSSO SOCIEDADE PORQUE ESTÁ MAIS PREOCULPADA EM MANTER O “ESPÍRITO MILITAR” E BAJULAR OS POLÍTICOS EM BUSCA DE PROMOCOES, EM SE TRATANDO DOS OFICIAIS. COMO JÁ FOI DITO AQUI ACERTADAMENTE, AS DUAS COISAS NÃO SE MISTURAM, MILITAR PARA AS FORÇAS ARMADAS, SEGURANÇA PÚBLICA PARA UMA SÓ POLÍCIA, COMO É EM QUASE TODO O MUNDO, OU É O MUNDO QUE ESTÁ ERRADO?

  • Leandro comentou:

    Pois è, corrigindo amigo Bob bail . o Soldado(PMERJ) Ganha R$ 800. E não tem equipamentos Necessarios.

  • Arnaldo comentou:

    amigo sou PM/MA, entrei na PM em 2002, o descaso do ESTADO para com a PM e a PC aqui no Maranhão é demais, tenho vergonha, não de ser militar, mais de ter um salario nao digno com a minha profissão, eles sempre aprovam seus prórprios salarios e digam se depassagem, altíssimos, enquanto a SEGURANÇA e SAÚDE, ficam em ultimo plano. Quero ressaltar tambem amigos que se cruzarmos os braços ficará pior, vamos lutar pelos nossos direitos, tentar acabar com esse RDE q é hiper arcaico. um abraço

  • leandro comentou:

    Não que a policia do RJ seja pior a muitos policiais do estado do RJ uito competentes que exercem seu trabalho com dedicação,orgulho e honra.
    Mais uma parte desses policiais do RJ que tem armas na mão um treinamento impecavél claro não igual a um treinamento de POLICIA ESPECIAL mais um treinamento para combater o crime mais infelismente boa parte deles entram em esquemas ilegais como EX:JOGO DO BIXO,VENDER ARMAS PARA BANDIDOS,COBRAR ARREGO NAS FAVELAS CARIOCAS, isso é falta de consideração ao estado do RJ um estado lindo cidade com praias,pessoas maravilhosas lugares lindos. e po invez dos policiais não digo todos conservar este estado e cidade se unen a marginais criminosos pra mim isso é uma falta de respeito ao povo carioca e a policia do estado..
    eu penso em ser policial tenhu apenas 16 anos de idade ainda mais procuro ler saber ficar por dentro de tudo para quando fazer a prova passar e ser um exemplo a ser seguido.

  • Tenente comentou:

    A PMPR tem o terceiro pior salário do sul, sudeste e centro-oeste do país. O Governador ta louco quando diz que um soldado ganha 1700. O soldado ganha 1450 pois o resto o governo desconta. e um coronel no parana ganha 8mil liquido e nao 14 mil como o BOB Req

  • Tenente comentou:

    14 mil como o BOB REQ disse. A PMPR tem um efetivo previsto em lei de mais de 21 mil homens, porém existe pouco mais de 15 mil incluindo os bombeiros. É tudo uma piada mesmo. Tudo para conseguir votos. O Governador, com medo de perder o controle com a vinda da Força Nacional até Foz do Iguaçu, lançou uma piada de operaçao foz segura, que inventa dados estatisticos e ja gastou mais de 15 milhoes de reais em diarias para policiais de todo o parana pra que la trabalhem.
    Desde que Requeijão entou no Governo do paraná, a policia militar ja teve mais de 6 baixas por aposentadoria, entre outras… e o BOB somente contratou 3mil. E diz para todos que é o governador que mais contrata. Estou cansado desta farsa, dos coroneis puxando saco dos politicos, dos majores com mãos atadas, dos tenentes e praças levando no lombo por causa da incompetencia do Governador BOB. AZZZAAAAAAAAAAAARRR!!!

  • Tenente comentou:

    Senhores… um soldado no Paraná ganha 1450,00 reais. Um 2º Tenente ganha R$ 2400,00 reais. 1º Tenente ganha R$2800,00 reais. Cap. R$ 4000,00 reais, Major R$ 5100,00. Ten-cel R$ 6900,00.
    Cel R$ 7800,00 reais. Todos salários liquidos. É a maior farsa o que o Governador do Parana, BoB Requeijão disse. Ele nao sabe nem o salario que paga aos policiais. Um investigador da Policia Civil no parana ganha menos de 1500 reais e um escrivao de policia ganha 1600,00…. ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!

  • Eduardo/RJ comentou:

    Tentente, obrigado pelos esclarecimentos. Obviamente o texto do artigo tem uma viés irônica, pois o governador (?) do Rio tem um repertório aparentemente interminável de palavrões para classificar os profissionais da segurança pública, educação ZERO.

