O último a sair que apague a luz

Site do DGAFOntem um colega me chamou a atenção para o site do DGAF (Departamento Geral de Administração e Finanças) da Polícia Civil do Rio. É o departamento que é responsável por questões administrativas internas da PCERJ, como servidores em férias, faltosos, pensionistas, etc.

Ocorre que recentemente foi criado mais uma opção no menu do sítio, cujo botão tem o nome de “Exoneração”.

Sempre que um policial civil da ativa deseja, por opção própria desligar-se da Polícia Civil, ele deve pedir exoneração de seu cargo (como o trabalhador da iniciativa privada que pede demissão ao empregador). Então, sempre que um policial faz concurso para outra instituição, ou mesmo dedica sua vida profissional à atividade empresarial privada, ele “pede demissão”.

E como ultimamente a demanda deste serviço vem sendo grande (enorme), o setor responsável teve que facilitar o acesso.

Tudo isso só para confirmar: os quadros da PCERJ estão se esvaziando! Todo mundo que pode está saindo da Polícia Civil porque os salários estão totalmente defasados, tendo como parâmetro a especialização da atividade desenvolvida, o nível exigido para a função de agente da polícia judiciária, e o risco de morte. Cada vez mais é desaconselhável continuar sendo policial se você tem condições de partir para outra profissão que remunere melhor e com menos ou nenhum risco potencial à própria vida.

Da minha turma, que era composta por 1500 novos policiais, já se foi mais da metade. Alguns foram assassinados em assaltos simplesmente por serem reconhecidos como policiais. Outros tombaram em serviço. Centenas hoje são Policiais Federais (a cada nova turma convocada para a ACADEPOL da PF, são publicadas mais e mais exonerações no Diário Oficial/RJ), Juízes, Promotores, Delegados, Defensores Públicos. Outros tantos estão na iniciativa privada, ou voltaram a ser Advogados.

Só o Governador não vê isso? Ou pior, só nós que vemos isso?

3 ideias sobre “O último a sair que apague a luz

  1. O que um policial civil (MG) deve fazer para pedir e conseguir exoneração???

  2. É por isso que não tem efetivo nas UPJ p/atender o público. É duro mais é verdade.

  3. Como fazer para conseguir a publicação da exoneração no diário oficial? a Policia Civil de Minas Gerais oferece algum documento, com o n e a data da publicação? estou precisando para posse em um novo concurso se alguem souber me ajude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *