Início » Vale a Pena

Tutorial: Como criar seu Blog Policial de Grátis – parte 1

Publicado em 16/07/2007 - Categoria: Vale a Pena

Tutorial criaçao de blog wordpress gratuitoMuitos leitores estão se manifestando por e-mail dizendo que acham ótimo um Blog escrito por um Policial, e que se pudessem fariam um também. Mas a questão é: o que te impede? Não é nada difícil e ainda é de graça! Fiz esse pequeno e básico tutorial para ajudá-lo a começar. Escolhi o serviço gratuito do WordPress porque acho o melhor, mas existem outras opções, como o Blogspot.

Entendo que muitos visitantes do Caso de Polícia não têm muita intimidade com a Internet, em geral os policiais não tinham, há alguns anos, muito contato com computação e agora “corremos atrás”; quando muito usavam-se o Word ou Excel para o trabalho, mas o uso freqüente dos recursos de internet resumia-se a poucos setores de cada órgão policial.

Também, não raro durante buscas em tutoriais pela internet deparo-me com instruções que, de antemão, exigem conhecimentos que muitos não têm por não serem importantes para um usuário comum, como entender minimamente os códigos html, CSS, etc. Assim, no meio destes tutoriais, nós menos experientes nos perdemos, e o resultado nunca chega, por isso minha proposta tão básica. Vou mostrar como é fácil, e espero ganhar muitos novos Blogs policiais com muita informação como recompensa hein!

Entre no endereço “http://www.wordpress.com“. No canto superior direito, mude o idioma, deve estar “English”, clique ali e escolha “Português do Brasil”. Pronto, agora está tudo em português.

Em cima da área onde se entra com “usuário” e “senha”, tem um quadrado azul com a mensagem “Start your free WordPress blog”. Clique ali para iniciar o cadastramento de seu blog gratuito.

Na tela seguinte, em “usuário” digite um nome de usuário para conectar no seu futuro blog. Em “endereço de e-mail” coloque um endereço de e-mail válido, pois sua senha será enviada para lá. Marque com um clique a caixa “Li e concordo com os termos de serviço”. Deixe marcado a opção “Me dá um blog!” e clique no botão “Próximo”. Se aparecer em vermelho a frase “Desculpe, esse username já existe” é porque alguém já se registrou usando o nome de usuário que você escolheu. Pense em outro nome e continue o cadastro.

Atenção agora, o que você preencher nesta tela (clique para ver) não pode ser alterado depois.

Em “Domínio do Blog” você vai criar o endereço virtual do seu blog. Nosso endereço virtual aqui por exemplo é “http://www.casodepolicia.com”. Se você escolher por exemplo o domínio “vivapolicia”, para entrar no seu blog o visitante terá que digitar “http://www.vivapolicia.wordpress.com”. Por isso invente um nome simples, pequeno, e que dê a idéia do conteúdo que você pretende colocar no blog. Repito, isso não poderá ser alterado depois.

Em “Título do Blog” escreva o nome do seu blog, o nosso é “Caso de Policia”. Observe que o domínio e o título do Blog não precisam ser iguais, mas por uma questão de lógica tem que ter ligação. Por exemplo, seu Blog poderá chamar-se “Blog da Polícia Civil”, e o domínio, para ficar menor, ser “blogdacivil” ou “blogdapc”. Neste exemplo (clique para ver imagem), o domínio escolhido foi “tutorialcdp” e o título “Tutorial Blog do CdP”. Sacou?

Idioma deixe português do Brasil. Em “Privacidade” deixe marcado a opção “eu gostaria que meu blog aparecesse em ferramentas de busca…” Assim você será encontrado, afinal se você quiser escrever mas não quiser mostrar pra ninguém, então pra que criar um blog?

A seguir clique no botão “Cadastrar” para continuar. Na tela seguinte, aparecerá que “um e-mail foi enviado para ativar sua conta”. Você vai ter que abrir o e-mail que você cadastrou e abrir a mensagem enviada pelo WordPress. Clique no link enviado por e-mail e abrirá uma nova tela do WordPress.

Ali está seu nome de usuário (em nosso exemplo seria “tutorialcdp”) e sua senha (no caso da imagem “ac047c”). Anote o usuário e a senha fornecida. Clique em “login” para entrar no sistema. Vai aparecer esta tela (clique para ver). Preencha com o “username” (nome de usuário) e “password” (a senha). Marque a caixa “remember me” para não precisar ficar digitando a senha toda hora. Clique no botão “Login”.

Parabéns, seu Blog já existe agora! Veja a tela inicial deste blog que acabamos de criar. Está vendo onde diz “My Dashboard”? Clique ali, e você vai para a área de administração do Blog. A primeira vista parece complicado, mas logo você se acostuma, não tenha medo de ficar passeando e vendo o que cada opção faz, é assim que se aprende, na prática.

Uma coisa importante é mudar aquela senha estranha que o WordPress te deu. Para isso é simples, veja no canto superior direito a opção “Meu Perfil”. Clique ali, desça a tela até o quadro “Atualize sua senha” e coloque uma nova senha que você não vai esquecer. Depois clique no botão lá embaixo “Atualize seu perfil”. Ele vai salvar sua alteração. Cada coisa que você alterar no WordPress você deve procurar e clicar nesses botões “Atualizar”, ou as modificações não serão salvas.

Agora, vamos falar brevemente de alguns menus do seu sistema de blog.

Na opção “Escrever” é onde a mágica acontece. Ali você vai colocar o texto que será publicado no Blog. Veja que tem o “Título” onde você vai colocar o título do artigo; e a área “Post” que será o texto do artigo. Na direita, em “Categorias” você vai escolher onde o texto se enquadra, em uma espécie de índice do Blog. No momento deve existir apenas a categoria “Uncategorized” porque você ainda não criou nenhuma categoria. Mais abaixo tem a opção “Upload”, se você quiser colocar uma imagem no artigo.

Na opção “Gerenciar” você vai poder administrar seus posts, páginas, categorias, etc. Clicando em “categorias” você poderá apagar ou inventar novas categorias, a seu gosto.

Em “Aparência” você pode mudar rapidamente o visual completo do Blog. Cada imagem ali é um exemplo de um tema, como o seu blog vai ficar se escolher aquele estilo.

Enfim, agora que você já criou seu blog tem muita coisa a aprender, e não adianta ficar explicando cada detalhe, você tem que tentar, errar e seguir em frente. Garanto que para manter um Blog e colocar artigos com freqüência não é preciso saber mais do que ensinamos aqui. Claro, para melhorar cada vez mais será necessário aprender coisas novas, mas o seu Blog já existe, escreva seus textos com carinho e deixe-nos saber o que você pensa e o que você sabe e acha que deveríamos saber também.

A qualquer momento você pode clicar em “Ver o site” e seu blog vai abrir, e o que aparecer será o que os visitantes verão. Inicialmente ele vem com um artigo com título “Hello World!”, esse é só um exemplo de artigo, apague-o na área de administração (dashboard) e escreva um novo artigo. Assim você verá na prática como é fácil e divertido. Boa sorte, e divirta-se!

15 comentários »

  • Getulio Sloan comentou:

    Na verdade, a minha intenção e a minha vontade, e acredito que de muitos cidadãos brasileiros, é de ver totalmente transformada a Segurança Pública neste País. À começar pela transformação cultural das Polícias Brasileiras. Neste País existem 27 Polícias Militares distintas, ao passo que deveriam ser uma só Força Policial Nacional, com todos os seus agentes unficados e integrados nacionalmente, e se necessário(que o é) desmilitarizada. Por exemplo, a Polícia de Los Angeles-EUA, com toda a sua organização, poderia o seu modelo naturalmente, servir de paradoxo, para a construção de uma nova Polícia Brasileira.
    Quando se fala em democracia e cidadania, à luz da Constituição Brasileira, e os Direitos Humanos, chegamos a conclusão que esse modelo de polícia atualmente vigente neste País, colide com a idéia de democracia e cidadania, pois derrubaram a ditadura militar, mas o militarismo continua em voga, num País democrático, não se admite mais esse tipo de polícia de Segurança Pública, é impossível se manter dessa forma, nos dias de hoje.
    Voto pela Unificação Policial neste Páis, e pela conseqüente desmilitarização da Polícia Militar.

  • Leonardo comentou:
  • dupcerj comentou:

    Ficou com o visual bem bacana Leonardo, fico torcendo para que você mentenha o blog abastecido sempre de informações, verás que é difícil e desgastante, um bom post, com links e etc demora até 3 horas para ser feito, é cansativo mesmo. Parabéns pela iniciativa, vou colocar nos links.

  • A grande lista da Blogosfera Policial Brasileira | Diário de um Policial Militar comentou:

    […] e poucos ainda é pouco. Se você quer criar seu blog, não perca tempo, o Eduardo preparou um tutorial bacana para que quer começar um blog desde já. Junte-se a nós! E cuidado para não se fechar nesse […]

  • Diario do Stive comentou:

    […] o tutorial como criar seu blog que o blog Caso de Polícia […]

  • Semanário da Blogosfera Policial - 3º Edição | Diário de um Policial Militar comentou:

    […] das pedras. Dicas para você criar seu blog e fazê-lo decente (se quiser que alguém o leia): Como criar seu blog Razões pelas quais eu não leio o seu blog Top 15 – erros dos blogueiros novatos 50 Dicas para […]

  • Blogosfera Policial» Arquivo do Blog » Campanha: Crie seu blog! comentou:

    […] o tutorial como criar seu blog que o blog Caso de Polícia […]

  • Diário do Stive » Blog Archive » Blogosfera policial - Uma rede jovem quebrando paradigmas comentou:

    […] Pelo Agente Eduardo. O primeiro blog de um Policial Civil do Rio de Janeiro. Criou o primeiro tutorial sobre como Criar um blog. […]

  • Como criar um blog de graça/sem pagar nada e ainda ganhar com isso comentou:

    […] Tutorial como criar blog de gratis – parte 1 por caso de […]

  • RAFAELA comentou:

    o q é um blog?

  • Michel comentou:

    Gostaria de tirar uma dúvida, desculpe a ignorânciam estou pesquizando sobre o assunto de criar blogs. o domínio de vcs é casodepolicia.com. Bom isso significa que este site não é um blog? Porque não tem a terminação com wordpress.com? Se eu criar um blog posso transformar para um domínio que não termine em wordpress.com? e qual a vantagem de ter um blog ou o site em si?. Desculpe tantas perguntas se puder me responder eu agradeço michell.machado@hotmail.com

  • Eduardo comentou:

    Michel, o formato blog refere-se ao sistema utilizado, com textos colocados em ordem cronológica e organizados por categorias.

    Quando tem a terminação wordpress.com, é porquê foi feito naquele site, de forma gratuita. Neste blog preferimos pagar um serviço de hospedagem, para poder fazer mais coisas que no gratuito não podem.

    A vantagem de ter um blog ao invés de um site é que não precisa saber muita coisa de programação para manter um blog. Na verdade não precisa saber de nada, só um pouco que paciência e leitura, o resto o sistema faz tudo sozinho.

    Um domínio pode ser comprado, e paga-se anuidade (+- 20 reais por ano) para tê-lo. Procure informações sobre domínio no site registro.br

    Abraço!

  • cristiano comentou:

    quem pensa em uma segurança publica forte e eficiente pensa na unificação das polícias e na sua desmilitarização,esse modelo falido e ultrapassado que temos hoje já mostrou que não resolve nada só serve pra manter o poder e o orgulho dos que estão lá em cima o povo clama por mudança o governo fala de democracia mas mantem uma polícia em ditadura militar é contraditório precisamos de uma polícia comunitária e civil aí sim teremos resultados eficientes.

  • gersonscherer comentou:

    gostaria muito de entrar na policia civil.

  • Como criar um blog de graça/sem pagar nada e ainda ganhar com isso | Robson Niedson comentou:

    […] Tutorial como criar blog de gratis – parte 1 por caso de […]

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.