    Uma pena as condições das polícias estaduais, o interesse público fica sempre de lado.

  • marcio comentou:

    o Brasil só melhorará apartir do momento em que a polícia assumirá ocontrole dos morros e das

    favelas,ou nas fronteiras ,dos estados, do país, das cidades , sem sair .

  • Leandro Menezes comentou:

    Tenente se um Soldado do Paraná ganha 1400

    quanto vc acha que um Policial Carioca Ganha… ?

    R$ 800,00 ! Ao certo e R$ 700,E Uns quebrados mais juntando da 800 Reais,

    Sem Contar meu caro, os problemas enfrentado tais

    como ,Comprar seu propios Materias pra combate

    Coisa que o governo tem que financiar… !

    Viaturas velhas e quebradas… !, Falta de Munição pras

    Armas , contigente baixo de PMS,… etc etc são muitos problemas enfrentado pela corporação por

    salario mais do que injustoo.. !

  • milton c s comentou:

    Na verdade, eu acho que os Policiais do RJ estam trabalhando como escravos.
    Se não trabnalhar direito morre pelos traficante que fas a vez da guilhotina que pena fazer o que.

  • RONALDO comentou:

    QUEM ESTÁ INSATISFEITO QUE ESTUDE E FAÇA OUTRO CONCURSO DO TJ, CORREIOS, SLU , PF , ETC…

  • fabiano comentou:

    para de falar besteira RONALDO, aqui em brasilia, 101% dos policiais militares gostariam de ser policiais civis……motivo: sd inicial ganha 4500 e
    agente 7500……..

  • Sidney comentou:

    Sou PM no Paraná e vou escrever sobre o que penso mas sem querer ofender ninguem. Acho que no Rio de Janeiro existe um problema maior que o salário. É o tipo de cultura policial que se instalou naquele estado que vem dificultando a chance de investimento. Conversei com um politico carioca sobre a qualidade da policia no geral e ele falou que o estado abandonou a PM quando viu que a corrupção vinha da “ponta do ice-berg” até o Sd. Corrupção existe em todo o lugar, mas no RJ é mantida por uma potencia economica: O trafico e tratando-se de dinheiro grande, compra-se o grande. Agrada-se o pajé para mandar nos indios.

  • Lucas hartur comentou:

    DE FATO NÃO RESTA DUVIDAS QUE A PMPR É AMELHOR DO BRASIL.
    COM O APOIO DO GOVERNO E DA COMUNIDADE A PMPR É UM EXENPLO PARA TODAS AS PM DO BRASIL

  • Silvão... comentou:

    Sidney, um dia de Tolerância 0 no Rj, nuum vai pra frente

    pense nisso ! a medida adotada aqui e conforme a sociedade pede

    kda sociedade tem a Policia que merece eles mesmo pedem.

  • INVESTIPOL PAULISTA comentou:

    SOU POLICIAL CIVIL EM SAMPA,TENHO 15 ANOS DE CARREIRA POLICIAL É O MEU SALÁRIO LIQUIDO E 2.000 REAIS UM VERGONHA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO,PIOR AINDA E O DELEGADO DE POLÍCIA QUE GANHA 3.000 REAIS,FORMADO EM DIREITO E COM MUITA RESPONSABILIDADE,INFELISMENTE A CORRUPÇÃO AQUI CORRE SOLTA,COM ESSE SALÁRIO FICA DIFÍCIL., ATÉ A CORREGEDORIA SABE DISSO É FAZ VISTA GROSSA PARA CORRUPÇÃO, SÃO VÃO PRÁ CIMA QUANDO O MP PEGA NO PÉ……..É TRISTE MAS E VERDADE A POLÍCIA MILITAR TAMBÉM ESTÁ NO MESMO BARCO,AMÉM.

  • CEZAR DIAS comentou:

    OLÁ POLICIADA DE TODO O BRASIL, AQUI NO PARANÁ TÁ UMA VERGONHA SALÁRIO DE UM SEGUNDA CLASSE PM É DE R$799.25 LIQUIDO. O DE PRIMEIRA CLASSE É DE R$ 1480.00 LIQUIDO, O R$ 100.00 DE EXTRA DEMORA TRES MESES PARA CAIR EM SUA CONTA E O R$ 300.00 POR ARMA APRENDIDA UNS 5 MESES, É DE DESANIMAR MAIS FAZER OQUE GOSTO DE SER POLICIAL,UM ABRAÇO A TODOS.

