PMERJ e BOPE na imprensa

PMERJ e BOPE na imprensaNas últimas semanas a PM e o BOPE foram assunto de vários jornais. Algumas notícias ruins, outras positivas. A prisão de mais de 50 PMs após investigação da 59ªDP, comandante de Batalhão e Oficiais indiciados em Inquérito da 81ª DP que acabou com o afastamento dos Delegados responsáveis pela investigação, e outros casos envolvendo má conduta dos milicianos foram destaques negativos. Contudo, algumas reportagens que mostram o “por trás das câmeras” tendem a auxiliar a compreensão do cidadão em geral sobre as forças policiais do Rio. E são essas reportagens que vimos indicar aqui, já que as notícias negativas são absorvidas já com exagero pela imprensa, e no Caso de Polícia nós não acreditamos em guerras e disputas entre as corporações, que se existem, resumem-se a pequenos grupos facilmente delimitáveis.

No ritmo do filme Tropa de Elite, o jornal O Dia montou uma galeria de fotos com pedaços do treinamento do BOPE, e ainda fez uma matéria mostrando que os personagens do filme são identificáveis, e mais ainda, aquela realidade se estende à muitos policiais, notadamente os que procuram fazer um trabalho sério.

Já o jornal Extra nos presenteou com dois vídeos: um vídeo explicando a formação do praça da PMERJ, ao mesmo tempo em que mostra a precariedade do material de trabalho e abandono do policial depois de formado, com viaturas caindo aos pedaços, coletes balísticos inapropriados, e as demais mazelas que o Governo do Estado do Rio mantém nos últimos anos de des-governo PMDB, acredito que propositalmente.

BOPE e Tropa de Elite na ÉpocaA revista Época também fez matéria sobre o filme, lembrando da crítica feita aos detentores das riquezas e usuários de drogas que indiretamente criam e mantém o sistema funcionando, e tenta explicar o porque do sucesso antes mesmo de ser lançado e divulgado oficialmente.

Outro vídeo intitulado “Conheça melhor o BOPE” fala sobre o treinamento do BOPE com uma abordagem superficial.

O jornal britânico Guardian Unlimited também fala sobre o Tropa : “Tiroteios, execuções sumárias, sessões de torturas e corpos queimando dentor de pneus. Pode parecer o noticiário jornalístico do Rio, uma cidade com a violência em crescimento, mas são cenas do filme Tropa de Elite, ou Elite Squad“. Informam ainda que o Rio é a capial do Brasil.

Mais um vídeo sobre o filme Tropa de Elite, dessa vez do programa Fantástico da rede globo, que mostra os bastidores da filmagem e cenas de quando as armas cinematográficas (alguma de verdade inclusive) foram roubadas durante gravações na favela, sendo que a CORE teve que ir resgatar os atores sequestrados pelos traficantes. Só faltava dizer aos editores do programa global que “ex” de “ex-capitão” não se escreve com “S” (es-capitão). Mas eles devem saber, afinal também sabíamos que “policiais civis” não leva acento (cívis), como ficou erroneamente grafado nos coletes de greve, e o site G1 não perdoou. Erro de digitação. Acontece né globo…

Enfim, vale a visita.

7 ideias sobre “PMERJ e BOPE na imprensa

  1. adorei o filme e acho que ele mostra a realidade de uma cidade caótica, uma juventude inteiramente ridícula, onde se tenta fazer tipo perante a classe pobre,maconheiros sim, atrás de direitos humanos, se eles tomassem vergonha na cara e um monte de tapa, talvez parassem com essa imbecilidade.
    O BOPE surpreende à medida que trabalha o lado psicológico dos seus seguidores, porém só eles sabem o que constroem ou não dentro da alma de cada um.
    10 pra TROPA DE ELITE.
    ZERO PRAS PESSOAS QUE AINDA ACHAM QUE SE TEM QUE TRATAR TRAFICANTE E MARGINAL COM RESPEITO,ELES NÃO SE DÃO ISSO

  2. po meu maior sonho eser do bope e eu quirinha saber qual sao as materias que caem no comcurso da pmrj

