Início » Procedimento Policial

Como funcionam as Armas de Choque

Publicado em 07/08/2007 - Categoria: Procedimento Policial

E a Segurança Pública está finalmente embarcando na era moderna dos equipamentos não letais para uso urbano. Já há algum tempo a Polícia do Rio conta com Sprays de Pimenta, e Bombas de Gás Lacrimogêneo, que se mostram extremamente eficientes para conter atos de violência e/ou vandalismo de pessoas, em tese, de boa índole. Isso é muito bom, pois permite que o policial atinja o objetivo de sua missão sem que seja necessário se expor e acabar usando a força física com excesso e ainda responder por Abuso de Autoridade.

Agora novas armas não letais estão sendo integradas ao equipamento policial, não obstante já ser uma realidade antiga nos países desenvolvidos. Como dizem, antes tarde do que nunca. Mas como funciona a arma de choque?

Como aprendemos em biologia, o funcionamento de nossos músculos (voluntários) se dá de acordo com as ordens do cérebro, através do sistema nervoso. Basicamente o cérebro envia sinais elétricos pelas células nervosas em direção aos músculos, mandando que estes contraiam ou retraiam. A idéia da arma de choque é fazer com que esse sistema de comunicação seja interrompido ou confundido.

Atualmente existem diversos tipos de armas de choque, mas os sistemas mais comuns são a Taser Guns (armas Taser) e as Stun Guns (armas de choque).

Arma de Choque Stun GunAs armas de choque (Stun Guns) são as que mais vemos serem usadas em filmes de Hollywood (veja imagem ao lado). Na extremidade que toca o corpo do agressor existem dois eletrodos, que possuem uma diferença de tensão entre si. Quando estas pontas tocam no corpo do agressor a corrente é fechada, e os pulsos elétricos tentarão se mover de um eletrodo para outro, gerando uma descarga elétrica no indivíduo, com tensão suficiente para tingir o corpo inteiro.

Já nas Armas Taser (clique para ver foto) os eletrodos ficam presos na arma e ligados por um fio. Ao pressionar-se um gatilho, os eletrodos são disparados por ar comprimido (idêntico às armas de chumbinho), e prendem-se ao corpo do agressor, conectadas aos fios, e da mesma forma que na Stun Gun, a corrente elétrica passa de um eletrodo para o outro e através dos fios, sendo que o corpo do agressor é o condutor dessa eletricidade.

Veja por exemplo aqui neste vídeo de demonstração da Arma Taser em dedicados militares cariocas que serviram de cobaia. Você é um deles? 🙂

Ou ainda, veja este vídeo com a Taser Gun em uma situação real. O policial americano tenta imobilizar e algemar o suspeito, porém este se recusa a colocar as mãos para trás, e só aceita depois que o policial pede de maneira educada. Divirta-se.

Existem ainda as armas de choque a líquido, mas é um conceito muito recente e ainda em desenvolvimento, mas é basicamente o mesmo, só que a descarga elétrica é feita através de jatos líquidos.

Eu coletei essas informações neste site, onde você poderá analisar detalhes mais técnicos.

Mas você já pensou poder montar em casa sua própria arma de choque?

10 comentários »

  • Roger comentou:

    Eu tenho! Nada é melhor para acalmar bêbados folgados no plantão.

  • dupcerj comentou:

    É mesmo, eu não tenho mas quero ter, vou pedir pro papai noel. 😉

  • lecaum comentou:

    essa arma de choque é proibido para pessoas civis?

  • dan comentou:

    se usada para fins certos sim é valido mas sabemos que a policia brasileira não tem nada de bom isso so seria mais uma arma para tortura!!!

  • carlos roberto silveira comentou:

    SP.06.07.2009
    Vigilância Privada também esta autorizada a usar armas de choque, espargidor de gás pimenta e algemas.

    Agora liberada para segurança privada.
    Com a publicação da portaria.n°358 de 25.06.2009(publicação no diário oficial da união).Alcance da arma ate 10 metros
    Para o transporte de valores o alcance será de 50 metros

    Em seu artigo. 70 e parágrafo 11,autoriza que as empresas possa comprar e utilizar armas de descarga elétrica na segurança privada,(armas não letais).
    Treinamento com duração de 14 hs., Para a segurança patrimonial e pessoal.
    Neste treinamento esta embutida o uso do gás de pimenta e algemas.

    Já para os que trabalham no transporte de valores o treinamento será de 20 hs, pois tem também o uso de granada de gás lacrimogêneo.
    Projéteis de borracha. Nas armas de calibre 12.

    Escola provig, esta programando para o dia 11.07.2009 o primeiro treinamento para o corpo de instrutores desta escola, contato.
    Renato Souza, tel.3618.4900 nextel. 78550399.
    Tel. da policia federal sp. 3538.5000.
    Para conseguir imagens ver com a escola e a empresa que ira treinar…

    Alguns dados :uma arma de fogo , custa hoje R$ 1700,00 , as munições deveriam ser trocada a cada 6 meses assim diz o fabricante, mas nem 10 % das 1400(em todo o pais) empresas de segurança fazem a troca como determina o fabricante.
    Usa-se(arma de fogo) por mais de vinte anos, pois não tem prazo de validade.

    Uma arma de choque agora no mercado brasileiro , importada por uma só empresa , estrangeira autorizada pelo Exercito Brasileiro , ainda não temos todas as informações .

    Colete a prova de balas .
    Os coletes a prova de balas , após o vencimento que são de 5 anos devem ser devolvidos a empresa fabricante para que seja destruído..isto vale para toda empresa de segurança e vigilância e as empresas de transporte de valores..
    Conquista.
    A conquista da obrigação de fornecer o colete a prova de bala é de dez de 2006 ,através da portaria 191 de 2006 do Ministério do Trabalho e emprego.Até dez de 2011 todos os postos de trabalho ( de todo o Pais ) que utilize arma deve fornecer os coletes , são 20 % do efetivo de trabalhadores,.hoje tem aproximadamente 270 mil armas nas empresas de segurança privada.
    Por outro lado os seguranças irregular , só no estado de são Paulo, chega a cifra de 400 mil , no Brasil tem mais de 1.8 milhões de segurança e vigilantes clandestino..incluindo esses que fazem a pseudo segurança nas vias publicas .
    So para lembrar na via publica , somente a Policia Militar pode atuar.

  • JULIANO BERTIN comentou:

    Há 6 anos atráz, eu usava uma arma dessas para proteção, mas fiz besteira… Viajei para uma cidadezinha do interior do Paraná e lá, fui abordado por policiais militares (TOTALMENTE INCOPETENTES), onde me tomaram a arma e me levaram para a delegacia (PRESO). Nenhuma autoridade do município sabia de nada sobre a legalidade de civís poderem usar este tipo de arma, desde à policia militar, policiais civís, juízes e promotores de justiça. Fui a julgamento tempo depois e lá foi provado que este tipo de arma pode ser usado por civís, ainda fui condenado a pagar uma cesta básica como pena e encurtando (ELE ME ROUBARAM O ITEM EM QUESTÃO). Hoje, com certesa, alguém deve estar usando a arma.

  • Lucca comentou:

    A 6 ANOS ATRAS QUANDO TINHA 6 ANOS ME FACINEI COM OS KAMERAMERRAS DE DRAGON BALL Z.
    DESD ENTÃO RESOLVI INVENTAR UM LUVA BASIADAS NESSAS ARMAS DE CHOQUE QUE CIRAR E LANÇA ESFERAS DE ENERGIAS ATORDOANTES.
    AGORA SO FAUTA EU ESTUDAR ISSO E MONTAR A LUVA ;D

  • Lucca comentou:

    n se proucupe eu tenho altorização e se funcionar vo apresentar na exposição de ciencias;D

  • candesecurity.tumblr.com comentou:

    Quality articles is the main to be a focus for the users to go to see the
    site, that’s what tgis web page is providing.

  • solar power information center comentou:

    Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the
    weeb the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about
    worries thhat they just don’t know about. You managed to
    hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , people can take
    a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.