Início » De Praxe

Varrendo a sujeira. Pra debaixo do tapete.

Publicado em 12/06/2007 - Categoria: De Praxe


Varrendo a sujeira para debaixo do tapeteO Pan Americano está chegando. Os governos, Federal, Estadual e Municipal acreditam que será um sucesso. Os vendedores ambulantes, ansiosos, estocam mercadorias para ganhos astronômicos, e em dólar. Os empresários do turismo estão eufóricos e com cofres abertos, esperando altos lucros. Os trabalhadores da Segurança Pública dividem-se, alguns temem uma catástrofe, outros analisam que a quantidade de policiais de fora do Rio querendo mostrar serviço será tão grande que nossa guerra civil não ousará invadir as áreas de segurança previstas para os turistas.

Mas cada vez mais me surpreendo: estava lendo hoje o portal de notícias G1, e eis que surge reportagem informando que a previsão de gastos com a segurança para o Pan será de R$ 600.000.000,00 (600 milhões). Ahm? Estão investindo na modernização da infra-estrutura da segurança e no treinamento dos policiais. Hein??!

Serão construídos novos centros de controle e inteligência, sistemas integrados de vigilância através de câmeras, rádios digitais, e mais 1.200 computadores, 1.000 viaturas novas e 27 aeronaves. E tudo isso ficará no Rio após o término dos jogos! Uhuu!! Imagino que todos estes equipamentos funcionem sozinhos, sendo dispensável a qualidade e motivação do operador.

Agora o melhor, viajarão para cá (Rio de Janeiro), 10 policiais de cada um dos países participantes dos jogos e segundo o Secretário Nacional de Segurança Pública Luiz Fernando Corrêa “Esses são os policiais que vão aparecer. Os outros estarão preparados para reagir com resposta de força e distribuição de ação tática”.

Ok, ok, tudo bem Secretário, nós, policiais fluminenses, não representamos uma boa imagem, não pega bem mostrar para os gringos o estado da Polícia do Rio. Tá bom, vai ter polícia de todos os cantos do país, e parece que até a Polícia Federal vai para as ruas.

Mas será que depois de passado todo o tumulto do evento, depois que for tudo um sucesso e os Policiais ficarmos quietinhos e não tentarmos entrar em nenhuma área fora do controle estatal, será que poderia dar uma forcinha pra gente ? Não é muito não, é só lembrar ao governo estadual que os gringos vão embora, mas a população fica. Fica por aí, sendo assaltada, violentada, enganada, assassinada, ada ada ada… ih, parece coisa de facção criminosa!

Bom Pan para todos. Assinado: sujeira debaixo do tapete.

6 comentários »

  • JULIO CESAR CORREA comentou:

    O Rio é uma cidade para inglês ver. Tudo aqui gira em torno dos turistas e das estrelas internacionais. Nós, que pagamos impostos, merecemos uma polícia desprestigiada, mal aparelhada, mal remunerada. Se nem as autoridades prestigiam a polícia, por que a população iria fazê-lo.
    gd ab

  • Marcelo comentou:

    É fantástico ver esse panorama. Lindo como as autoridades vão investir em segurança. Mas suponhamos uma situação em que um atleta (americano, vamos pensar alto) seja sequestrado. O FBI tentará investigar e concluirá que esse atleta se encontra em um barraco no Complexo do Alemão. Quem vai subir pra resgatar o cara? FBI? PF? Exército? SWAT? SAS-9? KGB (risos)? Não. DAS, BOPE e CORE.

    Talvez mesmo sem os equipamentos que eles prometem…

  • Raphael comentou:

    Que tal um post sobre a festa de aniversário da neta do capitão guimarães no ponto zero? Cadê o secretário de segurança, que dizem ser tão sério? Nem o básico mais básico estão dando jeito, quem dirá os crimes sérios, como o tráfico.

    Ou o governo do crime é muito forte, ao ponto de mandar mais do que o governador, ou estão todos envolvidos. Qualquer uma das opções é motivo para intervensão federal.

  • dupcerj comentou:

    Julio: pois é, somos o “Estado da maquiagem”, são anos de governos populistas, mas depende de nós as mudanças. Boca no trombone!

    Marcelo: Com certeza, só que nestas condições até a imprensa é capaz de apoiar a ação policial, independente de haverem abusos contra os direitos humanos…

    Raphael: Eu votaria na opção “o governo do crime é muito forte”. O poderio econômico é o que vale mais. Por exemplo, estamos esperando há tempos a famosa segunda fase da operação hurricane da PF, primeiro divulgaram o pedido de prisão de mais de 80 “policiais civis”, agora parece que seriam apenas 16 prisões. O que faz com que nós comecemos a imaginar o que tem se passado na sede da PF… esperamos que seja apenas blefe e que seja preso quem tiver que ser preso, independente de posição hierárquica ou cargo político.
    Quanto à festa no Ponto Zero, carceragem administrada pela PCERJ, é uma vergonha que toda hora vem à tona, sempre a imprensa narra regalias de criminosos no local, inclusive por vezes com fotos. Mas nada muda né… é o cúmulo um sujeito desses, que movimenta milhares de reais no crime organizado, crime esse que patriocina a morte de dezenas de pessoas, ter esse tipo de benevolência. Mas olha, não é só no Ponto Zero que acontece não, dizem por aí que carceragem é um baita negócio lucrativo. Não sei, mas a sociedade com certeza não lucra nada com isso.
    Abraços.

  • Eduardo Gatti comentou:

    Caro dupcerj (n sei como chama-lo.Descobri o blog hj!).
    Sinceramente,estou torcendo contra o PAN. Mas nao torço contra porque sou “estraga prazeres”, “do contra” ou simplismente quero chamar atençao.Nao é isso (ou é.Realmente quero chamar atençao,abrir os olhos do povo).Vou torcer contra o PAN, porque nao quero ser conivente com essa politica de mascarar a cidade para que os gringos possam vê-la as mil maravilhas.Vou torcer contra o PAN porque acompanho politica ha tempo o suficiente para saber que nosso prefeito é um fascínora cara-de-pau,hipócrita e mentiroso.Cinismo = prefeitura do Rio. Sou contra o sucesso do PAN porque não quero que essas obras de última hora glorifiquem a inércia que fez parte de todo o mandato do prefeito.O Rio está abandonado.
    Como já dito: os gringos irão embora.Nós,o povo, vamos ficar.
    Para terminar: cara, descobri seu blog hoje,e to viciado.To lendo tudo!Parabens mesmo.Alem de escrever muito bem,vc tbm deve ser excelente policial.

  • dupcerj comentou:

    Eduardo: dupcerj foi o apelido na hora de criar a conta e acabou ficando pois não pode mudar, mas tanto faz o nome, o importante é a participação. Cara, sobre o Pan eu diria o seguinte: se eu vislumbrasse qualquer possibilidade do Pan no Rio ser um sucesso, eu até torceria contra, mas nem vou me dar ao trabalho. Imagine só, nosso fabuloso trânsito, a Vila do Pan desabando pois o terreno está cedendo, os bonde de traficantes querendo sair da favela e os buchas policiais tentando impedir pra não queimar o filme do governo… aff, vai dar M.

Deixe seu comentário!

Escreva seu comentário abaixo, ou faça um trackback do seu site.

Aviso: Você pode comentar esse artigo e expor suas idéias. Mensagens com palavrão, ofensas, injúria ou difamatórias serã o sumariamente excluídas. Exerça seu direito de expressão respeitando o direito de terceiros.

Gravatar habilitado. Para ter uma imagem pessoal exibida, registre seu Gravatar.