Início » Indefinido

Concorrência inter Blogs ? Meme ?

Publicado em 22/06/2007 - Categoria: Indefinido

Possivelmente a maioria dos leitores deste blog não freqüenta blogs de outro assunto que não os policiais, e concentram seu tempo diário de navegação em sites mais tradicionais como de jornais online, vídeos e grupos de conversação. Isso é só “achismo” mesmo, mas é uma boa idéia para uma pesquisa de estatística, vou faze-la em outro post.
O amigo papa mike Alexandre do Diário de um PM me convidou a participar de um “Meme”. Mas que diabos é isso ? Ora, o termo “meme” não é criação dos redatores de blogs, na verdade é um recurso usado no meio científico para explicar alguns fenômenos culturais.

Em termos de blog, poderia-se dizer que um meme é uma analogia da “linguagem como vírus”. Mas eu considero um vírus do bem, já que provoca a reação de sucessivos blogs para tratarem de um mesmo tema, surgindo daí uma seqüência de links, que se aplicados com sabedoria podem ser benéficos, apesar de alguns odiarem essa iniciativa.

A pergunta que vem “rodando” entre os autores de blogs é “Os blogs são concorrentes entre si ?”. De um modo geral eu me sairia com “depende”; depende do propósito do blog: os que visam atingir lucros com publicidade falando justamente sobre como lucrar com publicidade podem concorrer, pois a cada assunto há uma disputa de colocação do link na pesquisa do Google. Mas no caso dos chamados “blogs de nicho” acho que não tem concorrência nenhuma.

Todo mundo que visita aqui, ou veio de outro blog de assunto similar, ou vai para outro. Temos a sorte de contarmos com leitores que realmente se interessam pelo assunto tratado, e não só pelo blog em si. Por isso muito freqüentemente indicamos a leitura de artigos uns dos outros. Se eu gostei de ler, é possível que os leitores daqui também vão gostar.

Então vou aproveitar esse tal de “meme”, que foi proposto ao Alexandre pela Maysa, para tentar integrar outros tipos de blog em nosso convívio.

Falando da gente:
O Blog cultcoolfreak do Roger existe há anos, e ele – que é policial civil em SP – resolveu criar o blog para aproveitar o tempo durante longos plantões em delegacias do interior, onde as madrugadas costumam ser mais calmas que na capital. Foi um dos blogs que me motivou a fazer esse.
Descobri no caminho o Blog da Segurança Pública de um ex-PM de Brasília, o Cathalá, e é um espaço bem dinâmico e atualizado, e volta e meia trata de assuntos de outros estados.
E o Modus Operandi, escrito por um jornalista de SP, mas com uma abordagem dos assuntos policiais completamente diferente da que fazemos aqui, tem matérias bem elaboradas que valem a leitura.

Falando de fora:
Quando me interessei por esse veículo de comunicação, acabei caindo de pára-quedas no Contraditorium do Carlos Cardoso, foi ele quem me ajudou, mesmo sem me conhecer, a escolher o serviço de hospedagem pro Caso de Polícia, e costumo diariamente ver se tem alguma novidade por lá, onde descobri que editor de blog pode ser um interessante
Conheci depois o Loser do Pedro Ivo, que escreve estórias muito doidas, só que parece que ele deixou o blog um pouco de lado, mas vale a pena ver os artigos antigos.

Enfim, tem muita coisa legal por aí, acompanho diversos blogs interessantes, mas não pretendo sair do foco deste site pois pode ser um caminho sem volta, mas acho que esse desvio é válido, e ainda posso dar a desculpa de que a culpa desse post foi do Alexandre 😉

3 comentários »

  • j. noronha comentou:

    Muito bem colocado, apenas discordo que blogs de policiais interessem a um público restrito. Eu já acompanhava o Diário de um PM e agora comecei a ler seus textos. Acho que nessa época de insegurança generalizada, é bom ver policiais que sabem se expressar e produzem textos de qualidade, fora daquele estereótipo que aparece na televisão.

  • dupcerj comentou:

    Noronha: o Diario de um PM eu considero como um marco para a chamada “blogosfera” policial. Isso porque mesmo que antes já existissem blogs sobre o tema, nenhum chegou ao profissionalismo do de Sousa.
    Quanto ao público restrito, eu queria “poder concordar com sua discordância” ( 😉 ) mas infelizmente ainda considero leitores deste tipo uma honrosa exceção, as pessoas em geral não se importam muito em buscar caminhos para mudar, apenas se adaptam.
    Contudo, temos participação em comentários de diversas pessoas que não são policiais, o que me leva a vislumbrar um sinal de mudança, temos é que aproveitar essa possibilidade.
    É nisso em que insisto. Apesar do motivo aparentemente “egoísta”, policiais lutando por melhores salários, no fundo a preocupação é com a segurança pública, pois não adianta eu ganhar 10 mil e ser morto na esquina, ou algum familiar ser vítima. É hora de mudarmos, tudo ou nada.
    Abraços, e bem vindo aos comentários ! =)

    ps: sempre visito teu blog, já me ajudou bastante 😉

  • Portiaed comentou:

    omg.. good work, dude

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.