  • renan comentou:

    cara posso falar o seguinte aqui em sao paulo .. oficiais que chegam novos querendo ser o deusao,,, os praças da tatico leva ele na favela e dexa eles levarem uns tiros ,,, alguns ate repensam a profissao ……..klkkkkkkkkkkkkkkkkk

    em sao paulo o salario dew um pm gira em torno de 2,000… e um oficial de 4000

  • hirto comentou:

    REQUIÃO…??? blah
    este mesmo governador que diz que a pmpr e a melhor do brasil
    esta defendendo o aumento de salario somente dos oficiais,
    estes que dizem uma injustiça os praças tbem receberem aumento.
    Quem é de fora nao imagina como este governador trata os praças por aki, e consegue o apoio destes oficiais(comadantes e diretores de confiança do governador), que nao saem de sua barra da calça ¨deformando¨ a pmpr. Deve ser injusto mesmo… dar a vida atendendo ocorrencias, as vezes um marido bebado,armado com ciumes da esposa…ou trocar tiros com vagabundos que nao tem nada a perder, enfrentar o transito com viaturas onde a manutençao é feita por pessas que ganha as licitaçoes nao se sabe como,(o pior que sabemos, não é) e ainda repoem peças usadas cobrando por novas. Já os ¨estrelados¨ arriscam suas vidas subindo em palanques montados para aplaudir o discurso, ¨pra leigo ouvir¨, deste governador.BLAH… e mais vangloriam-se com resultados positivos das ocorrencias dos praças.
    PROS AMIGOS FICAR SABENDO, AKI 1° TENENTE JA NAO QUER SABER DE RUA E UNS OU OUTROS 2° TENENTES E ASPIRANTES EGUEM ESTE MESMO PENSAMENTO. ¨DEVE SER INJUSTO MESMO¨

  • wilson Rezek comentou:

    É a grande mentira do REquião de novo. em 2004 o REquião deu um aumento para os praças, de soldado a sargento de em torno de 25%. para os tenentes foi em torno de 7 %. agora ele fala que eles já ganharam aumento e somente vai dar aumento de capitão a coronel.
    detalhe pessoal, apesar de na prática nao parecer, no paraná o tenente ainda é oficial, só que não há promoção, que é apenas por indicação de parentes de coronéis e apadrinhados políticos.
    um aspirante no parana chega a ficar 3 a 4 anos esperando ser promovido. depois, tem que ficar 10 anos para ser promovido a primeiro tenente.
    eu sou segundo tenente a 9 anos. fui soldado, cabo. fiquei 4 anos como praça. como a PM daqui está uma droga, terminei o curso de direito e vou ser delegado da polícia civil. porque aqui no paraná ser Oficial da PM é uma furada.

    c

  • tenente ramalho comentou:

    A Polícia Militar do Paraná é a pior do Brasil e tem o governador mais mentiroso também. Esta promessa foi enviada para os batalhões por coronéis alguns dias antes do segundo turno das eleições.
    O inteligentíssimo Governador Requião ganhou as eleições por uma pequena margem de votos.
    Os policiais militares estão até hoje esperando o aumento salarial.
    ah, antes que me esqueça, promoçoies agora, somente por influencia política e familiar.
    Colegas, a verdade é a seguinte: POlicia Militar do Paraná é a pior polícia do Brasil.

    fico triste de falar isso, mas tem segundos tenentes da PM do Paraná querendo fazer concurso para a POlícia Militar de Santa Catarina. E não são poucos.

  • tenente campos comentou:

    o que? não entendi bem, mas o titulo correto seria: POlícia Militar do Paraná é a pior do Brasil.
    no Paraná, honestidade na Polícia militar não é valorizado, apenas influencias políticas e familiares.
    Promoções por merecimento, por provas, esqueça. o critério de merecimento não existe mais. quanto as provas, os gabaritos são entregues para alguns previlegiados. Tá cheio de sindicancia rodando que não leva a nada. Polícia Militar do Paraná è uma vergonha. quanto ao salário está horrivel, desde o nosso colega soldado até tenente. é como um comandante do policiamento do interior falou: orelha seca tem que trabalhar muito e ganhar pouco.
    Esta é a POlícia MIlitar do Paraná, ou do Requião, como queiram, ou seja: Polícia Militar do Paraná, a pior do Brasil.

  • juca Kfouri comentou:

    Olha, trabalho na casa militar do Governo do Paraná. O Requião é um cara que odeia PM, não adianta, não tem jeito. Então ele confia plenamente na equipe que ele montou: no Comandante-GEral e seus auxiliares. Estes estão aproveitando, pois o governo está acabando, para promover todos os seus amigos ou parentes de amigos, de todos os postos e graduações. É fato: há venda de gabaritos e às vezes, entrega de gabaritos para os concursos de praças. As promoções para os oficiais obedecem apenas ao critério de indicação. Não há merecimento. Do segundo-tenente até o tenente-coronel que quiser ser promovido tem que ter algo a oferecer ou um padrinho forte, senão fica esperando. é normal se aguardar em torno de 10 anos para ser promovido na PMPR. Ou seja, segundo-tenente para sair primeiro tenente deve esperar uns 9 anos em média. O que estou citando é fato comprovado por sindicâncias, onde não há imputação de responsabilidade para os responsáveis, mas confirma-se os fatos mencionados. Atualmente na PM do Paraná à là Requião não há respeito a moralidade pública e nem à legalidade. Reflexo disto é que os tenentes estão fazendo de tudo para sair da PM. Os praças estao realmente fazendo o que querem. se forem honestos, o serviço rola de forma honesta. mas o contrario também é verdade.

  • juca Kfouri comentou:

    Gostaria de acrescentar que sou segundo-tenente na PM do Paraná. No meu BPM sou considerado um bom policial militar por meus superiores e pelos praças. já fui soldado e cabo anteriormente. Fiz tudo o que podia para ser promovido, como manda o regulamento. tenho curso superior e pós-graduação. Esgotei o número de pontos de cursos internos na PMPR. Jà comandei o grupo tático do meu BPM, recebendo inúmeros elógios. Sou amigo de todos os praças, pois já fui um praça. Eu disse amigo e não colega, pois nossas familias se conhecem e nos ajudamos mutuamente. Já respondi inúmeros IPMs e sindicâncias por conta dos serviços realizados, juntamente com os praças, mas em todos estes, foi considerado que agimos conforme a lei. Tenho, juntamente com os praças que trabalharam comigo inúmeros elogios decorrentes de ocorrÊncias policiais. Já troquei tiros inúmeras vezes com bandidos e infelizmente já perdi alguns colegas em ocorrências policiais. MAS CONFESSO SENHORES: TENHO VERGONHA DE PERTENCER A ESTA FORÇA POLICIAL CORRUPTA QUE É A PM DO PARANÁ, A PIOR POLÍCIA MILITAR DO BRASIL. A corrupção impera entre o alto escalão da PM. Principalmente de capitão a coronel. Eu não aceitei puxar o saco de coronel corrupto para ser promovido. Taí: ainda sou segundo-tenente. O que o colega falou acima é verdade. os tenentes não querem mais ir para a rua, somente pensando em sair da PM, porque aqui a coisa tá feia. como combater o crime, se o crime está sendo cometido por nossos superiores. vergonha, não é.

  • joao carlos da silva comentou:

    Esse nosso governador é um hipócrita, em dizer sobre nossos salarios, eu tenho 18 anos de serviço e com todos os meus adicionais 1800,00 reais, parabens ao governador de Sergipe pelo aumento que deu a gloriosa Policia Militar 80%, chegando a 5000,00 reais o salário de um soldado. fica com inveja roberto requião!!

  • johny comentou:

    A melhor policia do Brasil! KKKKKKKKKK… salario baixo(o policial tem q fazer bicos p/ não passar necessidades e o comando sabe disso e não pune ninguem com ordem do governo p/ ñ exigirem salarios melhores) vtr sucateada,falta de união( praças puxa-saco de oficiais p/ terem beneficios proprios)escala de 24×24 no interior(isso mesmo 24×24) e o descanso não existe, pelas escalas extras nesse meio, e ainda tem gente que apoia o Requeijão, pelo amor de Deus quem vai olhar por nós?????

  • wendel jaime de souza comentou:

    sou policial aqui no RN,vejo que a diferença entre nós não muda muito,onde voçê for é baixo salário e desmotivação da tropa,tenho dez anos de policia e meu salario é 1.596,00 bruto com as gratificações pois meu soldo é R$465,00 tenho muitas vezes que fazer bico para dar uma condição de vida. melhor para a minha familia isso é uma vergonha!!!!!!

  • Antonio comentou:

    …Os Pms-Sds- do Pr só estão com esse slr porque os 591 do Campello
    ganharam uma ação, e ja estavam com um ganho de 1800.
    Mesmo assim, levou 4 anos para acontecer a isonomia.
    Parece que as Pms no Br só existe Oficiais…
    E os funcionários Públicos civis? Pior ainda!
    É o país da LEI DE GER$ON…
    Hei! Agilizem a PEC; se organizem via Net!!!

  • Felipe comentou:

    Ola pessoal,

    Lí todos os comentários aqui postados, fico meio triste com as más novas…

    Tenho 25 anos e vou prestar para PMPR agora em fevereiro/2010

    Pelo menos no concurso não á corrupção né ?

    Abraço à todos e fiquem c Deus

  • joseph Yarlei comentou:

    Confesso que tenho dó dos inúmeros colegas que irão prestar concurso para a POlícia Militar do Paraná. Não acredito na idoneidade do concurso. Depois de entrarem na PM, há um requisito do edital que cita que o PM tem que ser superior ao cansaço. Há coronéis falando que o cara vai ter que trabalhar 24h por 24h. Não é a toa que os praças e tenentes mais antigos não toleram tal escala, se revoltando e questionando tais escalas. Mas os colegas novos vão ter que trabalhar iguais escravos. tomara que venham com um controle emocional digno de um superhomem, senão vão começar a sofrer problemas psicológicos como a maioria da tropa da PM do Paraná.

  • fERNANDO JUSTUS DOS SANTOS comentou:

    Caros irmão, entendo o desabafo de todos, é difícil ver as cidadões comuns (cívis) morando em casas boas, andando de carrão por aí, e nós que nos intitulamos autoridades, financiando um fusca ou um gol geração 80, é mais dificil aínda quando se trata de nossos filhos, que crescem sem ter ganho um carrinho de controle ou um vide game play 2, dinheiro curto é a nossa realidade, mas tem coisas escritas em seus desabafos que não se justificam, estou quebrado financeiramente sim estou, mas sou POLICIAL,e ningém vai me umilhar, se o irmão esta fraco e quer desistir da luta vá em frente, procure outro trampo, tenho certeza que todos são altamente qualificados, mas pelo amor de deus, honre a farda, parem de falar mal da minha gloriosa instituição, amo ser polícia, fome não vou passar, mas sou feliz e tenho certeza que juntos vamos ganhar esta guerra olhe a pec 300, não sei se vai ser aprovada mas um dia será nossa vez, enquanto isso parem de falar mal da polícia,que ganham pouco demais, essa profissão é um dom instituído por deus, somos os caras(pf)lembre-se mão na parede cidadão…,tenham esperança mas enquento isso não esquecamos nosso juramento….

  • hirto comentou:

    CARO AMIGO JUSTUS…
    NÃO DEU PRA ENTENDER DE QUE LADO VC ESTA.MAS DA NOSSA FAMILIA(PRAÇAS), TENHO CERTEZA QUE NÃO É SEU LADO.(MESMO QUE SEJA PRAÇA).HONRO MUITO A FARDA QUE USO, MAS HONRO MUITO MAIS O PÃO DOS
    MEUS FILHOS.
    EU FIZ UM JURAMENTO E ESTOU CUMPRINDO E VOU CUMPRIR COM O SACRIFICIO DA MINHA PROPRIA VIDA. SÒ QUE NINGUEM JUROU QUE MEUS FILHOS IAM TER O PÃO NA MESA.
    EU APRENDI A SOBREVIVER SEM COMIDA POR VARIOS DIAS, MAIS MEUS FILHOS NÃO.
    ABRAÇOS E QUE DEUS ILUMINE SUA VIDA E SUAS PALAVRAS.

  • Policial Militar do Paraná comentou:

    “CAROS COMPANHEIROS DA PMPR, NÃO SE INTIMIDEM COM AS AMEAÇAS DO GOVERNADOR, POIS “SAFADEZA” É A PROPOSTA QUE ELE ENVIOU PARA A ASSEMBLÉIA. A PM PRECISA SER BEM REMUNERADA, EM 1997, UM SOLDADO GANHAVA EM TORNO DE 7 SALÁRIOS MÍNIMOS, O QUE DEVERIA SER, NOS DIAS DE HOJE, R$ 3.570,00 PARA O SOLDADO PM. QUERIDOS IRMÃOS POLICIAIS, NÃO SE INTIMIDEM, MAS NÃO VAMOS DAR MOTIVOS PARA QUE SEJAM FEITOS, ALGUNS, DE “BODE EXPIATÓRIO”. CONTINUEM TRABALHANDO, E MUITO, COMO SEMPRE FIZERAM, VAMOS MOBILIZAR O NOSSOS ESFORÇOS FAZENDO OPERAÇÕES BLOQUEIO NAS PRINCIPAIS AVENIDAS NOS HORÁRIOS MAIS CRÍTICOS, BATIDAS EM MOTÉIS DE LUXO, VAMOS INCOMODAR BASTANTE, TUDO AMPARADO PELA LEI, FAÇAM BLOQUEIOS, PRÓXIMOS DO PALÁCIO, DA ASSEMBLÉIA, ACHEM OCORRÊNCIAS, NAS QUAIS VOCÊS TENHAM QUE EMPENHAR HORAS PARA RESOLVER, VAMOS LUTAR COM DIGNIDADE E MOSTRAR QUE O NOSSO TRABALHO É MUITO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE, PRENDAM TANTOS QUANTOS VOCÊS PUDEREM, VAMOS ENTUPIR AS DELEGACIAS, E MOSTRAR COMO É FRÁGIL O SISTEMA. FAÇAM ISSO EM TODO O BRASIL, VAMOS NOS MOBILIZAR, A UNIÃO FAZ A FORÇA !!!! E A FORÇA FAZ DIFERENÇA QUANDO USADA COM SABEDORIA !!!!”

    Ass.: Policial Militar do Paraná.

  • fabiano comentou:
  • almir Pereira Dos Anjos comentou:

    O nosso querido governador REQUIÃO CHAVESdeu um aumento de 3998 mil reais de capitão a coronel. Para os tenentes para baixo em torno de 400 reais e isso em 4 veses se juros. voces acham que um comandante geral vai fazer alguma coisa para ajudar um praça esqueça. pec 300 e a esperança.

  • junior kfouri comentou:

    E este governador do Paraná fala que já foi tenente. Tenente nada. Se fosse tenente teria dado um aumento digno para os soldados até tenente. Se ele não ajudou nem os tenentes porque já foi tenente, que dizer dos soldados. No tempo do jaime lerner era muito melhor para os tenentes e os soldados. Hoje, o requião somente ajuda os amigos dele que são os capitães, majores e coroneis. E com o pessutão vai ser a mesma coisa. basta esperar e sofrer.

  • joão carlos comentou:

    Enquanto nos outros estados, os oficiais são uma carreira que começa do tenente até o coronel. Aqui no Paraná, oficial é apenas quem ocupa os postos de capitão até coronel. Aqui no Paraná, até o REquião pensa assim, pois na hora de dar um aumento salarial, quem foi privilegiado foram apenas os capitães até coroneis. tenentes e praças estão segurando o rojão. E vou além, a carga horária de serviço dos tenentes é a maior entre todos os postos e graduações, tendo inclusive que levar serviço para casa. O colega soldado no fim do serviço pode ir para casa e descansar, mas o tenente tem que ficar no quartel para fazer os serviços administrativos, enquanto o capitão fica tomando café e fumando com o coronel. Aí, depois das operações, o tenente vai para casa, tem que fazer relatório no seu computador pessoal, imprimir na sua impressora e levar o relatório para o capitão no dia seguinte. Paraná, aqui o Brasil funciona.

  • Edison Luiz de Lima comentou:

    ATENÇÃO:
    Peço a todos os participantes que digitem: YOU TUBE – POLICIAL MILITAR! ESSE VÍDEO MUDARÁ SUA VIDA (clicar em buscar) e com certeza ficaram emocionados ao assistir o vídeo, pois retrata a maior realidade do cotidiano de Policial Militar. Gostaria que algúm dia uma emissora televisiva mostrasse esse vídeo ao público, aos nossos governantes e aqueles do nosso meio que não são capazes de lutar por nossos direitos de melhoria salarial. Deixo bem claro que abraçamos essa profissão por vocação e não por obrigação, mas muitas vezes somos injustiçados.
    Obrigado!

    Subtenente RR PMPR Edison Luiz de Lima

  • Giovani comentou:

    olá amigos…
    devo dizer que não conhecia o site ainda, então sou um novato por assim dizer, ma moro no paraná e meu pai épolicial civil e meu tio é cabo e motorista deuma equipe da RONE (rondas ostencivas de naturesas especiais) integrante do pelotão de choque q atua em todo o paraná.
    quando li acima as opiniões dos semias leitores, ou pelo menos parte delas, notei que logo no começo um dos participantes desse debate disse as seguintes palvras:
    “a criminalidade no paraná é uma piada comparada a do rio”

    Bom respeitando a sua opinião eu devo discordar em parte dela, pois eu até concordo que a criminalidade no rio de janeiro seja bem maior que aqui, mas isso é por que o policiamento PREVENTIVO aqui no paraná e a politica de segurança publica que é praticada aqui esta sendo bem sussedida.

    Mas sendo sobrinho de um homem que passa as noites trocando tiros com bandidos nas periferias daqui, e que ja levou dois tiros, e que pelo que me conta ja viu amigos de farda morrerem trocando tiros com assaltatntes de banco e ladrões de carro eu devo dizer que o paraná é sim um estado violento, e para ser cincero violento demais, e a RONE atua de forma eficais a no combate a criminalidade violenta aqui do nosso estado.

    se a pm daqui é a melhor ou não eu não sei, mais o que eu posso dizer é que se uma policia é melhor que outra ou não, não é um salário que dis e eu sei q todos os policias são guerreiros e todos HEROIS…

    gostaria de terminar dizendo que estou com 17 anos e vou entrar para a PMPR, mas não por que o salário é atrativo, mas sim por que venho de uma familia que acredita nas leis e na justiça e que acredita que a criminalidae deve ser combatida por homens honestos que lutem por ideal em comum…

    gostaria de deixar um grande abraço a toooodos os policias militares e civis do brasil, por serem todos guerreiros e eu espero realmente que as coisas melhorem no rio de janeiro para os policiais, pois um dia seremos todos reconhecidos, independente dos governos que virão por nossa fibra e coragem.

  • Giovani comentou:

    gostaria tbm de dizer ao Rafael que escreveu aqui no dia 11 07 2007 que apoio ele em relação aos vileiros a policia faz o que pode e faz muito bem , a culpa é muito mais do governo que da ineficácia policial, e tbm, os policiais daqui estão muito acupados correndo atras de bandidos de verdade, assassinos e estrupadores, para perderem tempo com um bando de bebados cheios de pircings cor de rosa na cara que falam engraçados e não conseguem segurar as calças…

    e notei que o rafael tbm disse que gostaria de entrar para um dos grupos taticos que aqui atuam, bom rafael eu sempre quis entrar para a RONE como meu tio e muitos outros amigos dele que conheci pela ideologia deles seus valores eticos na separação do que é certo e errado e por ver que eles fazem a diferença…

    sei que é meio tarde para isso e que se você estava com qinse anos quando escreveu aquilo hj ja deve ter tomado a sua decisão… e deve ter uma carreira já…

    só me resta desejar sorte a nois dois…

    espero que me responda e se não quiser responder nesse site mandem- me um e-mail em : gio_dico@hotmail.com

    e isso é para todos..

    obrigado

  • Luiz Eduardo Hunzicker comentou:

    Um grande problema na Polícia Militar do Paraná é a questão da promoção aos postos de Ten Cel e Cel. Nem sempre os melhores são promovidos e isto repercute na vontade de trabalhar do injustiçado. Os cabeças, não em inteligência mas em posições de comando normalmente estão distantes da sociedade e da população. São limitados no pensar, no raciocinar e no debater, com raríssimas exceções e acabam por aceitar de forma benevolente as vontades de alguns governantes. Não existe um sistema de segurança pública que realmente seja sistema, que não fique à mercê do pensamento, muitas vezes somente político do governante. Outros ainda fazem prevalecer o sistema militar, quando todos os policiais militares deveriam ser tratados como profissionais da segurança pública, com o direito de apresentar suas sugestões para a melhor aplicação do efetivo nos locais em que a intranquilidade social permeia. Pensar polícia militar deveria passar por um grupo multidisciplinar, indenpenente de posto ou graduação, em cada área de comando. Lembro-me quando exerci a função de subcomandante do 13o BPM em Curitiba, dentro do quartel capitães se batiam um no outro, quando então propus ao comandante que cada um ficasse em sua área de atuação e acabou dando certo. O oficial não pode ficar aquartelado. Deve estar em busca das comunidades e não ficar esperando que as comunidades venham até ele. Quanto a parte salarial, entendo que aqui no Paraná o governador Requião contemplou-nos com reajustes justos neste 2010. Desde que me aposentei em 1997, graças a minha forma de conduzir os trabalhos nas últimas unidades em que servi, fiz relacionamentos importantes a ponto de ficar conhecido pelos segmentos sociais e desde então continuei trabalhando, com treinamento e vigilância orgânica, na iniciativa privada. O governador Requião pelo que parece, fez política própria quando fala em melhor polícia do Brasil e acho que a Polícia Militar, com todas as dificuldades que a realidade social impõe ao trabalho de segurança pública, nunca foi destroçada pelo mandatário maior do Estado do Paraná. Confio no agora governador Pessuti, que tem um formato de relacionamento mais sensato que o anterior, mas com desempenho tão eficaz quanto o Requião. São duas formas diferentes de personalidade, e muito semelhantes quanto a eficiência. Agradeço a estes dois governantes que prezaram tanto a polícia militar quanto a civil e até mesmo desfazendo rusgas que anteriormente manchavam estes dois orgãos da segurança pública.

  • ellen magno da silva comentou:

    eu quero muito ser policial ou delegada eu tenho 15 anos mais tenho baixa estatura isso poderia me prejudicar.

  • lucas comentou:

    melhor policia da AMERICA LATINA ea policia de sao paulo ok

  • ANDERSON MONTORO comentou:

    FALAM TANTOS DOS PROBLEMAS DA POLICIA MAS NA VERDADE CONTINUA SEMPRE A MESMA PORCARIA,A POPULAÇÃO É A MAIOR CULPADA,SE O POVO QUISER PODE ACABAR COM ESSA POLICIA ARCAICA,MAS NÃO QUER, A MAIORIA TEM PARENTES NELA, E SABE COMO É QUE FUCIONA,AGORA QUANTO QUAL É A MELHOR POLICIA MILITAR DO BRASIL,SERIA UMA IGNORÂNCIA, NÃO FALAR A DE SÃO PAULO,SEM COMENTÁRIOS MINHA GENTE,ALI O BICHO PEGA, O TREINAMENTO É OUTRO,INCLUSIVE AGORA OS SOLDADOS SAEM DO CURSO COM NIVEL SUPERIOR,SEM COMPARAÇÃO.

  • SGT. EDSON PEREIRA PMSPRR comentou:

    MUITAS DAS VEZES FICO A PENSAR DO ALTO DOS MEUS 70 E POUCOS ANOS DE IDADE, QUAL FOI O MAL QUE NÓS POLICIAS MILITARES FIZEMOS PRA ESTES GOVERNANTES,(A NÃO SER CUMPRIR ORDEM)PQ ESTA FALTA DE RECONHECIMENTO DO NOSSO TRABALHO, NOS TRATAM COMO FOSSEMOS UMA RALÉ QUE SO VIVE A MENDIGAR ESMOLAS, COM TODAS AS NESCESSIDADES DE MATERIAL SERVIÇO DE SAÚDE E SALARIAL, SEMPRE ESTAMOS DANDO O MELHOR DE NÓS, COM RISCO DE VIDA, ( É SO PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS OCORRENCIAS DO DIA A DIA), AFIM DE DAR MAIS SEGURANÇA A ESTA SOCIEDADE TÃO SOFRIDA, O CRIME AUMENTA DIA A DIA, HOJE JA NÃO EXISTE CIDADE PACATA, POR CONTA DO AUMENTO DE DROGA, NÓS PM MESMO SEM O RECONHECIMENTO QUE NÓS MERECEMOS , TAMOS AÍ, NÃO MUDAMOS O NOSSO PROCEDIMENTO, EM TERMOS DE RESPONSSABILIDADE COM OS NOSSOS CIDADÕES, JA PASSOU DA HORA DOS GOVERNOS ACABAR COM ESTA VERGONHA QUE É O NOSSO SALARIO, E ESSA CONVERSA PRA BOI DORMIR, QUANDO SURGI UMA ALMA, QUERENDO FAZER ALGO DE BOM PRA CLASSE , EM SEGUIDA SURGE 1000 PRA SABOTAR, POR ULTIMO… PENSEM BEM, PARA O PROFISSIONAL DE DEGURANÇA, DAR A SEGURANÇA QUE ASOCIEDADE PRECISA E NESCESSARIO QUE O MESMO, NO MINIMO SE ACHE PRESTIGIADO.

  • Dr cana comentou:

    É bom que comece aos poucos aumentar os sálarios dos policiais militares,pois merecem ser todos valorizados com sálarios condizentes com os riscos que correm e o perigo que enfrentam no dia-a-dia.O governo deve ser precionado,a pec 300 ficou só no papel,com muitas desculpas por parte do governo,então que cada Estado se organize e vão a luta por melhores sálarios…Um abraço a todos…

  • Dr cana comentou:

    Quando o governo Estadual precisa,é a policia militar que o defende,acredito que com o tempo os sálarios vão melhorar,pois para se eleger na atualidade é necessário desempenhar um bom trabalho para a sociedade,senão daqui a quatro anos o eleito cai do cavalo,como aconteceu aqui no Rio Grande do Sul com a governadora Ieda Crusius..

  • manoel comentou:

    é facil dar aumento e agradar a todos é so pegar o salario do coronel e ir dando diferença de 7,3% para os demais que fica tudo cert ex coronel 21.000,00 ten. cel 19.467,major 18.045 cap 16.727 e assim por diante o QUANDO CHEGAR NO SOLDADO ELE AINDA TERA UM BOM SALARIO MASA CUPULA NÃO QUER OK.

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.