  3. Bom…, em primeiro lugar, eu gostaria, antes de fazer crí
    ticas diretas seja a quem for, de expor o lado cronstruti-
    vo antes de expor minha críticas contestativas, ok!
    Pimeiro, não vou elogiar o filme em si, mas sim o que de
    correto e transparente o filma deixa transparecer; os ca- ras do BOPE são idealistas…, e isto, com certeza, é muito
    bom mesmo!! Existe um ditado que diz algo semelhante
    assim : ´´OS IDEALISTAS SÃO OS MAIS TEIMOSOS DO
    MUNDO E IMPOSSÍVEIS DE SEREM CORROMPIDOS.´´
    Amo este aforismo, é um dos melhores que eu já ouvi na minha vida, pois não me considero ´UM´ idealista, EU SOU ´IDEALISTA´, o que defino totalmente diferente em desejar-se, ou, imaginar-se sendo algo. Ahh…, tem outra máxima que eu gosto muitíssimo também : ´´UMA LARANJA BOA DENTRO DE UM CESTO DE LARANJAS MOFADAS, INEVITAVELMENTE VAI ACABAR MOFADA TAMBÉM.´´ Muito boa essa mesmo…, espetacular!!!!! Isto define explícitamente o que o filme
    quer deixar passar ao público : ´´QUE QUEM DORME COM CÃES ACORDA COM PULGAS.´´ Rsrsrsrs…, kkk, e nin
    guém aqui, principalmente os caras do BOPE, desejam acordar se coçando, não é mesmo gente?!! Muito menos
    eu!! Fica claro isso na cena em que o Capitão do BOPEM,
    no filme, o ator Wagner, começa a pressionar o pm cor-
    rupto que ele bem identificou desde o princípio; então ele o pressiona psicológicamente também e, começa a esculachá-lo e dizer as reais no ouvido do cara dizendo:
    _´´Você não vai conseguir buscar aquele barco pra mim
    …, eu sei disto, desista!!!! Você é um corrupto, o seu negócio é com os traficantes lá fora, com os cafetões e etc. Você é um corrupto!! Desista!!!!!!´´ O cara, então fi
    nalmente desiste e brada bem alto que desistiu!!! Nossa,
    acho intensamente forte esta cena…., mexeu muito com
    minha pessoa em si!!! Parabéns a vocês do BOPE ( se is- tofor verdade, é claro! ). Laranjas mofadas…, fora, lixo!!
    São medidas aparentemente radicais, mas que devem ser tomadas, se não já viu né, não precisa ser vidente, ou, mágico para saber qual será o fim da laranja boa e das outras laranjas também.
    A minha crítica negativa, o que não a considero de manei
    ra nenhuma assim, é bem positivamente realista, do pon
    to de vista lógico e racional, apenas os RACIONAIS me compeenderão e terão a mesma visão, os de instintos mais animalescos, que não usam de visão lógica e racional – filtrando e purificando como uma espécie de urânio as informações – , certamente o compreenderão.
    Vou explanar meu contexto de idéias como se isto fosse
    um teatro…, um teatro da realidade onde existe um tipo
    de Deus que comando tudo lá de cima, só que niguém o
    percebe, muito menos sua influências atuantes sobre todos os elementos que atuam em conjunto nesta peça teatral. Vamos lá:
    ´´BOPE : BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLÍ
    CIA MILITAR; são idealistas, imcorruptíveis, íntegros, corajosos e dotados de forte caráter; fazem o ´CERTO´,
    recebem ordens do estado…, as cumprem disciplinada-
    mente; vão aos morros…, prendem armas, prendem e ma
    tam traficantes…, não aceitam suborno…, são fiéis à sua
    filosofia de trabalho e, talvez de Vida; voltam dos mor –
    ros, vão pras suas casas e suas respctivas famílias; de –
    pois voltam pro trabalho, e fazem tudo novamente…., e este ciclo repete-se pelo infinito e os objetivos sempre são os mesmos: buscar traficantes e drogas, e armas.
    TRAFICANTES : vender drogas ilícitas: cocaína, maconha,
    crack, extasy e etc; matam e roubam…, fazem acordos com policiais corruptos e, a CORRUPÇÃO é muitas vezes
    necessária para manter a ´PAZ´ nos morros, e equilibrar
    a ´GUERRA´ entre eles; trocam tiros com a polícia, às vezes, matam algum policial, mas no geral sempre se fer
    ram; o traficante mais velho morre…, outro bem mais novo entra em seu lugar…, e meninos menores de idade, enquanto isso tudo oorre, vão sendo preparados desde crianças à guerra do tráfico e serem futuros cabeças das
    bocas de drogas…, assim parecidamente com as crian –
    ças de certos países da Ásia que, são preparadas desde pouca idade ainda, para serem ´GUERREIROS SAGRA –
    DOS DO ISLô e, tornarem-se futuros Homens-Bomba para cometerem atentados terroristase matarem inocen –
    tes.
    POPULAÇÃO CIVIL : sofre com os´EFEITOS COLATERAIS
    ´ de todas essas manifestações entre traficantes e poli –
    ciais, sejam elas de classe média e média baixa, classe-
    -média-alta, ricos e, sobretudo os mais excluídos pela ´SOCIEDADE´ ( a classe pobre e miserável); filhos vicia-
    dos em drogas…, hospedeiros do vício e financiadores do tráfico…, alguns conscientes disso, outros não; viciados morrem muitas vezes porque devem dinheiro
    a traficantes; jovens viciados matam-se entre si pelo mesmo e idiota motivo; viciados portando armas de fo –
    go saem às ruas para cometer delitos e furtos em nome do vício e, muitas vezes do tráfico também; balas perdi- das ferem e matam pessoas inocentes; policiais corrup-
    tos matam inocentes nessa jogada suja e podre e, em al
    guns casos, matam até seus próprios parceiros por di –
    nheiro e poder; policiais abusam do poder de autorida-
    de e põem em risco a vida de pessoas inocentes: civis e policiais…., crianças e velhos; escolas fecham por causa de tiroteios; policiais honestos são baleados e mortos por traficantes; policias se suicidam por pressão da parte da injustiça do SISTEMA e por causa dos corrup-
    tos; gente de alta patente da polícia se beneficiam com o
    dinheiro do tráfio e etc. Nem se mais o que falar!!
    GOVERNO : comendo caviar e tomando champagne de mil dólares nas custas do POVO; andando de avião de graça pra onde bem entenderem; hospendando-se nos melhores hotéis com o dinheiro do POVO; carros com gasolina grátis e restaurantes de luxo…, tudo pago pelo
    ´GOVERNO´…., governo porra nenhuma!!!!!!….., e sim dinheiro do POVO….., dos impostos recolhidos…..e, o POBRE…, que também paga o imposto, deveria ser, em primeiro lugar, o mais bem tratado e o que mais deveria
    ter benefícios de uma VIDA-DIGNA e HONRADA…; o PO-
    BRE é que deveria ser o mais bem protegido, seja ele civil, ou, policial, tanto faz porque muitos policiais são pobres também…., a maioria deles!!; o governo vai lá e
    coleta os impostos mais altamente rentáveis…., o do ÁLCOOL, e o do CIGARRO……, mantém estas duas dro – gas ´LÍCITAS´ sendo comerciadas ´LEGALMENTE´ dentro da ´´SOCIEDADE´ por que?!! Porque isto é ´LEGAL´…, só se for para o bolso deles né?!! As mantém pq são drogas que matam aos poucos, sem o indíviduo perceber…., o mantendo escravo muitos e muitos anos…., é isto que eles querem…, é melhor mantê-los ´VIVOS´ por um bom tempo…, talvez quase
    até a vida toda…, do que, ao invés disso, legalizarem e venderem uma droga que mata bem mais rápido…, é claro…., é bem melhor manter um finaciador de longo-prazo do que um finaciador de curto-prazo…., que não vai contribuir a vida inteira com seu dinhero que vai para o ´CAIXA-2´´de muitos corruptos e escróques da política; criam o BOPE, utilizam a MÍDIA a seu favor, criam uma imagem de que estão ´REALMENTE´ comba –
    tendo o tráfico de drogas e reprimindo a criminalidade colocando algo como o BOPE nos morros….e dizem :
    _´Olhem….como estamos ajudando vocês….., a socieda de não vive reclamando e exigindo uma solução…, então
    tomem o BOPE e me deixem beber meu whisky tranqüila
    mente no meu yate em Parati……, vejam …., assistam a globo e veram que fizemos a nossa parte……, aí a a mídia vai lá com seus repórteres e filmam tudo e mostram na tv….a ´REAL´ e fazem um filme que choca a
    tdos….., e os que estão na frente da tv dizem :_´Óhh…,
    olhem o BOPE .matando traficantes nos morros do rio…,
    desta vez o governo pelo menos criou algo que preste,
    sim, o BOPE PRESTA…, E muito!!!! , mas o governo não!!
    Todo acredita que algo está feito…, acreditam no que os olhos vêem…, e não questionam mais nada…., ficam caladinhos….achando que algo está sendo…., SIM, algo está sendo feito, é claro…, nós vemos na tv……, só que não paramos para analisar que o governo só combate o
    tráfico no rio com o bope até um ´CERTO LIMITE´ disso
    …, e não avança mais além porque isto não vantajoso para eles, assim como não é vantajoso a ´LEGALIZA -ÇÃO´ de certas outras drogas que andam por aí sendo comercializadas legalmente nas ruas das cidades do pla – inteiro; bom…., é melhor reprimir do que extirpar de uma vez por todas o tráfico…., seja sendo radical o extermínio total do tráfico, ou, por meio da legalização
    de certas ´DROGAS ILÍCITAS´.
    Não sei que consegui passar ALGO para você, caro leitor!
    Mas espero eu que possam refletir sobre essa minha VISÃO das coisas do mundo.
    Um abraço a todos!!! se quiserem tecer comigo….., deixem seus emails aqui nesta página, que vez outra venho dar uma olhadinha e me comunico com vocês.
    PARABÉNS BOPE ( já deixo bem claro que estes ´´para-
    béns´´´só servem apenas se isto, o que o filme BOPE passa, for verdadeiro e autêntico…, isto já não cabe mais
    a mim, mas sim à consciência de vocês)…, parabéns de verdade!!!!!

  4. Bom, a policia do rio de janeiro deveria ser uma das policia mas bem paga do mundo e uma das policia que mais arrisca a sua vida com os batidos,assim sendo a policia que mais corre risco.A sobre o filme tropa de elite que foi uma realidade dos batidos do rio das estrutura da policia do rio.O brasil sendo uma pais tal bonito nao poderia deixa acontece isto no estado isto e uma vegonha para nossa populaçao.

  5. BOM DIA GOSTARIA DE CONHECER O CORONEL PAULO AMENDOLA POIS SOU SOBRINHO DO CORONEL DARCY BITTENCOURT,PARA FAZER ESTA OMENAGEM A MINHA MAE DALVA BITTENCOURT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *