CORE vs BOPE ? Usurpação de Função ?

Coordenadoria de Recursos Especiais

Tenho lido, principalmente em alguns dos Blogs feitos por Oficiais da Polícia Militar, críticas ferrenhas à existência e atuação da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil/RJ.

A única explicação que enxergo para este tipo de visão é a mesma que atribuo à prática da imprensa no Brasil: preguiça. Preguiça de pesquisar, de se informar antes de externar opiniões sobre determinado assunto.

A CORE, cujo antigo nome era CINAP, tem a função de prestar apoio operacional às equipes de delegacias distritais ou especializadas, para investidas em eventuais áreas de risco, ou mesmo em operações em favelas para capturar os criminosos cujos Mandados de Prisão foram obtidos a partir de Inquéritos Policiais.

Sabemos todos que tais operações expõem a grande risco os agentes da Polícia Civil, e por isso esta equipe é preparada e treinada para dominar a área de atuação para que os investigadores consigam chegar com mais segurança aos objetivos da missão. Além disto, a CORE abrange outros setores, como o Esquadrão Anti-bomba, o Setor de Retratos Falados, etc. Para isso, senhores, é necessário o uso de helicópteros, veículos blindados, e tudo o mais que possa trazer eficiência e segurança aos policiais.

E digo mais: não é verdade que existam disputas e desavenças entre as equipes da CORE e PMs do BOPE. Afirmo isso porque eu pessoalmente tenho presenciado o trabalho em conjunto PCERJ/PM, e as ocorrências do BOPE são apreciadas diretamente na Base da CORE, onde não observo nenhum sinal de hostilidade, ao contrário, vejo constante troca de elogios, manifestação de vontade de novas operações conjuntas e comemoração pelo resultado frequentemente brilhante das Operações Policiais.

É notório o excelente treinamento dos soldados do BOPE, e afirmo com todas as letras que eles são os melhores na função pertinente àquele Batalhão. Porém são funções diferentes do proposto à CORE. Esta não foi criada para promover ocupações em favelas, intervir em guerra entre os narco-traficantes e outras missões que exijam sangue fio e heroísmo policial.

Contesta-se o patrulhamento ostensivo feito pela CORE (e também por Especializadas e Distritais), que seria uma atribuição da PM. Certo, é isso mesmo, é atribuição da PM, e nós, Policiais Civis também discordamos desta atividade! Não queremos patrulhar nada, queremos investigar. Mas como deve ser de conhecimento dos colegas militares, a Polícia é usada para política populista, e enquanto a Polícia Judiciária não tiver independência, não tiver sua lei orgânica, continuará servindo como massa de manobra politiqueira, em detrimento ao seu fundamental dever constitucional de promover a investigação criminal.

Por exemplo, em uma matéria do jornal O Estado de São Paulo, selecionada no site da Força Aérea, há relatos de PMs queixosos quanto à atuação da CORE em favelas, e ainda de a Polícia Militar não ser avisada das Operações: “‘A PM reclama muito da quantidade cada vez maior de tropas da Polícia Civil voltadas ao policiamento preventivo, funções legais da PM’. No Rio, a Polícia Civil criou a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), que tem homens treinados para incursões em favelas e conta até com carros blindados, os chamados caveirões, parecidos com os da PM. Embora o uso da Core em operações tenha diminuído, os PMs se queixam de não serem avisados de suas operações em favelas.”

Este ponto, da questão de serviço de polícia ostensiva, deve ser amplamente discutido e divulgado, mas não vamos misturar os tópicos, abordemos mais tarde este outro ponto.O que se pretendeu mostrar é que a função precípua da CORE não é competir nem invadir a área de atuação da PM e do BOPE, sua função é bastante diferente, mas tem sido manipulada e deturpada pelos útlimos governantes e sua demagogia, e é lamentável que isso não possa ser entendido por qualquer policial que se dedique ao ofício que escolheu para sua vida profissional.

440 ideias sobre “CORE vs BOPE ? Usurpação de Função ?

  1. dupcerj,

    Inicialmente parabens pelo artigo e pelo blog.
    Mas uma curiosidade, sem entrar no mérito prático da questão atual, até pq não conheço os ordenamentos que definem a competência orgânica do CORE e do BOPE, e entendo que a questão seja muito mais complexa e que não se limita apenas ao CORE e ao BOPE, existe por exemplo a crítica reversa quanto as atividades da P2 ou inteligência policial militar. Nada obstante a constituição não definir de quem seriam as atribuições quanto as “funções auxiliares” como por exemplo apoio a incursões em área de risco quando em atividades de polícia judiciária(investigações, cumprimentos de mandados, etc). pelo menos em tese, em um plano de vista “ideal” e constitucional, não existiria uma certa sobreposição de funções? Se cabe a PM fazer o Policiamento Ostensivo, e ela é organizada com base na hierarquia e disciplina, exatamente pq são elementos essencias à atividades de risco, por isso o fardamento, o intenso treinamento operacional a composição hierárquica mais rígida e de maiores escalas que a da PC, Pq não ela exercer através de seu Batalhão de Operações Especiais o apoio necessário as demandas de atividade judiciária em atividades de risco? Considerando que embora o CORE tenha uma justificativa diferente que a do BOPE para existir, a sua atividade é basicamente operacional e não de investigação, Neste sentido, para que treinar Policiais Civis, como se militares fossem, usando uniformes, táticas e conceitos militares e deslocando-os da seara investigativa criminal, quando já existe uma tropa especializada para isso(BOPE)? Com a minguada quantidade de recursos disponíveis para a PCERJ, é justificavel realocar uma quantidade significativa de recursos, tanto materiais como humanos, para atividades operacionais em detrimento das investigativas? Não seria mais fácil solicitar apoio ao efetivo da PM, como faz por exemplo o judiciário?
    Claro, sei que na realidade as coisas são bem mais complexas e nem tão “bonitas” assim, até pela falta de autonomia da Polícia Judiciária, que por questões políticas acaba envolvida em policiamento ostensivo, que é visivel para a sociedade e assim ganha-se eleitores!
    Mas pelo menos no plano de vista ideal, não vejo lugar para grupos como o CORE, ou qualquer outro de políciais civis, em são paulo eles existem de monte, cada Departamento da Polícia tem o seu, GOE, GARRA, SOE, GER e assim por diante, no parana temos o TIGRE(este tem estrutura bem reduzida) e assim por diante.
    Abraço.
    e novamente parabens pelo blog..

    Benito

  2. muito sensato e equilibrado, parabens pela iniciativa.

  3. Rodrigo: Obrigado =)

    Benito: realmente essa discussão á pano pra manga. Concordo plenamente quando você sugere que quem deveria dar apoio às Delegacias em missões perigosas seria a PM. E por vezes nem necessariamente o BOPE, a PM de Batalhões normais mesmo, porque a experiência em incursão e combate urbano mesmo desses policiais que não recebem treinamento específico é impressionante, e percebo que é muito também questão de prática. Eles fazem isso quase que diariamente, obviamente que farão bem feito.
    Eu mesmo sempre fui relutante em aceitar a CORE também, porque prezo por uma polícia investigativa. Mas agora tenho noção da importância (ao menos atual), porque diariamente é prestado auxílio direto em apoio às unidades distritais. É incrível o número de solicitações, o que me deixa feliz ao perceber que tem muito policial querendo trabalhar em meio à toda essa manada de encostados e corruptos.
    Mas uma operação por exemplo de Busca e Apreensão com o apoio da PM, significaria dizer que naquele momento, a PM teria que acatar ordens do Delegado. Pelo que leio e escuto pricipalmente de um grupo de Oficiais PM, que se pudessem rasgavam nossa Constituição da República, seria completamente inviável.
    É o mesom caso da P2 investigar. Tenho muito a opinar sobre isso, mas daí acho que, insistindo nesse ponto, esse Blog poderá deixar de ser uma ferramente de união entre PCERJ e PMERJ, e será mais um palco das inúmeras briguinhas por poder. Afinal a maioria de nós amamos e defendemos a instituição à qual pertencemos. E acho que, escolhendo, cada um prefere a sua, mesmo com os problemas conhecidos.
    Vou tentar fazer outros posts discutindo a função da CORE, inclusive questionando a validade de sua própria existência, acredite, não penso duas vezes antes de atirar pedras contra meu próprio telhado se achar que devo fazê-lo. Abraços e agradeço a participação.

  4. dupcerj,

    Novamente parabens pelo blog, os post`s são extremamente interessantes e pertinentes, obrigado também pela resposta e pela iniciativa em formentar a discussão construtiva, de maneira muito sensata e equilibrada como se referiu o colega acima.
    Sua resposta foi perfeita, como disse no meu comentário, estava me referindo a um plano ideal, na prática acho absolutamente inviável pelo menos em curto prazo o perfeito entrosamento entre as polícias. De fato, as duas instituições foram cingidas de forma quase inconciliavel, ainda que existisse boa-vontade política e de seus comandantes, e que no dia dia exista uma patente necessidade da atuação conjunta, a verdade é que as duas polícias tem estruturas inconciliaveis e históricamente adotaram políticas isoladas de atuação, processo que levaria anos para ser revertido.
    A prática destas operações seria de uma logistica tb muito complicada, em geral a PM mal tem efetivo para fazer o patrulhamento diário, quanto mais se ficasse deslocando policiais para apoiar as atividades de polícia judiciária. Ademais, como muito bem colocado pelo senhor, precisaria ser criado uma espécie de coordenadoria, civil-militar, para comandar estas operações. Resumindo, seja por motivos operacionais, seja por razões políticas realmente este tipo de apoio seria inviável, isso sem entrar no mérito sobre a significativo aumento no risco de vazamento das informações, uma vez que seria necessário que muitas pessoas conhecessem os dados das operações.
    Neste aspecto acho valido que as PC`s criem divisões que protejam seus agentes quando em atividades de risco, mas pelo menos em um plano de vista “ideal” elas não deveriam “precisar” organizar este serviço.
    E por fim, vc esta recoberto de razão quando diz que insistir neste ponto seria alimentar as diversas pendengas existentes entre as duas instituições, o que não é propósito do blog, nem de ninguem que realmente queira soluções para as questões de segurança pública.
    Bom, renovo meus votos de parabenização e estima, pelo seu blog.
    Abraço.
    Benito

  5. Obrigado, de fato esse é o ponto. Certamente alumas de minhas opiniões sobre a PM podem deixar desconfortáveis os servidores que a escolheram como instituição de carreira, e mais certamente ainda a recíproca é verdadeira. Não que seja necessário se abster de entrar nesse mérito para não “comprar briga” como quem hoje é aliado, mas a questão é tocar nestes pontos no momento certo e da maneira correta, deixando assim de ser um pavio de dinamite para ser o trampolim de um debate construtivo. Mesmo os assuntos polêmicos, se abordados da maneira correta podem gerar debates construtivos. Discussões hão de ser evitadas, debates plantados.
    Abraços, e fico feliz com o interesse e participação para fomentar os debates que propomos.

  6. Venho pelo presente externar minha satisfação com mais essa boa nova.
    Texto muito bom, assunto abordado com clareza e profundidade. Expressa, além de tudo, uma verdade que precisa ser esclarecida à população: BOPE e CORE são órgãos de polícia que se falam, se entendem e se respeitam.
    Parabéns aos integrantes do blog
    Força e Honra!
    Mário Sérgio de Brito Duarte
    Tenente Coronel PM
    Caveira 37

  7. Obrigado ilustre visitante. Este comentário, vindo de alguém que já comandou o BOPE é a prova de que por mais que muitos queiram, por interesses óbvios -mas pra mim ainda obscuros- semear a desunião, o caminho é o que ora propomos. Cada polícia tem que fazer sua parte, por mais que desvios de funções ocorram em situações pontuais. Quem lucra é a sociedade de bem, pagadora dos impostos. Quem teme são os que se erguem usando as mazelas da humanidade para enriquecerem de maneira desonrosa. A humildade é o combustível mais precioso quando nos encontramos em situações como a atual, onde o trabalho em conjunto faz-se necessário. Não somos feitos só de virtudes, mas não podemos deixar-nos sugar pelo ralo comum da opinião pública. Juntos e misturados, fortes e honrados. Abraços.

  8. Gostei muito do blog e já que meu comentário anterior nessa seção acabou sendo apagado, vou novamente deixar registrado o que penso.
    Hoje o CORE, na minha opinião, é essencial para a Polícia Civil do nosso estado, todo mundo sabe que essa queixa de usurpação de função existe dos dois lados, mas para mim o mais importante é que existe o respeito entre o CORE e o BOPE e como você mesmo falou a função dos dois não é exatamente igual, infelizmente sabemos que nem tudo é seguido à risca mas não tenho dúvidas ao dizer que a existência do CORE é altamente válida e volto a reafirmar que a PCERJ não deve depender apenas da PM para questões operacionais e quando digo isso não me refiro à apenas incursões em favelas como você escreveu anteriormente, mas é isso, acho que não penso nada de errado.
    Abraço e valeu pelo blog.

  9. Felipe: Olá amigo. Eu me lembro de um comentário seu com esse mesmo teor, porém um nunca apaguei nenhum comentário deixado neste blog… até procurei em outros pots, mas realmente não achei. Corre o risco de ter se perdido quando mudamos a hospedagem do site. Mas se não me falha a memória, esse comentário foi feito em outro Blog policial, onde eu também fiz comentários, mas tanto faz, agora tá registrado aqui também.
    Quanto à CORE, eu não me aprofundei no texto do post para não ficar muito longo, mas aprendi a reconhecer a existência desta unidade operacional quanto vim trabalhar no Rio. Hoje acho indispensável, e não vislumbro um dia em que será desnecessário. O importante então é aprimorar os treinamentos.
    Abraços.

  10. Olá amigo. Há muito existe na POLICIA CIVIL orgãos de OPERAÇÕES ESPECIAIS, oriundos da necessidade de ser realizados serviços diversos dos rotoneiros dos policiais de DPs distritais, também com seu acerso pessoal e material limitado e essencial. Daí a necessidade do CORE-CINAP-CAO-CIN-SRE etc. Hoje, em investigar fora das DPs, o que já é muito difícil, quase impossível, sempre enfrentaremos número maior de meliantes, armamento e munição mais potentes e em maior número, chegando ao cúmulo de quase todos estar andando com granadas ou explosivos caseiros, vide extintores de incêndio socados com pólvora e estopim, provavelmente para os caveirões. Por uma questão de modus operandi de cada instituição, a PMERJ tem o BOPE para socorrer e complementar seus homens e missões quando em inferioridade e a PCERJ tem o CORE para socorrer e complementar seus homens e missões quando em inferioridade. A nossa realidade é em duplicidade. Basta ter como exemplo a polícia americana, inglesa, etc. Todas são uma só, com seguimentos fardados de patrulhamento e o descaracterizado para investigar. Em situações desvantajosas, ambas se introzam e se integram e chamam os grupos de operaçòes especiais, com armamentos mais potentes, numerosos, melhores equipamentos, técnicas de invasão, resgate de reféns, operações aéreas, bombas, etc. Tudo é uma questão de DUPLICIDADE. Quem manda em quem, quem é melhor que quem, quem tem mais vaidade que quem. O FOCO deveria ser a proteção do policial, seja ele quem for agindo em benefício da POPULAÇÃO. Discussões POLICIÓLOGAS TERIAM QUE SER BEM MAIS PROFUNDAS e sempre esbarrariam no engima QUEM? QUEM? QUEM?
    Parabéns pelo conteúdo do blog mantido por vc. Deveria ser consultado pelos POLÍTICOS, POLICIÓLOGOS, SOCIÓLOGOS, BESTEIRÓLOGOS, e por aí vai.
    Que Deus o abençoe

  11. Análise clara, objetiva e simples da questão. A despeito das abordagens equivocadas e até maldosas realizadas por veículos de comunicação que teimam em jogar uma polícia contra outra, é preciso sempre valorizar as opiniões abalizadas e racionais de gente como você.
    Preocupar-se com questões menores chega a ser um pecado, no que se refere à Segurança Pública. Além disso, muitos ignoram o fato de as polícias serem utilizadas de forma política e em interesse próprio por parte dos governantes. Isso ocorre não só no Rio, mas em todos os estados brasileiros, inclusive estendendo-se ao âmbito federal.
    Continuem fazendo o melhor que podem, “tirando leite de pedra” e deixem as questões menores para os indivíduos de menor importância.
    Abração e parabéns pelo blog!

  12. Dênis: valeu, é isso aí. O problema é que, cada vez temos menos gente se sujeitando a “tirar leite de pedra”, não raro vejo ótimos policiais dizendo “eu vou é cuidar da minha vida”, e nem tenho como retrucar…

  13. Primeiramente quero parabenizá-los pelo bom trabalho que a Core vem realizando no Rio de Janeiro. Moro no ES, e Particularmente, me interesso mais por notícias do Rio do que do meu Estado. Não escondo o grande desejo de ingresar na PC do Rio,principalmente na Core, aguardo somente abertura do concurso. Não faço aqui nenhuma comparação entre as duas instituições,mesmo porque, executam funções diferentes. Sei que o trabalho que a core realiza é excepcional, parabens,continuem assim.

  14. gostaria de parabenza-los, sao verdadeiros guerreiros nessa luta sem fim do bem contra o mau, quem sabe um dia posso estar junto de voces…………………………..

  15. Marcos: fique de olho, no fim deste ano abrem vagas para Inspetor, OCP e Delpol. Aguardo você por aqui.

    Fabio: idem acima, estude e junte-se, ninguém aqui é super-homem, apenas um pouco dedicados e menos preocupados com a morte.

  16. Parabéns pela matéria, reconhecer o BOPE como o melhor em sua função é modétia, e sim seria lícito falar que é o melhor do mundo em sua função. Quanto ao CORE que caminha para criar a sua identidade vai percorrer um vasto caminho, onde irá aprender que colocar a cara na mídia não é função de uma tropa de RECURSOS ESPECIAIS muitos menos de OPERAÇÕES ESPECIAIS. Falta a humildade de reconhecer suas limitações. Quem sabe um dia o erro será a experiência que fara a diferença no aprendizado. “Vitória sobre a morte.”

  17. CAVEIRA 09: obrigado amigo, eu disse e reafirmo, nas funções que o BOPE exerce, com ações táticas de confronto urbano em apoio aos Batalhões convencionais da PMERJ quando é necessário a ocupação de uma comunidade ou outro propósito, ninguém o faz melhor. O treinamento intenso e especializado do BOPE é reconhecido nacionalmente, e é referência em outros órgãos policiais internacionais.
    Já a CORE, como exposto no artigo, não compete nem disputa o mesmo nicho que o BOPE. É apenas uma Especializada, com policiais que treinam mais a parte operacional que os lotados em unidades de investigação, e que prestam suporte à estas unidades, o que faz com muito êxito e competência. Por vezes “colocar a cara na mídia” não é um objetivo, mas grandes prisões quase sempre são visadas pela imprensa, vende jornal no dia seguinte.
    Enfim, a CORE é o braço operacional da Polícia Judiciária do Rio de Janeiro, e desempenha suas funções com brilhantismo face à precariedade e escassez de equipamentos operacionais, já que alguns entendem que a Polícia investigativa não pode receber este tipo de suporte. Vida que segue.
    Abraços, e um prazer ter mais um Caveira comentando neste humilde espaço.

  18. oi meu nome e renato meu sonho era entrar pra o bope
    sera que eu nao conseguiria entrar nao !!!!!

    eu queria parabenizar pela a coragem e a garra, pois
    eu me orgulho de voçês sao soudados de caracter e eu quero ser um homem, de caracter

  19. CORE x BOPE. Independente da instituição PCERJ ou PMERJ, o que se deve priorizar são os valores morais e objetivos da sociedade. Em vez da dita rivalidade acredito que a comunhão de esforços e troca de experiências seriam mais úteis a estas unidades operacionais do que a eventual rivalidade. Em ambas existem homens capazes e competentes . Quem sabe a união destes indivíduos não melhorará ainda mais o trabalho em prol da sociedade.

  20. Renato: valeu.

    Marcus: sabias palavras. Generalismos não levam a nada, competência é relativa.

  21. Gostaria de parabenizar a idéia e a realização desta página, que só quem conhece vc, sabe que sempre é feito com qualidade e dedicação.
    Dedicação de que quem assumiu a polícia como a primeira profissão.

  22. olá amigo!
    parabém pela página que tem um ótimo conteúdo.

    Sou policial civil em são paulo e, pelo que vejo, também temos problemas parecidos: falta de recursos, excesso de bandidos, e o pior, “briguinhas” pela vaidade de alguns membros, tanto da polícia civil, quanto da militar, que preferem criar tumulto a combater o crime.
    A sociedade depende da polícia, e a polícia precisa de quem queira trabalhar, seja no BOPE, no CORE, no GOE, no GATE, no TIGRE, ou em um DP de periferia, temos que deixar a rivalidade de lado e lutar por quem não tem nada a ver com problemas pessoais.

  23. Alberto: obrigado amigo, sigamos juntos a luta é de todo cidadão.

    Ozório: obrigado. Isso é o que mais me irrita, a fogueira de vaidades, ficar discutindo o que já está positivado. Que cada um cumpra seu dever de forma eficaz, ao invés de continuar nessas constantes brigas por ampliação de atribuições. Força pra PCSP!

  24. Só pra descontrair…
    Rapazes com todo respeito que lhes devo,eu e minhas queridas amigas andamos reparando… COMO TEM HOMEM BONITO NO CORE!Além da competência de trabalho irrefutável, vocês são colírios para nossas humildes almas cidadãs, parabéns!Dá-lhe CORE!

  25. Pessoal,

    já tive a oportunidade de externar a minha opinião acima. Gostaria de aproveitar as palavras ditas pelo “CAVEIRA09” que a CORE tem que buscar a sua identidade, apesar de o seu nome é conhecido de todos principalmente de dos “vagabundos”. Há inúmeros corajosos e abnegados agentes nesta unidade da PCERJ, mas acredito que ainda falta algo de diferencial. Acredito que, reforçando o que já foi dito por mim antes, que a valorização, o treinamento e a qualificação de uma unidade especial como a CORE deve estar sempre em primeiro lugar. Fico triste em saber, com um amigo que eu conheço, que passou para a polícia civil e no segundo dia de trabalho já estava vestindo a camisa da CORE e se intitulando “operações especiais”. Aqueles que realmente passou por um extenuante e sofrido curso operacional e que sempre se especializou com afinco, estes sim merece poder usar a designação CORE (ou qualquer outra unidade especial). Não quero dizer que somente aqueles que são cursados são bons, muito pelo contrário, o que quero dizer que aqueles que se submeteram a exaustivo treinamento merecem sim dizer que fazem parte de um seleto grupo especial, porque tiveram a capacidade (e/ou possibilidade, pois há aqueles que querem, são capazes, mas não podem por circunstancias alheias a sua vontade) de superar obstáculos (vida, dinheiro ou a falta deste, sofrimento, angustia, medo …) e grandes dificuldades para poderem usar o símbolo de uma unidade especial. Por isso, mais uma vez digo, o homem em primeiro lugar. O constante treinamento leva a evitar, ou pelo menos minimizar, erros dos agentes, principalmente naqueles momentos mais críticos a que são exigidos. E, destaco que uma unidade como a CORE só é chamada a atuar nestes casos, necessitando, ainda mais, de capacitação. Neste ponto parabenizo o BOPE, pois para fazer parte daquela unidade deve se submeter a um treinamento intenso e depois de concluído o curso, o operacional tem que se apresentar na unidade no terceiro dia de folga na escala de 24 h por 72 h para treinar (“TREINAMENTO DURO, COMBATE FÁCIL”).
    Me desculpe se foi indelicado, mas apenas externo minha opinião de quem tem muito orgulho da PCERJ.

  26. Pessoal o que importa mesmo,é que todos façam o mesmo trabalho…. prender bandidos, matar traficantes…entre outros

  27. Marcus: não foi indelicado, expor pontos de vista justificando o porque de pensar de tal maneira é sempre válido. E seu comentário é extremamente pertinente em parte, na CORE não existe toda aquela provação que tem para o BOPE. Qualquer policial que seja transferido para lá vai integrar alguma equipe. Mas a CORE é dividida em diversos setores, e para integrar estes setores, aí sim, existe todo um percurso de formação a ser percorrido, de superação pessoal, de mérito. Não são todos que conseguem, e os que conseguem o fazem por mérito. Como disse, a natureza da CORE é totalmente diferente do BOPE. E, durante o dia a dia, em operações comuns, o que a CORE oferece é apoio às DPs já que todas elas têm efetivos muito abaixo do necessário (o que impede a investigação), e os policiais que estão na CORE, mesmo nos setores em que basta estar lotado na CORE para participar, estão sempre treinando especificamente para apoio operacional. Faz diferença no final.

    E, melhor de tudo, como disse a Flake, somos lindos (provocação) hehehe brincadeirinha 😉

    Rodrigo: o mal há de sucumbir.

  28. dupecrj,

    me desculpe ignorância, mas a lógica que diz que o pessoal da CORE deveria ser um pessoal diferenciado, devendo possuir qualidades especiais, além daquelas exigidas pelo policiais civis que atuam nas Delegacias.

    Acredito que a própria Resolução que instituiu o CORE previa um curso de adminssão, não?

    Não me entenda mal, pois não se trata de um crítica, apenas, exaltando o que eu já disse antes. Em primeiro lugar vem sempre o operacional, este sim deve ser valorizado e diferencido (para melhor), principalmente nas funções de apoio operacional, em atividades de maiores riscos que se exigie RECURSOS ESPECIAIS. Estou sempre aberto ao diálogo, não quero impor o meu ponto de vista.

  29. Marcus: seus comentários são sempre bem vindos, comente à vontade, não se preocupe em contestar qualquer coisa, nosso objetivo é sempre o debate.

    Mas foi isso que eu escrevi, quem está lotado na CORE recebe treinamento operacional, e para fazer parte de cada setor da CORE tem que ser aprovado em determinados cursos, dependendo da atividade. Os policiais são treinados de acordo com a atividade que o setor em que ficam desenvolve, e existe um período de testes e formação para que estes policiais passem a receber os cursos específicos. Talvez eu que não esteja conseguindo me fazer entender, sinta-se livre para postar quantos comentários quiser e com o conteúdo que quiser! Abraços.

  30. Meninos, o fato é que essas duas forças, são importantíssimas para os cidadãos!Não existe melhor nem pior, cada uma tem excelência na sua àrea de atuação e ponto!Não cabe a ninguém medir forças, o que vale no momento, no Rio de Janeiro é juntar forças para combater o crime (principalmente dentro das instituições de segurança pública) e também lutar para que a banda podre não se alastre de vez dentro da Core e do Bope.

  31. texto ótimo parabéns,e fato que as duas forças fazem trabalhos diferentes assim como tambem e fato que sao muito respeitadas e admiradas pela sociedade.

    particurlamente tenho vontade de ser da pc e futuramente no core.
    vou entrar em um curso no centro da cidade de renome
    espero que eu consiga.
    abraços

  32. Gimaraes: boa sorte, tenha fé, o concurso não é difícil, é só dar uma estudada legal que passa. Daí em diante é só se preparar.

  33. acho q se o rj tivesse em clima verdadeiramente de guerrilha em que os traficantes tivessem um ideal e defendessem com honra suas posiçoes estrategicas esqueceriamos todas essas rixas entre core e bope q vem ocorrendo por fora…. morreriam tantos homens dos 2 lados q esqueceriamos ate os elogios feitos aos treinamentos realizados hoje em dia que na minha opiniao ainda nao e o bastante. sou um soldado legionario brasileiro e sirvo atualmente no afeganistao e lutamos contra soldados q possuem um ideal visivel e que dao sua vida com satisfaçao diferente de traficantes q atuam ae no brasil(rj) mas prezo o serviço de vcs homens de grande valor a serviço da ordem do meu glorioso pais e cidade q nasci(rj)… assim q meus serviços como legionario acabarem pretendo voltar ao brasil e fazer prova pra policia civil e apos 1 ano na policia civil ser voluntario e mostrar oq nasci pra fazer na CORE.

  34. Sobre as palavras do Marcus lá em cima, e olhando atentamente o site da pcerj, verifiquei que a divisão que é realmente preparada e super-treinada da pcerj é a cote, que tem que ser da core há mais de um ano, passar por um teste físico e de habilidades bastante rigoroso, para em seguida entrar em um treinamento minucioso para as operações especiais. Então a CORE não seria exatamente isso?

  35. alguem ae deixa por favor um nome de um preparatorio pra investigador da policia civil q comece mesmo sem ter previsao de novos concursos para q eu vá me preparando ja q nao possui limite de idade.

  36. Hihihihihi axo que na verdade o João se confundiu, COTE é simplesmente um curso ministrado pelo pessoal da CORE, se não me engano, o segundo em importância.

  37. É verdade Marcos, me confundi sim, você está certo. Mas continuo com uma dúvida: A Core então não é necessariamente aquela CORE que vemos nas ruas, e sim uma divisão com muitas funções? Ser da CORE não é necessariamente ser daquele grupamento tático? Pois pelo que entendi, para fazer a prova para este preparamento, tem que ser da CORE, pelo menos a um ano?

  38. João: isso aí, seu pensamento está correto. O nome, Recursos Especiais, quer dizer que determinados serviços estão concentrados na CORE. Por exemplo, um serviço que não tem nada de operacional e é feito pela CORE é o executado pelo Setor de Retrato Falado. Todas as DPs encaminham a vítima para fazer um retrato falado do marginal que as atacou, para a CORE. Dentro da CORE existem muitas subdivisões, pretendo fazer um post explicando cada uma delas, só tenho andado desanimado pra isso, mas vou fazer. 😉

  39. pow CORE um nome que substitui ah frase LEI e RESPEITO com tdo com tdo ah BOPE pode até ser uma tropa de operações eespecias pow blz…. mais ah CORE tem mas que um “operação especial” ah tem uma (inteligencia especial) que o faz q ixu seja totalmente diferente da BOPE ..pow nada contra oh BOPE mais pra mim ah CORE é quem põem mais medo na vagabundagem ixu é ……
    coordenadoria de recursos especias – CORE parabéns pelo trabalho de vcs e de toda policia civil do Rj …..
    ___ bem q poderiam fazer um filme falando sobre a CORE mais acho q nem da pq ninguém saberia dizer quem é um CORE pois eles andam camuflados na pela de um cordeiro por ixu seria dificil de axa …sabe pq conseguiram fazer oh da BOPE pq naum sabem se camuflar quem nem um CORE _______ rsrsrsrssr……….

  40. RS….se eu bem entendi é assim… o BOPE mta sem pensar, a CORE pensa antes de mtar…rsrsrs…brincadeira….ou estudante e pensei muito antes de fazer prova pra escola de oficiais da PM ou entrar para a CIVIL. No momento estou completamente decidido. pô, até a faca na caveira por faca na caveira a da CORE é muito mais maneira…rsrsrsrs…servir com inteligência é o meu ideal!

  41. O que vocês acham desses cursos de treinamento tático policial, feito especialmente para policias como os da TEES “www.teesbrazil.com.br”. Eles realmente tem algum peso no curriculo do policial, acrescentam alguma coisa ou muito na qualidade do policial?

  42. Profissionalmente, oficialmente, não adiantam de nada. Dependendo do curso o policial pode solicitar que conste em sua ficha funcional, e pode até, em casos específicos contar ponto na lista de promoções. Mas na verdade essa lista é política e só é promovido quem puxa bastante o saco dos chefes. Por outro lado, a promoção serve apenas para massagear o ego, já que o ganho no salário é irrisório e não paga nem um rodízio em churrascaria.
    De qualquer forma, fazer cursos é sempre bom para conhecer técnicas diferentes, mas tem muito desses cursos que só ensina besteira, e normalmente é caro demais para um policial comum.

  43. Caros colegas,Estou muito satisfeito q a participação e o entrosamento se faz notório em vários comentários q
    li assinados por componentes do BOPE- unidade policial de elite – demonstrando q o inimigo é comum – q a nossa união é um dos caminhos para fazer o marginal temer a Polícia, vagabundo não respeita, tem q temer. Ratificando opiniões, fui lotado no DGIE q tinha uma divisão de apoio operacional, hoje CORE q desenvolvia investigações sigilosas trazidas ao gabinete do secretário. Políticos, vamos acabar com a benevolência com o crime, direitos humanos pra quem é humano, resposta com o rigor da Lei à matança de policiais, cabe a nossa união.

  44. As corporações têm uma coisa chamada identidade. Não faz parte da identidade de policiais civis canticos militares, ordem unida, que são inerente ao treino de operações especiais . O cara que entra para a policia civil quer ter todas as regalias que um paisano tem como o direito à sindicalização, criar barba, hierarquia não muito rigida, etc. Os delegados não dão chilique quando se cogita que PMs lavrem termo circusntanciado? mas na hora de vestir farda para os refletores da midia, de ser “para-militar por conveniencia” eles não querem ser criticados. A identidade dos PCs é a dos “tiras”, paisanos e devem continuar assim. Tropa = dois ou mais militares devidamente comandados. Tropa civil correndo com um fuzil cruzado é forçação de barra.

  45. Olá, policiais civis:
    Eu achava que só aqui em Minas Gerais os policiais civis eram arrogantes, prepotentes, invejosos e metidos a serem melhores que nós Policiais Militares, pois, pelo que tenho observado é que a PC quer sempre ser melhor do que a PM, senão vejamos: A PMERJ criou o BOPE para operações mais complexas e, logo em seguida, a polícia civil, com extremo ciúme e sentimento de inferioridade, criou o CORE para não ficar por baixo e para competir com a gloriosa PM; Em São Paulo, a PM criou o GATE que ficou responsável pelo Esquadrão Anti-bomba, a polícia civil, se corroendo de inveja criou um esquadrão anti-bomba para eles, para competir com a Polícia Militar; Aqui em Belo Horizonte-MG, a PMMG criou o GATE com a mesma finalidade do GATE e do BOPE e, como sempre, a polícia civil, com inveja e para não ficar por baixo, criou imediantamente uma equipe chamada GERE, para fazer frente à gloriosa PMMG e assim, amigos, percebi que em todo Brasil as polícias civis são invejosas, bossais e arrogantes, acham que são melhores do que todo mundo, até do que a Polícia Federal, que absurdo! Certa feita, aqui em Belo Horizonte, uma esposa de um delegado aposentado da pc, se envolveu em uma ocorrência de trânsito. Os PMs chegaram ao local e pediram para ela apresentar seus documentos e do carro, de repente e estupidamente, essa senhora passou a desacatar os policiais tratando-os de forma preconceituosa e desrespeitosa, pelo que recebeu voz de prisão, logo em seguida ela ligou para a polícia civil, sem que os Policiais Militares percebecem e, em poucos minutos após, chegaram dezenas de viaturas da polícia civil (compradas com o dinheiro do Estado), com homens fortemente armados, com armas em punho, comandados por um delegado de nome Utch e passaram a destratar os PMs e a ameaçá-los covardemente, numa total falta de compostura e de consideração e amizadade para com os PMs e isso foi alvo de muita crítica da mídia e dos cidadãos que pagam seus impostos em dia para pagar a esses policiais civis sem disciplina e sem escrúpulo. Aqui eles tratam as pessoas com desídia nas delegacias, com cara-feia é simplesmente ridículo. É claro que não são todos que agem dessa forma, há muitos homens sérios e competentes na pc. Eu mesmo, como cidadão, já necessitei dos serviços deles e fiquei decepcionado com e desfecho que deram ao meu caso, pois o bandido que furtou em minha casa que eu prendi em flagrante, cujas irmãs eram funcionárias de donos de casas de jogos do bicho, saiu da delegacia primeiro do que eu e, para completar, a ocorrência desapareceu (só porque era irmão de funcionárias de bicheiros. Precisa explicar mais alguma coisa?). É lógico que eu tomei minhas providências e estou esperando o resultado. Ora policiais civis, sejam mais humildes, vocês não são melhores do que nós não, somos apenas diferentes, estamos todos no mesmo barco, apesar de que somos nós que efrentamos a bandidagem nas favelas e em outros lugares todos os dias, trocando tiro e expondo as nossas vidas ao perigo constante, enquanto que vocês ficam atrás dos balcões das delegacias só esperando as ocorrências que levamos mastigadas para vocês. Deixem de ser invejosos. Parem de usurpar as funções da Polícia Militar, ok?

  46. Caro Iran,
    Estou de pleno acordo com você, irmão. Aqui em MG eles debochavam do nosso sistema militar até há alguns anos atrás, agora eles estão vestindo fardas, viaturas caracterizadas, marchando e exercendo serviços que são próprios da Polícia Militar. É uma verdadeira usurpação de função. Eles morrem de inveja do policiamento estensivo da PM. Acham que eles é quem deveriam exercer esta função, assim seria mais fácil “morder” as pessoas e encherem seus bolsos.

  47. Observador,

    Não sei o caso da PMMG ou da PMSP, mas aqui no RJ a presença da CORE se faz necessária. Se vestem fardas ou BDUs isso se faz pela natureza da missão… é mais conveniente se vestir como operacional para realizar operações do que todo mundo colocar calça jeans e camisa e colete escrito “policia civil”.

    Acho que você foi muito infeliz nos seus comentários, principalmente ao comentar daquilo que você desconhece. Fique sabendo que o embrião da CORE surgiu bem antes do BOPE… na verdade, tecnicamente a CORE embrionou o BOPE, mas isso fica para outra conversa.

  48. Opiniôes divergentes não precisam ser grosseiras. A grande verdade, sem ofensas e sem espírito discriminatório é q a gloriosa PMRJ tem por dever de ofício somente promover o policiamento ostensivo, ou seja com sua presença ativa nas ruas e não estática como se ve, evitar q o crime seja cometido pois a PRESENÇA OSTENSIVA DA POLÍCIA INIBE A PRATICA DO CRIME. A atividade constitucional da PM se fosse cumprida com esmero seria muito bem vinda mas infelizmente nos dias de hoje não é isso q acontece. O q leio neste blog mostra q a PM está mais preocupada com o poder da PC do q com o seu dever constitucional. Quantas vezes a imprensa denuncia e mostra a falência da estrutura policial ostensiva??
    Quantos mil homens existem na PMRJ ?? Porque não vemos rondas policias ostensivas? Onde estão os não sei quantos mil homens da PMRJ ? A PCRJ não almeja o retorno das delegacias especializadas de vigilância nem das rondas das delegacias distritais, mas elas existiam e se faziam presentes, havia estatística q controlava o aproveitamento de prisões efetuadas. A sociedade era mais feliz…. !!!!! A PRESENÇA OSTENSIVA, ININTERRUPTA, CONSTANTE, PERMANENTE, DURADOURA DA PM NAS RUAS COM CERTEZA INIBIRIAM A PRATICA DO CRIME.

  49. Sou PM mas não do Rio de Janeiro. O “poder” das Pcs não preocupam as PMs , mesmo por que não vejo esse poder todo na PC . Recentemente, a associação nacional dos delegados de policia foi ao STF a fim de impedir que o Ministério Publico investigasse crimes. Ora, é claro que seria muito mais benéfico para a sociedade o MP investigando, mesmo porque promotores em tese, são mais isentos e teriam mais indepencia para investigar o crime organizado. Mas por que essa mobilização contra o MP? Por que um PM não pode lavrar um TC ?. Eles defendem muito bem o território dele, mas na hora de invadir o território alheio, não querem ouvir reclamação. Cada macaco no seu galho
    Meu prezado observador, aqui na Bahia os civis são dados a querer ser arrogantes também.. Se esse caso do delegado que você contou fosse aqui em Salvador, em 5 minutos haveria o dobro de Mikes cercando eles , pois nós somos maioria e unidos. E em igualdade ou inferioridade numérica, o discurso deles e a voz não são tão grossos assim não . Se não houve reação por parte de vocês, lamento muito e não deixe isso acontecer de novo.

  50. Vejo que a discussão travada mostra-se infrutífera, enqto a PM e a PC divergem o que cada um deve fazer a criminalidade aumenta. Uni-vos para que a sociedade possa receber aquela segurança que ela merece. Lembre-se os agentes da PM e da PC também compõem a socideade, assim como a famílias dos mesmo.

    Indepentente disto não vejo o porque PC possam ser operacionais para cumprir os mandados de prisões e busca e apreensões que eles conseguiram com base em investigações? Os mandados e a averiguação de informações deveriam ser todos cumpridos por PM?

    Infelizmente no meu estado vejo muitos PMs trabalhando (nada relcionados com a atividade policial) na Assembleia Legislativa, Judiciário, no Ministério Público, nas Prisões e na própria Polícia Civil, mas ainda não vi nenhum policial civil trabalhar na PM.

    A briosa PM e a gloriosa PC devem, ao meu ver, esquecer as diferenças, e perceber que podem facilmente coexistir. Ninguém é melhor que ninguém, apenas realizam funções diferentes, mas que se sobrepões ao falar em Segurança Pública.

  51. Prezado observador
    Sou alguém que bate o ponto todos os dias nesta “casa”, tamanha a minha admiração por ela, e gostaria de te convidar a que entres aqui desarmado. Não entendi de onde vc tirou prepotência, arrogância, etc… pois o texto e os comentários, anteriores aos seus, em nada demonstram isso. Vc não me parece ignorante, mas concordo c/ o Marcos qdo diz que comentas o que desconheces. Vc soube que hj, dia 18, data em q incluístes o seu comentário, foi enterrado o POLICIAL CIVIL, q não estava atrás do balcões mas enfrentando a bandidagem numa favela do Rio? Aliás vc soube da operação na favela, ontem 17/10, executada por POLICIAIS CIVIS, incluindo os da CORE? Sabe, eu descobri esse sítio há pouco tempo e ele mudou um pouco a visão q eu tinha de policiais.Estou naquela fase de lua de mel e não passo um dia sem visitá-lo. A minha 1ª impressão foi de encantamento ao descobrir policiais INTELIGENTES e HONESTOS que resistem a todo esse sistema sacana que nos cerca. Vc percebeu como os comentários não são ofensivos, como as pessoas brincam, como há respeito? Aqui acho que cabe escrever você com “Ç”, etc… ninguém é perfeito, escrever besteira (eu mesma já escrevi) cabe ser confuso (sinto o DUCP.. como alguém muito paciente) mas creio que não cabe ofensa. Aliás não entendi pois vc começa ofendendo os PC, depois diz que na PC tem homens sérios e competentes, defende os PM e termina dizendo que os PC de MG têm inveja dos PM de MG pois se fizessem os policiamento poderiam “morder” as pessoas… A leitura que faço é que os PM do seu Estado, “mordem” as pessoas e enchem os bolsos e q os PC dos seu Estado invejam isso. Se for acho que cê deu um tiro no pé. Pra terminar (já cansei deste colóquio) quero te convidar a entrar no sítio http://www.rubemalves.com.br , que é de um escritor/filósofo mineiro radicado em Campinas. Indico pois quero crer que não és má pessoa e que só estás numa fase ruim. Visite tb os links sugeridos aqui, têm coisas interessantíssimas!!

  52. Pingback: O primeiro a gente nunca esquece ...

  53. Prezados integrantes da PM em todo o Brasil, continuem estudando com dedicação para um dia quem sabe integrarem os quadros da PCRJ. Nas estatísticas da Acadepol/RJ, proporcionalmente, o universo q mais tenta os concursos públicos nas carreiras de investigadores, inspetores, oficiais de cartório e de delegados é o da PM. Os q vierem com certeza serão benvindos !!!!!!!!

  54. Prezado Luis Carlos

    Ao questionar a soldados por que eles fazem concurso para a PC, sendo que o salario é o mesmo, eles respondem que não usar farda hoje em dia, é uma vantagem, sem falar nas cobranças do militarismo, que são muitas. Concordo que para o policial não usar farda seja vantagem, e portanto, não entendo o por que de policiais civis fardados.

  55. pow galera tem muita gente da PM tentando entrar pra PC e nao vejo PC querendo ir pra PM. E pow nao sei o caso da PC ae de MG, mas aqui no RJ ninguem quer ficar usando uniforme nao cara e nem ficar naquele regime q é um saco do militarismo. já no caso da CORE os caras sao feras pois moro aqui no complexo do alemao e aprecio de longe a entrada da CORE aqui..e vejo muitos bandido correr sem dar um tiro dizendo q nao é a bope ehhe dizem pra correr q é CORE. E acho q o uniforme na CORE é preciso cara e é evidente que a a CORE TAMBÉM.. oq seria dos agentes q fazem investigaçoes e cumprem ordem de prisao se ficassem dependendo direto da PM? E SEM CONTAR Q A POLICIA CIVIL SABE DISTINGUIR CIVIS DE BANDIDOS POIS ACHO Q POSSUEM MAIS EDUCAÇAO … FALAM ATÉ COM EDUCAÇAO PROS MORADORES ENTRAREM NA HORA DO TIROTEIO … OS CARAS DA CORE SAO EQUILIBRADOS PELO MENOS É OQ VEJO AQUI NA FAVELA

  56. acho q a PC SAO MAIS PRIFISSIONAIS , nao ficam falando no microfone do caveirao e mexendo com as mulheres nas favelas .. nao ficam colocando medo nas crianças ao inves de demostrar tranquilidade como verdadeiros profissionais e ficam ate cantando no microfone do caveirao… pow acho q uma tropa bem organizada tem q saber respeitar e ser mais profissional …. estou falando como morador en… e tipo a core vem mais tranquila … os caras sao mais profissionais … até no andar vc repara a tranquilidade e a certeza de quando existem riscos …

  57. acho q a PC SAO MAIS PRIFISSIONAIS , nao ficam falando no microfone do caveirao e mexendo com as mulheres nas favelas .. nao ficam colocando medo nas crianças ao inves de demostrar tranquilidade como verdadeiros profissionais e ficam ate cantando no microfone do caveirao… pow acho q uma tropa bem organizada tem q saber respeitar e ser mais profissional …. estou falando como morador en… e tipo a core vem mais tranquila … os caras sao mais profissionais … até no andar vc repara a tranquilidade e a certeza de quando existem riscos …

  58. pra cima deles com inteligencia inspetores e se caso precisar pra invasao e dominio conta com os seus proprios recursos .. chama a CORE q ela faz e faz bem feito.

  59. Prezado Iran e demais interessados;
    Com todo respeito vc está batendo numa tecla sem som, a CORE é uma especializada que engloba várias atividades de polícia judiciária, q adotou uma vestimenta uniforme q facilita a identificação de seus componentes em ações de polícia judiciária. A PCRJ não usa farda, farda é sinônimo de militarismo e smj militarismo é inibidor de iniciativa própria q com certeza tolhe o desenvolvimento de qualquer iniciativa investigatoria. O poder q os oficiais da PM exercem sobre os seus subordinados é incompatível com o desenvolvimento de raciocínio próprio. PM no meu entender é força auxiliar da autoridade policial civil e ou federal, não sou eu quem diz, é o CPP Pra quem não sabe Código de Processo Penal.

  60. Irmãos, quando ingressamos nas fileiras da policia militar ou civil, nos promentem lealdade se formos leais,justiça se fomos justos,mas cortam nossas cabeças por ideologia politica de um modo retrogado,julgando-nos pelos atos de imorais que só pensam em ter uma aposentadoria gorda no fim de sua carreira,nos lutamos pela sociedade pois somos a sociedade foi para isso que fomos treinados,nossa união seria a melhor coisa para a comunidade,mais os que defendem seus salarios, eles ñ querem perder seus poderes,ñ só os oficiais bem como os delegados, a briga ñ é de quem esta no fronte de batalha mais sim de quem esta nos bastidores, e quanto a usurpação da função isso é pura balela, sabe porque, somos uma grande familia que ñ esta cuidando dos seus como deveria, somos irmãos de armas independente, do lado que estamos, nos somos uteis, pois não somos curruptos e nem ladroes, somos a policia homens de honra e de vergonha em nossas caras, somos pais e somos filhos, cavera 37 o senhor e um coronel e sabe do que falo, somos fieis aos nossos chefes, será que nossos chefes são fieis a nos, sua tropa.
    Parabens, perdoem as minhas palavras, pois me revolta a iprocrisia eo descaso dos nossos governantes,policia a té a morte.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

  61. devemos unirmos e não sevirmos de bode espiatorios para esses ou aqules, somos fortes pensem nisso, prestem atenção, somos homens de honra, somos pais e somos filhos, e que deus nos perdoe por sermos coniventes.

  62. Despreendimento, abnegação, honra, dignidade é o q li no depoimento do POLICIAL Alves.
    Os nossos pontos de vista muitas vezes colidem PC/PM mas entre os dignos no fundo de nosso pensamento e no amor à nossa ética profissional somos uma força única em defesa dos nossos princípios q são inabalaveis. POLÍCIA COM DIGNIDADE !!!
    Luiz Carlos Oliveira
    Inspetor de Polícia RJ

  63. Caro amigo Inspetor é bom saber que ainda existem pessoas que pensam no bem estar de todos, na familia e na nossa digna familia chamada Policia,
    Parabens, que vc galgue com saude todos os graus que existem dentro desta nobre Policia Civil, Seremos mais fortes, sabe quando, quando um policial dependente de ser civil ou PM ser eleito, não só um mais varios, pois podemos eleger prefeitos, governadores ,deputados e senadares, homens de nossa escolha, homens de bem, que não aceitam as ipocrisia do sistema, e que não se corrampa por ideologia consumista,mas que tenha honra e temor a DEUS.

  64. Senhores, boa tarde:
    Estou indignado com esse tal de José Padilha. Esse cara fez um filme de nome “TROPA DE ELITE” que pôs em evidência essa merda do BOPE. Agora todo mundo fala em ingressar na Polícia Militar, em especial no BOPE. Imaginem, as pessas estão ovacionando tanto o “Tropa de elite” que elegeram o Capitão Nascimento herói do povo brasileiro, que absurdo!!! Mas, companheiros, não vamos nos rebaixar, aliás, nós, policiais civis, é que somos elites, não vamos deixar que a PM fique em evidência, não. Chega de ouvir as pessoas falando que eles, PMs, são mais importante para a segurança pública; que tratam os cidadãos com muito respeito e cordialidade; que são eles que encaram a bandidagem cara-a-cara, todos os dias nas ruas, favelas, etc.; que nós ficamos nas delegacias, só esperando as ocorrências já mastigadas da PM para proceder as investigações… Que povo ingrato! Nós temos que fazer mais operações iguais à que fizemos no último dia 17 no Morro da Coréia, chamar toda a imprensa novamente para filmar as operações a fim de que tomemos o lugar da PM na mídia, para esse povo esquecer esse desgraçado do BOPE da PMERJ. Nós temos que ser os melhores mesmo, melhores do que a Polícia Militar, do que a Polícia Federal, enfim, melhores do que todo mundo, até quem sabe? do que as forças Armadas. Vocês viram o que um tal de OBSERVADOR falou lá encima? Nós não podemos ser presos por ninguém mesmo, não, ué. Ele deveria se conscientizar disso. Afinal nós somos mesmo cidadãos de primeira categoria. Nós temos que ter carros blindados fabricados em Israel, para que todos saibam que somos mais fortes que essa p… da PM, afinal, se até o Exército possui potentes carros blindados, por que não podemos ter também ? Pensem. VIVA A POLÍCIA CIVIL, MORRA A POLÍCIA MILITAR COM SEU BOPE E TUDO!!!! Sem mais,
    para o momento.
    Com muita indignação.

  65. Ó Jack, deixa de bobagem, rapaz. Assuma logo que vocês está defendendo a PC porque é um deles, sô! Tira a máscara. Você pensa que me engana? Só queria te dizer que ser policial militar, é uma questão de gosto, de fibra, de garra. Eu tive plena oportunidade de passar para a PC, mas optei por ficar na PM que é a Corporação que amo, que respiro, que vivo, que está no meu sangue, corre nas minhas veias. Assuma que você é um PC, sô. Uai…

  66. Lamentável…

    Só tenho a concordar com o Benito, bom mesmo é (ou melhor, está, poder público é florida…) a PF, o resto, somos resto…

  67. Sr. Luiz Carlos S. de Oliveira,
    De onde você tirou essa, meu amigo? Que saiba as Polícia Militares são forças reservas do Exército Brasileiro, segundo a Constituição. Eu te aconselho a lê-la é bom para obtermos conhecimentos. Eu sei que ler é um pouco cansativo, mas faça um esforço. Reconheço que três meses de curso não dar para aprender nada, mas devemos nos valorizar, ok?
    Um abraço.

  68. observador eu nao sou da policia civil nao rapaz .. sou morador do complexo do alemao e gostaria muito de ingressar pra policia civil ( é claro q teria q me mudar) mas o que eu disse e afirmo sobre ocupaçoes feitas por policias civis sao mais profissionais pois é oq vejo cara … a policia militar entra muito nervosa na favela e ainda mais com esse filme ae q fica incentivando os proprios soldados da pm a ficarem nervosos e esquecem q na favela tem trabalhadores e pessoas de bem q muitas vezes tem cara de gente ruim mas nao sao ruim nao, é cara de sofredor mesmo.. eu por exemlo tenho cara de ruim mas sou trabalhador pow a policia civil fareja isso no olhar e conseguem ver o cara errado… pow cara na maioria das vezes q a pm entra aqui os bandidos metem tiro so de raiva e sempre quem paga o pato é o morador q cai no chao.. nao estou dizendo q é a pm q dar tiro nos moradores pois a bala q vem e mata os moradores sao da maioria dos bandidos. quando vem a policia civil junto com a core eles seguram mais a onda pois sabem q nao tem arrego certo com a policia civil ae respeitam mais e recolhem as cacarias das armas velhas q eles possuem…. o que quero dizer é que a policia civil é mais organizada nas suas operaçoes … sao mais tranquilos sim pois até a populaçao aqui sente isso.
    entao cara meu ponto como morador vai pra CORE.
    teve uma época em que eu queria estudar pra PM mas agora estou decidido a fazer parte da policia civil q é mais profissional no que se faz e fazer minha parte. PRA VCS POLICIAS MILITARES ACHO Q DEVERIAM RESPEITAR MAIS O POVO E SER TREINADOS PRA PODER FAREJAR UM CIDADAO DE BEM E SEREM MAIS EDUCADOS PRA PODER GANHAR A CONFIANÇA DO POVO .

  69. sou a favor da uniao entre policias civis e militares pois quem ganha é a populaçao q está a mercÊ desta bandidagem .. desses drogados .. aqui eu fico olhando essa gente se drogando aqui na minha porta e nao posso falar nada… vejo eles fazerem seus proprios julgamentos … vejo da minha janela pessoas levando seus problemas pra (desenrolar em boca de fumo). vejo amigos se desgraçarem nas drogas e só posso me afastar deles. pra que eu quero ser policial?
    acredito q o trabalho da policia e manter a ordem , é fazer a manutençao do sistema e o serviço maior e do governo , é entrar com escolas, é entrar com incentivo aos jovens .. o povo de bem vem sendo massacrado por todos os lados se eu me transformar num olho publico eu jamais humilharia um cidadao de bem eu gostaria de ser treinado pra identificar e agir de forma brusca com elementos q merecem ser tratados assim.. eu jamais me perdoaria em tratar com rigor alguem que nao tem nada com peixe.
    É duro ver um pedreiro ser tratado como um traficante pois é q vi aqui na favela por policias militares.
    se tivesse q escolher entre policias militares e civis fazendo operaçoes nos morros aqui com certeza escolheriam a policia civil. entao oq digo é que todos devem se unir mas q a PM tem q aprender muito com a PC com certeza tem muito.

  70. áh e outra coisa q eu quero dizer ehheh viciado pode tratar com rigor eheh identificou q é viciado hehe pau nele. viciado me dar nojo.

  71. O policial indignado, pegue seu distintivo e se enforque. Só por que a PM ta fazendo sucesso te incomoda? problema seu. Acho que cidadão de primeira categoria é o homem honesto, pode ser lixeiro ou desembargador. Policial Civil é igual a argentino: tem complexo de superioridade baseado não sei em que. Os bandidos do PCC e do CV tambem pensam igual a você: querem os PMs e o BOPE morto. Mas pelo menos eles têm atitude de encarar, diferentemente de você, que é covarde. Chegue na frente dum quartel da PM e grite que tem vontade de mata-los . Depois que eu ler a manchete no jornal vou ver que você relamente foi homem

  72. confesso q fiquei chateado com o depoimento ae do policial indignado… acho q nao se pode dizer uma coisa dessas..
    acredito q falta muito pra o BOPE ser uma verdadeira tropa de elite como tambem a CORE pois nao estamos em guerra de verdade onde nao existem conflitos ideologicos, se tivesse em guerra morreria pelo menos 1 policial em cada operaçao coisa q nao acontece com frequencia. Acredito eu q o topico criado nao pode ser usado como palco de guerra de policias insanos.

  73. A policia civil tem q continuar trabalhando com sua inteligencia como fizeram la na rocinha e coreia.

    A policia militar ganhar mais confiança do povo do rj e tentar ser mais calmos e agir no rigor com quem merece.

    BOPE tem q ser mais profissional e parar de ficar cantando funk no caveirao e mexendo com as mulheres da favela ..pow nem parecem militares.

    CORE continuem assim prestando apoio com precisao aos seus inspetores e tratando o pessoal de bem da favela como tem q ser tratados e com rigor aos traficantes como sempre fazem. uma bala pra cada cabeça e nao uma carregador lotado pra 1.

    PMS E CIVIS UNAM -SE E APRENDAM ENTRE SI.

  74. Eduardo desculpe o post desabafo, mas acho
    Lamentável….este tipo de bate-boca sem sentido..
    Este blog desde o início se preocupou em eliminar divergências e unir forças e idéias para melhorar a segurança pública…
    Devem existir uns 200 blogs aonde pessoas que não são nem do CORE nem do BOPE, possam ficar torcendo depois de ver um filme, e se degladiando em comentários.

    Este não é o espaço adequado.

  75. Benito, concordo plenamente contigo e fico feliz de ver que o espírito foi captado. Lugar para briguinhas de vaidades existem aos montes, tanto em blogs como na terra sem leis do orkut.

    Jack, acredito na sinceridade de seus comentários, já há algum tempo você comenta por aqui com o mesmo teor, então sei que não está escrevendo apenas para bater boca com os colegas mais exaltados 🙂

    E Benito, pensando nisso, cogitei trancar os comentários, contudo acho que este tipo de mensagens seriam colocadas em outro post, poluindo mais nossas páginas, então vou tentando apaziguar os ânimos. Exluir comentários, salvo os que injuriosos, caluniosos, etc., não seria compatível com a intenção do CdP.

    Fazer o que, espero que consiga contornar a situação… 🙁

  76. GARRA (GRUPO ARMADO DE REPRESSÃO A ROUBOS E ASSALTOS) /DEIC- POLICIA CIVIL SÃO PAULO .UM FORTE ABRAÇO A TODOS COLEGAS DO RIO.DISPONHAM SEMPRE

  77. SEM CORPORATIVISMO !!!!

    Em todos os setores tem bons e maus profissionais. Apenas q, na Força Policial reveste-se de uma maior gravidade, pelo fato de se tratarem de funcionários q detem um grande poder namão, uma autoridade enorme, q desviada da conduta a q se destinam, causam um dano irreparável ao meio social, sendo fator muito grave de descrédito do poder público.
    Devemos apoiar os bons e afatar os ruins q denigrem todo um trabalho e uma conceituação!
    Polícia com dignidade!!!
    Luiz Carlos Oliveira
    Insp. Pol. RJ

  78. o luiz falou algo q concordo e acho q fui muito rígido no meu comentario contra os PMs .. mas infelizmente os soldados da PM fazem muita merda e queria eu poder apoiar os bons mas é dificil quando se existe uma maioria acima da metade q acaba infuenciando no modo de ver da sociedade. Na policia civil tambem tem seus policiais ruins mas pelo que a sociedade ver é uma minoria bem abaixo da metade oq facilita o credito dado a corporaçao. Falo isso por ser morador do complexo do alemao e as vezes entre amigos agente comenta sobre as operaçoes q sao feitas em nossas comunidades e o que meus amigos me passam e mais segurança na policia civil.

  79. saindo um pouco do tópico ehhehe… caramba baixa o kct aqui nesses viciados q ficam aqui na porta do meu estabelimento fumando maconha o dia inteiro e nao posso falar nada … puta q pariu eu odeio viciado!

  80. obs: tem q identificar se é mesmo viciado pra nao cometer erros contra alguem de bem… isso eu nao sou a favor . ahhaha

  81. Caros colegas (Policiais Civis e Militares),

    Sou Policial Civil.

    As Polícias Civil e Militar resumem-se no seguinte: “cada “corporação” na sua, mas com alguma coisa em comum”.

    Algumas atribuições acabam ocorrendo com duplicidade, sim. Porém, está mais do que claro que há as atribuições específicas de cada instituição, inclusive no tocante à CORE (estratégicas operacionais específicas de apoio à investigação e ao seu produto final, escutas telefônicas, esquadrão anti-bomba, retato-falado) e ao BOPE (tomada de territórios hostis, operações com base no estudo do inimigo e de seu reduto, negociações de conflitos).

    Por uma série de questões, como a autonomia nas ações, faz-se necessário que cada força possua seu esquadrão de elite operacional.

    Apenas não rasguem a CF e o CPP de vez, saibam onde é o espaço de atuação de cada um. E onde podem (e devem) atuar em conjunto, de forma harmônica, com objetivo de enfrentamento à criminalidade, e não entre si.

    Não se esqueçam: JUNTOS, somos mais FORTES!

    Abraços…e viva a Polícia Civil!

  82. Eu tenho acompanhado este blog e estou ficando muito triste, pois a maioria aqui são policiais de verdade, que é o que eu quero ser, mas não sei se alguns eu realmente poderia chamar de policiais de verdade. Gostaria de lembrar ainda que estamos na internet, tratando de um assunto bastante interessante, publicamente. Um pouco de competição é bom, pois faz com que todos busquem melhorar. Mas eu disse competição, e não desunião ou discussões pouco produtivas, falta de respeito, etc. Eu sou brasileiro, diria mais, sou carioca, nem brasileiro, pois amo o meu Rio de Janeiro. Polícia Civil e Policia Militar? Unidas ou não, devem buscar serem melhores que elas próprias em primeiro lugar, melhores que as outras em segundo e melhores do mundo todo se for possível. Devem buscar isso e alcançar este objetivo com honestidade, inteligência, profissionalismo, cordialidade, amor à cidade, à corporação e ao próximo acima de tudo. Que adianta ter uma polícia que não respeita as pessoas que ela deve proteger. Reflitam, este é o pensamento de um jovem que sonha ( sonho estranho ) em ser mais um policial nesta cidade maravilhosa, com todos os defeitos que ela tem, para vê-la cada dia mais linda e causar inveja em todas as outras. Abraços e que Deus proteja todos vocês em suas funções e missões!

  83. João Henrique: amigo, a internet também não reflete a realidade, certamente. Na “hora do vamos ver” é todo mundo junto e se ajudando, senão todos se ferram mesmo. Não desanime com mensagens estranhas por aí…

    Thiago: exato, temos que nos preocupar é com nossa missão, que não é cumprida nem minimamente.

    Luiz Carlos: positivo, torço para que com o tempo o poder comece a ser conquistado por uma parcela dos bons, e que estes (nós) tenhamos coragem e disposição para combater esse mal maior.

  84. Isso seria facil acabar criar uma só policia um só comando sempre Civil com ramificações militares para o policiamento de rua e Policia Civil no comando de todas as operações, pois não estamos em guerra nem na ditadura, então não precisamos mais de policias militares, Bombeiro militares, isso é coisa de terceiro mundo, precisamos de eficacia e desenvolvimento, mais isto não é o desejo de todos é só de poucos.
    Abraços aos Policiais Civis de nosso estado e aos da PM que rezem todos em breve se tornem policiais civis como manda a democracia e o desenvolvimento.

  85. Vejo muito depoimento legal mas tbm vejo muito depoimento que sinceramente parece que foi feito só pra provocar, como se fosse “birra” de criança…
    O BOPE é sim uma tropa de elite assim como a CORE, cada uma presta apoio ao seu pessoal, pois seria inviável e temeroso a PCERJ ter que pedir apoio ao BOPE (que poderia estar empenhado em outra missão), toda vez que tivesse seus agentes encurralados em favelas, ou tivesse que cumprir mandatos em áreas hostis. Logo, não vejo motivo pra rivalidades.
    Quando foi comentado que muitos PMs prestam concursos para a PC e não o contrário, a explicação é simples: salário e condição de trabalho melhores na PC, pois podem verificar que não deve ter capitão PM, fazendo prova pra investigador e sim pra delegado e veremos muito soldado fazendo provas tando pra investigador, inspetor e até pra delegado pois o salário é muito melhor, não tem o rigor militar e não terá que ficar servindo de alvo móvel pra bandido.
    A PMERJ e a PCERJ são instituições de heróis, pois com o salário que recebem travam uma guerra mais acirrada que em muitos teatros de operações atuais. Temos os nossos malditos, mas todos os têm, a corrupção e o desmando existem desde tempos imemoriais.
    Aos que criticam o militarismo peço que não o façam: ele é necessário em determinados ambientes, assim como inadmissível em outros, o problema é o ser humano que está utilizando o poder, pois quem é ou foi militar deve ter visto a diferença enorme entre um comando que só quer punir e não faz a missão ser cumprida e outro que, não sendo tão severo, mostra capacidade e faz com que seus subordinados cumpram a missão. Sou militar e vejo esta diferença, sofro no comando incapaz e sinto orgulho e admiração pelos comandos operacionais e racionais.
    Peço aos policiais, tanto do BOPE quanto da CORE, que não se queimem na fogueira da vaidade, apenas cumpram seu papel na salvaguarda da população, sem arrego, sem vaidade e com honra, pois os olhos inocentes de seus filhos (menores) os vêem como heroís. NÃO OS DECEPCIONEM!
    A quem acha que o BOPE tem que chegar mais de mansinho na comunidade: Tente contar as marcas de tiro no caveirão, elas não foram dadas de brincadeira, se o policial entrar sem impor respeito e medo será morto, o medo faz parte da guerra psicológica, onde vc vence o inimigo sem ele realmente lutar ou quando ele luta já entra inferiorizado. Só tem medo do caveirão quem deve, pois na rocinha um menino (chefinho) brincava subindo em um blindado e nenhum policial atirou nele, vê-se nas operações o “pau quebrando” e pessoas transitando na área de confronto e nenhum policial atirando nelas…
    Aos “direitos humanos”: onde vcs estavam nos enterros dos pms mortos no andaraí, no do soldado do BOPE no complexo, no do policial civil (do águia) tbm morto no complexo, dentre outros tantos policiais mortos em ação ou covardemente assasinados somente por serem policiais? só os ví em enterro de bandido. CADA UM CHORA PELA MORTE DOS SEUS… TÃO ME ENTENDENDO OU QUEREM QUE EU DESENHE???

  86. Portela: boa, essa é minha visão também. A fogueira de vaidades é o que nos tira a força na luta contra os criminosos da rua e do governo. Temos que ver a coletividade de maneira mais ampla, setorial, e não corporativista.

  87. Temos aqui muito enredo, e pouco entendimento, como se estivessemos numa Vara de Família, sim porque somos uma grande Família, e não reconhecemos nossas forças perante aos governantes que se aproveitam de nossa falta de entrosamento e vão empurrando com a barriga nossos aumentos reais, ônus de um trabalho duro, p/outros e futuros governos, e assim perdemos nosso valioso tempo fazendo “bico”, p/complementar honestamente nossos salários. E quando temos um curto espaço no dia p/escrever, … he … nesse momento esquecemos de vez nossas prioridades, como p/ex. o sustento e zelo p/nossas famílias, nossos filhos na escola e etc…..
    Os Policiais que não são d/Est. do RJ, deveriam saber que a PMERJ, na pessoa de seu Cmte, Oficiais e Praças dão o total apoio às Operações, missões e demais eventos perpetrados p/Pol. Civil, seja numa incursão c/auxílio rápido, ou seja durante um enterro c/a presença desde do Cmte ao Praça da Banda da PMERJ.
    Vemos o Observador com um desabafo totalmente descabido p/momento, tirando todos do objetivo maior que é a integração das Pols. Ests. p/melhor combater os marginais do Rio que possuem um vasto arsenal, e com um efetivo muito superior às nossas fileiras, investidas do Poder de Polícia (CFRB/88).
    Marcos

  88. Obs.: A CORE, e não o CORE, é oriunda do antigo DIE
    (Dptº. de Investigações Especiais) da Pol. Civil do então Estado da Guanabara, sendo pioneiro c/Ações Tática Especiais, depois passando para DGIE, e posteriormente já na fusão criou-se a CAO (Coord. de Apoio Policial) da PCERJ, apartir dai criou-se a COE (Cia de Ops. Esps.) da PMERJ, que ficava sediada no Bairro de Olaria – Rio, sendo a OPM atual o 16º BPM.
    Bom resumindo da CAO passou para CINAP (Coord. de Intelig. e Apoio Pol.), e atual CORE.
    Da COE passou para NUCOE (Núcleo de Ops. Esps.), depois p/CIOE (Cia. Independente de Ops. Especiais), e atual BOPE. Isso até chegar um novo Governante e mudar tudo, p/contemplar a sua “inovação”.
    Para ser lotado na CORE, em Setores Operacionais, precisa ter cursado o CAT (Curso d/Ações Táticas),
    não sendo exigido p/o Set. de Cartório em sendo Escrivão (Of. d/Cart.), ou p/o Set. Adminis. ou p/Set. de Retrado Falado, enfim vai depender do Setor, pq vcs já imaginaram um leigo sendo empregado p/desativar um artefato explosivo? E p/o depoente acima q viu seu amigo na CORE, não tenha dúvida, pq só é Ops. Esps. aquele que conclui o COEsp, seja no BOPE, seja na CORE, porque O E ou não é.
    P/os novos candidatos, também não tenho dúvidas, precisamos de sangue novo, pq a luta continua, “a casa é boa, quem faz m. é o inquilino”, estudem e boa sorte.
    Marcos

  89. Primeiramente parabens pelo blog dupcerj.
    Venho acompanhando os debates e gostei dos esclareciementos do Simpson, porque pretendo fazer a prova da Polícia Civil, entretanto tenho dúvidas sobre a banca examinadora, matérias da prova e exame físico.
    Abraços da candidata Ana.

  90. Entre Junho de 2004 e junho de 2006, a PMRJ demitiu mais de 500 (quinhentos) homens por desvio de conduta, sendo que na sua grande maioria, as investigações foram internas. Gostaria que as P Civis apresentassem estatisticas de “autolimpeza” como ocorrem nas PMs de todo Brasil. Nunca vi um unico ser demitido ou preso por investigação interna. acho que só tem santo nas PCs.

  91. Boa tarde p/todos, retorno com mais dúvidas, dupcerj ou simpson, alguém sabe o grau exigido para a incrição na prova da Polícia Civil carioca? quando vai abrir?
    Sei que para Polícia Federal só poderei fazer quando me formar, mas meu desejo maior é entrar e permanecer na Polícia Civil do Rio.
    Abraços da candidata Ana.

  92. Candidatas e candidatos, são muitas as informações pertinentes a um concurso público, e a cada prova a banca examinadora pede mais uma matéria, geralmente de Direito. Interessante é fazer um curso de acordo c/a função almejada, pq as provas tem matérias diferentes, e referentes ao cargo pretendido.
    O ideal é seguir o edital de concurso fornecido pela banca, contudo tem que estar estudando regularmente tanto no curso, como em grupo e se possível c/livros de outros cursos para comparação de estudo.
    O concurso p/Investigador pede o 2º grau.
    Os concursos p/Delegado, Perito, Escrivão, Detetive, entre outros pedem o 3º grau.
    Qdo. vai abrir, ninguém sabe pq tem uma Turma de Investigador na ACADEPOL, da 1ª convocação, e só haverá novo concurso qdo todos os alunos estiverem convocados e formados.
    Marcos

  93. Sou oficial do BOPE / RJ e afirmo categoricamente que NÃO EXISTE nenhum problema entre a CORE e o BOPE. Operamos várias vezes juntos, com êxito para ambas as partes. Realizamos treinamentos, a CORE utiliza nossas instalações para treinamentos também e temos inúmeros amigos em comum e é bom que se saiba: bandido não gosta de polícia e tem bastante bandido por aí matando covardemente nossos camaradas, seja em operações ou em assaltos. Estamos no mesmo barco. devemos remar a uma única voga e em um único sentido, ou seja, para cima deles com toda a fúria possível! brigas institucionais não existem. e quanto aos fofoqueiros de plantão que só querem semear a discórdia, arrumem um trabalho pois é isso que está faltando na vida de vocês, TRABALHO!

  94. Ana: obrigado pelas palavras.

    Simpson: obrigado amigo pela participação e esclarecimento das dúvidas aqui postadas, e ainda pelo histórico lembrado dos serviços especiais da PCERJ que foram iniciados há tanto tempo atrás.

    Mike: amigo, acho que NINGUÉM é santo em qualquer Polícia, em um sentido mais amplo. Quanto às demissões na PCERJ ocorrem muitas também, mês passado foram 5 servidores DEMITIDOS após SADs. O problema é que as investigações internas são pontuais, e não vemos “grandes nomes” sendo colocados sob suspeitas, infelizmente. E torço para mudanças neste sentido.
    Quanto ao fator “estatístico”, eu mesmo gostaria que houvesse maior divulgação, gostaria de conseguir mais informações. Se dependesse de mim…

    Fábio: EXCELENTE amigo, exatamente a ideologia que falta a muitos, pra não dizer a maioria, dos colegas de ambas as instituições, ou até em relação à PF e PRF. Sorte que ainda temos colegas com a cabeça no lugar, confiantes em si mas despidos de vaidades. Se não fosse por policiais como você, essa guerra contra o crime já estaria perdida. Brabos e desunidos só fazem presepadas. 😉

  95. Gostaria de informar a todos os colegas, que mencionam suas opiniões neste site, que deixemos de brigar entre nos, de nos espezinharmos, lembrem-se que nosso inimigo esta nas favelas, no trafico, enfim na criminalidasde e que não leva a nada estas discussões intermináveis, as PCs e as PMs são instituições irmãs, e devemos nops unir contra o inimigo comum. Deixemos que cada instituição admnnistre seus parcos recursos, materiais e humanos da forma que lhe parecer melhor, criando quantos BOPEs e COREs que entender melhor. Lembrem-se colegas de todos o Brasil, neste país de dimensões continentais, nossas classes, sem excessões são formadas por heróis, pois a excessão da PF e PRF, todos ganhamos salários miseraveis e indecentes, mas nem por isso sucumbimos ao crime e continuamos nossa nobilíssima missão, que é dar alguma proteção a este sofrido povo que todos nós amamos, se não acreditássemosa nisso não seríamos policiais estaduais.

  96. Boa noite,
    sou policial civil em Minas Gerais e gostaria de parabenizar a voces por estarem colocando em discussão este assunto tão polemico, mas gostaria de informar que ao contrario do que a pessoa intitulada “observador” diz a policia civil não tem inveja da policia militar nem quer usurpar sua função preventiva, na verdade o que são usados por grupos especiais nas PC’s são vestimentas para identifica-los como policiais quando estes estão em apoio a alguma unidade e não fardas usadas diariamente como uniforme obrigatório pela PM, respeitamos sim a PM e reconhecemos seus valores e somos sabedores que esta instituição tem homens de grande valor, mas como em todo lugar há nela tambem, assim como em nossa instituição, pessoas despreparadas que usam uma discussão como esta para defender ideais vazios e sem fundamento, tenho por vivencia notado que estas pessoas normalmente estão lotadas ou prestando serviço longe das linhas de combate direto a criminalidade e ficam como “observadores” espreitando e se apegando a situações fortuitas para levantarem suas bandeiras. Digo a voces que quando se está realmente ocupado por trabalho digno no combate ao crime não se tem tempo para posicionamentos como este, temos sim é que contar com todo apoio possivel, inclusive dos homens sérios das duas instituições para trabalharmos em prol da sociedade.
    Honra, Inteligencia e Legalidade
    Abraços a todos.

  97. Sou policial civil de Minas Gerais,
    Inicialmente gostaria de parabenizar a iniciativa.
    Bem, quero deixar claro que não estou aqui para fazer um discurso politicamente correto, MAS A VERDADE!!!.
    Farda quem usa é PM, uso obrigatório, os policiais civis usam uniformes identificadores para situações de perigo de acordo com a natureza da missão. Ademais, “farda serve para alinhar o corpo e alienar a mente”.
    Não nos resta dúvidas de que os PC’s são melhores e mais bem qualificados do que os PM’s. Isso é um resultado conseqüente dos concursos formulados entre as 2 instituições. É indubitável que o concurso para a PC é excessivamente mais difícil e concorrido do que o concurso da PM, pois o número de vagas é menor e o grau de dificuldade das provas é mais elevado, isso em todos os Estados brasileiros. O resultado se dá no fim onde se tem na PC profissionais mais inteligentes e melhores qualificados.
    Não sei nos demais Estados brasileiro, mas em Minas Gerais, os PM’s são arrogantes, burros, dissimulados, truculentos e, acima de tudo, covardes. Só atuam em bando.Aqui há 3 componentes para cada viatura e, mesmo assim, eles têm medo de proceder abordagens.
    Como é consabido, a atribuição da PM é agir preventivamente e a PC tem atribuição de polícia investigativa, ou seja, atribuição de corrigir a incompetência da PM. Incompetência? Sim, incompetência! Na medida que um crime acontece, a PM FALHOU, foi incompetente, logo, deve-se recorrer à PC para investigar e apurar a incompetência daquela instituição. Agora dizer, como Observador, que a PM leva tudo “mastigado” para a PC é assinar o atestado de ignorância, isso para não dizer burrice, com todo respeito! Talvez o Observador devesse parar de brincar de polícia e ladrão com seus amigos e começar a estudar um pouco de Processo Penal, notadamente Inquérito Policial. A PM não faz nada além do que relatar em suas ocorrências, dotadas de inúmeros erros gramaticais, a sua própria incompetência, pois como já foi dito, falhou na segurança preventiva. É o mesmo que dizer: “PC eu falhei, resolva pra mim!”.
    O Observador diz que o GATE é melhor do que o GRE (Grupo de Resposta Especial). Talvez ele esteja desinformado, pois no 1º Campeonato Mineiro de Times Táticos de paint boll, os integrantes do GRE fizeram a final com o pessoal do GATE. Resultado: GRE EXTERMINA os 6 integrantes do GATE e vence o campeonato (fonte: http://www.sesp.mg.gov.br/internas/noticias/iNoticias.php?f=news&codigo=NOT00499AGO2007 ).
    No mais, POR DIZER A VERDADE, agradeço a todos pela atenção dispensada.

  98. Dr. Nascimento
    Não sei por que usa o titulo de doutor..será que defendeu alguma tese de doutorado? provavelmente não..se for delegado de policia civil, é por que não consegui passar num concurso para juiz..promotor..auditor fiscal….quem tem fama de incompetentes são os delegados da sua instituição. Faço faculdade de Direito (sou formando) e se algum dia já pisou os pés numa, sabe que a carreira de delegado de “puliça civil” não goza de menor prestigio, pois nem é considerada careira juridica. Delegados de policia são considerados escórias intelectuais entre os bacharéis. Desconheço o fato de o concurso das pcs seram mais dificeis que os das PMs..o que tem de agentezinho analfabeto fazendo ocorrências policiais exdrúxulas, não está em nenhum Gibi

  99. Se o crime ocorre por que a PM não conseguiu evitar (por diversos fatores, inclusive estruturais como por falta de viaturas) é atribuição das pcs prederem o criminoso, ou seja, se o meliante voltar a delinquir, é por incompetência das “puliça civil”. Você é um covarde arrogante, frustrado, fracassado…Se tais desaforos partissem de um policial federal, até que explicava, mesmo não justificando..agora, de um policinha como você..coloque o contracheque de um delegado plçantonista junto ao de um segundo tenente da Pm para ver a diferença de salário..faça o mesmo com o contracheque de um agentezinho qualquer e de um cabo da PM…arrogância vazia essa a sua, sem mérito nenhum.

  100. Desconheço o fato de os policiais civis serem mais qualificados que os PMs. Qual o “qualificometro” que você utilizou para chegar a esa conclusão? o BOPE, por exemplo, é considerada a melhor tropa de contraguerrilha urbana do mundo..melhor que o exercito norte-americano e israelense, em matéria de combate urbano. Na área do batalhão onde eu trabalho, até para fazer revista em cela na delegacia, o delegado aciona PM via 190, pois eles sabem de quem é que os presos têm medo. Nas raras vezes em que vi policiais civis realizando abordagens chegou a ser cômico. Cadê a qualidade? cadê a competencia? bom é quem está nas ruas no dia a dia, combatento o crime cara a cara, e não quem se esconde numa delegacia fétida. Utilizar um campeonato de tiro de paintbol como parâmetro para comparar duas instituições é delinquência, tipica de sua “corporassão”. Entendeu, “dotô”?

  101. Todo hora ligo a televisão e vejo delegados (muitos deles fracos intelectualmente) dando entrevistas. A sede por holofotes dessa gente é grande. Agora, bastou uma tropa da PM (no caso, o BOPE) fazer sucesso num filme, que os ciumentos esbravejam. Vão dar comidinha a preso em suas delegacias cheias de baratas, invejosos de m…

  102. O estranho é que em todo concurso da POLÍCIA CIVIL (é assim que se escreve) chove pm batendo na nossa porta. Agente de Polícia e Delegado de Polícia, além do Escrivão de Polícia, Médico Legista e Perito Criminal, são profissões dignas e merecem tanto respeito quanto as carreiras militares. Se ainda vivemos em delegacias deficitárias, talvez seja porque não vivemos cercando o Governador por todos os lados, não temos tempo pra isso. Marketing, propaganda e blá, blá, blá, nisso eu reconheço a superioridade de alguns. Somos a minoria, com certeza, mas se tivéssemos metade do que se aplica em imagens enganosas, ah, sei não, viu? Não tenho nada contra qualquer membro de qualquer corporação que seja, mas educação cabe em todos os lugares, inclusive aqui. Não sou um desocupado que gasta tempo ofendendo as pessoas, mas não vou ignorar tanta besteira dita a meu respeito, pois visto desta forma, fui reduzido a um agentezinho. Se exaltar baseado nos defeitos alheios é coisa de gente incapaz, egoísta, ignorante e outros adjetivos não publicáveis. Isso é ranso de quem não sabe fazer o que deve.

    Um abraço aos Homens de Preto!

  103. Bom dia,
    Que absurdo!
    Polciais com opiniões diferentes é até normal, agora baixar a discussão a niveis tão baixos como o tal “OBSERVADOR”(não sei de quê), “MIKE COM ORGULHO”(com certeza sua instituição não teve orgulho de seus comentarios infelizes) e esse tal “Dr Nascimento”(seria alusão ao filme) deixa envergonhada a ambas instituições. Discutam como os demais com seriedade, defendendo algum ponto de vista fundamentado e não apenas a sua própria opinião saída sabe lá Deus de onde, sem o minimo de respaldo nem tão pouco valor para a discussão em curso, por favor tentem superar a pouca inteligencia demonstrada com algum bom senso, o que voces citam nem mesmo cabe discussão, é perda de tempo, e essa de “CAMPEONATO DE PAINT BOLL” , tem certeza que voce é mesmo policial, que já enfrentou alguma vez o crime, pois mais parece um adolescente querendo brincar de policia e ladrão, esse tipo de hoby é para diversão e não demonstra quem é mais policia do que outro, agora a sua citação deste fato nesta discussão demonstra sua falta de intimidade com a função policial, espero que voce não pertença ao Grupo GRE, pois senão o mesmo estará morrendo de vergonha de voce.
    Tenham a paciencia…..!

  104. Galera este tal de Dr. Nascimento é um prego, e duvido que seja do quadro policial de MG, deve ser um daqueles frustados que não passam no concurso e ficam fantasiando com torneio de paint boll, sinuca, jogo de cartas mas nunca botou a cara na subida do morrão, lá no calor do inferno. Dr..?
    Por isso o importante é a união de todos nas batalhas reais e por um melhor salário. Copiou ??

  105. Prezado Deco, veja quem ofendeu primeiro…o que leva um PM a querer entra na PC (uma minoria, menos de 1% da corporação) não é a qualidade da policia civil em si, e sim o fato de o individuo não desejar ser militar eternamente e continuar sendo policial . Militarismo implica disciplina, ter que fazer barba diariamente, engraxar coturno, receber uma ordem de um superior (pode ser atté um soldado mais antigo) e ter que responder: “sim, senhor”. Militarismo desgasta, cansa o homem,e nem todos têm essa aptidão. No exercito, o homem serve 1 ano, 2 e depois dá baixa. Na PM a rigidez é para toda a carreira. Numa corporação de 40 mil homens, se 300 tentam sair da PM para a PC, representa menos de 1 por cento. Agora, se você pensa que todo PM sonha desesperadamente ser PC, acorde para vida, rapaz.

  106. Trabalhei numa cidade do interior, que tinha 15 PM, um delegado, e 2 agentes da PC. È impressionante como, na necessidade, os civis são humildes. Qualquer briga de família , a delegacia era invadida e para não apanhar, os civis nos acionavam. Em Arataca, interior da Bahia, recentemente a PM evitou que um “doutor delegado” fosse linchado pela população enfurecida (podem consultar a história no google) e te digo uma coisa, os mikes só salvaram ele por que PM e PC se relacionavam bem. Cuidado com a arrogância, pois na necessidade, vocês sabem ser humildes.

  107. Mike com orgulho
    Sinceramente não irei ficar digladiando com você nesse site, pois você não passa de um mero “formando”, ou seja, possui apenas o 2º grau, e para discutir comigo você terá que ESTUDAR muito ainda. Após a sua formatura, ou após você passar em um concurso de reconhecido prestígio, como o de Delegado da Polícia Civil, ou ainda, quiçá, após a sua tese de doutorado, o que acho difícil acontecer, porque, no mínimo, você está estudando em uma faculdade que nem mesmo deve ser reconhecida pelo MEC, daí voltaremos a discutir sobre o assunto. Eu apenas relatei a VERDADE!
    Agora, data máxima venia, dizer que a carreira de Delegado de Polícia não goza de prestígio, só serviu para me fazer rir!!(hahaha…)Até onde sei, a carreira de Delegado de Polícia exige o bacharelado em Direito, DIPLOMA QUEM VOCÊ NÃO POSSUI, pois não passa de um mero acadêmico! Mas gostaria de saber mais sobre a carreira da PM. Qual é o nível exigido nos concursos? 2º grau? 1º grau? Sinceramente, não sei! Em face das ocorrências que são entregues nas Delegacias, não deve passar de pré-primário! Imaginemos! Um comandante da PM só possui o nível médio!!!! Está ai o parâmetro utilizado para demonstrar que os PC’s são mais qualificados do que os PM’s!! O nível intelectual!!!
    “Tropa da PM fazendo sucesso em um filme?” Você não entendeu a mensagem do filme??!! Deixe de ser imbecil meu rapaz!! Você não entendeu que eles estão fazendo uma crítica exacerbada sobre a instituição “Poliça Militar”? Tortura, corrupção, morte, flagrante desrespeito á CF? Meu jovem, vá estudar! Procure entender as entrelinhas.
    Jovem Mike, você diz que “se o meliante voltar a delinqüir, é por incompetência das ‘puliça civil’”. Negativo. Se uma pessoa voltar a delinqüir novamente, estaremos tratando de dupla incompetência da PM, pois outra vez deixou de agir preventivamente! Estude a Lei de Execuções Penais, ressocialização do indivíduo, estude Processo Penal, reincidência, prisão, liberdade provisória, INQUÉRITO POLICIAL, talvez você irá entender um pouco mais sobre toda a estrutura! Detalhe: não cabe ao Delegado de Polícia expedir alvará de soltura, ou seja, decidir sobre a mantença ou não da prisão!! Não esqueça isso!
    SD DE SOUZA, talvez eu seja mesmo um “frustado” (SIC) – e não frustrado – por não ter passado em concurso algum! Quando eu cansar de tentar, farei concurso para a PM. Com certeza esta última opção eu passarei de primeira!rs..
    Um grande abraço ao “Mike com orgulho” e ao “SD SOUZA”!!

  108. pow como morador do complexo mais uma vez vou deixar aqui meu reconhecimento de que a policia civil está mais preparada do que a PM. E dizer q o BOPE é uma tropa que se pode ser comparada as forças especias dos E.U.A pow fala serio.. se um marine escuta isso ele até morre do coraçao. a diferença é que nao estamos em guerra.. nao existe motivo ideologico nisso tudo.. na guerra um soldado defende seu territorio ate o final.. na guerra existem emboscadas.. na guerra soldados merecem soldados .. se estivessemos em guerra queria ver o psicologico de um bope como ia ficar… é raridade numa operaçao vc ver um ou outro traficante imundo meter bala pra matar um policial.. aqui no complexo se fosse clima mesmo de guerrilha iam morrer muitos soldados… mas nao estamos em guerra . gente aquilo no filme so serviu pra alienar a cabeça de muitos.. e uma coisa dizer q a bope nao tem corruptos e mentira, a muito tempo atras quando eles eram mesmo elite da tropa com poucos homens poderiam ate conseguir controlar mas agora com uma porrada q se dizem elite..tao de sacanagem ne

  109. nao estamos em guerra entao a lei da bala nao vai funcionar… a pm e necessaria sim e pode aprender muito quando começarem a colocar la dentro homens inteligentes e com mais preparo e um salario digno.. e a policia civil trabalhando com a inteligencia e a CORE e necessaria sim.. pow como ja falei aqui antes a CORE sabe entrar …

  110. galera larga de achar q estamos em guerra e que o bope é bem treinado e tal… pow meu avó e veterano da segunda guerra.. sabe oq ele diz sobre tudo isso? se fosse no teatro de guerra meu filho ja tinha se escondido num bueiro e colocado c4 em baixo desse caveirao a muito tempo

  111. vagabundo nao tem ideologia. nem comandante de frente ..vagabundo e burro.. vagabundo da tiro sem olhar .. vagabundo e covarde.. vagabundo nao tem coraçao pra defender nada..vagabundo quer vender drogas.. vagabundo nao tem tropa ..la fora isso e chamado de gangs.. fala serio colocar uma tropa q se diz elite pra combater gang.. isso tinha q ser serviço pra guarda municipal

  112. Prezado Jack..eu não falei que o BOPE é melhor em tudo que a US Arm, mas em combate urbano, em tecnica de contraguerrilha urbana, ele é melhor sim..claro que numa operação no deserto, nas montanhas, os gringos podem ser melhores..muitos dos caveiras dos Comandos Anfíbios, da Marinha do Brasil, não conseguem concluir um curso de combate na caatinga no Exercito ou na PM de Pernambuco, só a título de exemplo. Um combatente de Caatinga também pode não ser muito bom em operações na selva. Cada qual dentro de sua especialidade. Você, que nunca pegou numa arma e tampouco fez nehum curso na area de Op. Especias, tem que se informar melhor antes de comentar, para não dizer bobagens. Precisa desenhar?
    PS: Viva O BOPE, a ROTA, o GATE e todos os mikes que ajudam a amenizar a já caótica situação do banditismo no Brasil.

  113. Dr. Nascimento
    Você é um mentiroso, ao dizer que a carreira de delegado goza de prestígio entre os bacharéis. Você sabe que não é verdade. Sou colega de delegados em cursos preparatórios para concursos na carreira jurídica e sei que nehum deles têm orgulho da profissão, falam mal mesmo. Pode rir à vontade, ria mesmo de sua prórpia incompetência. Mostre que é bom, vá ser juiz, promotor, procurador da república. Se você não sabe, as Academias da PM são instituições de nível superior reconhecidas pelo MEC, assim como as Academias Militares das Forças Armadas. Os oficiais da PM e das FFAA podem fazer mestrado, doutorado com os diplomas das Academias Militares. Entendeu. “dotô”

  114. Prezado Mike com Orgulho
    Sou Delegado POR OPÇÃO e não por falta de opção, meu nobre colega! Se fosse por falta de opção, seria um mero Oficial da PM!
    Grande abraço!!

  115. Boa Noite amigos, lendo estes relatos anteriores fiquei perplexo com a capacidade intelectual deste que se diz Doutor, e ainda por cima se intitula Delegado de Polícia. Sei que existem pessoas assim como ele, que não conheceram as ruas e nunca subiram uma favela e nem tão pouco sentiram um projetil passar próximo de sua cabeça, e saber que sua vida naquele momento depende de seu companheiro independente de ser um PC ou um PM, estou falando isto pois já passei por esta e outras experiências, não concordo com as colocações deste Doutor que no máximo deve trocar uma batalha diária com o “AR CONDICIONADO” de sua sala, se é que ele tem sala e também ar condicionado, Nas duas Instituições existem pessoas de respeito e que merecem ser respeitadas, é inadmissível comentários como o deste cidadão (Dr?), Hiena , se alimenta de fezes, faz sexo uma vez por ano e ainda ri a toa, não sei de que. Faça o favor de respeitar as pessoas e as Instituições, pois só assim você poderá ser respeitado!!

  116. E aproveitando vamos retomar o tema, POSITIVO?
    A CORE e o BOPE trabalham em perfeita harmonia, tem dias que o BOPE está em operação numa comunidade, e a CORE em outra no mesmo horário, mas tem dias que estão juntos como na Vila Cruzeiro, com várias prisões, com um resultado muito bom para a segurança do Rio, conforme o excelente relato do Oficial Fábio do BOPE, porque só quem trabalha aqui no Rio sabe como proceder tanto no tapete preto quanto na entrada de uma favela. Recebemos na Capital médicos de toda parte do mundo para se especializarem em ferimentos p/PAF, imaginem o grande nº de vítimas em nossos hospitais. Claro que estes dados não são divulgados,
    mas dá p/ter uma base de que existe uma batalha em cada Bairro, e só c/a união poderemos conter está escalada. Trabalhamos c/planejamento e sob o Comando do Sr. Secret. de Seg.

  117. Caro Bradock
    Talvez eu não tenha mesmo conhecido às ruas. Talvez eu nunca tenha subido favelas, nem tampouco tenha sentido um projétil passar próximo da cabeça. Mas, sobre a batalha diária com o “AR CONDICIONADO” de minha sala, disso eu não tenho dúvidas. A nossa diferença, nobre colega, é que eu ESTUDEI para não precisar ficar passando por situações como as que você relata. Mas quem mandou você não estudar?!?! A sociedade precisa de uma massa burra que não sabe entrar em uma favela com educação e inteligência (e ainda se vangloriar disso), para isso você existe!
    Ainda bem que você sabe que existem pessoas como eu, ou seja, pessoas infinitamente melhores do que vocês!
    Dê uma lida nos depoimentos acima (desde o começo, em especial o do “Observador”) e você irá notar quem começou a desrespeitar quem! O grande barato disso tudo é a hipocrisia de vocês sempre querem proteger os seus comparsas. Porquê não falar mal de seus companheiros que desrespeitaram a instituição PC?
    Sejamos coerentes e retornemos ao tema, como sugerido pelo nobre colega SIMPSON, respeitando os pontos de vistas dos outros! Ok?!
    Um grande abraço!!

  118. respeitar pontos de vista. E outra ja peguei em armas sim. fui fuzileiro 4 anos e pretendo ir pra civil e apos 1 ano entrar pra core

  119. Como já foi dito anteriormente po mim, opiniôes divergentes não necessitam ser grosseiras muito menos indignas. Este palavreado chulo e desprovido de argumentos demonstram a tibieza e o baixo nível destes interlocutores.
    O Mike com orgulho para mim é realmente um pm despreparado não querendo com isso dizer q todos são assim, quanto ao Nascimento tenho certeza q não passa de um intrujão, um trapasseiro, um extranho no ninho tentando criar a discordia entre integrantes das duas institições policiais. Aos q realmente são policiais, melhorem o nível da polícia, não abram espaço aos incompetentes.
    Luiz Carlos Oliveira
    Insp. Pol. RJ

  120. Concordo plenamente Insp Luiz Carlos, não devemos dar espaço para pessoas despreparadas e muito menos desconhecedoras da realidade das ruas, a educação e o respeito, vem de berço, agora a ignorancia, o baixo nível vem do despreparo e da falta de cultura (para não ofender os porcos). Tenho certeza que este elemento NUNCA FOI E NEM NUNCA SERÁ UM POLICIAL. Um forte abraço aos amigos.

  121. Boa tarde a todos, não vou nem comentar as brigas, porque o tema acima fala de união, conforme o relado do Pol. Simpson e do Oficial Fábio.
    Já rodei por todo País e venho aqui dar o meu tesmunho. As duas, a CORE-RJ e o BOPE-RJ são as melhores unidades do Brasil de fato e de direito, porque só quem já necesitou de auxílio, como eu, é que sabe a importância destes serviços, só quem já participou de operações conjuntas em locais perigosos é que pode relatar a força destas duas unidades de elite. Este é o assunto em pauta, porque aqui no Rio não tem refresco, os marginais estão portando armas que nosso Exército nem conhece. Nós da SPF/RJ agradecemos a todos, em especial ao BOPE e a CORE pelos serviço prestados.
    Feliz Natal.

  122. Ufa, obrigado aos amigos para darem um pouco de luz à este tópico. O que era para ser um ponta-pé para o diálogo e consenso de união, acaba virando guerra corporativa. Não sei qual é melhor, e ninguém vai saber, PC e PM tem funções totalmente diferentes. Eu escolhi a Civil porque me identifico com a função, além de não aceitar me submeter ao regime militar. Mas isso não significa que não considero os colegas da PM, na verdade, no dia a dia, conto muito mais com eles do que com os colegas da PC. Na PM, na rua, sei que qualquer vtr vai me dar auxílio, na Civil tenho que contactar policiais conhecidos, se for um que não conheço, é grande a possibilidade de ser tratado com descaso. Isso é fato.

    Paremos de brigas. Critiquemos sim as falhas de cada instituição, mas de forma construtiva, vai que alguém nos ouve (lê).

    Agradeço também ao colega da PF que veio expor de forma isenta e imparcial os fatos. É assim que é.

    Vamos nos acomodando, gente ruim tem em qualquer lugar, aos poucos vamos distinguindo quem é quem. E quem busca a desunião, deixe para lá. Por favor.

  123. Ok Eduardo, mais uma vez você vem com sábias e palavras de um policial digno respeitado e respeitador, temos que entender que somos nós, (ORGÃOS DE DEFESA SOCIAL) contra o resto, não importa a Instituição todos nós temos o nosso valor e não podemos deixar NUNCA, que nossa integração seja abalada por ninguém internamente ou externamente.
    Um forte abraço a todos os guerreiros.

  124. Falou Bradock, me causa muito desânimo este clima. Já vi coisa semelhante destruir outros blogs policiais, desanima mesmo, dá vontade de jogar tudo pro alto.
    Já pensei mesmo em desabilitar os comentários dos posts, mas daí também perderia o propósito a idéia inicial.
    Espero que o diálogo, e o debate e não discussão, volte a reinar por aqui 😉

  125. Boa tarde a todos. Valeu Advogada, todas as equipes e Setores da CORE agradecem por suas belas palavras, principalmente as colegas da CORE. Basta de opiniões malucas e divergentes vindas de leigos.
    A todos, Boas festas, um feliz Natal e um prospero ano novo.
    Sparta do SAP.

  126. Hehehe, bem que este tópico está precisando de um clima mais “light”, muita tensão. Difícil saber onde termina o brio e começa a vaidade humana.

    Bradock, que desculpas que nada, vale nossa intenção de ater-se ao debate e troca de idéias. Você é um dos mais participativos atualmente por aqui, e conto contigo para manter um nível, no mínimo, saudável no CdP; assim poderemos manter o espaço por mais tempo, enquanto o tempo deixar 😉

  127. Olha , o ” Mike com orgulho” tenta menosprezar a Polícia Civil e conta com o apoio de alguns outros alienados…sou militar e digo uma coisa : vocês são loucos? Quantos Policiais Civis fazem concurso aquí na PM? sabem por que? Porque são altamente cultos…basta observar os resultados de seus concursos no Brasil inteiro…caras parem de se doerem por complexos banais de inerioridade…mesmo porque nós somos tambem partes de um sistema de segurança pública…quanto a dizer que GATE em Minas é melhor que o G.R.E da PM…estão loucos novamente? Para vocês que ainda não viram os treinamentos e operções desses caras ,basta acessar o site que o “DR. Nascimento passou …pois o G.R.E É CAMPEÃO MINEIRO DE TIMES TÁTICOS NO CAMPEONATO PROMOVIDO EM SETEMBRO DE 2007…sabe em cima de quem? DO GATE! Assim fica difícil né parceiro… Deixa de amadorismo e vamos á luta!

  128. Sou PM em Minas e concordo com o Fábio, pois assistí o GRUPO DE RESPOSTA ESPECIAL(G.R.E ) na final do capeonato de times tátiucos simplesmente TRUCIDAR o nosso GATE …os operadores do G.R.e eliminaram todos os eis jogadores do GATE em menos de 6 minutos…foi uma surra daquelas… acho que os caras ficam atacando quem nada tem com a discussão… já conversei com os operadores do G.R.E e são extremamente educados, respeitadores, profissionais de respeito…quando vamos conversar com nossa GATE , os pms nem olham pra nossa cara…isso é legal? Vamos mudar PM!

  129. Também comungo com a mesma idéia do colega PM mineiro…estou lotado num batalhão que sofre todo tipo de problema… desde o despreparo em treinamento até a falta de interesse dos policiais em trabalharem com zelo…estou me preparando para entrar na Polícia Civil…ouví dizer que em janeiro tem inscrição… quem sabe consigo um dia chegar no G.R.E ( GRUPO DE RESPOSTA ESPECIAL)…é meu sonho …

  130. também já ouvi sobre a CORE e que este ano teve um saldo muito positivo, 100%, sempre presente nos momentos difíceis do Rio, e até concordo com a Adva., porém o que nos tira do foco são as palavras negativas de alguns supostos policiais, que nunca pisaram no Rio, nem a passeio e lançam suas fúrias e desabafos ofendendo todas as Polícias, principalmente a PM, mas se esquecem que a maioria dos PCs cariocas já foram da PMERJ, do CBMERJ e/ou CPOR-RJ, ou seja já pretaram serviço fardados, certo?
    Por isso vemos uma integração positiva entre os Pol.Civis e os Pol.Militares Fluminenses, muito bem colocado pelo Pol. Civil Simpson – “existe uma perfeita harmonia, para conter a escalada do crime no Rio”.
    Exemplo: a CORE auxiliou rapidamente os Pol. Mil. de uma guarnição do 22º BPM, que ficaram presos sob fogo na Rua Leopoldo Bulhões, entre a fav. Mandela I e II e a fav. de Manguinhos, isto é fato, e mais recentemente os Pol. Mil. do 4º BPM salvaram com carro particular um Pol. Civil de Teresópolis, que entrou numa favela do Caju, sendo divulgado pela TV em rede nacional.
    COPIOU? “”E vamos retomar o tema””. . . . . .

  131. Irmãos , sou Pm em Minas e quero dizer que as opinões desse tal” observador” são de cunho pessoal e não se alargam a nossa PM. Tenho orgulho de ser Policial militar e também de ser mineiro, pois em Minas as duas polícias trabalham integradas .A cada dia estamos mais ligados uns aos outros, basta dizer que os cursos nas academias são integrados, com professores mesclados. Para quem não sabe comop funciona a integração vou dar um exemplo: recentemente o BOPE esteve aquí em Minas para aplicar um curso de intervenção em áreas de alto risco no qual tive o prazer de integrar. O tal curso deveria acontecer em um dos bata~hões da capital. Acontece que tava tudo pronto para o início e na hora de começar o tal curso o comandante do batalhão andou pra trás simplesmente por ter sabido de que militares do Rio estavm aquí . Sabe a solução qual foi? Telefonar pra Polícia Civil que abriu imeditamente o espaço de sua academia para que o curso acontecesse. Isso é verídico, basta perguntar ao Sargento carlos ou Major Fábio do BOPE… Vejam como a coisa acontece…tem de estar integrado galera…abraços!

  132. Desejo a todos os colegas de polícia indistintamente assim como aos q aqui frequentam com espírito de participação, colaboração e aprimoramento de nossas questôes os meus mais sinceros votos de Feliz Natal estensivos às famílias. Q esta data de congraçamento traga claresa e união a todos nós para q a harmonia e a solidariedae nos faça irmãos, na certeza da aquisição destes valores, fundamentais à nossa integração profisional, pois sem ela seremos perdedores na luta contra o crime.
    Boas Festas e Feliz Ano Novo !!!
    luiz carlos oliveira
    insp. pol. RJ

  133. Ó, DUPCERJ até aí tudo bem……. seu comentários e tal,mas lebre-se que vc tem tempo NENHUM de CORE. Suas filmagens estão na mão dos cidadãos de bem e também na mão da vagabundagem. Vc está dando subsídios para os caras saberem como operamos. Não devia ter filmado o interior da aeronave, o pacificador e etc. Boa vontade muitas vezes pode atrapalhar.

  134. Beleza amigo, mas não me lembro de ter escrito qualquer palavra que desse a entender que eu me acho “O” policial da CORE ou algo do gênero.

    Quanto às imagens, nada de relevante, qualquer jornal televisivo mostra as mesmas cenas, tirando as que foram filmadas dentro da favela, que não trazem nada de mais a não ser barulho dos tiros. Não filmei o interior do Pacificador, mas no Youtube você acha isso, nas reportagens, com entrevistas dos colegas explicando os métodos de trabalho, etc… bom, não entendi seu ponto de vista mesmo. Enfim…

  135. ae civil fica tranquilo q vagabundo é burro nao tem estratégia de combate nao isso seria relevante se estivessemos em guerra.

  136. De início, quero esclarecer que sou advogado. Não sou policial, nem pretendo ser. Sou mais um cidadão que apenas pretende ver uma polícia eficiente, seja civil ou militar. E admiro o trabalho realizado por ambas instituições, considerando a escassez de recursos. Quando comecei a ler esse blog, minha visão acerca da palavra “polícia” dilargou. Vejo muitos profissionais dedicados, os quais realmente nasceram para o mister que exercem. Parabenizo você Eduardo, pela iniciativa. A busca de uma visão única no combate ao crime, cada instituição com suas atribuições, sem estabelecer (até porque não tem sentido fazer isso!) quem é melhor ou pior; PC ou PM. Quem gosta dessa rivalidade só pode ser bandido! Desta maneira, só posso, não consigo ver outra conclusão, imaginar que as pessoas que criaram essa “rivalidade” neste tópico não são policiais, nem civis nem militares. São pessoas que… bem, melhor não falar. Apenas imagino que não sejam policiais. É só pensar um pouquinho, e logo se chegará à conclusão, assim como 2 + 2 = 4, que somente aos marginais interessa essa rivalidade. Prefiro pensar assim. Pois se eu tiver de acreditar que de fato são policiais, terei de voltar aos velhos jargões populares, como “na polícia só tem corrupção” e coisas do tipo. Que acabe logo essa desavença sem sentido. Chega. A população – bem maior a ser protegido pelas polícias – não quer isso. Pensem um minuto sobre isso. Um minuto. E tenho certeza que não surgirão mais comentários ofensivos como os vistos aqui. Chega. Repito, chega. União não só entre as polícias, mas toda a sociedade no combate ao crime. E parabéns aos policias, sejam civis ou militares, que arriscam suas vidas pela população. Parabéns.

  137. Jack,
    Se vc é policia, é aí que vc se engana, é muito. Nessa vida tudo evolui,infelizmente até os vagabundos. Pergunte aos “cascudos” se antigamente não era mais fácil de se fazer operações. Por favor não fique nem divulgue esse tipo de pensamento pois poderá custar a sua vida ou a dos colegas. Infelizmente ainda temos a polícia como segundo emprego, apesar de gostarmos muito dela. Devemos ou pelo menos deveríamos valorizar aqueles que estão lutando para mudar as coisas. A CORE realmente é F…. já trabalhei em todas as equipes e realmente apesar de todas as mazelas governamentais existe união e até muita amizade. Temos que dar muita força ao Mario Piccolo e ao CHAO, esses caras estão lieralmente correndo na frente para nos beneficiar.Aliás, beneficiar não é o correto e sim, para nos justiçar.
    DUPERJ. Sua idéia é boa, aliás, boa demais enaltecer a policia e pessoas como eu e vc que estão na guerra. Concordo que tem vídeo de tudo quanto é tipo no youtube,mas por que os outros erraram vc tem que fazer o mesmo ? A surpresa é uma das estratégias de guerra, não concorda ? Senão filma logo a base, os armamentos e viaturas já que todo mundo vai saber mesmo….
    Abraços a todos, atividade.

  138. Desejo exernar de tudo exposto acima nos mais diversos comentários que : jamais se pode esquecer que a PCERJ têm como função precípua ivestigar crimes e levar às barras da lei os criminosos.Tenho a absoluta convicção de que existam policiais civis lotados na CORE que são abnegados no sentido de auxiliar outras UPAJ’s quando se faz necessário, porém é inegavél e notório que também existem policiais lotados na CORE que só se encontram nesta unidade porque sabem que jamais atuaram como a maioria dos policiais civis atuam , ou seja, registrando ocorrências, efetuando diligências, investigando e muitos não querem fazer isso; pois assim como a CORE, várias outras Unidades Especializadas da PCERJ apoiam diariamente outras UPAJ’s em operações e prioridades e mesmo assim atuam com têm que ser, com a função de Polícia judiciária, investigando, fazendo ocorrências e tendo a responsabilidade de levarem seus procedimentos adiante, a chamada “carga”, enquanto que os policiais da CORE quando estão em alguma ocorrência , as levam para à delegacia mais próxima, agindo assim como polícia ostensiva, que não é a sua função, apesar de possuirem cartório em sua Unidade; e alegar que precisam estar sempre livres para qualquer pronto-emprego é abusar da ignorância de qualquer outro servidor, pois não se justifica e como dito linhas acima, outras Unidades Especializadas fazem tudo que A CORE faz e muito mais, ou seja, registram ocorrências, diligenciam, cumprem disque-denúcia, investigam, emfim, o que deve fazer todo o Policial Civil.Como supracitado, não todos, mais uma boa parte foge de um procedimento, têm medo de estar atrás de um computador e desenvolver a sua precípua missão e ter a responsabilidade de levá-lo à frente, o que é péssimo para a nossa Instituição.Ouso dizer que exiastem vários policiais lotados na CORE que nunca trabalharam em uma Delegacia distrital e até mesmo em outra Unidade Especializada em que o servidor têm que atuar precipuamente em sua função, registrando procedimentos e investigando.O que acontece?Se algum dia for bicado da CORE, e for para uma Delegacia distrital, entrará em desespero, pois não sabe fazer nada.Isso é vergonhoso.Deixo claro que o meu comentário não têm como intuito agredir nenhum policial da CORE, mais é sabido que tudo que foi exposto aqui é verdade, e vocês podem, se quiserem mudar isso.Se unam, façam seus registros em seu cartório, diligenciem, investiguem.

  139. O q o André expoe é uma realidade, por isso é q a CORE deveria ter uma seção de investigações, uma DIVIN, q era atuante onde todos os dias 04 equipes de investigações saiam em diligências com 3 ou 4 componentes sem limites de jurisdição. Quando estas equipes apuravam o ilícito a DAO era acionada. As prisões eram efetuadas e o inquérito era desenvolvido no cartório da unidade. Isto era o DGIE q hoje se chama CORE. No meu entender existia uma estrutura mais organizada smj. O fato da investigação e do inquérito serem apurados pela unidade policial certamente dão mais valor e qualificação à especializada de Polícia Judiciária, habilitando com este procedimento amplo, o ploicial à uma futura transferência como bem se lembrou o colega. Viva a CORE q com certeza é uma unidade de apoio pra todos nós policiais.
    O tema é longo e implica decisões q estão acima do nosso interesse profissional e ou público.
    Luiz Carlos Oliveira
    insp.pol.RJ

  140. Marcelo Sobral: obrigado pela visita e pela força!

    Civil: e sabemos que não são só os cascudos que já cansaram de dar murros em ponta de faca. Aliás, cada vez mais rápido o policial fluminense está caindo na realidade de que não tem futuro dentro da PCERJ, e de pronto já se prepara para partir.

    Quanto às imagens, ainda penso que não tem nada a ver. Filmar a base, vtrs? Qualquer um entra ali, quem quer saber como é a CORE sabe, nada de mais… o que eu nunca vou filmar e colocar público é um treinamento de progressão por exemplo, ou tiro tático… aí é outro departamento.

    André: isso é uma verdade também. A CORE tem cartório (lá chama SPPJ), mas o problema é que a Chefia queria que acabasse com o cartório lá. Então chegaram a um meio termo, para não instaurar muitos IPs por lá ou algo assim, bem não sei, só sei que é sub-utilizado.
    E tem policial que treme só de falar que ele vai ter um dia que fazer um RO, é verdade…

    Luiz: tudo que funcionava parece ter acabado neste estado não? Percebe-se que cada novo governo só consegue estragar as 2% de coisa boa que o anterior fez, sem acrescentar, e isso em todas as áreas públicas.
    Eu antes não simpatizava com a existência da CORE, uniformizada andando pra cima e para baixo. Mas na verdade eu não entendia, depois que fui lotado na CORE mudei de idéia. É uma unidade fundamental para o andamento das investigações de outras unidades, principalmente de unidades distritais que sofrem com a falta de efetivo e condições materiais.

  141. Pessoal,

    Para aqueles que dizem que a CORE não deveria exixtir, digo o seguinte:
    – A PM não deveria investigar. A P2 tem função precípua de investigar os desvios de conduta dos policiais militares de seus batalhões. Se continuar a falr sobre isso, será inaugurada uma guerra sem fim, o que não é o objetivo.
    Defendo a CORE sim, com unhas e dentes, trabalho lá desde a minha primeira lotação, odeio RO e tal. Se ela não existisse, a quem a PCERJ recorreria em momentos de dificuldade ? Quem foi que pegou o Bem-te-vi ? Quem é que vai fazer PO de delegados com medo de morrer ? Quem é que vai ajudar os policiais da DP a “auxiliar” oficial de justiça no ADEUS as 17:00 da tarde ? Quem é que vai ficar ocupando o complexo 24hs com rendição no local ??? AS DP’s ??? Quem vai pilotar o Águia ?? o GAM ?
    O objetivo não é arrumar problema com a PM,nem com o GAM , nem o BOPE. Esses setores da PM já tem um monte de coisas para tenatar resolver, nós temos os nossos. Aqueles que defendem o fim da CORE, certamente estão preocupados com outra coisa que não o trabalho.A core existe desde o tempo da ditadura, com o DOPS (que alias está muito bem explicado nesse site). Todos os setores de segurança possuem os seus “operações especiais”, até a GM tem.
    Quem trabalha na CORE sabe o que passamos em termos de trabalho,tiro,condições de estrutura e tal. Essa gestão não nos deixa abandonado. A equipe faz o que pode.
    Pensem todos, policiais ou não que toda ajuda é positiva. Convido aos policiais ou não que foram ajudados em situações extremas se eles acham que a CORE deveria acabar. TODOS SÃO IMPORTANTES. Nosso pessoal não é melhor nem pior do que ninguém, só somos diferentes.

  142. CIVIL, não se pode fugir do foco, do que é evidente e notório; o que a CORE faz, e desempenha com muita eficácia, como já dito em outro comentário, outras UNIDADES ESPECIALIZADAS como : DRFA, DRAE, POLINER,ETC…., O FAZEM, DANDO APOIO A OUTRAS UNIDADES DISTRITAIS E EM SUAS PRÓPRIAS OPERAÇÕES QUANDO NÃO HÁ NECESSIDADE DE UMA OPERAÇÃO CONJUNTA, EM PRIORIDADES, E COM TUDO ISSO, NÃO DEIXAM DE INVESTIGAR, FAZER RO’S, TEREM A RESPONSABILIDADE DE CONCLUIR SEUS PROCEDIMENTOS, OU SEJA, A CHAMADA ” CARGA”, EMFIM, ATIVIDADE TÍPICA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA.COMO VOCÊ DISSE EM SEU COMENTÁRIO, A CORE FOI E É SUA ÚNICA LOTAÇÃO, E A POLÍCIA CIVIL NÃO É SÓ A CORE.FAÇO-LHE UMA PERGUNTA: COMO NÓS SOMOS REGIDOS AO BEL PRAZER DE NOSSOS GOVERNANTES E EFEITVAMENTE NÃO EXISTE POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA, SE A CORE FOSSE EXTINTA HOJE, O QUE VOCÊ FARIA?MUDARIA DE CARREIRA?QUEM SABE, UMA CARREIRA MILITAR?O POLICIAL CIVIL TÊM QUE GOSTAR E FAZER TUDO AQUILO QUE DE SUA ATRIBUIÇÃO INERENTE, SENÃO VOCÊ PERDE A RAZÃO DE ESTAR NESSA INSTITUIÇÃO.

  143. CIVIL, não se pode fugir do foco, do que é evidente e notório; o que a CORE faz, e desempenha com muita eficácia, como já dito em outro comentário, outras UNIDADES ESPECIALIZADAS como : DRFA, DRAE, POLINER,ETC…., O FAZEM, DANDO APOIO A OUTRAS UNIDADES DISTRITAIS E EM SUAS PRÓPRIAS OPERAÇÕES QUANDO NÃO HÁ NECESSIDADE DE UMA OPERAÇÃO CONJUNTA, EM PRIORIDADES, E COM TUDO ISSO, NÃO DEIXAM DE INVESTIGAR, FAZER RO’S, TEREM A RESPONSABILIDADE DE CONCLUIR SEUS PROCEDIMENTOS, OU SEJA, A CHAMADA ” CARGA”, EMFIM, ATIVIDADE TÍPICA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA.COMO VOCÊ DISSE EM SEU COMENTÁRIO, A CORE FOI E É SUA ÚNICA LOTAÇÃO, E A POLÍCIA CIVIL NÃO É SÓ A CORE.FAÇO-LHE UMA PERGUNTA: COMO NÓS SOMOS REGIDOS AO BEL PRAZER DE NOSSOS GOVERNANTES E EFEITVAMENTE NÃO EXISTE POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA, SE A CORE FOSSE EXTINTA HOJE, O QUE VOCÊ FARIA?MUDARIA DE CARREIRA?QUEM SABE, UMA CARREIRA MILITAR?O POLICIAL CIVIL TÊM QUE GOSTAR E FAZER TUDO AQUILO QUE DE SUA ATRIBUIÇÃO INERENTE, SENÃO VOCÊ PERDE A RAZÃO DE ESTAR NESSA INSTITUIÇÃO.UM ABRAÇO À TODOS OS COMPANHEIROS DE POLÍCIA CIVIL!

  144. E a 17ª DP arrebentou a boca do balão hoje, uma tonelada a menos no morro é um senhor prejuizo, valeu moçada e parabens aos guerreiros. Estorou a mangueira da maconha.

  145. Ainda bem que o Campeonato que o GRE (grupo de resposta especial)da polícia Civil de Minas foi de Paintball… já pensou se fosse munição letal? Onde estaria o gate agora?… Se o Gate tivesse ganhado seria até feriado na PM…quem desfaz de uma vitória dessa é porque é mané e não venceu 8 (oito) grupos táticos diferentes pra encarar uma final … é fácil falar ,mas quando tem de fazer a coisa muda de figura…esquece a munição não letal…lembra de tática, técnica ,estratégia …aí dançaram pessoal da PM mineira…tem de tirar o chapéu pra esses caras do G.R.E … encararam e se deram bem… observe as suas operações…enquanto o GATE está aqueartelado o G.R.E prende cerca de 30 pessoas por semana… e aí? o que é eficiência? E enquanto isso vcs vivem de propaganda enganosa…eles não fazem e ficam calados… é… é inveja pura…

  146. FOI UMA xxxx MUITO DA BEM DADA NO MORRO DA MANGUEIRA EHHEEH … PUTS ISSO SIM Q É TRABALHO. E O PRINCIPAL NENHUM MORADOR FERIDO E É AE Q EU SEMPRE DIGO AQUI … PROFISSIONALISMO FAZ A DIFERENÇA NA HORA SIM… PM É PURA BAGUNÇA, SAEM DANDO TIRO E APLICANDO UM CARREGADOR PRA CADA INDIVIDUO , TEM Q SER UM PROJÉTIL PRA CADA CABEÇA Q NEM A CORE FAZ PO. TA AE O RESULTADO NAS TELINHAS.. E AE AQUI NO COMPLEXO DO ALEMAO JA ESTA MERECENDO UMA VISITINHA DA CORE VIU…

  147. AE CORE PODE ENTRAR SEM BATER NA PORTA Q SERÁ BEM RECEBIDA PELA COMUNIDADE.. NINGUEM DEMOSTRA É CLARO POIS TEM MEDO DA BANDIDAGEM .. MAS EU COMO MORADOR GARANTO A VCS Q QUANDO A CORE VEM A COMUNIDADE FICA TRANQUILONA ..GERAL ENTRA PRAS SUAS CASAS E FICA TRANQUILO. CAVEIRAO? ME DEU NOJO DESDE DO DIA EM Q OUVI UM SOLDADO CANTANDO UM FUNK E COLOCANDO MEDO NAS CRIANCINHAS E MEXENDO COM AS MULHERES DA COMUNIDADE… PUTS Q EXEMPLO SINISTRO DE UM MILITAR.

  148. Q Pxxx É ESSA DE P2 INVESTIGAR… POW TEM Q INVESTIGAR AS MERDAS FEITAS PELOS SOLDADOS DA SUA CORPORAÇAO. A CORE NAO USURPA FUNÇAO NENHUMA .. A CORE É UMA UNIDADE DE APOIO PROS INVESTIGADORES. AGORA VC VE UMA COISA EHEH POW P2 EHEHHE FALA SERIO .. ISSO SIM É USURPAR FUNÇAO.

  149. ACHO Q A PM DEVERIA OFERECER UMA LISTA NOS BATALHOES DIZENDO QUANDO ABRIRÁ CONCURSO PRA PC E AE DEIXAR BEM CLARO DE QUE SE O CARA QUER TRABALHAR INVESTIGANDO ELE DEVE ESTUDAR BEM MAIS E PARTIR PRA PC …

  150. O “Mike com orgulho” ,vê se te enxerga …você fala da Polícia Civil como se a Polícia Militar fosse a solução dos problemas da sociedade …já percebeu a quantidade de problemas causados ao povo pela sua corporação? No próprio filme tropa de elite quantos momentos “embaraçosos” vocês proporcionaram … corrupção, desordem interna, peculatos, ligações com o tráfico… e olha que isso não é privilégio da PM do rio…A corregedoria militar vive escondendo suas ilicitudes… Você fala como se não soubesse que PM no Brasil é sinônimo de arbitrariedade, de injustiças, de falta de profissionalismo, de falta de cultura… Como o problema de emprego no Brasil é caótico vemos todos os dias despreparados entrando para sua corporação e se tornando mais um ” PM em série” …é como uma fábrica de robôs que entra com um pouco de crítica e sai pregando friamente uma doutrina já ultrapassada baseada no autoritarismo … é cara, meu conselho pra você é que saia mais um pouco do seu mundinho e enxergue o que acontece aquí fora…o mundo evoluiu , a tecnologia está ao alcance de todos, a ciência está cada dia mais interessante, técnicas surgem, e há necessidade de se aprimorar não só culturalmente ,mas de mudar os conceitos atrasados como os seus… cara faz isso e vai se dar bem… sinceramente…

  151. É isso aí, esse mike tá vacilando! Querer comparar a tropa do Rio com exército americano…há..há…há…há… se tivermos que combater no Iraque não sobraria nem pedaço pra contar história… só que americano não é bobo…faz de bobo…vem aquí elogiando nossa tropa, estuda o que ´pe bom, e cai fora levando as poucas coisas boas que temos pra acrescentar no vasto conhecimento do exército deles….e a gente fica aquí pensando que somos ” os caras”…há,há,há…somos um bando de manés nos iludindo…qualquer camarada com um pouco de técnica consegue entrar um morro e por pra f… não significa que ele é o cara…isso é instinto …raça…e coragem… mas segurança pública exige miolo galera…cérebro… planejamento…tática…união…estamos longe disso… um pouco por causa de nós da pc, mas muito mais por causa da truculência e resistência da PM para novos tempos que estão surgindo…esses caras se acham e não querem união( a maioria) … os grupos especializados cmo BOPE são diferente… tem uma mentalidade mais aberta e são mais humildes, mais cultos… quando a PM regular enxergar que precisa de união conosco aí a coisa andará…” Força e Honra” !

  152. Pessoal,

    respondendo ao André.Amigo, vc tem razão nas tuas palavras, nossa funão é essa mesmo investigar. Se a CORE um dia acabar, vou ter qeu dar um jeito de entrar numa DRE ou DRAE na equipe de GI e pronto. Repito, vc tem razão, mas veja se eu também não tenho. Tem um monte de policia que só de ouvir que vai sair em diligência da dor de barriga e tudo. A CORE é isso mesmo, um pessoal que não é melhor nem pior do que das especializadas nem das DP. A turma só é diferente. Sei que temos gente nas especializadas e nas DPs que são diposição pura, mas por questões diversas continuam lá, e tá muito bom pelo trabalho que fazem.
    Com relação a PM tem uma coisa que eu falo a muito tempo. Alguém já viu policial civil na PM ?? e no bombeiro ?? em no grupo de apoio a promotoria ?? e na defesa civil ?? e na guarda Municipal ?? e no DESIPE ??
    Então. o que ocorre é que o cara faz aquela prova para a PM e sabe que depois ele consegue migrar para as outrs instituições. Se essa turma retornasse para a PM talvez nem precisasse fazer concurso. Ou seja a PM coitada vira mais massa de manobra ainda, pagam uma M.. para os caras e eles ficam tapando buraco e tudo quanto é lugar. Um exemplo é PM no DESIPE. Não tem concurso para o DESIPE pois tem PM lá ganhando menos e fazendo ou tentando fazer o mesmo trabalho. O mal da PM é que ela quer DOMINAR o mundo e não consegue nem resolver os problemas dela. Tem gente boa lá, UM MONTE, mas pergunta para os PM que estão fora da PM se eles querem retornar para o batalhão.. A PM virou um esculacho, basta não errar no nome na prova,que passa, depois o cara da o jeito e vai trabalhar em outros lugares. Tá errado na PC de aceitar esses caras. Pô, teve um tempo que tinha BOMBEIRO na CORE,dá para acreditar?? e o cara andava de fuzil…. Culpa de quem ?? da administração…
    Abraço a todos, lembro só a a união vai nos ajudar, mas cada um na sua instituição.

  153. puts.. isso é mo furada ahah bombeiro na core aff.. velho acho q se eu fizer prova pra pc e passar eu vou ficar revoltado em ter q entrar numa viatura pra fazer investigaçao com um bombeiro

  154. é oq te digo .. tem gente q acha q o rj é ta em guerra… rapaz nao estamos em guerra.. isso aqui nao é iraque.. bandido nao defende territorio com a porra da vida inutil dele .. bandido nao segura milímetro por milímetro de terreno.. bandido nao morre na trincheira.. porra no iraque o caveirao nao andaria 1 quarteirao sem q alguem mandasse um lança rochao nele ou colasse um c4 em baixo dele ahahah… puts vi um video chamado ratos do deserto ( tropa de reconhecimento dos yankes) rapaz tem uma hora em q acabou a muniçao dos caras e sabe oq sobrou? só baioneta rapaz tinha q ver o cinegrafista acuado no canto filmando sem saber q estava filmando com tanto medo ehhe era iraquiano com baioneta pra la e pra cá.. isso q é guerra aonde um povo coloca sua vida acima de seus ideais… isso aqui no rj e guerra contra gangues e mesmo assim a tropa q é apontada pra fazer o serviço nao faz direito e ainda diz q é elite

  155. caraio, tiro nao vai resolver muita coisa aqui se nao ja teria resolvido a muito tempo .. o que precisamos é de um governo q entre com inteligencia ( estao tentando fazer isso agora o cesar maia) e uma policia q use mais a cabeça … q se infiltre lá dentro mesmo.. pagar mais pra um investigador entrar de cara mesmo.. se for preciso “virar bandido” pra recolher informaçoes precisas … a policia dos EUA faz assim e funciona.. quando vai nego em cana vai nego grandao … e as leis é claro deveriam mudar … isso nao vai funcionar se as coisas nao andarem juntas …
    a corrupçao e a violencia podem ate continuar mas acho q diminuir é o objetivo. desculpem ae qualquer coisa escrevi rapido de +

  156. Boa noite a grande galera do Brasil.
    O COT está na 2ª semana, com Policiais até da AM, e militares do EB. DEUS é Pai. Boa sorte a todos.
    Gostei do depoimento do Pol. Mil. MG Da Luz, referente a um Curso, porque o preconceito parte, quase sempre da nossa própria casa (Instituição), temos que deixar o bairrismo de lado e receber bem os guerreiros de outros Estados, principalmente aqui no Rio, alertando nossos colegas sobre algumas Ruas impróprias, lugares que não se pode freqüentar e muito cuidado no carnaval carioca.
    P/aqueles que vão passar o carnaval no Rio, faça manutenção completa no carro, pq a Av. Brasil é um corredor de favelas e o policiamento estará todo no Centro e na Zona Sul, é só lembrar do ano novo, qdo a Zona Norte ficou abandonada.
    Marcos

  157. Pô …gostei do que o Jack e o Simpson falaram…mas o “civil sempre” …esse cara foi direto no assunto…os americanos vem aquí e enchem a gente de elogios,no final poucam ensinam ,mas levam as poucas coisas boas que temos e acrescentam ao exército deles…isso é estratégia…nós temos que começar pela humildade, entender que temos muito anida que aprender ,e juntos, e cá pra nós: PM pára de sentar o pau na PC ,pois isso tá mais do que na cara …é inveja pura! fui…

  158. Pessoal, respondendo ao JACK e ao VALEU!. JACK, em administrações anteriores tinha bombeiro e PM trabalhando lá, o pessoal do SAP e do SOT, quando iam para operação, muitas vezes ficavam subordinados a essas pessoas. lembrando que o SAP e o SOT tem cursos de operação de blindados e etc… esses caras não tinham nada. O que é que um PM, ou bombeiro tem que fazer na PC. Volto a lembrar não em um PC nessas instituições. Não tenho NADA contra a PM,bombeiros e DER e etc… mas gente, ca para nós, CADA UM NA SUA. Quer ver um bom exemplo : esses dias a PM ficou encurralada lá em manguinhos, quem foi socorrer, foi o CORE o CHOQUE e demais PMs. Eu acho isso PERFEITO, a nossa guerra é contra esses vagabundo de M….. Eu, se estivesse numa situação crítica, teria a humildade de aceitar ajuda até do PI, para salvar a vida de qualquer um de nós policiais acredito que vale tudo. Mas tirando isso, a PM tem que fazer o dela, a PC o dela o Bombeiro idem. A união entre essas instituições deveria se dar para cobrarmos melhores salários, denunciar os esculachos que recebemos, buscar integração de cursos e tecnologias, isso sem vaidades ou embustes.
    esse site é de grande valia para que nos possamos nos ajudar e divulgar para outros estdos as dificuldades enfrentadas pela PC a PM e etc…
    Um bom exemplo dessa integração, por favor me corrijam se eu estiver errado, o BOPE já ministrou exclusivamente para a PC, um curso muito bom, o CPAAR, foi para a equipe do DR. Turnovisky. A acadepol já ministrou o CTAI para o exército . É nisso que temos que nos fincar, e cada instituição que faça a seu.
    Abraços a todos.

  159. E VERDADE TUDO ISSO Q VC DISSE MAS DESCORDE DE AVISAR A PM PRINCIPALMENTE A DO BATALHAO DA AREA , PQ TODOS SABEMOS QUE QUASE TODOS BARALHOES ESTAO NA MAO DO TRFICO SE VC INFORMAR O BPM VAI PERDER TEMPO E DINDO , O BOPE AI IMPÕE RESPEITO MAS DEVERIA FAZER UMA LIMPA PASSAR UM PENTE FINO PQ EM RODA DE AMIGOS BATO NO PEITO E DIGOQ O BOPE E IMCORRUPTIVEL , SEI Q NAO E VERDADE QUE TEM UMS QUE JA SE VENDERAM PARA O TRAFEGO DE DROGAS , A GUERRA NA MINEIRA POR EX. A BALA COME O BATALHAO NAO BANCA AI VEM BOPE, CORE , CHOQUE E O CARALHO A 4 TOMAR TIRO MATAR SE METER NUMA BRIGA Q O BPM DEIXA ROLA ATE EXPLODIR POR CAUSA DO ARREGO , MAS ELE NÃO SABE O MAL Q ELE ESTA FAZENDO PARA ELE MESMO PQ ELE APANHA ARREGO AQUI E QUANDO VAI PARA CASA SE BATER DE FRENTE COM O BONDE VAI FICAR FURADO DE BALA .AI QUERO VER ELE FALAR CALMA AI EU FECHO COM FULANO , E NISSO MUI ESTAO MORRENDO E NOSSOS FILHOS SERÃO QUE VÃO TER TEMPO DE TENTAR MUDAR ISSO , AINDA BEM Q A CIVIL NAO TEM LADO E A PM E DIVIDIDA ENTRE ADA TCO CV E MELICIANOS E JOGO DO BICHO OUTRA COISA Q E PIOR DO QUE O TRAFEGO PQ COLEGA MATA COLEGA POR Q O PATRÃO ACHA Q ELE ESTA ATRAPALHANDO O NEGOCIO DELE AI E MENOS UM COMPANHEIRO , PIOR MORTO POR OUTRO COMPANHEIRO , POR CAUSA DO DINHEIRO SUJO , E NISSO OS GOVERNANTES CONTIMUAM VIVENDO UM MUNDO DE ILUSÕES ACHANDO Q ENTRANDO NA FAVELA VAI RESOLVER ALGO, NA VERDADE SO ALMENTA A VIOLENCIA PQ POLICIAIS ENTRAM ATIRANDO PARA O ALTO SEM DIREÇÃO BATENDO NAS FAMILIAS DE BEM PQ NEM TODO MUNDO QUE MORA EM AREA CARENTE E BANDIDO, ELES SABEM QUE O PROBLEMA VEM DE CIMA PQ COMUNIDADE NÃO FABRICA ARMAS E NEM DROGAS , AI FICAM TRES QUATRO HORAS TROCANDO TIROS JOGANDO MILHOES DE DINHEIRO FORA COM AMRMAS E MUNIÇAÕ Q NÃO VAI MUDAR NADA , EM VEZ DISSIO SE GASTASSEM ESSE DINHEIRO COM OBRA SOCIAL ESCOLA SALARIO DESCENTE SERIA BEM MAIS LUCRATIVO , SEI Q MUI VAOO LER ISSO E ME CHAMAR DE LOUCO MAS E A REALIDA DE E SE CONTINUAR ASSIM NÃO VEREMOS O FIM.

  160. É meus colegas o problema é grave, estava vendo a reportagem do SBT q conseguiu entrar aqui no complexo e conseguiu uma entrevista com um ESCROTO de um BUCHA de um MERDA de um bandido.. puts aquilo me revoltou.. o cara disse q na vai entrar policia aqui no complexo pra dar andamento as obras q irao por vir .. lembrando q essas obras sao projetos q ja deveriam ter sido feitos a decadas atras e que nao vao acabar com o trafico mas vai diminuir e muito e os bandidos sabem disso. Esses merdas nao ficariam numa trincheira ate a ultima bala, esses merdas querem ter mais força q o ESTADO MAIOR, mas eles so tem controle sobre uma massa de gente

  161. gente essa q vive humilhada por seus patroes no dia dia, ganhando um salario ridiculo e deixa suas familias em casa com a preocupaçao de chegar e ver alguem caido no chao. E esse povo tem culpa? tambem tem pois fazem filhos de + e nao sobra tempo pra dar atençao a eles , a educaçao esta a base de funk ( dana- se mas eu acho q funk acabou se ligando ao trafico).. as garotinhas se desmacham quando ver um traficante andando de moto com um fuzil traçado nas costas, e as crianças aprendem a odiar o sistema e quando se fala em sistema na favela eles associam logo a policia q na verdade e so uma ferramenta do sistema. tinha q ter um controle forte e se me permitem ate um controle radical sobre ter filhos.

  162. Sei q nessa parte do forum se diz a respeito de usurpaçao de funçoes mas agente se envolve de tal forma q nos obriga a uma hora falar de certas coisas.

    Uma pergunta q me faço desde novo e nunca consegui me responder é…. prq eu quero ser policial? estranho mas eu nao consigo responder. Acho q eu so vou entrar pra policia quando eu responder essa pergunta pra mim mesmo de uma forma que mais tarde eu nao venha a trair meus conceitos

  163. JACK, essa pergunta eu me faço todos os dias!!. Anomimo.Boas as suas palavras com relação a PM, é isso mesmo, tudo dividido, tudo cheio de facção. O mais triste é ver colega vendendo colega, e tão ruim quanto, vendendo arma para traficante. Essa arma que ele vende na sexta, será a que matará a mulher ou filhos dele no sábado. Agora temos que fazer certa justiça, a PM é tudo aquilo que o ANÔNIMO falou e muito mais, todavia a policia civil está também MUITO enrolada com arrego de bicheiro, acerto com vagabundo, vaga de carceragem… Quer ver uma coisa.. onde já se viu, dentro de uma carceragem exixtir uma CANTINA, isso mesmo, uma cantina onde o chefe da carceragem é o dono e um caldo de cana com pastel suta R$ 7,00. Imagina quanto que isso não dá me um mês. Almoço a 15,00 o PF, e venda de visita intima e tal. Temos que detonar a PM sim nas coisas sinistras que ela faz, mas temos que colocar o dedo na civil também, sou policial civil e já vi de tudo. Mas não consigo largar isso por nada. Na melhor da hipótese4s, mudo para federal só po causa de salário. Abraços a todos e só a união faz a força.

  164. Bom dia a todos irmãos.
    O Jacarezinho ficou sem alguns funcionários, drogas, armas, bombas, carros, motos e até uma fábrica de cerveja ontem, qdo foi realizada uma operação c/a CORE, DRFA, DRFC e a DRCPIM. Esse é o grito de carnaval c/o bloco da Civil passando o …………….
    Agora fique alerta, principalmente aquele cidadão que anda moto, pq os vagabundos do jaca, já estão “na pista” e em muitos dos casos eles tiram a vida do motoqueiro “só de onda”. Se possível evite a Av. Dom Hélder Câmara, Rua 24 de Maio e logradouros do Bairro de Maria da Graça, procure transitar nas vias expressas, como a L. Amarela e Av. Brasil e bom carnaval.

  165. pow eu sou motoqueiro.. vlw pela dica e vlw CORE e demais delegacias… arrebentaram com a vagabundagem.. aproveita e dar uma passadinha aqui em inhauma e arrebenta esses 157 e bandidinhos de merdas q assolam as ruas q um dia já foram tranquilas

  166. JACK, essa pergunta eu me faço todos os dias!!. Anomimo.Boas as suas palavras com relação a PM, é isso mesmo, tudo dividido, tudo cheio de facção. O mais triste é ver colega vendendo colega, e tão ruim quanto, vendendo arma para traficante. Essa arma que ele vende na sexta, será a que matará a mulher ou filhos dele no sábado. Agora temos que fazer certa justiça, a PM é tudo aquilo que o ANÔNIMO falou e muito mais, todavia a policia civil está também MUITO enrolada com arrego de bicheiro, acerto com vagabundo, vaga de carceragem… Quer ver uma coisa.. onde já se viu, dentro de uma carceragem exixtir uma CANTINA, isso mesmo, uma cantina onde o chefe da carceragem é o dono e um caldo de cana com pastel suta R$ 7,00. Imagina quanto que isso não dá me um mês. Almoço a 15,00 o PF, e venda de visita intima e tal. Temos que detonar a PM sim nas coisas sinistras que ela faz, mas temos que colocar o dedo na civil também, sou policial civil e já vi de tudo. Mas não consigo largar isso por nada. Na melhor da hipótese4s, mudo para federal só po causa de salário. Abraços a todos e só a união faz a força.

  167. EVERTON SANTOS DO NASCIMENTO: Leia o post que vc verá a minha abordagem sobre esse tema, a carceragem. Suas palavras são muito certas, vagas na carceragem, cantina, PC envolvido com desmonte de carros, com “celeridade” para liberar corpo no IML e muito mais. Agora lembremos também que os bombeiros do rabecão, são conhecidos e com”todo o mérito” como sendo os ratos do além. Os caras furtam tudo do morto, até tenis com sangue.
    Senhores policiais civis. FILIEM-SE AO “NOVO” sindicato dirigido pelo CHAO, isso sim poderá nos dar a união tão necessária. Deixe esse bandeira “na pista” o cara não merece o respeito de ninguém.

  168. é, a vagabundagem aqui no complexo do alemao esta nervosa com as obras do PAC, muitos viciadinhos 157 ja estao querendo alugar casa la no começo da rua, outros indo pra saquarema . Ratos oportunistas é exatamente isso q sao. Tota mandou cortar as linhas telefonicas e até proibir celular na favela. Os filhos dele sao tudo capeta e tentam imitar o pai. falo isso pois avisto eles andando em grupo como se fossem bandidinhos… tota é um porco sanguinario que precisa ser contido com o rigor da lei ou da morte. Tenho amigos que querem trabalhar nas obras do PAC, mas estao com medo… e isso é verdade minha gente . o tota proibiu mesmo. A populaçao que tinha q expulsar ele a base de foice.

  169. Tem muita gente de outras.. Estados Que Não Conheçe

    a Realidade do Rj.. de Janeiro e Fica Falando Besteira !

    Bope e Core Trabalham em Perfeita a Harmonia… !

    Alem Do Mais São. As Melhores Elites Do País !

    Orgulho da PMERJ E DA PCERJ

  170. ô Leandro, o que você chama de melhor? Grupos melhores que pertencem a uma cidade destruída pelo crime? Dá uma voltinha no resto do país meu irmão e veja como trabalham caladinhos…dá uma olhadinha em Minas que não possui crime organizado(caladinha)…olha o Paraná meu …muitos outros Estados não possuem essa incidência de crimes mesmo com suas “pulicinhas” como vocês do Rio pensam ser…Pô meu véio, ser Polícia de verdade é ter que nadar no teste, entrar dando tiro pra todo lado na vila, de vêz outra outra sair carregando um inocente baleado(como a jovem dessa semana no dendê) , é isso? Ou é ser eficiente e manter a ordem no estado? Cara, você tem de sair do seu mundinho no qual se fechou, e observar outras políciais, outras experiências, aprender com aqueles que fingem de mané, mas que sabem operar como ninguém…Polícia do Rio, pára de se achar, não deram conta de manter a ordem mínima na cidade e saem por aí se achando …pô lamentável essa exaltação banal de sí mesmos…

  171. pow a BOPE anda perdendo moral ultimamente e eu nao acho q seja a melhor elite do pais nao en

  172. o rj ta querendo se ajeitar, sabe oq escuto dos vagabundos aqui no complexo do alemao? eles dizem q om essa invassao ae (pac) logo logo os policias q ficarao na favela vao cobrar arrego pras bocas de fumo funcionarem na entoca. E eu tenho medo disso…. tenho medo de como a pm do rj se corrompe mole

  173. sei q tem uns lances politicos ae mas eu achava melhor essa ocupaçao e permanecia de tropas serem feitas pelo exercito, fuzileiros, e tudo mais….e colocar a pm nas vias de acesso e a policia civil investigando os focos de resistencias na favela pois na ultima invasao a boca de fumo era móvel e ficava indo de um lado ao outro e ninguem fazia nada. policia civil investigava , achava e mandava uma tropa de elite pra rechassar o buraco dos ratos.

  174. agora eles querem dar essa missao aos pm do rj pra ver se resgata alguma coisa de boa na corporaçao. SE nao tomarem cuidado vao acabar de estragar o resto q possuem. o certo era isolar a pm disso e colocar ela num serviço mais separado. A força nacional pode ate parecer meio q comedia mas eu preferia ela pois o indice de se corromper seria menor já q os caras sao de outros estados

  175. E a midia fica dando atençao pra esses vagabundos, se eles estao comprando muniçao e tudo mais dana_se. vcs acham q eles sao guerrilheiros, esses matafomes q nem botas usam , esses idiotas q atiram correndo sem olhar, ridiculos q procuram parecer fortes numa camera… hahahaha comedia isso ne? aonde e q vao conseguir contençao? quero ver eles cavarem trincheiras e ficarem ate a ultima bala.

  176. E uma coisa q aviso como morador, pega leve com o pessoal pois os q vao ficar sao pessoas de bem pois oq vejo aqui e vagabundo 157 indo embora da favela com medo de ser dedurado na invasao e ter sua toca invadida. os bandidos q ficarem sao loucos e suicidas pois nao terao a menor chance. E estarao do alto dos morros dando ae talvez os primeiros tiros e depois correndo.

  177. “zé mané”: eu não apoio a atual política de confronto, acaba dando exatamente nisso que você narrou. Pena que muitos policiais embarcam nessa canoa…

    Jack: há um tempão você participa aqui e demonstra saber do que está falando. FAÇA UM BLOG (sem deixar de participar aqui por favor), você pode acrescentar no cenário informações que escapam do conhecimento de muitas pessoas, e principalmente muitos policiais! Se criar um blog avise que eu divulgo com certeza! Você pode representar a mensagem de uma grande parcela de pessoas que são ignoradas pela mídia e pelo governo(?) e fazer a diferença. Acredite e mesmo que anonimamente escreva sobre a realidade que você presencia! Te dou o maior apoio.

  178. Valeu Eduardo/RJ …minha preocupação é com essa banalidade de ” Quem é melhor” quando nós temos visto uma cidade detonada pelo crime… cara, acho que é hora de juntar esforços e deixar de lado o estrelismo dos grupos táticos …todos nós somos bons, bons pra sociedade , pra nossa família, pra namorada, pros amigos, e daí? Todos temos valores seja Pernambucano, ou Paraense, seja Mineiro ou carioca…não existe mais bobo na área tática…os grupos se atualizaram e estão ” pondo pra F…” só que precisamos crescer e manter uma certa disputa sadia e não não julgarmos melores que os outros…nunca saberemos quem é melhor … um grupo tem mais habilidade na entrada tática, outro em combate em ambiente confinado, outro em operações em áreas abertas ,outros em operações helitransportadas, outras em terreno hostil e assim vai… acontece que vem acontecendo um nivelamento com a troca de experiências ,e isso que é legal… vamos detonar galera, na moral! Valeu?

  179. Ô ZÉ MANÉ !!!! não se liga nisso não, trabalho na CORE a 06 anos e não me acho nem melhor nem pior que o BOPE ou o GATE de SP. Nossa realidade é outra, certamente. Quando alguém é BOM, não ha necessidade de dizer que é bom. Operações especiais não corre na favela dando tiro a torte e a direita. OE SERPENTEIA quieto, com CPF na munição dele. O BOPE não fica falando que é F.. não precisa, o COREANO de verdade, não fala que é bom, simplesmente chega e faz. Veja só o exemplo do Jacarézinho….. não posso dar as informações pois o blogo é feito para todos, mas o resultado estava nos jornais. Até o BOPE que todo mundo tem medo e “são marrentos” veio nos dar os parabénz. Nossa luta é contra eles e não entre nós, vaidade não leva a nada. Por isso, não esquenta com esse povo que se vangloria de coisa pequena. VIVA O NOVO SINDPOL.
    Aí JACK, vc é um cara que está por dentro, vc bem que poderia dar algumas informações para destruirmos esses 157 de M………. ia ser uma boa para todo mundo.
    Abraços a todos.

  180. Valeu Civil… até que enfim falou um cara do ramo(assim como o Eduardo) … sou membro de um Grupoo tático e sei que reconhecimento nessa área não existe…nós é que temos que ter o senso crítico para saber se estamos ou não no padrão tático e seguir sem esperar recompensas… esse filme que fizeram cara é a prova que precisamos muito de crescer… o cara que se vangloriar porque a mídia tratou grupo tático como um “bando armado” ,violento, lutando sem ideais transformadores e inspirado no instinto como uma espécie de zorro contemporâneo, esse cara é doido…operamos na técnica, discrição , força máxima mas tática, sabendo separar povo e bandido(se bem que se parecem pra caramba) … Você me deu uma nova visão de sí mesmos …a humildade é a raiz do sucesso e o sucesso é interior ,não de fora pra dentro …valeu civil!
    e quanto vc Jack, é um cara maneiro, ajuda aí a galera…é assim que funciona: informação e grupo tático, se operarem separados aí dançamos…

  181. Aí galera… pra quem queria saber sou da Civil de Minas (G.R.E.) GRUPO DE RESPOSTA ESPECIAL antigo DEOesp (DEPARTAMENTO ESTADUAL DE OPERAÇÕES ESPECIAIS) , acho que a galera conhece…um abraço a todos!

  182. bom galera , tive q mudar o nick e o email pra garantir um pouco a segurança mas pros colegas de blogg como o CIVIL o EDU e os demais que estao aconpanhando e possuem olhos de aguias imaginam quem eu deva ser. bom galera como eu ja disse antes ser policial é meu objetivo e colocar a cara na frente dos tiros e + ainda é com o salário que oferecem fica mais dificil ainda e sei que muitos fazem prq gostam. combatem prq existem uma parte que se preocupam com o bem dos seus filhos.. acredito que muitos ainda pensam nas familias boas q existem em cada comunidade e que precisa de ajuda .. eu morador testifico aqui que uma boa parte da comunidade apoia açoes policias mas essa boa parte esta confinada a nao falar nada pois podem ser expulsas ou ate queimadas vivas por esses infelizes q assolam os homens de bens.
    Sou morador do complexo do alemao e de fato existem pessoas que puxam o saco desses marginais por um interesse escroto.. Nunca aceitei uma peça roubada oferecida por esses marginais e nunca irei necessitar de um favor deles.. com essas obras que estao por vir acho q devem melhorar um pouco as ruas q beiram os morros pois eles descem e circulam com suas armas querendo impor respeito e colocar medo nas familias de bem. Os bandidos do 157 se mandaram da regiao q moroontem alguns ferros foram retirados das ruas pois acharam q a invasao seria ontem o que quer dizer q o TOTA ta com o buraquinho apertado tentando fazer uma recepçao agradavel achando q vai comprar o governo com essa recepçao falsa de um tirano o cara é um covarde , e pior q o infeliz tem filhos e estao indo pelo proprio caminho.

  183. o que me dá raiva sao os famosos pucha sacos de 157 , aqueles q compram quentinha, vao comprar maconha, fazem favor em troca de andar de moto e etc… bom galera e especialmente o edu e o civil se quiserem mais informaçoes add ae meu msn fakegurubashi@hotmail.com
    PROS DEMAIS AMIGOS UM ABRAÇO E NAO SE TORNEM MERCENARIOS

  184. que venha o pac e coloque um pouco de ordem aqui.. isso aqui ta terra sem lei. 157 partiram mas ficaram os aprendizes e os que se envolviam como por exemplo o cara da gatonet que ta com o buraquinho apertado com medo da policia chegar junto . O cara é um escroto se acha bandido aqui so prq da uma porcentagem do dinheiro pro TOTA acha que o cara é amigo dele.

  185. e graças a deus ja tem um tempo q eu nao sinto o cheiro de maconha aqui beirando minha porta .. se mandaram tudo esses bandos de maconheiros , ladroes……..

  186. PARA FAKE,
    A luta da população da favela é a luta dos oprimidos. Os policiais não são favelados mas são oprimidos, da mesma forma que os moradores de comunidades. Esse ódio entre o favelado e o policial nunca vai acabar, isso pois tem gente que AMA o 157 e logo odeia a policia. MAS também tem muito polícia que não sabe até onde vai o seu poder. Que ao invés de fazer o que tem que ser feito, derrpa na curva legal. Para esses, que seja do BOPE, DA CORE, os convencionais os da DP, sinto muito é para ir em CANA DURA. Temos informantes e essas pessoas são sim fundamentais. Tudo tem seu momento, mas a confiança e coisa que se coquista.
    Sei que me desviei do foco do blog,mas como o FAVELADO, como O BOPE, como os policiais das DP’s e dos BATALHÕES sou também um oprimido e esse canal as vezes recebe meu desabafo.
    Aqueels que moram na região dos LAGOS, Abram os Olhos pois PRAIA SECA, CABO FRIO E SAQUAREMA estaõ lotados de vagabundo foragidos Do PAC.

  187. isso e uma tremenda mentira nao ha disputa,alguma o core eo bope sao companhias serias e comprometidascom o cidadao.

  188. Pro Otario Ze mane que fala muita merda

    Primeiro lugar.. não ofendi a policia de nenhum outro

    estado

    em segundo tem muita agente aqui que fala besteira

    em terceiro lugar naum critiquei nenhuma ação policial

    tem mais vc não mora aqui pra saber como e

    e duvido mesmooooooooooooooooooooooooooo

    que tenha uma tropa de elite melhor do que a Core eo

    Bope !

  189. PARA LEANDRO.

    Amigo, só para demonstrar mais uma vez que na verade, guardada as devidas proporções atribuições e doutrinas. No mês de Março uma equipe do BOPE e uma equipe da CORE estarão indo juntas para o HAITI, com intuito de aprender novas técnicas de combate equipamentos e outras coisas sigilosas que não devem ser faladas no fórum.
    Já falei isso uma vez e vou repetir para os bobos de plantão, se por acaso um dia eu estiver numa situação crítica, onde realamente não haja chances de sair com vida, aceitarei com toda humildade ajuda do BOPE, da 5° DP, da DRACO, DEAT, BPTRAN enfim, de qualquer um. Nossa guerra é contra eles e não entre nós. Já tive opportunidade de resgatar vários PMs e nesse momento o que vale é a vida de um cambatente que está mal equipado, muitas vezes sem treinamento. Já resgatei policiais civis tabém que foram emboscados e tal. A melhor coisa é quando acaba e está todo mundo VIVO.
    O maior pecado dos homens é a VAIDADE.
    Já vi muitas vezes relatos de policiais civis que foram resgatados pelo BOPE, nesse momento, quando a “bala tá vuando pesada” é que tenho a certeza que não há diferença.
    Abraços a todos.

  190. Prezado amigo Dupcerj:

    Primeiramente, parabéns pela excelente exposição dos fatos, de quem realmente conhece e está na front e sabe das verdadeiras dificuldades que encontramos no nosso dia á dia. Bem: acho que um debate sadio e inteligente deve ser mantido, mas, que se exija, PELO MENOS, por parte de alguns debatedores acima, o MÍNIMO de respeito e dignidade entre ambos (PCERJ e PMERJ).
    Já foi dito que o nosso inimigo é comum. Com pureza d’alma: estes que se “dizem” PM’s e até alguns se identificando como PC’s, verdadeiramente, não sabem o que é uma troca de tiros ( se participaram de fato, pelo menos 1 vez na vida, mas, no fogo cruzado mesmo, e nem digo como pontas ), por que você sabe Dupcerj: GARGANTA É QUE NÃO FALTA Á MIKE E CHARLIE; jamais diriam isto, ou se sabem, se esconderam na hora do ” quiprocó”.( e isto não é demérito quando ALGUÉM SE INTITULA conhecedor da matéria ).Tive a oportunidade de acompanhar desses cursos para ingressar na equipe do CORE ( do povo que vai pra rua ), e vi que , proporcionalmente, á sua função, é de excelente qualidade. Técnicas de conduta de patrulha em áreas de alto riso, tiro, abordagem, etc, todas, no âmbito das funções da PCERJ, são deveras qualificantes. No tocante ao BOPE, você meu amigo dupcerj, já disse e expôs muito bem. Amigo: ” Quem ousa sem receios ..” sabe como é difícil. No âmbito militar, não há dúvidas de que o BOPE é a melhor tropa de guerrilha urbana do mundo, devido á enorme demanda, ao combate diário e a execução exaustiva, bem como ao seu treinamento e condicionamento de seus homens.. Quando um companheiro diz: ” ..que o CORE vai buscar sua identidade…”, achei um comentário maldoso e desrespeitoso. Ele diz ser Caveira O9. Não é mesmo…. O filme , balançou com o ego de todos os homens de Segurança Pública, a verdade é esta.Há uma inversão de valores, apregoada por eles mesmo, que no final, TODOS SE FODEM e pior: não ganham PORRA NENHUMA COM ISSO. Para quem quiser se aprofundar sobre a VAIDADE, leiam o livro de Mathias Aires ( único filósofo brasileiro reconhecido no mundo, ele é da década de 30 ) ” Reflexões sobre a Vaidade dos Homens “. Está tudo muito bem explicado lá. Um livro que conta COM EXTREMO EQUILÍBRIO E CONHECIMENTO DE CAUSA, sobre o que é SER CAVEIRA é do Digno Tenente-Coronel Mário Sérgio, que eu recomendo, claro. Claro que o cenário se passa entre 80/90 ( fins ), e muita coisa mudou. Assim como no filme Tropa de Elite, o cenário gira no ano de 1997 , que nem se usava o Caveirão , e outras alterações que não vem ao caso… Mas, RECOMENDO AINDA UM QUE IRÁ SER LANÇADO, que é do Cel Amêndola ( nem prciso falar sobre esta LENDA, não é? ). Estes livros que citei, servem tanto para a PMERJ quanto para a PCERJ ( principalmente, ao CORE, no seu “braço operacional” ). Então, prezado amigo e companheiro de labuta, dupcerj, parabéns pelo excelente conteúdo do seu site, pela clareza e lucidez na exposição dos fatos e PRINCIPALMENTE, de seus comentários. Acho que nossa realidade, hoje, caminha para um laço que por certo, estará cada vez mais se unindo: CORE e BOPE, cada vez mais juntos e coesos.

    Forte abraço.

    SEMPER FIDELIS

  191. ô Leandro, pára de se achar …você é parte de uma cidade destruída pelo ódio e pelo crime…e se acha a melhor polícia do mundo?Véio, a melhor polícia do mundo é aquela que combate e vê seus resultados…aquela que planta e colhe…você ao menos sabe o que é ter o crime sob controle? sabe o que é poder andar na rua e dizer que é policial? cara, repito: para de se achar…você alegou que Core e Bope são os melhores grupos táticos do mundo…e acha que não ofendeu o restante da tropa e dos grupos do Brasil? Pára véio…vai se preparar meu irmão…te dei explicações do por que não é : disse que outros Estados têm sob controle os traficantes, além de o crime organizado(ou desorganizado) não ter bunda pra dominar…sabe por quê Porque a Polícia desses Estados são mais eficientes…simples! Do que adianta esse tiroteiro todo, morte de policiais ,de inocentes ,se nem aos menos se diminui a incidência dos crimes aí? Tá de azaração né véio? O filme te cegou né mané? Se acha o tal né véio? Da uma volta e observe o restante do Brasil…sai do seu mundinho cara e aí vai saber o que eu disse… vc tá parecendo mais um amador que pintou aquí apaixonado e psicologicamente determinado a defender a cegueira… é uma pena que muitos policiais tem esse seu pensamento, se acham…falei sobre humildade, falei sobre treinamentos , falei sobre eficiência e você veio com pedradas….é isso , só sabe usar a força, mas força sem sabedoria é merda véio!

  192. ô zé mané, não liga pra esse otário do Leandro…esse cara só quer causar polêmica…estamos sabendo que vc é do ramo e sabe o que fala…analisei o que escreveu e saquei que tem treinamento e ideologia…esse leandro parecer ser amador como vc disse…sou do Rio e concordo contigo, acho que temos muito ainda que aprender até mesmo com outros Estados que não deixaram a bandidagem descambar pra zona total… eu mesmo já busquei conhcer o seu Grupo e tive excelentes informações…sei que vcs detonam aí juntamente com o trabalho da inteligência de sua corporação…sei que prendem em média 30 bandidos por semana e que são os caras no C.Q.B , é isso aí continua cara contribuindo e abrindo os olhos de uma galera cega que anda se achando …tamos no Q.A.P.

  193. a o to envergonha a Pmerj cara…

    so pq falei que o Bope e Core melhor do Brasil !

    e minha opnião se vc Não respeita Problema teu

  194. se vc quer saber o babaca o Filme e uma porcaria !

    e quem ti falou qeu eu gostei?

  195. a em primeiro ..lugar… não vou deixar de expressar minha opnião por causa de vc .. ! vlw;;

  196. Olha,
    Sinseramente eu concordo com o Leandro,só acho q ele exagerou um pouco,e vc q apoia algumas pessoa q ficam dizendo q o leandro ta se achando por causa do filme,mais vc é q diz q tem q sai dando tiro pela vila igual ao filme,vc é q esta enspirado no filme,ele ñ ofendeu nenhuma policia do país ele só deu a opnião dele,e nada de+ vcs num respeita nem a opnião dos outro.
    e eu acho q ñ existe vaidade nenhuma entre qual é a policia melhor,eu acho q elas devem trabalhar juntas,e deixem as outras pessoas em paz com a opnião delas.

  197. ô gabriel, é isso mesmo que eu disse…deixa as outras políciais em paz e vão tratar da casa de vcs que tá um caos meu irmão…pára de dizer que é a melhor polícia do mundo…vcs estão entrincheirados aí e tocam trombeta … meu…sobreviver nesse Estado se tornou uma aventura…. agora: porquê não explica aos leitores a causa desse mal que assola essa cidade? As operações que efetuam diminuiu em algum momento a incidência de crimes? Existe uma resposta eficaz nessas incursões ? A vida de adolescentes inocentementes mortas, crianças, mulheres, compensaria essas operações que sequer contam com o trabalho precursor da inteligência? É …infelizmente temos que respeitar as suas cegas opiniões: TÁ BOM ! vamos fingir…VOCÊS SÃO AS MELHORES POLÍCIAS DO MUNDO! ( SE É QUE PODEM ACREDITAR NESSE ABSURDO!)

  198. AH…Á PROPÓSITO: NÃO ESQUECEMOIS AINDA DO ÔNIBUS 174 HEIM…

  199. Bom dia amigo, em primeiro lugar meus parabéns pelo espaço ,e pelos tópicos aqui discutidos de forma tão técnica, e clara, com pontos de vista embora algumas vezes diferentes, sendo expostos de forma respeitosa, e o melhor, sendo discutidos por pessoas que vivem a “realidade” do dia a dia das nossas forças policiais do nosso estado.Meu cunhado é caveira, e em conversas com ele ele sempre expõe que a CORE desempenha um papel importante no apoio às operações das DPs em áreas mais perigosas, e EXISTE SIM respeito mútuo não só entre as duas instituições, mas também entre seus integrantes. O BOPE tem como objetivo não só o enfrentamento direto quando a PM não possui recursos para resolver, mas também a apreensão de armas para enfraquecimento dos criminosos, já a CORE vejo não só como um grupo de elite para situações extremas, mas já há algum tempo tem desempenhado funções investigativas. Já o BOPE, o próprio curso de formação, remete ao grau de sua importância: É equiparado ao curso das forças especias de nossas forças armadas, curso este reconhecido internacionalmente pela sua excelência na preparação para enfrentar a guerrilha urbana que combatemos hoje em dia. Mas o que quero ressaltar é que nós do RJ, temos os melhores grupos de elite do país!!!(porque não dizer do mundo?), afinal o que temos de diferente da Swat? equipos!!! pois se tivéssemos acesso à tecnologia deles, quem seria melhor que nós?E o engreçado é que ano passado li uma reportagem totalmente “tendenciosa” na super interessante sobre grupos de elite, enaltecendo a “ROTA” de SP como uma unidade “altamente especializada”…queria ver eles entrnado no complexo do alemão…voltariam para SP em sacos plásticos…e este é um dos motivos para eu reafirmar que temos as duas melhores unidades de elite do país, pois nossa topografia, e nossos inimigos são mais perigosos do que os deles. Um forte abraço, e fique com Deus.

  200. Ahh!!! ia me esquecendo! pra aqueles que acham que rola rivalidade, é só lembrar da operação “CAMISA PRETA” deflagrada aqui no RJ há alguns anos….

  201. Renato, gostaria de responder sua explanação de uma forma técnica: Meu, eu lí as opiniões anteriores e concordo plenamente com os policiais de outros Estados(fora do Rio) de que vocês aí nada têm a ensinar para os demais…o Rio de Janeiro sempre foi uma fraude pra nosso Brasil…Veja bem ; a Globo quer passar para o país uma idéia de que o Rio é a ” cidade maravilhosa” e acaba sempre mostrando os desacertos das operações nos morros cariocas…inocentes mortos de montão…tráfico só se implanta onde a polícia não dá conta de combater…o Rio é o caos do Brasil e se acha uma maravilha… se pudesse o Cristo sairia correndo desse lugar…os americsanos enchem vcs de conversa …iludem vcs e assim vêm aquí pra nos dar aula e ganhar bastante dinheiro…vc disse que o terreno de vcs é diferente…por acaso vcs habitam em marte? o terreno do Brasil é o mesmo…a incompetência é que muda…cara, ouve um pouco mais o capitão Nascimento…se é que gostam de pseudo-heróis…A Rota é um grupo que combate nas ruas e favelas paulistas utilizando técnica e surpresa…temos nossas dificuldades ,mas não chega nem aos pés das suas… o que recebemos de influência negativa aquí vem do Rio… como o zémané disse : como vcs estão cegos e desafiam as polícias do Brasil…se dizem melhores do mundo, vivendo na cidade mais corrupta e mais destruída pelo crime do mundo… dar tiro pra todo lado é mole…vc acha mesmo que os policiais de outros Estados não entrariam no morro de vcs? quantas vezes os paulistas entraram e voltaram ? Lembra da jovem Paula Zambone resgatada pelo Deoesp de Minas bem no morro de Dona Marta nas barbas de vcs? Ela era vítima de sequestro e a polícia mineira literalmente “invadiu” o Rio pra por pra F…Pô meu…deixa os paulista quietos e vai se preocupar com essa bandidagem que tá aí caçando polícia … lamentável a sua cegueira..

  202. estou aqui pra deixar minha tristeza em relaçao as obras do PAC , e triste saber que o governo arregou pra bandidagem e nao fez os homens de bens ocuparem cada viela tornando assim o enfraquecimento do trafico pra em seguida ocorrer a extinçao da vagabundagem . fizeram trato com os bandidos isso sim. os 157 ja ate voltaram pra cá e ainda trouxeram amiguinhos. é vergonhoso como o consumo de drogas ira aumentar isso aqui sera o centro de todas as atençoes dos viciados de plantoes.

  203. e engraçado ne.. esse Zè Mane so Fala Merda ne…

    então fala Qual a Melhor? po …

    cara tu e que ta ofendido porque aqui ninguem quis

    ofender a Policia de outro estados Simplesmente

    elogiamos e repito Não tem Tropa melhor no Brasil

    do que “a” Core e “o” Bope me diz uma Melhor !….

    a unica que vc pode dizer e a Rota eo Garra !

  204. e mesmo assim meu amigo elas atuam em situações

    diferentes ! a Rota e Batalhão de Choque

    e o Garra e contra Repressão de Roubos !

  205. Rodrigo concordo com vc em algumas partes

    mais vc Naum pode generalizar a Corrupção

    tem muitos Policias Honestos que arriscam a vida

    … Mais vc Falar que o Rj Mancha o Brasil Ja e Di Mais

  206. Rodrigo, você querer comparar a topografia de SP, com a daqui do RJ, é brincadeira. Morros e favelas e SP, facilitam (e muito), as incursões policiais. e sobre o ocorrido da polícia de MG, foi como empurrar bêbado de uma ladeira: Morro “fácil”, de baixa “periculosidade”, mole como chutar cachorro morto, e “naquela época”, a coisa não está como hoje, que vc está adentrando a favela, ou subindo o morro, e além de se preocupar com tiros de FUZIL, tem que estar preparado com o lançamento de granadas, (inclusive que causou a morte de um PM mês passado), então meu caro amigo, são situações que não dá pra comparar, o que questionei foi o uso do termo “grupo de elite” sendo utilizado de forma indiscriminada, o que leva muitas vezes a rótulos negativos, a própria rota mesmo já foi protagonista de casos de excessos que envergonharam a instituição PMSP, poir parte de seus membros, e outra: a violência que vocês enfrentam aí, é em geral no asfalto, aqui no RJ, os policiais tem que subir morros, adentrar favelas com becos , vielas sem fim, mas que são conhecidas dos inimigos, encaram armamentos pesados, de guerra mesmo, agora apesar do termo pejorativo de que somos nós que manchamos o Brasil, concordo com o Leandro, aqui vemos a morte de perto todos os dias, ,mas tem muita gente boa fazendo a nossa parte para melhorar a realidade do nosso estado, e outra: Não dá pra entrar nos covis desses criminosos, com um buquê de flores, infelizmente há baixas humanas? sim há, e lamentamos muito por isso, mas saiba de uma coisa: VAGABUNDO pra fugir, ATIRA SIM EM MORADOR, pois sabe que a imprensa, os familiares, e os moradores, vão acusar a polícia, por isso não generalize, e digo e repito, índices de violência extremos, exigem unidades de elite extremas, com recursos e especializações extremas, e isso nós temos, qualidade, e técnica da CORE, e treinamento de guerrilha urbana do BOPE.

  207. tem muita gente que entra pra falar Mal da policia daqui do Rj entra fala Mal e nem muito menos conheçe a realidade daqui não mora aqui e acha porque ve na televisão e do jeito que e …
    por isso que falei la em cima não quis ofender a policia e nenhum outro estado apenas dei minha opnião e conclui que pra min a Core eo Bope São as melhores tropa do Brasil e detalhe a Rota e uma policia que faz tanto efeito que o PCC tomo conta do Estado de São Paulo durante uma semana veja bem oq falam

  208. a questão é bope vs core ?
    deixem SP pra la com o pcc
    o que eu acho é um seguinte: tem que acabar com essa viadagem de guerrinha entre instituições
    todos estão no mesmo barco contra a bandidagem do RJ, mesmo que alguns sejam bandidos tbm, mais esses acredito eu que um dia serão extintos
    acho q as duas tinham q se unir, fazer operações conjuntas e limpar a imundice dessa cidade que é o tráfico, e acabar com essa palhaçada de dizer que o core e foda, o bope e mais foda
    estão fudidos do mesmo jeito, mal remunerado e arriscando suas vidas pela população e muitas vezes mal visto se tornando bandido pq foi cruel com vagabundo, essa visão ridícula da sociedade com peninha de vagabundo em dizer q o policial foi cruel
    sou militar Pqdt da reserva fiz o curso de Comandos Fe e conheço bem esse tipo de rivalidade

  209. eu concordo com vc Rafael mais sinceramente

    e que Não da pra ouvir muita gente que entra no blog

    pra falar da Policia aqui do Rj sem muito menos

    conhecer a Realidade daqui e Nem Mora Aqui !

    e nem conheçe PM’S ou Policias Civis daqui pra ta

    dizendo que a Policia daqui, e isso ou e aquilo e

    e tambem detalhe Na Quis ofender Policia Nenhuma

    so Acho que como o Bope e a Core tem Erros a Rota,

    Garra, GER,GATE,ETC… tem seus erros tambem…

    Agora entra aqui e meter o Pau na Policia daqui

    e dose…

  210. O ZE MANE!!!!
    EU QUASE CONCODEI COM VC E O LEANDRO PQ EU ACHO Q ELE EXAGEROU MAIS Ñ QUERO DIZER Q O LEANDRO ESTA COMPLETAMENTE ERRADO EU SÓ ACHO Q ELE EXAGEROU UM POUCO E ELE ACHA Q VC Ñ RESPEITA A OPNIÃO DELE EU TBM !!

    HEHEHEHE
    EU ESTOU QUASE CDOS DOIS LADOS
    🙂

  211. Ô gabriel ,valeu meu irmão… a intenção é mostrar que todos os policiais do Brasil tem valor…e mais ,que temos grupos preparados em diversoso estados ao contrário do que o leigo Leandro afirma…só conhce o rio, as notíciais do Rio, a polícia do Rio…cara ,tem polícia pondo pra “F” em todo brasil…e são bons pra caramba…se tivessem aí noRio talvez teriam até dominado a situação…sem ofensas irmãos…a opinião geral é que BOPE e CORE são grupos como os demais…só que o Leandro tá cego…a febre da tv pegou o cara…. ele tem de ver novas experiências, novos grupos, outros ares… valeu irmão!

  212. Negativo Naum peguei febre di tv. meu amigo
    peço desculpas se voçê entendeu mau so acho
    que o Bope e a Core e a melhor se vc Naum acha
    e opnião sua porque de unidades de elite eu procuro
    a tempos… e tabem acho sim que os outros policias
    do Brasil tabem botam pra fuder e isso e melhor parar
    com essa palhaçada desculpe se ofendi alguma policia
    naum foi minha intenção… ! abraços

  213. falô Leandro, agora estamos conversando como polícia de verdade…eu respeito sua opinião cara…mas ima ginamos a quantidade de pessoas que se deixam levar poor opiniões da tv (se bem que tv só detona a gente) … o filme iludiu muita gente…sou de um grupo tático de responsa… nunca perdemos um refém(resgatamos cerca de 40 em 5 anos) ,vítimas de sequestros…o time tático é discretíssimo,por isso não tem mídia,nem propaganda,nem são conhecidos…mas botam pra”f”… em c.q.b (combate quater batle-ou combate em ambiente fechado) são altamente técnicos…em enfrentamentos em ambientes abertos treinamos com o Bope e estamos no mesmo nível…é isso que quero dizer…cada pessoa tem aliberdade de escolher um grupo como referência pra sua vida…só que amanhã aparece uma nova opção e vemos o quanto nós estávamos enganados…meu pensamento é que: cada grupo em cada estado é bom pra caramba! BOPE(RJ),CORE(RJ),ROTA(SP), GER(SP),GRE(MG), GATE(SP) ,TIGRE(PR)em outros são o que a polícia tem de melhor atualmente e estão se nivelando por cima(graças a Deus) …é isso irmão…respeito sua opnião e acredito no poder de fogo do BOPE E DA CORE…assim como acredito que se meu time tático receber missão vai cumprir de qualquer maneira…um abraço irmão, Força e Honra!

  214. Bom eu realmente pedi desculpas mesmo e não
    vou mais discutir .Mais eu Não sou Policial .
    so tenho amigos que são policiais em fim ..vlw
    Quer dizer por enquanto não vou fazer prova pra oficial ano que vem..
    em fim tamo junto Força e Honra !…

  215. Bom conheço Policiais aki no Rj e ja perdi
    amigos tambem.. enfim pra cima da Vagabundagem
    bala na testa deles….
    hauhauahauha ta mo junto Pessoal

    o Leme e Servir e Proteger

    Força e Honra !

  216. ei leandro se vc estiver visitando esse site no dia q eu disse q vcs se unirão é pq eu coloquei esse comentário quase na mesma hora q vc

  217. concordo plenamente a união é a base de tudo
    nao fiquem brigando dizendo que as unidades RJ sào melhores do que a de SP ou ao contrário
    melhor levantem ao maximo o estandarte de seu batalhão, exibam os cursos q vcs tem com orgulho
    pq vcs ralaram para ter isso
    e continue ralando para sempre ser os melhores
    assim vcs ganham ea população tbm ganha
    flw um abraço a todos

  218. Galera, o rafael falou algo que ainda não discutimos…os cursos que temos…temos de nos manter atualizados…o crime muda …a polícia serpenteia e se muda pra acompanhar… polícia treinada …a bandidagem morre de medo…quando nos vêem nas ruas no padrão os caras sabem que queremos seu sangue…sabem que estamos preparados…cara de mau… caveira nos olhos …valeu…”Força e honra” .

  219. Tamo Junto e misturado mais nunca

    embolado pra cima deles…

  220. Pois e … aki no Rj os Cursos mais famosos

    e o Cat eo Coesp

    Cat= Curso de ações taticas

    Coesp= Curso de operações especiais

  221. Em Minas Gerais os cursos mais avançados são : CATE (curso de ações táticas Especiais) da Polícia Civil,ministrado pelo G.R.E (Grupo de Resposta Especial ) e o Assalt ministrado leo GATE( PMMG). Existe ainda o Curso de Operações Especiais ministrado pelo GRE ,mas somente para policiais da unidade .Este curso não é aberto ,mas restrito e dá ao operador tático sua CAVEIRA! Para se ter uma idéia o curso é ministrado em 01(um) ano…isso mesmo …um ano de táticas e técnicas especiais… Em oitenta candidatos que já tinham cursos táticos somente 23 operadores permaneceram…olha que isso é concomeitante às operações…durante o curso o policiail participa de operações reais…é considerado todo conjunto ( comportamento, hierarquia, disciplina tática,técnica, disposição, fidelidade doutrinária,aproveitamento geral em todos os ramos das operações especiais etc) … NÃO É MOLE NÃO!

  222. Booom fora que o Batalhão de Choque da PMERJ

    parace que recebe um treinamento so Naum seio Qual

    o Nome..

  223. Parabèns a Core

    DRFC

    DHBF

    DCOD

    Pelo trabalho Realizado na Coreia Parabèns

    Força e Honra

  224. muito boa a operação feita na coréia
    q continue assim missões bem sucedidas
    e q a vagabundagem continue somando no inferno
    um abraço a todos

  225. hauahuua somando mesmoooooo

    vagabundo bom e vagabundo morto

    a operação tinha que ter levado Mais…

    alias Muito Mais……

  226. PARABENS AOS DOIS, O RJ ESTARIA EM CAOS SE NAUM FOSSE A COMPETENCIA DE CADA ORGAUM CADA UM NA SUA FUNÇAUM ,FICO FELIZ AO SABER QUE O BOPE FOI FUNDADO POR FUZILEIROS MINHA ESCOLA OPERACIONAL (COMANF)

  227. quando passei pela área de estágio na brigada pqdt
    tinha uns 15 do Bope fazendo área tbm pra poder
    saltar e pegar o Brevê
    pura vibração
    Infantaria Pqdt Brasil !!!!!!

  228. Pessoal,

    Estou de volta ao blog. Conforme o DUPCERJ sempre falou, vamos deixar as discussões individuais de lado e nos focar na união das forças policiais. Vamos mostrar as podridòes da PCERJ da PMERJ para ver se conseguimos mudar alguma coisa. Para quem esteve comigo na Coréia um grande abraço e uma mensagem.
    TREINEM MAIS A PROGRESSÃO, tenho visto do alto alguns erros que podem nos prejudicar.
    Não estou aqui para ensinar nada pois não sou melhor do que ninguém, mas vale sempre relembrar, isso é para que possamos dar MUITO MAIS PREJUIZO NELES!!!
    Força e Honra.

  229. ei gente faz um bom tempo q eu ñ participo desse blog,ñ é verdade????//

    🙂

  230. e eu … faz Tempo que Não digo nada..

    mais o Bope parece que vai ocupar A

    Vila Cruzeiro segundo o Jornal O DIA

    e o Bope ja Levou Nove Pro

    Saco Ontem

  231. é vai sim
    acho q por 1 semana
    dando sufoco nos vagabundos
    foram 9 mortos e 14 presos
    e 2 estam internados em estado grave
    com perfuração de fuzil 7,62 na barriga
    dificilmente iram sobreviver ^^
    flw um abraço a todos

  232. Que se foda.. tem ki ir por saco mesmoooo

    Vagabundo Bom e Vagabundo Morto

  233. Os vagabas chorando no Cemitério do Caju por causa da baixa na firma, enquanto as mulheres gritavam – “jurtiça/jurtiça/jurtiça”…. Mas a Justiça já declinou parecer favorável à execução sumária, resumindo tá com arma na mão é rodo. Quem poupa o lobo sacrifica a ovelha.
    Força e Honra.
    Simpson.

  234. e Rodo Neles.. que se

    Fodaaaaaaaaaaaaaam

    os vagabundoos……..

    Sacooooo Pretooooooooo

    Força e Honra

  235. Tá mó dificuldade pra as esposas viuvas receberem um $ da firma, mas já foram orientadas pelo advo a colocar a boca no pau e ficar na porta do Forum gritando “jurtiça/jurtiça/jurtiça”. O patrão ralou.
    – Só para ilustrar, tem amigos dizendo que se estivesse aqui no Rio talvés a bandidagem não estaria mandado, porque no Estado deles quem manda é a Polícia. Sim, contudo a realidade do RJ esta pautada em 25 anos de
    sociedade entre o Governante e o crime organizado, que tem mais de 40 anos e mora no Rio sabe o que digo,
    passamos por momentos difíceis em que um simples telefonema e o policial já estava preso, julgado e demitido. Teve dois Governadores que proibiram a saída do helicoptero em apoio às operações.
    Seria o caso de abrir um outro tema só para abranger esta SAGA, mas sofremos muito até a chegada do Secret. de Seg. Dr. Mariano Beltrame que está vestindo a camisa de um povo sofrido, mesmo sendo do RS ele faz um bom trabalho a frente da SSP, e assume pessoalmente todos os resultados de qqr operção.
    Por isso nossos jovens estão colocando a CORE e o BOPE como melhores, passamos por um momento de glória e porque pela 1ª vez vemos o Policial vivo e o marginal morto.
    Quem não se lembra qdo o Sr. Garotinho assumiu e foi na Mangueira com a reportagem, mandou a aeronave se afastar e disse ao vivo que iria colocar todos os Policiais civis “na rua por ter matado um jovem”, dias depois sua vó vai a Corregedoria e relata que seu neto era gerente de indolação e que já matou muitos policiais. … O Garotinho ficou 2 meses sem dar entrevista, porém ficou claro sua afetividade pelas comunidades e muitos policiais entregaram as Vtrs.
    Torna-se impossível combater a criminalidade sem apoio do dirigente, da Justiça, e dos Deputados, qdo muitos são consumidores compulsivos daquilo que combatemos, CORRETO?
    O Brasil deveria ter uma só Polícia, mas qdo os Deps. Federais colocam em votação acabam criando uma nova Institução, para colocar uma “peixe” no Cmdo.

    Simpson.

  236. Por isso Quando falo que acredito e sem medo de

    colocar a cara, tenho orgulho da PCERJ,DA PMERJ, e

    acredito mesmo que o Bope ,a Core São mesmo as

    Melhores Tropas do Brasil e Sabe porque?

    Porque muita das Vezes Sem ter Equipamentos

    que o Governo custei,o Propio Policial tira do seu Salario

    pra Compra Porque mesmo Ganhado um Salario Ridiculo

    eles vão pra Guerra,Mesmo vivendo Sobre a Sacanagem

    que Colocam pra eles o Descaso sofrido ele vão pra

    guerra mesmo tendo um governador prometendo

    um Bom Salario e Depois ele dizer que a vida Dele e

    com a Sociedade e Não com a Policia, Mesmo assim eles

    vão pra guerra, Sair de Casa deixar mulher Filhas, Filhos

    Mesmo sabendo que pode Não Voltar, Mesmo assim

    eles vão pra Guerra . Tendo uma comissão de Direitos

    humanos que Nunca vai na casa de um Policial pra dar

    auxilio Mais quando morre Vagabundos,eles tão la.

    E digo mais a Segurança do Rio de Janeiro ta

    abandonada !Desde de Muito como Meu amigo simpson

    Falou a 12 anos e so Demagogia Ninguem se importa

    com o Problema que um Polcial Carioca Sofre,

    Mal Remunerados, Sofrendo descaso, Amigos Morrendo

    sem o Minimo de Reconhecimento, e Detalhe tem

    Propios Policiais que São de outros estados e vem aki

    no Blog , Falar que a Policia Carioca do Brasil e a pior

    que tem sendo que Não conheçe a realidade daki

    Fala que a Policia Carioca e Safada, Corrupta e medrosa

    Porém eu digo o Contrario : POLICIA CORAJOSA,

    QUE MERECIA GANHAR MELHOR SALARIOS, MELHORE

    EQUIPAMENTOS E MAIS VALOR NÃO SO PRO POLICIAL

    MAIS PRA SUA FAMILIA. UM ABRAÇO A TODOS

    Força e Honra

  237. Leandro, já combinamos de respeitar a sua opinião…tomara que a Polícia carioca alcance essa glória que buscam…nós não termos esse problema do rio…partimos antes pro combate e dominamos nosso estado… aquí vagabundo fala baixo… passa aperto …se entrar aquí e aprontar a gente busca em qualquer lugar do brasil…e se vacilar vai pro saco…tudo caladinho…sem propaganda… Simpson, gostei da sua explicação cara…explicou bem o momento que vivem e essa parada de propaganda atrás de propaganda… o Rio ficou abandonado muito tempo… salário é o mal dos policiais do Brasil…também queria uma só polícia …agora pôe pra fuder meu irmão… estamos torcendo por vcs irmãos…vagabundo bom é na vala …ou queimado… sinceramente ,vc me esclareceu muito…foi humilde em reconhecer que momentos de glória são importantes pra nós…dá tesão de sair pra batalha… olha cara, esse secretário é bom pra caramba…é macho…aproveitem o moneto e restaura a paz …na base da guerra…FORÇA E HONRA!

  238. Falou Ze Mane .. Obrigado Pela Compreensão…

    Amigo ! Um Policial no Rio de Janeiro.. e Taxado.. como

    tudo Menos Como Policial.. Muito Obrigado Mesmo.. Por

    sua Compreensão Obrigado a Todos que tem dado uma

    força a Policia do Rj . Vlw Ze Mane

    Força e Honra !

  239. “Todo guerreiro já ficou com medo de entrar em combate.
    Todo guerreiro já achou que ñ era guerreiro.
    Todo guerreiro já disse sim quando queria dizer ñ.
    Todo guerreiro já feriu alguém que amava.
    Por isso é um guerreiro, pq passou por tudo isso,
    e ñ perdeu a esperança de ser melhor do que era…

    ***O medo ñ é sinal de covardia, ele nos possibilita agir com bravura diante das situações da vida.
    Quem sente medo e apesar disso, segue a diante sem se deixar intimidar está dando uma prova de valentia.
    Quem enfrenta situações arriscadas sem se dar conta do perigo demonstra irresponsabilidade.

    PRATODOS OS POLICIAIS DO BRASIL INDENPENDENTE DE UNIDADE DE COMBATE SEJA ELA
    QUAL FOR

  240. Valeu Leandro…vamos detonar ! Vai chegar a nossa vêz…a hora que a sociedade vai necessitar somente da gente pra restaurar o estado de direito…que tá sendo detonado pelo bandido de fuzilna mão e aqueles engravatados que fazem nossas leis…

  241. Concerteza.. Galera Força e Honra… !

    E que Deus so ele pode nois ajudar nesse Momento

    FORÇA E HONRA !

  242. so pra refletir vi na televisão um garoto

    que foi Morto por PMS, estava na Moto e os policiais

    pediram pra parar na blitz, ele Não parou.ligaram a

    sirene da viatura mesmo assim ele Não parou ,os pms

    atiraram nele, resultado ele ficou ferido os policiais

    resgataram ele, mais ele estava com um revolver

    calibre .38 . Mais como Sempre a Familia Culpou

    os Policiais ! Mais pensem Bem em uma cidade como

    o Rj ! um garoto de 18 anos armado Fura uma Blitz

    os Pms ligam a sirene pede pra parar e ele

    para ele parar ele não para , ele era inocente? Pois e

    mais os Colegas Pms e que levaram a culpa estão

    todos em prisão preventiva !

    Força e Honra !

    um forte abraço aos colegas Policiais !

  243. Leandro e Zeman,
    Pessoal, faço das sua palavras as minhas, concordo com tudo o que vcs falam sobre os vagabundos. Sou policia e não policial. Digo isso pois felizmente ou infelizmente já não conigo mais ver a diferença entre eu e a instituição. Muitas vezes fico IRADO por ser assim, pois sofremos para caramba, vemos todo mundo arrumando um grana e eu e meus amigos morrendo de faze segurança. É foda mesmo.
    Essse site, feito pelo colega la do SAP, é uma ds poucas armas que temos para podermos mostrar a nossa realisade. Não pensem vcs que somente policiais estão acessando, certamente as ONGS de direitos humanos, o Sr. Alessandro Filho da P……. Molon também está, assim como toda essa raça de gente que não sabe o que é sofrer, ou tomar decisões que mudarão não só a nossa vida , mas como a de muitas outra pessoas em frações de segundos.
    Por esse motivo, peço encarecidamente que não falem esses discursos que vcs fizeram nos outros textos, por um ÚNICO MOTIVO!!!!
    Para NÃO DAR MUNIÇÃO a esse tipo de gente nojenta.
    Tenho certeza de que vcs compreendem essa opinião, que digo mais uma vez, NÃO é a minha, mas para nosso objetivo maior que é conseguir salarios melhores e condições de trabalho dignas que peço isso a vcs e aos demais participantes.
    Forte Abraço.

  244. Pessoal da CIVIL e PMERJ.

    Esse recado é apra todos aqueles que participam de operações em favelas.
    Quando o helicóptero estiver sobrevoando vocês, NÃO APONTEM O FUZIL PARA O ALTO!!!!!!
    Fiquem tranquilos pois quando estivermos na área, TODAS AS LAGES ESTÃO COBERTAS
    FORTE ABRAÇO.

  245. Pocha as vezes fico chateado com as Sacanagens
    que fazem com a Policia . Não quero dizer so no Rj,
    mais sim em todo brasil a milhares de casos em que
    nois vemos a policia sendo sacaneada,todos os lugares
    pode se haver erros ,menos Numa corporação Policial,
    quantos e inumeros casos nos vemos pocha ne mole não,
    passaum viatura todo mundo fala : -olha so safado,
    quando vai revistar uma pessoa que para em uma blitz,
    policial logo falam :- la vai o “Cana” pegar o dinheiro.
    olhem amigos, “cana” vc não ve mais respeito ,não estou
    aqui pra me fazer de coitado ,mais e duro voçê ver
    todo mundo ser reconhecido em sua profissão e quanto
    se trata de um policial e escracho,sacanagem,fanfarra
    quantos amigos mortos sem que ninguem faça nada ?
    eu quando falo que participo de um blog que retrata
    sobre policiais pessoal logo fala:-po ta defendo os homens
    e por ai vai.eu imagino quem e policial o que deve sofrer
    então peço a união de todos porque se nos somo unidos
    faremos a força concerteza .não sou policial ,pretendo
    fazer prova pra oficial da PMERJ,ano que vem, mais lhes
    afirmo em total ipotese deixei de defender , e ter orgulho
    da PMERJ E PCERJ. agradeço aos Policiais que mesmo
    mal remunerados dão a vida por nos,mesmo sem
    equipamentos dão a vida por nos.

    União

    Força e Honra

    Forte abraço !

  246. so pra concertar o certo e Não deixei defender, na hora

    de digitar digitei errado . abraço

  247. leandro sempre gostei da sua frase
    ‘Força e honra’!!!!

  248. EI leandro oq vc diria se um bandido descobrisse esse blog,e xingasse vc ?????
    se fosse comigo ne sei oq faria

    😀

  249. ei na hora de digitar digitei errado quando fui escrever :
    ‘nem’,eu digitei ‘ne’
    vlw!!!!!

    =D

  250. Bom Nada por que eu Naum iria Conhecelo

    esqueceu que vagabundo e tudo Covarde !

    eles falam Mais Naum botam a Kra…

  251. Essa frase nao é do Leandro não…………. FORÇA E HONRA é da ‘POLICIA CIVIL, mas qualquer um que almese isso, deve usa-la com certeza.
    Abraços a todos.

  252. na Verdade eu pensei que fosse da Policia Militar

    porque eu tinha visto em uma Comunidade do orkut

    eu pensei que fosse… Mais como diz..

    o Amigo.. aew… e pra quem ama …. ! alias..

    ontem tava sem net…

    mais gostaria de ter desejado Parabéns

    a todos os Policiais pelo dia do trabalhador ..

    a importancia da Um trabalhador de segurança Publica

    que Não e Mole Não so no Rj Mais como em todo Brasil !

    Parabéns a Core Pela Operação bem -Sucedida

    na Favela do Rebu

    Pra Cima deles..

    Força e Honra !

  253. a culpa do Rio de Janeiro estar desse Jeito

    e simplesmente do Governador que ja ate morreu

    Leonel Brizola !

  254. humm,
    civil e leandro brigado pelas respostas!!!!!!!

    abraços!!!:)

  255. Nada Amigo ..estou aew pro

    que der e vier !

    Força e Honra !

  256. quando eu crecser eu vou ser caveira!!!

  257. E aí galera… tamos de volta na área…é o caveira aquí das Minas… Leandro como o Civil disse essa Frase é usada pelo grupo tático da Civil aí do Rio e daquí de Minas Também… é uma saudação dos guerreiros espartanos … muito usada durante aidade média… esses guerreiros eram homens separados do restante das tropas para defender o imperador… ser um espartano era o que é hoje ser um caveira… muitos são chamados,mas oucos os escolhidos… um abraço galera do Brasil é G.R.E na área… ” FORÇA E HONRA” !

  258. Pois e Ze mane tu Faz parte de alguma Tropa de Minas?
    alias tu Faz Parte do Gate !?

    abraço

    FORÇA E HONRA !

  259. Pessoal ao inves de ficarmos brigando vamos unir nossas forças, pq nos somos o Estado,obeservo q em todo Brasil a uma disputa entre os policias civis e militeres e enquanto isso a criminalidade e a violência vão tomando proporções alamarte em todo Brasil,todos os bandidos são contra os policias indepêndente de PC ou PM e agora vamos ficar nessa rivalidade;Acho q aqueles q promovem este tipo de disputa ñ é digno de ser um policial Civil ou Militar,creio q é minoria no meio de nós q veio p/promover discordia e q estão atrás de se beneficiar com o poder de policia p/fins proprios! Tenho um recados p/aqueles q pensam ser alguma coisa e na verdade ñ são nada: Vcs são o monte de burros ensinando,de ratos atrás de gatos e de vermes no comando! Obs:quando o bandido passa fogo no policial ele ñ quer saber se é PC ou PM,basta apenas ser policial!. Vamos brigar por salários dignos e ñ ficar brigando para vê quem é a melhor bosta!!!!!!!!!! SD. PMBA.

  260. VIDA E MORTE,SELVA E SERTÂO! Para os Guerreiros policias q tem apenas os bandidos como seus verdadeiros inimigos! SD.PMBA.

  261. AMIGO LEANDRO SOU SIM… ANTES DE MAIS NADA QUERO FAZER DO SERAFIM ASMINHAS PALAVRAS …VALEU PMBA…TENHO AMIGOS AÍ MEU IRMÃO…OUTRO DIA FIZEMOS UMA OPERAÇÃO JUNTOS …TIRAMOS DE CIRCULAÇÃO UMA QUADRILHA DE ASSALTANTES DE BANCOS… INTERESSANTE… UM DOS VAGABUNDOS FUGIU UNS DIAS DEPOIS E MEU AMIGO DE UM GRUPO TÁTICO AÍ PASSOU O CEROL NELE…ME LIGOU DO LOCAL PRA DAR A NOTÍCIA …O VAGAL TAVA DE FUZIL … TOMOU NA CARA… POLÍCIA BOA… LEANDRO SOU SIM MEU IRMÃO…SOU DO G.R.E.(GRUPO DE RESPOSTA ESPECIAL- POLÍCIA CIVIL) …ESTAMOS EM ATIVIDADE CALADINHO… SOMOS O NTIGO DEOESP (DEPARTAMENTO ESTADUAL DE OPERAÇÕES ESPECIAIS)… SE EU CONTASSE AQUÍ UM POUCO DO QUE JÁ FIZEMOS MUITOS PIRARIAM OU NÃO ACREDITARIAM… DEIXA PRA LÁ … IMPORTANTE É VER A CASA EM ORDEM…GOSTAMOS DE POLÍCIA …ODIAMOS VAGABUNDO… ” FORÇA E HONRA” !

  262. Realmente constitucionalmente compete a PM o patrulhamento. Ocorre que todos sabemos que isso ela não faz. pelo menos como deveria, como sempre fora feita pelas antigas Delegacias de Vigilâncias e rondas das delegacias de área. A PM está presente nas ruas pelo menos na zona sul, quase que somente em suas patrulhas para atender as ocorrências que se apresentam uma atrás da outra. Enquanto isso as ruas ficam entregues aos bandidos que não faltam na cidade. Não existe uma politica operacional de patrulhamento de prevenção. Todos e quaisquer cidadão sabe que as blitz da PM quando existem, são somente para tomar dinheiro das pessoas. Aquele grupamento de motocicleta só trabalha pra extorquir dinheiro dos motoristas. Moto da PM parando veiculos é sinônimo de grana, corrupção. E o pior, todo o comando dela sabe e não faz nada, porque muitos oficiais esperam seus retornos para receberem o seu…..
    Ou seja está tudo podre. E com tudo isso querem criar caso com as atividades da polícia civil nas ruas que historicamente é conhecida e repleta de sucessos com suas antigas turmas de ronda.
    Estou na policia ha 30 anos e sei muito bem o que digo.
    E não venham contestar, isso dito é a pura verdade.
    Parabéns a Polícia Civil e aos Bons Policiais Militares.
    Cadeia aos bandidos travestidos de polícia.

  263. Hugo Concordo em Parte com voçê,mais sinceramente,porém acredito na intera honestidade
    de Muitos Policiais Militares, que dão a vida por 800 reais, e que sinceramente se encontra em um estado
    pior do que a Policia Civil.a PM parece Mais.. um bar de
    sinuca do que um BPM.(Batalhão Policial.)
    Porém hugo concordo com voçê quando diz que blitz,
    na maioria das vezes e pra arrecadar Dinheiro, quando temos Colegas que devez patrulhar as Ruas estão em
    lanchonetes Lanchando ( Com Dinheiro da Blitz, ou
    simplesmente estão dormindo na viatura.) Pois e Hugo,
    obrigado pela compreensão .

    obs: não quis contestar com vc apenas expressar minha
    opnião.

    um abraço

    FORÇA E HONRA !

    Um grande abraço

    Leandro Menezes .

  264. A PM nao mostra um trabalho eficiente porque??
    Senplesmente por fauta de armamento bom por fauta de estrutura e por fauta adiministracao copetente q se preocupe com o povo, todo mundo ja sabe q os bandidos tem armas melhores do que a PM, ENTAO ESSE EO PAIS EM Q NOIS VIVEMOS, UM PAIS SEM ORDEM Q SO RESOUVE 50%DE UM PROBLEMA QUANDO ACONTECE UMA TRAGEDIA, PORRA,,, O PROBLEMA NAO ESTA NA PM, ESTA E NA FORMA Q OS POLITICOS GOVERNAO ESSE PAIS.

  265. nao adianta saber e continuar submisso, ninguem faz nada pra mudar
    escreveu o que estamos sabendo a tempos, mas nao fazemos nada.

    decifrar o texto foi duro…

  266. Caros amigos Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro, como é de conhecimento de todos os Caveiras(BOPE), e alguns Coordenadores especiais (CORE), toda essa fase de tropas de Elite do Rio de Janeiro, iniciaram inspirados no Comando de Fuzileiros Navais, em especial COMANF(COMANDOS ANFÍBIOS) inclusive os primeiros cursos foram aplicados por estes. Infelizmente a nossa Carta Magna CRFB, não nos dá competência para assumir o policiamento no Estado do Rio de Janeiro, onde encontramos todos os tipos de problemas demonstrados claramente no filme Tropa de Elite, e que todos nós sabemos sem sobra de dúvidas que a PMRJ hoje é uma Instituição em COMA. Na verdade nossa Cosntituição nos dá poderes sim, quando ela reza que,”será utilizado as forças armadas para à Garantia dos Poderes Costitucionais, da lei e da ordem”, eu pergunto a qualquer um dessa sala, existe princípio da dignidade humana nas favelas? existe garantia de ir e vir no RJ? existe direito a liberdade, cidadania, SEGURANÇA PÚBLICA? tenho a convicção que não… porém hoje em dia os políticos que foram eleitos pelo povo a alguns anos atrás, os filhos de papai pregavam suas idéias de Iluminismo, de liberdade de expressão e que queriam beber e fumar pelas ruas sem serem questionados, e que foram EXILADOS do País na época da Ditadura Militar, é que estão no Centro do Poder, faça uma análise real… e que morrem de Ódio de militares e por isso não deixa os Militares assumirem seu papel, nem que fosse pra reestabelecer a paz e os Poderes Constitucionais e depois devolvessem a segurança ao PM e que com certeza muitos dos policiais cairiam por terra também. Tenho a certeza, sem dúvida nenhuma que, o BOPE se orgulha de usar a Faca na Caveira em seu peito, símbolo até hoje do COMANF só que acrescentado com uma Asa, pois os seus valores Morais e éticos são desde o Inicio do curso peneirados como os Militares das Forças Armadas, em especial da Marinha do Brasil, vós digo mais, os próprios BOPE’s não se julgam Policiais Militares do Rio de Janeiro, como todos sabemos eles são muito mais que isso, são um Poder Orbitante dentro dessa instituição.
    Quanto ao CORE, tenho que parabenizar pois estão em uma instituição que ainda tem muito a ser aprimorada, e se aventuram como escoteiros mirins tentando ganhar espaço, em se caracterizar como policia Ostensiva (viaturas caracterizadas e policiais caracterizados com caracteristicas de Militares), mas infelismente fogem totalmente as suas competências. A policia técnica e judiciária, onde o termo de contituição já diz, deveria ser uma policia composta de profissionais amplamente técnicos, com cursos voltados pra área de investigações avançadas, equipamentos de escutas, sistemas de informação, peritos amplamente qualificados em todas as áreas e linhas investigatórias, do crime de colarinho branco aos crimes mais infamante da sociedade, e enquanto isso acabam usurpando a competencia da POLICIA MILITAR, enquanto usamos nossos policiais civis como Policias caracterizadas administrativas, o Ministério público briga por assumir as linhas de investigações e a cada dia mais ganha forças da Policia Civil, sendo que este deveria somente pedir diligencias à autoridade Policial quando acha-se confuso qualquer fato. Infelismente fica dificil brigar pela policia civil, para não perder as linhas de investigação para o Parquet. A policia Civil tem que se basear na Policia Federal em termos de Investigação, linhas investigatórias… e não no BOPE, que é um tropa criada pra desfazer a merdas que os outros não tem competência pra fazer.
    O que eu quero falar é que os PCRJ/CORE, fazem um papel muito bonito, e até concordo de certa forma com os comentarios supra mencionados tipo dar apoio numa apreensão, mas pra isso existe a PMRJ, para dar apoio às operações que devem ser sempre em conjunto. E quanto ao BOPE, um ótimo trabalho vem sendo feito, acho que para mantermos a paz temos que estar preparado para a guerra… mas sem exageros… o Caju já tá dificil… a população de mulheres já tá grande e agora tá aparecendo um monte de mulheres no crime… elas estão assumindo o papel dos homens até nisso… Quero Parabenizar o Blog pelo tema abordado, espero receber muitas críticas aos meus comentarios mas irei responder todas elas, em nenhum momento quis ofender qualquer instituição, mas o que eu quis ofender foi o Desvio de competência, isso sim pe totalmente reprovável. Obrigado a todos e ADSUMUS.

  267. A função da CORE não pode ser comparada a atuação da Pol. Fed., pois a SPF/RJ não possui carceragem como na PCERJ, e qdo mete uma cana repassa os acautelados direto para POLINTER, dai qdo tem rebelião chamar quem? … Só tem a CORE nessa hr.
    Referente às operações, qdo uma Especializada ou Delegacia sai às 03:00 hs, a AP solicita sempre a CORE como reforço pq nenhuma UPAJ tem efetivo suficiente para adentrar as favelas do Rio, e não pedem auxílio a PMERJ pq …….. vc já sabe bem.
    Qto ao MP, este já é o Títular do IP, e portanto realiza investigações de toda ordem pelo Brasil, com fulcro em várias vacâncias da CRFB, do CP, do CPP e etc…
    Já perdemos a investigação faz tempo.
    Atualmente o MPE é o único Poder que investiga, mas não pode ser investigado, controla e fiscaliza, contudo não pode ser fiscalizado nem controlado, isso relatado por muitos Juizes, é fato concreto. O Juiz pensa que é Deus, no entanto o Promotor tem certeza.
    Concordo que a Pol. Civil tem que andar à paisana, porém não são os Policiais (legitimados) que fazem as regras, necessitamos sim de Vtrs descaracterizadas, para a devida investigação, mas os políticos e ricos querem ver as Vtrs de longe, e poder identificar com a finalidade de punir e não ser incomodados, CORRETO?
    Resumindo: As Vtrs da PMERJ qdo em perigo acionam o BOPE, e as Vtrs da PCERJ e suas UPAJs solicitam auxílio da CORE, e assim tem sido a regra durante decadas, idependentemente de nossas opiniões.
    O Esquadrão Anti-bomba do RJ (EAB/SEDAE/CORE) faz 40 anos, 1º seguimento do Brasil – Parabéns.

  268. Fuzileiro: não sei se você já chegou a ler outros posts deste blog, mas se o fez ou fizer, verá que em diversos momentos eu prego exatamente o que você aqui comentou. Ou seja, concordo quase que integralmente com seu comentário e sua brilhante análise.

    O “grande lance” é que, imagine que a PC efetivamente apenas investigue, como tem que ser. Em algum momento os mandados de busca e prisão têm que ser cumpridos, e aí precisa da parte operacional. Obviamente você, como eu, não deve conseguir visualizar policiais militares atuando sob ordem dos investigadores nas missões. É por isso que deve existir este braço operacional da polícia judiciária, como também tem a PF, com o COT.

    Infelizmente não temos uma polícia única no âmbito estadual, e não vislumbro que teremos uma tão cedo, porque desta forma é mais fácil para governos manterem seu poder, dividindo para conquistar, basicamente.

    A CORE é necessária e legítima, existe há muito tempo, apenas mudou de nome. O que não é necessário, e o que não tem legitimidade de ser, são as operações de guerra com participação de delegacias especializadas que tinham que estar investigando ao invés de trocar tiros em favelas.

    Se precisa de mais gente operacional, aumente-se o efetivo da CORE, simples. Assim, só a CORE fica operacional, como acontece em qualquer polícia de investigação do mundo, atuando em suporte às equipes investigativas e sob a ordem e orientação destas. É assim que a CORE faz quando vai em apoio, o delegado que está com a investigação diz o que quer que seja feito, que local deve ser tomado e preservado para o trabalho dos agentes.

    Abração.

  269. Falta sinergia entre as Polícias Estaduais, por esse motivo a Polícia Civil-RJ mantém este pioneiro seguimento de ações táticas especiais no Brasil.
    Para se ter uma noção da distância entre ambas, com a introdução de novos equipamentos para o PAN-2007, os rádios das Vtrs da PMERJ não se comunicam com os da Vtrs da Civil, devido a uma interferência – detalhe – Antes se comunicavam e era útil na hr do sufoco, a famosa prioridade, QSL?
    A CORE não pratica usurpação, e nem pretende atuar na área militar, em casos de crimes militares, bem como não abre IP na esfera Federal, qdo a ocorrência se da no interior de um orgão da União. Certo?
    Referente a palavra usurpação, o que vemos é uma P2 que foi criada para investigar apenas os militares e suas condutas, mas, todavia realizam a função da Pol. Civil, investigando civis com a tese utilitarista, saindo de suas reais atribuições. Isto é o que ?
    Seria o ranço da ditadura com a velha máxima: “os fins justificam os meios” …

  270. Gostaria de deixar claro que os serviços de inteligência das PMs são aparados por lei. A PRF também possui serviço de inteligência. As FFAA idem. Até empresas de coleta de lixo as possuem. Se a atividade é amparada por lei, não existe ususpação.
    As P2 investigam? me tragam um unico inquerito policial lavrado por uma P2 e remetido á justiça. Serve também uma escuta telefonica feita por P2. Confundir atividade de inteligência com persecução penal é passar atestado de burrice.
    Agora, não existe lei autorizando policiamento ostensivo por parte das PCs. Neste caso, prevelace a máxima de Stalin “Acuse seus inimigos daquilo que você pratica”. Macaco tem mais é que olhar para o rabo antes de falar dos outros .

  271. Jeferson: ih, tenho que discordar de você nessa amigo. A P2 atualmente inclusive encontra-se com diversas linhas telefônicas interceptadas, inclusive a maioria nem de militar é. Acontece que se argumenta “aqui tem PM envolvido” e investigam, depois concluem que não tem e mandam para a Civil, anos depois.

    Eu mesmo cheguei a tentar trabalhar um inquérito deste tipo quando estava na DRE, pois foi remetido para lá, com escuta telefônica, busca e apreensão e tudo. Só que já havia se passado na época alguns anos e o então IPM estava paradão, sem atualizar, ficou impossível coletar algum dado, mesmo porque todos os investigados já estavam cientes, e comprometida toda a persercução.

    A P2 está sempre com servidores inscritos nos cursos de inteligência que saem em nosso BI. E é fácil entender, qualquer procedimento de segurança precisa de uma área de inteligência, afinal, como desenvolver um melhor esquema de patrulhamento sem informações para traçar o plano?

    Existem aberrações, no curso para operação do sistema Guardião, de escutas telefônicas, por exemplo, haviam militares, policiais civis e promotores, na mesma proporção.

    O fato é que as coisas são emboladas, e de propósito, pois alguns se favorecem deste “caos artificial”. Mas este assunto é deveras extenso para comentarmos aqui somente.

    Quanto às atribuições oficiais da CORE, esta se presta somente ao suporte operacional às delegacias que fazem as investigações, e demais funções específicas, como o Esquadrão Anti-bomba, Retrato Falado, etc, tudo isso imposto por lei.

    O uso que muito se fez da CORE para patrulhamento das ruas, nos governos garotinhos, estes sim, invadiam de forma flagrante as atribuições da PMERJ, e ao que me lembro uma associação de classe da PMERJ inclusive interpelou a Chefia de Polícia através de um ofício, muito justamente (que infelizmente não deu em nada, pra variar).

    Mas, de novo, peço: não há porque iniciarmos discussões. Debates são bons, discussões não. Se uma polícia invade a esfera da outra, se ambas são horríveis, se há disputa por vaidades e poder, a responsabilidade não é nossa, dos agentes da PCERJ e PMERJ. Não devemos portanto pregar a desarmonia entre nós enquanto alguns, os cardeais e almirantes de nossas corporações, não ligam a mínima e enchem os bolsos, destruindo-nos e à segurança pública.

    Já temos inimigos em quantidade suficiente, não sejamos uns dos outros. E “poder”? Que poder? Estamos na pior, rumo à extinção, e “pedindo esmola para dois”.

    Paz e harmonia, respeito e tolerância. Abraços.

  272. O interessante deste post, em seus mais de 300 comentários, é que a pretexto de discutir uma hipotética disputa entre o CORE X BOPE, acho que já foi feito um diagnóstico da maioria dos problemas de nossas instituições de segurança. Dava para fazer um relatório com um diagnóstico razoavelmente preciso sobre a segurança pública do Rio e do Brasil.
    Acho que este era o objetivo maior do criador do Blog e por isso merece todos os aplausos possíveis.
    Valeu.
    Sds a todos os participantes.

  273. Putz Benito, é verdade, se separamos as opiniões da informações postadas por uma dezena de debatedores, teremos um perfil bem fiel à realidade da segurança pública, e o pior, não só do Rio, mas do país.

    Desde o começo deste blog, a intenção é esta, quero dizer, não só deste post, mas de todo (quase todo) o blog.

    É gratificante ler que o objetivo pode ser alcançado. 😉

  274. Putz Benito, é verdade, se separamos as opiniões da informações postadas por algumas dezenas de debatedores, teremos um perfil bem fiel à realidade da segurança pública, e o pior, não só do Rio, mas do país.

    Desde o começo deste blog, a intenção é esta, quero dizer, não só deste post, mas de todo (quase todo) o blog.

    É gratificante ler que o objetivo pode ser alcançado. 😉

  275. O CORE não foi criada para promover ocupações em favelas, intervir em guerra entre os narco-traficantes e outras missões que exijam sangue frio e heroísmo policial.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK eles mesmos provando q nao merecem invadir favela muito menos serem comparados com A MELHOR TROPA DE ELITE DO MUNDOOOOOOOO!!!!!!! o core e uma bosta….
    CAVEIRA!!!!!!!!!!!!

  276. O mike donde q vc leu isto? tu ainda nem era nascido, Brasília ainda nem existia, mas o DIE já ocupava qqr favela no Rio e no Brasil. Só mudou a sigla, e hj a CORE realiza tds a missões, por ex. ontem, 4ª f. a PMERJ tomou um sufoco pela manhã, no morro do dendé, na ilha, não conseguiu entrar, e a tarde a CORE ocupou o morro, no talento e sem baixas. tu nunca veio no Rio.

  277. A P2 investiga sim, e está “aparada” por Lei, porém o q se discute é a atribuição desta 2ª Sç. As nossas FFAA investigam os seus militares, não podendo comparar a P2 c/ S2, passando seu att de burrice.
    Não sabia q as vias públicas tinham donos, essa é nova, e teria q ter Lei p/autorizar esta ou aquela Polícia a trabalhar? Por isso q a bandidagem manda n/DF. jeferson > Acuse seus inimigos declarados, daquilo q vc não exerce.

  278. Caros amigos, novamente venho fazer um comentário que foge até um pouco de nossas discussões nesse blog, mas o que me deixa muito triste é ver o nível de formação tanto cultural quanto funcional dos PM’s, hoje o concurso para ser um soldado da Policia militar do RJ, exige do concursando conhecimentos de Português e matemática, enquanto que para ser um mero investigador ou inspetor de policia Civil de 6º categoria, exige-se um conhecimento aprofundado de Direito, e vos digo mais, eu sou Bacharel em Direito e Pós Graduado em Direito Público e com toda convicção afirmo que um mero conhecimento, você não passa para esses cargos que eu mencionei, sem falar no próprio português, informática, e isso me dá um conforto muito grande ao saber que tenho Policiais, mesmo que civis fazendo policiamento ostensivo como o CORE tem feito, mesmo sendo um desvio de função aos olhos do direito administrativo, e acrescento mais, não é querendo reparar o português dos policiais que aqui neste Blog estão escrevendo, mas prestem atenção nos erros GROTESCO dos PM’s que aki nesta página tem colocado seus comentários, isso me dá medo, medo ño sentido de que esses são os administradores da LEI, mas que Lei? os PM’s hoje nem sabem o que é crime, e digo isso com certeza, pois quando sou abordado por Policiais Militares, tenho o maior prazer de enquadrá-los… infelismente são leigos em direito, geralmente quando estou com tempo e quero me rebarbar, peço para que as viaturas chamem as famosas SUPERVISÃO, aí sim, vem geralmente um Sargento com um conhecimento mínimo ou um Aspira recém formado que sabe falar minha Lingua, sei que os PM’s que lerem esse comentário, principalmente os Caveiras, irão dizer que não tem que saber escrever pra entrar em Morro… ou enfrentar bandido, com certeza, mas se for pensar dessa forma, aki na Ilha do Governador tá cheio de pedreiros e estivadores desempregados…. me desculpem a sinceridade. Porém não culpo os policiais militares não, culto o Sistema, a forma de concurso que é feita, as exigências feitas para ingresso, isso é que tem mudar, hoje no Brasil existem aproximadamente 600.000 advogados, isso só nos quadros da OAB, no RJ existem aproximadamente 100.000, hoje em dias as faculdades formam uma média de 4000 Bachareis em direito por ano, ou seja, uma mão de OBRA com o conhecimento necessário para compor os quadros de Policiais administradores da Lei, com isso evitaria até o que tem acontecido no Rio de Janeiro de Facções criminosas financiar cursinhos tipo pré vestibular, para bandidos das favelas entrarem para a Policia, e serem mais uns bandidos Fardados… uma vez que o serviço de investigação Social antes de entrar para o concurso é falho. Nesse sentido quero parabenizar a atitude da Policia Civil do Rio de Janeiro em elevar a exigência do Nível Superior para o Cargo de Inspetor de 6º categoria, assim fazendo como a PF fez a alguns anos atrás a oxigenação dos Policiais corruptos e que chegará com certeza como é a PF hoje, uma instituição totalmente respeitada e ´com um trabalho sério. Quero deixar essa discussão e espero que haja muitas postagem nesse sentido.

  279. ESQUECI DE AGRADECER, MAS VENHO AQUI FAZER, OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS TANTO DO SIMPSON QUANTO DO EDURARDO / RJ, VOCÊS DOIS ENTRAM NUM DEBATE DE FORMA RESPEITOSA E MOSTRANDO SUAS OPINIÕES, OU SEJA NÃO DEMONSTRAM SOMENTE UM CONHECIMENTO EMPÍRICO DO ASSUNTO ABORDADO. MEUS PARABÉNS OS DOIS E OUTROS AMIGOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DOS DEBATES. AOS OUTROS QUE NÃO SABEM SE EXPRESSAR DE FORMA RESPEITOSA DEIXO MINHAS DISCÓRDIAS. ATÉ O PROXIMO DEBATE.

  280. Fuzileiro: agradeço as palavras amigo, o intuito é debater com civilidade mesmo, para tentarmos dar passos em frente. Conflitos de idéias são bons, pois encontramos sempre as melhores soluções.

    De fato, o nível exigido em que ser alto, pois temos pessoas qualificadas para tanto. Só que o salário não condiz com a realidade, com a própria função a ser realizada, assim, para pagar tão pouco, não se pode cobrar muito. Os candidatos são normalmente compatíveis com os salários oferecidos, e o salário está baixo, muito baixo.

  281. o Fato e que na Verdade a P2 Di vez.. investigar, a Contuda em que o Policial tem Realizado prefere
    investigar.. um traficante com a Nota Maior !
    tanto que o serviço reservado Hoje não toma conta
    do problemas em que os Policias se encontram… !
    simplesmente, a PM e isso que nois vemos porque alguns colegas PMS tem a cara de Pau de dizer que a civil não investigam nada quem investiga e a P2 ! ..
    sabemos que quem tem Usurpado a Função. ! e exatamente exatamente a P2. !

    ABRAÇO

    FORÇA E HONRA. !

  282. Pro AMIGO MIKE. Primeiro lugar e a Core e não o Core
    segundo Lugar primeiro se informe o que a Core pra
    depois tu começar a falar imbecil, a Core pode muito
    bem ocupar Favelas de qualque Lugar… tanto que
    lembre-se de que a Core que deu aquele saldo negativoo pro vagabundos la em Senador camara
    no Rebu, etc. Mangueira, Jacarezinho etc… se for lembrar são Muitas… ! então antes de falar merda informe-se.

    Força e Honra. !

  283. Se a CORE não foi criada para promover ocupações em favelas, intervir em guerra entre os narco-traficantes e outras missões, pq exerce essas funções…? Como por exemplo a da semana passada que a CORE realizou a Operação no morro da Mangueira intervindo do msm jeito no narcotráfico…

  284. …perdão a operação foi em janeiro e não semana passada, rs. Mais msm assim se alguem puder me responder.

  285. A última gde op. da CORE na mangueira foi em julho, e até hj o Pitbul não se recuperou, perdeu 2 dedos e ta todo escangalhado….
    A CORE realiza qqr tipo de missão, mesmo com o mínimo de efetivo. Estamos e estaremos presentes sempre que solicitado, em qqr parte do RJ, do Brasil e fora tbm, com presença até no Haiti, CORRETO?
    Temos elogio da ONU.
    A Base Jaguar está sempre em ação, durante 24 horas, inclusive neste momento (sábado) temos Equipes em movimento pelas ruas. Possuimos uma unidade de resgate UTI, apareceu no jornal no complexo do alemão, recebemos um caminhão do PAN com equipamentos p/o Esq. Anti-bombas, estamos com 2 blindados em manutenção e recebendo 2 novos, daqueles que não entram nas vielas das comunidades armadas, porém a luta continua.
    Thaís, não sei se consegui responder sua pergunta, porém não existe Lei ou determinação expressa, sobre proibição referentes a ocupação, missão e/ou operação em geral, contudo o que impera é a falta de material humano, pois operamos com baixo efetivo em todas as Unidades (UPAJs) da Pol. Civil do RJ.
    Precisamos de sangue novo.

  286. E complementando o que o Sparta escreveu, a CORE não estava nestas operações “intervindo na guerra entre narcotraficantes”, isso é missão da polícia ostensiva, e utilizam o BOPE. A CORE apenas dava apoio às delegacias que tinham missões a cumprir naquele terreno. Pronto.

  287. Olá Galera do mal…. como vocês estão? venho aqui mais uma vez ressaltar como é bom ser respeitado dentro de uma sociedade, até mesmo dentro dos “guetos” nas favelas do Rio de Janeiro. Vocês estão acompanhando o que é uma operação militar de verdade!!! O Exército Brasileiro e a Força que tenho maior orgulho em servir, que é o Único Comando de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, onde estamos ocupando as Favelas e nada se fala além da aprovação dos moradores, elogiando… a favela fica num silêncio só, nada de tiros… nada de Drogas, nada de Movivmento quando estamos tomando conta. è as Forças Armadas mais uma vez mostrando sua força. “ADSUMUS” qualquer coisa estou por aki.

  288. Fuz.naval, tu é uma piada, sempre tentando aparecer.
    A Operação é um sucesso, merecem promoção por bravura e medalha de guerra.
    Não sabemos se é militar, ou se é qual a patente, mas te digo que são menos de 25 mil Fuz.Navais p/atender todo o território nacional, sendo que no tráfico do Rio são mais de 100 mil guerrilheiros e uns 50 mil que trabalham indiretamente, como os moto boys.
    (Dados acima do Sv de Inteligência).
    Neste momento nossas Forças Armadas juntamente com a Força Nacional, trabalham na segurança dos usuários de drogas, que entram e saem das favelas na Paz, afinal são seus eleitores e merecem tratamento vip pelos Governantes, e atendendo nossa CFRB/88, afastam a Polícia destes locais pelo fato de ser defeso a prisão em flagrante do cidadão, eleitor em pontencial.
    Os Generais do tráfico estão de bem com a vida, com segurança total e até podem dormir tranqüilos, e o faturamento triplicou, por isso os elogios.
    Quando um militar vai para o Haiti, tem gratificação em dolar, e quem sabe sai uma gratificação local… ?
    Tudo pela Pátria.
    Vai vendo!

  289. Grande Fuzileiro Naval (GBO), cuidado para não arranjar um casamento ai no morro, morar e colocar um quadro na parede [“ADSUMUS”], e depois não vai reclamar da vida.
    Um dia você embarca para Europa e quando retorna para a Vila Cruzeiro encontra a cama quente e um chinelão do lado, mas nada aborrece, porque o importante é a aprovação dos moradores, correto?
    Tu vai sair pelas Ruas e os moradores vão lhe dizer ADSUMUS – aqui estamos……

  290. affz. Fuzileiro numa boa antes de entrar aqui e falar

    besteira pensa bem.. tá.. cuidado com as palavras ..

    vai aprender mais da real situação do Rj… e depois…

    tu vem falar correto? se informe melhor.? ta ok… !

  291. OGAMANO (isso é nome?), primeiramente gostaria de dizer que ameaças não me assustam. conheço muito bem a realidade do Rio de Janeiro, e vos digo mais, se ler em alguns comentários anteriores, falei das minhas qualificações. Sou Fuzileiro por amor a profissão das Armas, e não sou polícia pois infelizmente nossas instituições policiais estão falidas, não por culpa dos policiais, afinal são vítimas do Sistema. Como falei antes, existem no só no Rio de Janeiro 104 mil advogados (OAB) na mão, e aproximadamente 300 mil bachareis em Direito, ou seja a mão de Obra necessária para compor os Quadros de Policiais. Após algumas reuniões feitas com alguns “politico”, conseguimos elevar o nível do investigador de Policia Civil para o nível Superior, teremos agora uma policia Civil oxigenada, como a policia Federal a partir de 2001. ou seja, sou combatente. Quanto a operação Guanabara foi um Sucesso, tanto com o Exército como o Corpo de Fuzileros Navais. exemplo para todos.. para vcs terem idéia, solicitamos ao Bope que se mantivesse fora das operações no período que Ocupamos. BOPE, está de parabens as operções em conjunto. Agora, eu nem sei o que vc é? nem sei se é alguma coisa… mas entrar e criticar a opinião das pessoas sem mesmo dar uma idéia construtiva, demonstra o que você na cabeça. Obrigado pelos comentários.

  292. CASCUDO POL. (isso é nome de peixe, ou foi criado levando isso?) Gostaria de parabenizar pois pra ter um Codinome de cascudo é pq vc já levou muito na “cabeça”, não sei de onde vc tirou a idéia de ir pra Europa, mas vou ficar de olho, gostei da idéia… seria bom pegar umas comissões assim e faturar uns dólares. Quanto o chinelão, caro amigo, vc com certeza mora na Cruzeiro, onde na rua 11,12,14.. conheço tudo aí… e digo mais.. cara pra vc estar procupado com CHIFRE, é pq vc sofreu com esse mal. Não se procupe com minha mulher… pois nesse Blog estou fazendo comentários sobre segurança pública. Sei que você tentou ser militar, conseguiu servir ao menos? Mas não fica assim não… se dê valor pelo que vc é hoje, e deixa eu fazer meu trabalho. Forte Abraço amigo. “ADSUMUS”!!!

  293. FERRÃO PCERJ: olá ferrão, piada não, pois todos os temas abordados por mim aqui são sérios,se eu quisesse aparecer estaria fazendo salto de para-quedas na favela. Quanto a Operação ser um sucesso, é sim, pois evitamos que pessoas inocentes morressem por muitos dias. Sou militar com muito orgulho, quer meu NIP? e você demonstrar conhecimento de quantitativos não quer me dizer nada!
    uma coordenação séria, com Logistica e um serviço de inteligência, você consegue fazer um excelente trabalho, com toda discrição. se tem “guerrilheiros” é porque chegou as armas na favela, e isso já demosntra claramente uma total improbidade da PM em exercer sua função. (assista tropa de Elite, aquilo é pouco). Ninguém nasce bandido, pode ter certeza, e se nas favelas o Estado só se faz presente através da polícia, então temos um problema serio. por isso é que culpo o Sistema e não os policiais. Você não pode tratar um viciado com um bandido, ele precisa de tratamento e não de ser morto… por isso estamos fazendo a segurança sim, mas não só dos viciados, mas de todos que tem Direito a Vida a Liberdade, a saúde, a segurança pública, o direito de ir e vir, o direito de não ser julgado sem o devido processo legal. Lembre-se você não é Juiz, pra julgar quem vive e quem morre! então não queira descontar seu problemas sociais em cima de pessoas que possuem o vício. tá revoltado, se mata, vai ser melhor. A missão do Haiti, é uma missão de paz, estamos lá para garantir a PAZ de seres humanos, como estaos nas Favelas do Rio de Janeiro. O respeito é o primeiro gesto para que uma pessoa possa pensar em mudar de vida, que respeito as tropas que sobem as favelas demonstram? pelo contrário, só ódio e sangue… assim os filhos do tráfico crescem revoltados com o Estado, que paga por causa de uma minoria dentro de uma Corporação tão importante, que é a PM e PC. Se estou fazendo seu trabalho, é porque vc falhou em sua missão, e se te incomodo, só lamento por você, não posso te ajudar. procura um psicólogo. Deixo aqui uma frase muito bonita: ” Se um dia acabar a vida sobre a Terra, que fique pelo menos os Fuzileiros Navais, para que eles demonstrem tudo de mais belo que já existiu” Adsumus.

    OBS: DUPCERJ, te respeito e respeito a todos desse Blog, mas não aceito desaforos como esses que respondi. me desculpa esses são minorias, se quiser que eu passe a Ignorar esses comentários destrutivos, posso passar a fazer isso. Obrigado e desculpe-me quem não precisa de ler esses comentários.

    “adsumus”

  294. Primeiro Lugar Fuzileiro se e que vc realmente e…
    porque e mole colocar um Nick de Fuzileiro pra min
    tu não passa de um babaca ,segundo lugar quem tu
    acha que pra me esculachar… se fosse não entrou
    pra policia pq tu não tem peito.. ,terceiro lugar você
    falar que fuzileiro bla bla bla e mole você posou de fuzil
    em uma favela em quanto um PM ja trocou tiro com
    vagabundo quantas vezes em um dia…. pra quarto
    lugar.. Fala mal depois defende? tu ne Homen
    nem pra segurar uma opnião… ! 2 caras !!!
    morde assopra, pra min tu e um vacilina.. tu acha que
    tu gosta mesmo e de segurar o fuzil pros marinheiros ne..

    a se toca.. rapa.. vira Homen Primeiro… !!!

    Ogamano… ! ( e não e Nome e apelido burro )

  295. So pra completar pro pistoleiro Naval ….

    Nada de drogas quando as Forças Armadas estão lá?

    tem certeza… ? Trafico nem se emtimido com a

    presença de vcs … dou Risadas… !!

    Ogamano

  296. O GBO Naval, sei que não sabe nada sobre o termo cascudo, pq não é policial, e talvés nunca será. Cascudo é um policial antigo e experiente, e ter que ler que o CFN realiza um trabalho melhor do a Polícia nas favelas é mt grave, e ainda diz que aborda Seg. Públ. sem saber do assunto, isso é piada de mau gosto.
    Conheço mts Oficiais do CFN que não concordam com suas idéias aqui postuladas.
    Toda hora que sai uma escolta para o Cabo marinherio “Marquinho sem cérebro”, os Fuz. pedem auxílio da Polícia Civil, e são uns 30 homens entre fuz e civis para levar um prego p/o Forum de Bangu, se quiser pode confirmar. Vcs não cuidam nem dos seus e ainda acredita poder dar jeito no sistema de seg. do Est. do RJ. Está delirando, não se pode mudar o Sistema.
    Todos sabem que quem dita as regras neste Estado é o dinheiro, e dinheiro sujo do tráfico. O Gov. Federal disse na TV que iria colocar vários Batalhões da PM e Delegacia no Complexo do Alemão durante as obras do PAC e os líderes presos deram a palavra final. – Só faz obra sem a presença dos canas… Os Governantes concordaram e ainda reformam as casas dos vagabas de graça, por isso digo que as obras são um sucesso, a presença das FFAA são oportunas, e bota a fila pra andar. Brasil um País de todos.
    Democracia unilateral, com ditadura velada.

  297. Pessoal, o tema requer um debate salutar sobre as reais funções de uma UPAJ e de uma OPM. CORRETO ?
    Já fiz escolta do sem cérebro, junto com o Grptº do CFN, do PM na Ilha das Cobras, p/Bangu, no caso da guerra entre bicheiros, F. Ignácio e R. Andrade, porém se formos observar, estaremos saindo completamente do título. Peço, smj, que retornem rapidamente aos comentários, 91. 92 e 123.
    Temos que ficar atentos para ao novo blindado da Agrale, que é menor e com caçapa para transporte de presos, sendo fabricados pelo Exército, c/capacidade para 5 policiais e 6 presos, excelente para a POLINTER, é só lembrar dos colegas que morreram chegando na porta do Forum da Ilha do Gov, bons amigos que se foram, por falta de efetivo e de recursos de defesa.
    Polícia Civil-RJ – Parabéns pelos seus 200 anos.

  298. So pra ilustrar pro pessoal do blog, o nosso tema requer
    falar das funções em que o Bope, a Core realizam,
    vamos deixar de lado as palavras que possão ofender
    a outros companheiros de blog porque se repararmos,
    e por isso que não temos uma Policia estritamente
    unida correto? porque se nem em um blog conseguimos
    respeitar uns ao outros que será do Dia-Dia de um
    Policial? talvez um dos grandes Problemas aqui no Rj,
    e falta de União de Policiais… !,não vamos piorar ainda
    mais a situação… Não vamos se fazer de inocentes..
    precisamos e de união o que o outro falar falou…

    ! ! !

    PCERJ- Parabèns pelos seus 200 anos.

    Força e Honra.

  299. Quando entrei nesse site e vi o assunto core x bope, a conversa era extremamente saudável. tinham delegados, agentes, investigadores , soldados e coronéis da PM naquela rasgação de seda.Um respeitando a opinião do outro.. repentinamente, aquela confusão. Um querendo ser melhor do que o outro.Depois entrou a questão de cada um culpar a outra instituição pela desgraça no rio de janeiro. Como se a policia fosse culpada pela alta taxa de criminalidade do Rio de Janeiro( é uma piada né?). Fora algumas exceções,pessoas que tentaram manter o debate neste site em harmonia, a maioria , policiais civis e policiais militares apenas demonstraram o que são. Bostas. Se cada um cumprisse a sua função,só quem ganharia seria a sociedade.

  300. Caro Jack, é verdade que muitos PM buscam ir pra PC ou outro órgão onde ganhar seu “dinheirim” também seja mais “mole”. É bom que esses que não são abnegados, que não tenham coragem de pegar o “touro à unha”, deixem os quadros das PM. Precisamos, nós, a PM e a sociedade, de grandes soldados para combater o flagelo do crime, Soldados que não coloquem o dinheiro acima de tudo.

  301. Leandro Menezes, bixu machu, me responda uma coisa: Porque é uma mania nacional o PC não aceitar ser investigado? Porque também é mania nacional o PC se achar melhor (o cara) do que qualquer outro trabalhador (não precisa ser PM não)? Não levo fé na lisura das corregedorias das PC, as análises que minha limitada capacidade (sim, limitada, pois não sou PC certo?) me levam a pensar assim.

  302. Olha Caro amigo Ed, eu posso responder somente
    que tenho um amigo que e policial civil e demonstra
    total contrariedade do que voce falou, quanto a
    a corregedoria da civil não posso lhe informa…
    porque ainda não sou Policial….

    mais pergunte aos companheiro de blog Dupcerj,Simpson, Zé Mane etc que eles vão lhe informa

    melhor…. !

  303. Ed, se liga… A Corregedoria da Polícia, tem punido direto aqui no Rio, a Titular, Drª Ivonete é o demônio na caneta, veio da CGU e logo de cara puniu severamente um funcionário da própria COINPOL, só pq não preencheu o BDT corretamente, e ainda mandou publicar no BI, enviando cópia para todas as UPAJs. Os comentários sobre investigações e se um melhor do q o outro são pontuais. Primeiro: a investigação começa sobre um cidadão e mais tarde abrange uma quadrilha, e nessa linha encontramos membros da nossa Polícia e de outras Polícias, por isso a figura do Juiz é fundamental no Brasil, não é mania nacional é Constitucional. Segundo: Não sei qual o seu Estado, mas se vc escutou de alguém q a Pol. Civil é a melhor, coloque sua posição para esta pessoa, talvés seja só uma mania, ou não. Também escuto muitos elogios sobre a Pol. Federal, e nem por isso fico irritado. Estão trabalhando bem e predendo até os seus companheiros.
    PCERJ – 200 anos – a 1ª do Brasil.

  304. Muito bem elaborada esta matéria e enquanto não tivermos uma politica de segurança pública eficaz ,sempre haverá expeculações de pessoas (jornalistas) e leigos que acreditam ser experts em policia e segurança pública chacotando e sensacionalizando tão nobres profissionais.

  305. isso aí todas as policias deviam se unir para acabar com o dominio das favelas e do trafico de drogas no rio de janeiro e no brasil só assim acabara de vez com os traficantes
    tenho parabenizar o BOPE e a CORE pelo belo serviço que prestam para a população do rio de janeiro e espero que um dia vcs viram uma policia de pronto e emprego para que posam ajudar todo o Brasil

  306. Marco Aurélio e Pedro Henrique: agradeço as visitas, comentários e elogios, a luta contra o crime não é só das polícias, é de todos nós, e enquanto existir disputas por vaidades, somos nós quem perdemos. Abraços!

  307. para vc que esta de frente a este comentario quero lhe deixar claro q o core nao e so uma policia especializada,mais como tambem exerce funçoes e delegacias especias para todos os tipos de crimes ,inrregularidade e apreençoes de alto escalao.
    alem de ter as melhores recusos e muito mais policias qualificados a policia civil e o core passam por alguns treinamentos no brasil e no exterior com a melhor equipe tatica do mundo q no caso e a s.w.a.t e o c.a.t.e entao assim meus amigos fica claro q a coordenadoria de recusos especias do estado do rio de janeiro sem sombra de duvidas e a melhor e mais preparada policia e tambem a q mais se compromete com os cidadoes do nosso estado.

  308. a civil e chapa quente sabe pq?fecha com noix naum com agente.

  309. Nobre cidadão Leonardo Siqueira, respeitamos todas as posições a favor ou contra a Polícia, porém ao que me consta o termo “fecha com noix” refere-se a uma facção carioca, qual seja o cv, assim como “com agente” identifica ada ou tcp.
    A Polícia Civil não fecha nem abre pra nenhuma facção nem quadrilha, e mesmos os grandes chefes da Civil que se envolveram estão em cana.
    Correto? os índices mostram que é tudo pras cabeceiras, pra dura, portanto muito cuidado com as palavras aqui postadas.
    Juizo meu jovem.

  310. e primeiro e a Core não o Core, simplesmente

    tente referir-se… com termos a Policia,

    em que não seja usado por Facções..

  311. Oiiii

    amigos mais só uma perguta nesse blog são todos policias ??

    né!

  312. ooo M.Colt-RJ em primeiro lugar o mike falou em pm ele falou em bope grande coisa a core ocupar um morro´isso a bope faz com o fuzil nas costa!!

  313. caramba quem postou o blog aeee muita concidencia na hora que estavo vendo o video no youtube fui olha quem postou o video no youtube tah o teu nome la

    caramba

    namoral tenho 16 anos e fico muio puto de nao ter 18 já nao tou aguentando mais espera pra entrar para a polia!!

    fuizzzZ

  314. caramba achei engraçado que o tiro comendo e vcs andando traquilão no video do youtube

  315. Caros colegas Policiais Mikes ou charlies…Aqui em Minas comentam-se a mesma coisa e eu acho que quem puxou a fila foi SP e a PM de SP pagou caro na greve ficou vexamoso todo aquele escarcel.Como
    o colega disse GOE/GARRA/GER e tantas gatagens por aí…sem menosprezar é claro.Penso eu que na maioria das vezes lugar de Delegado É NA DELEGACIA.Em outro tópico no orkut discutimos a lavratura dos TC pela Militar tem Charlie daqui de minas insistindo na usurpação da função e aí…O STF já deu um parecer desfavorável na ação de inconstitucionalidade impetrada pelo PL em SP.Então esta questão de USURPALÇÃO é muito ampla se ela ocorrer por parte dos MIKES ocorre também pelos CHARLIES que estão cada vez mais OSTENSIVOS.Defendo em casos de operações que devem estar ostensivos mesmo mas no cotidiano como em SP acho FIRULA PURA E JOGUETE DE POLITICO P/ COM A POLÍCIA E SEU INTEGRANTES.Sou Mike e não quero ser Charlie e em muitos vice-versa.Cada macaco deve cuidar de seu galho sem interferi na missão do outro mas que esta havendo excessos claro que sim e não vamos esquecer do teatro em alguns caso da FOX que é a bola da vez..Saudações fraternas a todos…

  316. Caríssimo Hebert, não existe usurpação de função, ao menos aqui no Rio, qdo Políciais Civis adentram uma comunidade (favela), ostensivamente, como no caso recente na Cidade de Deus que estava ocupada pela PM e prende o lider (“gerente”). Do contrário haveria uma guerra entre ambas, com grandes baixas e sem prisão.
    Concordamos com a ostensividade da PM e da GM em toda a cidade, só Não concordamos com/a/confecçãode R.O. pela PM, nem pela GM, por questão de ordem social e jurídica, ninguém pode ser punido por não saber a patente do Militar que está de serviço, e atualmente a vaidade é a pior “companheira”, como no caso do Tenente do EB, mesmo sendo de carreira, da AMAN, de Infantaria e PQDT, levou a punição de todos ao seu redor, e isso é quase todos os dias pelo Brasil.
    Saudações Fraternas.

  317. Vocês querem saber da verdade! como a CORE foi criada? Parte I

    A Coordenadoria de Recursos Especiais(CORE), foi criada na gestão do Governador Antonhy Garotinho e do Chefe de Polícia Civil Álvaro Lins(Ex-Capitão da Polícia Militar). A afinidade entre ambos era muito antiga, “os dois foram alvos de diversas investigações criminais, nos mesmos processos”. O Governador praticamente sucateou a Policia Militar, não houve investimentos e proibições na Polícia Militar, foi determinado aos três comandantes do CPB, CPC e CPI(comando de policiamento da baixada, capital e interior)que todos policiais só podeiram subir as favelas acompanhados de um oficial, principalmente na Mangueira, grande aliado Chiquinho da Mangueira, o morro da Mangueira movimenta fortunas com o tráfico de drogas, aproveitando-se da baixa estima que rodeava a PM e por ações desastrosas. Dessa articulação nasceu o CORE, Nesta Reunião Articulada, se perguntou mas os policiais civis não tem preparo algum de pronto combate, o que faremos? Resposta vamos recrutar os melhores homens do combate para integrar a nascida CORE, e onde vamos encontrar tais homens?. Eu lembro quando chegou no Palácio da Caveira o comunicado que estavam recrutando policiais do BOPE para integrar uma equipe criada pela Polícia Civil, estavam oferecendo R$500,00 no salário do policial do BOPE. Muitos foram, nós éramos a maioria, chegava a ser engraçado uma equipe inteira do BOPE no CORE, até que começaram a formar Policiais civis para o CORE, formados claro por instrutores do BOPE. Passamos então a usar nosso símbolo mãe na farda para tormarmos diferentes a “faca na caveira”.
    Senhores entendam algo, lidamos com os dois lados da sociedade, do mais pobre e desfavorecido ao rico e com regalias. A Segurança Pública é Política. Quantos policiais civis e militares são vereadores, deputados Federais e Estaduais. Sabem quem perde? Vocês sociedade, eu quando vou sair com minha família a protejo 24 horas e vcs, quem vai proteger vocês? Nós queremos fazer nosso trabalho tenham certeza e fé nisso, mas os Políticos não deixam.

  318. #*#*#* Esses eram os líderes, por isso não poderia dar certo. Trocaram o nome da Coordenadoria para dar um ar de coisa nova e ainda convidaram PMs p/integrar um Pelotão de marionetes, neste momento os Policiais mais antigos foram para outras UPAJs, a CORE estava a deriva, sem recursos e sem gestor, me lembro que não podia ir em algumas favelas, como na Mangueira, o Garotinho queria colocar alguns Detetives da Metropol I (Pça Mauá) na Rua, qdo a própria vó do rapaz morto salvou todos com suas declarações na COINPOL, acredito que esta notícia todos vão se recordar…
    Mas atualmente a CORE está mudada, não trabalha com PMs, no SAP, no SOT, no EAB e em nenhum setor, contudo alguns Policiais da antiga CINAP e da CAO retornaram com seus cursos da época em que para ser OE tinha que passar pelo Btl. Tonelero, carregando legitimidade nas ações de Polícia.
    Os nossos Políticos só estão lá por oportunismo, sempre procurando subir na vida não se importando com a sociedade, muito menos com os Policiais, Bombeiros, Professores, Médicos, enfermeiros entre outros “escravos” do Estado.
    Sua visão está correta, mas cada um no seu quadrado.
    Saudações – Silva velho de guerra.

  319. Falou quase tudo, o cascudo está atento. O Garotinho está mesmo rico, porém é trilionário, enquanto nosso judiciário dorme em berço explêndido. Detonou Metropol por Metropol e se pudesse acabava com a Polícia Civil do RJ, os concursos realizados no Governo Rosinha Garotinho estão “pipocando” até agora.

    Um forte abraço p/todos.

  320. E os quinhentos reais no pagamento de janeiro para os caveiras? Não saiu né!
    acredita em papai noel?
    Nem eu.

  321. Os R$ 500,00 será q sai? talvés em fevereiro, qdo sai o Ctra-Chq de janeiro, temos q aguardar a boa vontade do Exmo. Gov.
    E por falar em Mangueira hj a chapa esquentou por la, é carnaval.

  322. Bom,primeiramente…acho que e beiin claro né

    adianta os policias fazerem seu trabalho ,sendo que antes

    di tudo tem um grande sistemas corruptivo?

    a grande verdade… que além de colegas que morrem e não

    são lembrados, a grande verdade que vivemos…. nuum mundo

    di Discursos politicos :@

  323. Parabéns p/dia de hj, 06/02, aos Policiais da CORE, ataque em 4 favelas c/sucesso nas 4, 100% de aproveitamento, show de bola…
    Força e Honra

  324. Parabenizo a todos pelo nível de discussão. Creio que o fato de Delegacias terem seus próprios grupos especializados não têm problema algum. Investigações e repressões são de competencia da PC e ostentibilidade e prevenção da PM, então cada um no seu quadrado. Muitas vezes até o pessoal da PC não sabe de operações que irão acontecer pra segurança da operação, imaginem avisar a PM de tais operações?! Há fruta podre em ambos os lados. Não desmerecendo-a, até porque tenho inúmeros amigos da PM, que por sinal muitos já vieram pra PC. Quanto a ter uniformes, treinamentos e armamentos, isso é prerrogativa de toda polícia. Até a PF tem.Isso nunca é demais. Acho que há ai um incômodo egoísta ou um certo “quem pode mais?”.De uns tempos pra cá, após concursos (onde entrou mais gente preparada) e o lado das telas (filmes e tudo mais), criou-se um sentimento de saber quem é mais do que quem. Que cada um seja bom no seu quadrado. Qaunto a P2, ela deveria fazer como o Força Tarefa, ou seja, investigar os próprios policiais militares seguindo o que manda a C.F. ao invés de ficar fazendo o trabalho da PC. Sou policial civil e já vi muitas vezes o pessoal da P2 chegar sem farda, aninciar “Polícia”, fazer mal feito e depois quem leva a culpa é a Civil, pois a população na sua grande maioria não sabe distinguir.
    É fato. Que juntemos as forças pra que o trabalho seja bem feito, que recebamos elogios e voltemos pra nossas famílias, deixemos os complexos de lado, asumamos as funções que nos foram dadas com competência e tudo dará certo. Obg e abraço a todos.

  325. Primeiro quero dizer que sou um estudante de educação física mas com um sonho: ser policial
    Em minha opinião a solução seria a união da PM com PC, formando uma unica policia estadual, se não resolver imagino q irá melhorar e muito o trabalho dos homens da lei.

  326. Nos anos 80, durante a elaboração do Projeto da nova CF, os Políticos tinham a árdua missão de unir as Pols. pela Lei Maior, isso posto como uma das metas prioritarias, sendo uma medida de economia para os Estados membros, entretanto forças contrárias fomentando grandes Lobistas não permitiram a unificação das Polícias Estaduais, e em 1988 saiu do forno nossa Carta Magna, capenga? Talvés…
    No governo atual criou-se a Força Nacional de Seg. e o quadro de Agentes Federais Penitenciários… o que fazer? A FNS trabalha com PMs, Bombeiros, Pols. Federais e Civis, durante o PAN de 2007 trabalhamos com Pols. Civis do Est da Paraíba e da Bahia, lotados na FNS/S.Intelig. Parece uma salada que não sai do cardápio daqueles que possuem o poder, e com vaidade criam novas situações, novas siglas, só para dizer – “a idéia foi minha” … chega ser grotesco, mas a luta continua e temos que acompanhar a banda.

  327. Interessante tudo isso o que vocês comentaram sobre BOPE e CORE, e uma coisa muito importante ninguém fala. Por que só praças da PM que são excluídos da coorporação? Parece até que os Oficiais e os PC não cometem os mesmos erros dos praças. É uma verdadeira covardia e gostaria de ver um dia isso acabar.

  328. Isso um dia acaba guerreiro, mas a covardia maior mora na própria OPM em que os Oficiais permanecem em suas salas, gabinetes, P1, P2, P3, P4 e jogam os Soldados, Cabos, Sgts e Sub-Ofs nas Ruas sem direito de defesa, correto? Quando um Oficial é envolvido em um suposto crime, junto com os Praças combatentes, já constitui um Advogado só para ele, pois sabe que com sua Carta Patente não perderá seu posto, e ainda pode ser promovido, enquanto os combatentes são excluidos sumariamente. Se o larjan aparece eles querem a maior parte do rachucho, mas quando falha eles tiram o corpo e jogam aqueles que arriscaram a própria vida numa jaula, a bem da disciplina militar.
    É o que acontece aqui no Rio todos os dias, não sei se em sua cidade é diferente. []

  329. Exatamante, os Oficiais determinam, mas quando da zebra vão para imprensa com frases feitas, nem sabem falar de improviso como no caso dos 2 PMs do 1º BPM Estácio que retornaram para OPM e sairam em um carro particular, e toda esta manobra necessita de autorização de um Oficial da sala de comunicações e passa pelo Corpo da Guarda, onde permanece um Oficial de dia e passa por vários Comandantes incluindo os do Estado Maior que só perguntam pela fatia do bolo, mas quando da bolo doido ninguém assume nada.
    correto Comandante? na hora do escandalo a diferença é justamente a tal carta patente, herança da ditadura militar, o SDPM é expulso, mas o Oficial da PM faz o que bem entender no Brasil.

  330. gostei muito mesmo, parabens a todos e feliz 2010, que ora está entrando, parabens

  331. Acho quanto o Bope, quanto a Core da Policia Civil são Ótimas tropas de elite.
    As duas tem papel importante para ocupação de favelas e expulsar traficantes das comunidades.
    Concordo a Policia Civil, é Policia Juridica sim mas não vejo nenhum proplema fazer o patrulhamento ostensivo, a sim a população vai ter mais segurança.

  332. olá companheiros estive lendo os comentários a cima e o blog está bombando parabéns,só queria ressaltar que polícia é polícia em qualquer lugar independente de ser militar,civil ou federal,e com relação a questão bope vs core as duas unidades trabalham com excelência,a propósito a core não é integrada somente por policiais civis mas também por pol.militares e bombeiros,rapaziada vamos nos unir pois não esqueçam os verdadeiros rivais e inimigos são os vagabundos tá falado? um grande abraço a todos.

  333. Bom início de ano para todos, e Brasil acima de tudo.
    Grande Irmão Gladiador, estou lotado na CORE, no Serviço de Desativação de Artefatos Explosivos e Incendiários – SEDAEI/CORE, porém é conhecido como Esquadrão Antibomba, e atualmente não há nenhum militar da PMERJ nem do CBMERJ nos quadros da CORE, pois o último PM que trabalhou comigo no SAP se reformou, e os Bombeiros acompanharam o Dr. Marco Reimão fevereiro de 2007, mas já trabalhei em várias Unidades (UPAJs) com nobres companheiros da PMERJ, tanto na antiga DRE como na DPCA, DCAV, DRFC, inclusive na POLINTER participando de viagens. A nossa união é e será eterna, e a grande maioria de Policiais Militares que retornam para a PM foi por determinação do Gov. Sergio Cabral, em decorrência do baixo efetivo nas OPMs, e outras desculpas políticas, entretanto a Irmandade permanece e as portas estão abertas para todos, e nesse “retorno” autorizado, muitos amigos meus, de infância da PM estão lotados na PCERJ pela 1ª oportunidade.
    A sua colocação tem fundamento, porque durante muito tempo a CORE contou com o apoio incondicional de Policiais Militares que trabalhavam com prazer e energia em prol da PCERJ, salvaguardando companheiros e Delegacias em perigo, erguendo o símbolo da CORE ao topo de todos os conceitos, do Secr. de Segurança, da Administração Pública, e do Governo, e graças aos valentes guerreiros destes últimos 10 anos, é que a CORE mantem uma gratificação diferenciada, irradiando o direito para o BOPE da PM e para o GIT da SEAP, correto?
    Parabéns aos que aqui colocam suas opiniões, ao Eduardo pela coragem e forte abraço a todos.
    “Com explosivo só se erra uma vez”
    Simpson

  334. Uma boa noite a todos, é isso aí simpson e a propósito muito obrigado pelo esclarecimento,preciso me atualizar um pouco mais.Porém o que importa mesmo é que vc e outros companheiros sabem reconhecer o real valor de cada um e trabalhando juntos PMs e PCs com certeza não há facção que resista até porque a força é muito e aí meu amigo,a vagabundagem mete o pé.
    E como diz o Wagner Montes:É juntos e misturados,E PRA CIMA DELES POLIÇADAS.
    Valeu um abração…

  335. 1.M.Colt-RJ
    2.Sparta
    3.Ferrão PCERJ
    4.Cascudo Pol.
    5.Trator
    6.Insp. Frank
    7.Neto
    8.Silva
    9.Inspetor Mauro
    10.Mello CBPM
    11.Souza CB PMERJ

    Gostei muito dos comentários e do avatar…

  336. Conversa fiada. Isso é invasão de competência, por isso que esse sistema de duas polícias é falido e caro para o Estado. Deveria existir somente uma polícia militarizada.

  337. Outra coisa: a atuação ostensiva da Polícia Civil é ilegal, se não vejamos o que diz o Decreto-Lei 667 de 2 de julho de 1969 (recepcionado pela Constituição de 1988):

    Art. 3º – Instituídas para a manutenção da ordem pública e segurança interna nos Estados, nos Territórios e no Distrito Federal, compete às Polícias Militares, no âmbito de suas respectivas jurisdições: (Redação dada pelo Del nº 2010, de 12.1.1983)

    a) executar com exclusividade, ressalvas as missões peculiares das Forças Armadas, o policiamento ostensivo, fardado, planejado pela autoridade competente, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos.

    É por isso que digo: é preciso unificar as polícias para acabar com essa invasão de competências.

  338. Não só ilegal, como inconstitucional. E mais, a atuação de serviço velado da PM não é totalmente ilegal e inconstitucional. Vejam o que diz o art. 144, § 4º da Constituição Federal:

    “às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.”

    Portanto, a função de polícia judiciária militar e a apuração das infrações penais militares são atribuições das polícias militares.

    Portanto, a Polícia Civil não pode fazer policiamento ostensivo, mas a Polícia Militar, desde que no âmbito do direito penal e processual penal militar, pode exercer as funções de polícia judiciário e de apuração de infrações penais.

  339. Já vi histórias até de agentes da Polícia Civil atuarem como policiais militares e ainda usarem a graduações de praças (“Cabo, faz isso”, “Sim, senhor, Sargento”). Que absurdo!! Será que eles não sabem que estão comentendo crime?

  340. Pois é depois de um tempo sumido , to di volta no blog…, Pessoal vamos levantar a comunidade no orkut..

    Rogerio,tu fala muita Besteira

    ” Quem fala muito,morre cedo “

  341. Contrargumente com coerência, não com ameaças veladas, cuja hombridade não tem para cumprir.

  342. Não Perderia meu tempo…,nem sujaria minhas mãos…, so ditei um ditado Popular

    entenda como quiser…,Coerencia eu tenho além da sua de ficar escrevendo sua baboseiras aii no blog meu chapa.

  343. Caraca Rogério, quanta coisa errada escreveu, além de fugir do tema. Não precisamos ler nenhum Código, mas vamos tentar interpretar as Lei vigentes e a Lei maior.
    1º – Não existe invasão de competência por parte das Pols. Civis nem por parte da Pol. Federal, são livres para investigar e porduzir provas para o Parquê. Podem, e devem utilizar uniformes nas missões.

  344. 2º – Quem veste FARDA são os militares das 3 FFAA, a PM só foi reconhecida pela Cosntit. de 1988, e só execeu o patrulhamento nas Ruas após 1968, e ainda tem muito que aprender;
    3º – As reuniões para elaboração desta CFRB/1988 tinha a finalida de acabar com todas as PMs, mas o poder negativo dos LOBs acabou gerando uma nova polícia, a qual fica no ar os comentários

  345. 4º – sai muito caro sim, mas não para o Estado, e sim para o contriuinte, porque pagamos uma folha gigante para pemes que estão lotados na ALERJ, Palacio Guanabara, Forum Capital e TJRJ, MPE, SUDERJ, DETRAN, DETRO, DETEL, todas as Secretarias e todos os Gabinetes, menos nos batalhões defendendo o cidadão.
    Quanta verba que poderiamos aproveitar na saúde e educação.
    Se o sistema de segurança pública foi criado pela sociedade para defende-la onde estão os policiais nesta noite, no meu regresso para o lar . . . . ????
    O Governo, os secretários, as autarquias, juizes e deputados utilizam policiais em proveito próprio, enquanto o contribuinte de boa fé não pode sair de casa.

  346. 4º – é caro, mas não para o Estado, e sim par o contribuinte que paga a conta e não vê policamento de fato e de direito.
    A PMERJ mantem uma folha de pagamento gigante, entretantos os militares estão em toda parte, menos nos batalhões.

  347. Se o Sistema de Segurança Pública foi criado pela sociedade, e para defesa desta, onde estão as viaturas militares, as guarnições em patrulhamento? o grande efetivo da PMERJ está deslocado para ALERJ, TJRJ, MPERJ, DETRAN, DETRO, DETEL, palacio guanabara e todas as secretarias e centenas de gabinetes, menos na defesa do povo que trabalha e estuda a noite.
    Acho que por isso a folha de pagamento tende a crescer, porém a criminalidade não diminui.
    a peme é empregada como segurança de alguns do governo, e a população que se vire e paque as contas.

  348. 5º – Falido sempre esteve qualquer repartição pública, porque todo o governante ao sair largam as dívidas e fui. Obrigando todos nós do povo, a entrar nos planos de saúde, matricular filhos em escola particular, e quem não tem dinheiro para pagar segurança …. este é o nosso Estado .

  349. Pelo visto, o senhor Sergio Santos pegou o bonde andando e quase é atropelado pela ignorância:
    1º Seu comentário apenas revela sua ignorância (e preguiça em pesquisar) o Decreto-lei 667. De uma olhadinha, meu caro, no ementário. Já lhe adianto, se a preguiça não deixar: Decreto-lei 667 de 2 de julho de 1969: “Reorganiza as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Território e do Distrito Federal, e dá outras providências.” (ver em http://www.planalto.gov.br/ccivil/Decreto-Lei/Del0667.htm) Em quase nada diz das Forças Armadas, apenas para assegurar sua função peculiar.
    2º Ainda que as PMs fossem extintas, a função de polícia ostensiva, i.e., fardada, jamais deixaria de existir. Do mesmo, modo, a função de polícia judiciária também jamais deixaria de existir (apenas a figura do inquérito, um retrocesso existente somente em países medíocres como o Brasil, poderia ser extinta), se se extinguisse as Polícias Civis.
    3º Em nenhum momento citei a PF.
    4º Usar farda ou uniforme não é o problema, quase todo mundo usa: ECT, Garis, Médicos, Detran… O problema é REALIZAR POLICIAMENTO OSTENSIVO, algo vedado a policiais civis, conforme a lei.

    Assim, é patente a invasão de atribuição (e não de competência, pois este termo é próprio da função jurisdicional dos Juízes e Tribunais). Portanto, a única forma de corrigir este erro é a extinção das atuais polícias estaduais e a criação de uma nova polícia com as atribuições de policiamento ostensivo e manuntenção da ordem pública, e exercício das funções de polícia judiciária;e fundamentada nos preceitos da hierarquia e disciplina.
    O atual modelo é contraproducente, pois falta o princípio básico de unidade de comando e o liame entre as atribuições de uma e outra polícia é tão tênue que permite essas invasões de funções. Portanto, urge a extinção do atual modelo.

  350. Argumento fútil, eu poderia enumerar aqui as milhares de deficiências existente nas PCs, mas este não é o foco do tema, e pelo visto vc não sabe debater, pois foge do tema.

  351. A figura do Inquérito não é e nunca será um retrocesso em nenhuma parte da terra. o Inquérito constitui a peça fundamental, viga mestra do Promotor. Só falta relatart que não precisamos do MP.

  352. O Inquérito viga mestra do Promotor?!?!?!?! Pelo visto, Processo Penal não é o seu forte, hein? Vc não quis dizer “Ação Penal”?
    Repito: poucos países admitem o “Inquérito” no seu processo penal. Vá estudar primeira, antes de falar besteira.

  353. A Polícia Civil do RJ não realiza policiamento ostensivo, e nem deseja esta atribuição. Se o nobre amigo afirma que o Brasil é mediocre …. então já vi que não brasileiro..
    O Tema não é este….

  354. Não quis dizer ação penal, vamos por parte, quem é o Titular do I.P. no Estado do RJ ? ? Prefere escrever ” vá estudar ” o Brasil é isso ….
    O MPE é o Titular no Rj, já no âmbito Federal o Del.Pol. Fed é o Titular, por isso falei da P.F.
    linhas acima quando diz; ” policiamento, fardado, planejado pela Autoridade competente…….” quanto desencontro, e falsa cultura, e ainda me manda estudar.

  355. CF/88:

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    I – promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

  356. Todos estudamos em igualdade, entretanto o que observamos entre um comentário e outro é o medo em perder a patente ou a autoridade, e nesta preocupação alguns se perdem, e não se atualizam.
    Preferem determinar; estudem! País mediocre!
    Sou de opinião que todos nós mortais devemos estudar, pois um único dia sem ler já estaremos sem luz. FUMUS BONI IURI
    Boa sorte.

  357. Relata que ouviu falar sobre policial civil atuar como pm. Isso não está claro, ficou duvidoso ou foi em outro Estado, ou é fantasioso, sei lá… que confusão!
    Também tenho a CF atual, podemos consultar a noite toda, mas quando diz; “novamente fugiu do tema” ?!? Não vamos debater DP, DPP nem tão pouco Constitucional. O tema supracitado é; CORE vs BOPE, e abre espaço para comentários positivos entre as atribuições idependentes e conjuntas destes dois maravilhosos Setores das Polícias do RJ.
    A CORE da PCERJ, e o BOPE da PMERJ, é o que a população fluminense vê e aprova. Não sou policial, mas sou carioca e não abro mão dos serviços prestados pela Pol. Civil, e nem preciso dizer porque, basta abrir o jornal.

  358. “Bacana” despertou Militares dos 4 cantos do Brasil, que entram neste Blog, e estão se reunindo para ingressar com Ação Coletiva com fulcro no D.Lei 667/69, sob alegação de que PMs não podem receber salário superior aos das Forças Armadas e outros pedidos …
    Você que mandar ler, estudar, veja o Art. 24 do DL 667/69;
    Art. 24 – Os direitos, vencimentos, vantagens e regalias do pessoal em serviço ativo, ou na inatividade das PMs constarão em legislação especial de cada U.F., não sendo permitidas condições superiores às que, por Lei ou Regulamento forem atribuidas ao pessoal das Forças Armadas …(continua)…….
    Eles e seus Advos estão se amparados pelo DL todo que está em vigor, contudo estão se baseando no salário da PM de Brasília.
    Veja bem !
    Feliz dia das mães.

  359. Pelo visto não é só de estudo que vc carece, mas de se atualizar.
    O art. 24 do citado Decreto-lei foi julgado inaplicável em diversos julgados sobre pedidos de equiparação salarial justamente porque fere o pacto federativo. (leia a notícia em http://www.asofpmdf.com.br/?class=pagina&tpl=noticia&id_tipo=1&id_noticia=501)
    A recepção do Decreto-Lei 667/69 por parte do texto constitucional não impede que artigos de seu texto sejam questionados mantendo-se incólume os demais. Repito: leia um pouco mais.

  360. Como bem citou o amigo Sergio Santos,o Grande Problema e que a PMERJ.Não faz o seu trabalho quem mora nas zonas piores como Ramos,olaria,bonsucesso,inhauma, Meier,etc,etc,etc, depois das 20:00 não tem policia na Rua onde estão seu “coleguinhas”, A quantidade exorbitande de Policiais em aréas adm. e muito Grande e todos sabem a PM Não faz o seu trabalho.Além das inumeras acusações de Corrupção. Rogerio vocÊ e Um fanfarrão. Repito

    “Quem fala muito,morre pela Boca ”

    Entenda como quiser !

  361. Esse Rogério só deseja tumultuar o forum de debate.
    Nunca soube de nenhum Policial Civil, que trabalhasse na PolMil, e muito menos dando ordens, é como dizemos no Batalhão, isso é caso de internação sem direito a vizita.
    Estamos sobrevivendo um dia após o outro, e este cidadão vem questionar invasão de competência, e logo de início.
    Quero ver o dia que uns dez vagabundos entrarem na sua casa, se ele vai escolher a Polícia certa para atender?
    Quem vive nas ruas, como eu, sabe que precisamos de todas as forças para somar fileiras contra esses jovens portam armas de guerra.
    Precisamos votar certo, para não correr o risco de eleger forças contrarias a segurança pública, isso sim.
    É como o Sergio diz, não precisamos de lei seca, necessitamos de tratamento social e liberdade de ação.
    Não sou formado em direito, mas aprendi que a necessidade social suplanta uma lei, em casos de emergência.

  362. Caro Rogerio, o que diria o escritor e poeta Francês Victor Hugo em relação aos seus comentários? – Demonstrar notável saber jurídico é sublime, contudo julgar-se o dono da verdade é ridículo.
    O que diria o ilustre Filósofo Alemão, defensor da Doutrina JUS NAVEGANDI Immanuel Kant? – A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.
    O que diria o Professor e Filósofo Francês Michel Foucault? – Sua doença é mental e personalizada.

    Mandas estudar, ler e ignorância pra cá e País mediocre pra lá, e ainda diz que o outro saiu do tema.

    “Se queres prever o futuro, estuda o passado” – Confúcio

    Flavio Marinho
    Professor da UNESA

  363. Debates sempre acalourados rsrs Dudu Parabéns Pelo Blog.
    Mais voltemos ao Tema…porque foge toda Hora. = )

  364. Ola pessoal, td na paz?
    Deus me livre essa de uma só policia militarizada, o tempo da ditadura nem conheço, e quando tiver 18 anos vou fazer prova para policia civil, esse rogerio viajou na maionese legal´, pra que policia militar se a população é civil, alguem me explica ???
    vemos prisões quando a civil vai nas comunidades e quando a pm vai tem sempre uma conduta irregular, some alguma coisa e matam inocentes cara nunca da certo.
    concordo que a CORE e o BOPE são bem preparados mas quando a civil está na área existe respeito de todos os lados
    beijos

  365. KKKKKKKKKKK. É cada uma que escuto (e leio). Um defedende a santidade na polícia civil. óóóóóóóóóhhhh. Não existe corrupção na polícia civil. óóóóóóóóóóhhhhh.
    Dai vem outra revanchista falar de ditadura militar. Meu, pare de ficar lendo as cartilhas do PT, qualquer instituição séria possui um mínimo de hierarquia e disciplina para subsistir, ademais, vi muitos aqui comentarem que os PMs estão de saco cheio da disciplina e querem ir para a civil. Até concordo com isso, mas se vcs PC são contram o militarismo, por que, então, imitam a PM a todo custo? Os cursos de formação das PCs só falta exigir continência dos alunos, porque até marchar vcs marcham. Aí vão cuspir no prato que comeu.
    Ao engraçadinho que citou Vitor Hugo, apenas respondo que se não tem argumento para debater, reduza-se à sua insignificância, pois em nenhum momento disse que sou dono da verdade.
    Ao ST Oliveira, digo que ainda que o fator social pesasse na Administração Pública (o que não ocorre, visto que a o princípio da legalidade no Direito Público é mais rígido do que no Direito Privado), tal apontaria para uma polícia única devido à mútua invasão de atribuições entre ambas as polícias.

  366. e só olhar para para operações… e os chefões Capturados…a maioria pela Policia Civil. o que está em debate e que a PM no Rj,não faz seu Trabalho de policia Ostensiva…prefere fazer segurança de Padaria,farmacia ,etc,etc. Não digo que não a corrupção na PCERJ,Mais olhar para 2 instituições tem nem comparação,por um montão de fatos.. Rogerio a Discussão Já Deu ,acho que você fala demais. e Faz muito pouco pela sua corporação.

  367. Não conhecia esse blog e gostei do excelente texto escrito pelo colega tecendo comentários sobre a relação CORE X BOPE. Sou PC/RN e tenho vários amigos na PM/RN e sei da importância dos PMs no corre-corre das operações. Lamento que ainda existam alguns que fomentam a discórdia entre as polícias com comentários que não engrandessem em nada a discussão.

  368. Este tema CORE X BOPE é de fato excelente porque envolve as duas Unidades, que considero as melhores no confronto real, no auxílio a outros Policiais, em tempo integral no RJ. Com o lema – “a qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer missão” sendo que a UPAJ CORE atende na faixa da Pol. Civil e a OPM BOPE atende na faixa da Pol. Militar. Quando a CORE SAP ou SOT necessita de treinamento o BOPE abre as portas. Quando entra dois pedidos de prioride na rede (rádio) o BOPE apoia um local e a CORE apoia outro. Quando são convocados para uma mega operação a ação é conjunta, por entradas diferentes, mas com o mesmo objetivo, como um time que joga para ganhar.
    Muitos entraram no debate virtual apenas para despejar uma raiva que estava arquivada, desviando do objeto deste tema.
    Te pergunto… Quem é esse Rogério? Me parece ser de outro Estado. Até ai tudo certo, porém não demonstra ser Policial.
    Opino pela valorização da Polícia, pelo aumento salarial, e pelo aumento da gratificação especial da CORE, irradiando para o BOPE e para o GIT do SEAP.
    Quem é Policial e trabalha no Rio sabe do que se trata, e para quem não é do Rio,digo que quando um Setor recebe algum tipo de vantagem no contra cheque, rapidamente o outro também consegue. Nosso assunto se resume em melhoria salarial, melhores e justas condições de trabalho. Esse é o ponto de avanço, e não as farpas digitadas sem rumo. O trato de unificação, ou não, que fique para Brasília decidir. Vamos reivindicar o que é nosso de direito. Abç

  369. Boa Noite Srs.

    Quero parabenizar ao criador deste espaço!! execelente iniciativa
    sou psicólogo e penso ano que vem seguir a carreira policial,lendo estes depoimentos cheguei a conclusão que o único individuo que está sendo protegido aqui É O PRÓPRIO EGO DE CADA UM (sem querer ofender ninguém) creio que assim não chegaremos a lugar nenhum,pois se os Srs. sairem com seus respectivos uniformes e fardas nas ruas os meliantes não escolherão se matarão um do BOPE ou do CORE eles simplesmente matarão e pronto!! será que se um dos senhores estiverem em uma situação de risco um não protegrá o outro por um simples orgulho de ser desta ou daquela unidade???

    “Unir-se é um bom começo,
    manter a união é um progresso
    e trabalhar em conjunto é um Sucesso”

    Henry Ford

    QUE DEUS OS ABENÇÕE EM SEUS OFÍCIOS.

    André Emílio – RJ

  370. Boa noite a todos; Andre espero que alcance seus objetivos, e assim como se formou em Psicólogo, também consiga uma boa formação policial neste Estado com o maior índice de confrontos armados em área urbana, talvés do mundo, quem sabe? E temos ainda um relevo bem adverso, dificultando a incursão nas comunidades dominadas por grupos equipados com .30,.50, RPG, e até mina, e que por estas característcas ou por força maior, mantemos os melhores cursos, em conformidade com algumas reportagens, onde relata que o BOPE possui atualmete o melhor COEsp no Brasil, e concordo, da mesma forma a CORE possui a melhor Equipe aérea do País (CORE/SAER), bem como mantém o Esquadrão Antimbomba mais atuante e pioneiro neste trato, sendo o mais antigo no atendimento 24 hs (42 anos CORE/SEDAEI), e mesmo antes desta data já atendia através do extinto DIE. Enfim mostramos ao mundo, uma alta qualidade em serviços prestados, não por vaidade, mas por necessidades especiais, pois além do eterno combate às facções criminosas sempre temos encontros de líderes mundiais desde da ECO-92 em 1992, claro! Até os dias de hoje. A segurança da ECO ficou a cargo do General Barata, então Cmte Militar do Leste. Ano que vem teremos os Jogos Mundiais Militares, depois a Copa do Mundo, em seguida as Olimpíadas, e muitos outros que não serão divulgados por questão de seguraça, mas sempre contando com a presença das PMERJ, PCERJ e CBMERJ em todos os eventos. Porque escrevi isto Andre? Porque concordo com sua visão quando fala na união, irmandade entre iguais, entretanto pode estar certo de que se um grupo precisar do outro será prontamente atendido, pois corre nas veias o sentimento do dever, principalmente para como o companheiro, seja do Acre ou do Rio Grande do Sul, o Policial quando esculta no rádio #prioridade# larga tudo de lado e acabou o mundo até chegar no local, certo? É o que tenho testemunhado. Gostei da sua opinião assim como concordo com o Tylor, não posso falar pelo dupcerj, mas é sempre bom saber que o tema se mantém ativo para todos. Forte abraço,
    Simpson – Esq. Antibb. RJ

  371. Sou policial civil do RJ, com vinte anos de polícia sendo quinze anos de Cinap/Core. Lamento que um nobre espaço de discussão sadia seja ocupado por pessoas que não possuem um mínimo de educação. Opiniões rancorosas, recheadas de vaidade e inveja. Os que realmente vivem na linha de frente combatendo a bandidagem jamais teriam esse comportamento. O meu testemunho é: os valorosos policiais militares que realmente estão juntos nessa guerra nunca tiveram para conosco nenhum comportamento hostil ou mesmo de má vontade. Na verdade os guerreiros se conhecem e se ajudam. Essa palhaçada só interessa aos nossos inimigos.

  372. Temos que concentrar nossa furia nos vagabundos, e se sobrar resistência combater esses péssimos governantes, bando de ladrões dos cofres públicos. Antigamente a Polícia prendia a filha do brizola, mas e agora? Temos de parar de sair de uma segurança e ir para outra. A saúde vai de ralo, literalmente.
    O debate torna-se sadio quando empregamos nossas forças na mesma direção. Quem, nos dias de hoje está ganhando bem? esse sergio só manda gratificação, e retira quando vamos pra casa de pijama.
    Aposentado ou reformado, retiram tudo do contra-cheque da Secret. de Est. de Planej. e Gestão.
    Polícia Civil sempre, força e honra.
    K. Kim

  373. Faço minhas, suas palavras. Estou cansado de mostrar a covardia q fazem com as polícias estaduais. Os políticos ñ têm o menor repeito pela classe policial. Só sabem falar em ditadura, com o intuito de angariar + remunerações para eles próprios como se a polícia fosse a causa e efeito da desordem deste país.Grande parte da culpa desta anarquia é nossa q nunca soubemos lutar por dignidade, sempre na esperança de vantagens passageiras, efêmeras, transitórias. Infelizmente, a classe policial é desunida se satisfazendo com o farelo oferecido pela cúpula. A tendência, é q esta situação é praticamente irreversivel, pois o vinculo das autoridades com os agentes é cada vez mais abstrato pois sua origem ñ vem das bases, ou seja de carreiras de agentes, inspetores, investigadores etc ..
    Policia é carreira, como forças armadas e foças auxiliares. Como seria o exército com concurso pra general ???
    Fizeram o perito nivel 1200, como topo da carreira policial. Perito ñ é polícia. Perito é consultor técnico. São médicos, engenheiros, quimicos, contadores, dentistas q nem se sentem policiais. Quando fui lotado no gabinete da Polícia Técnica, pude ver, esta deformidade. Em fim caro colega Karlos Kim, o q falta nas polícias é união, é todos pensarem no dia de amanhã, é todos se lembrarem q um dia ficarão velhos, sem pequenas benesses dos superiores q por lei nós representamos no exercício da função. O asunto dá pra fazer um livro de centenas de páginas. Que tal uma Corregedoria independente sem delegados e sem coroneis, pra tbm botar na rua as “autoridades” corruptas?
    Luiz Carlos Oliveira
    Insp. Pol. RJ

  374. Vcs sabem prq de tanta patifaria na Polícia Civil???
    Vou citar uma das razões.
    É o monte de Pms e Bombeiros nas delegacias, fazendo o que? “trabalhando” como se fossem inspetores?
    Tem especializada q é um verdadeiro quartel. Sabem de quem é em parte a culpa, é dos tiras, da coligação, das associações de policiais civis q aceitam isso (usurpação de função)
    Eu nunca vi detetive, escrivão, inspetor tirarem serviço ou lotados em batalhão. Isso enseja a corrupção
    A Polícia Civil nunca esteve tão mal.
    Estes ex pms q hoje são ‘autoridade” troxeram com eles a mentalidade daninha de lá para cá.
    Eu nunca aceitei PM nem bombeiro na minha equipe (cada macaco no seu galho) … e por aí vai, tem muita história q a gente ouve …
    Só é lamentável q a Federal é q tenha apurado essa vergonha e se for fundo vai longe
    Em fim pra quem ñ é do ramo, é só ir ao cinema.
    Luiz Carlos
    Insp. Pol.RJ

  375. policia é policia , não importa se é civil ou militar , o que não pode ser aceito , é um bando de marginais , que foram bandidos , mataram á beça , mas por nunca terem sidos fichados ,estão aí fardados , andando nos camburões e só fortalecendo a bandidagem !!

  376. realmente não importa se é Civil, se é PM se é bombeiro ou Ag do SEAP, a bagunça está no alto escalão do governo, envolve o palácio das laranjeiras (só laranja mesmo) e o Secret. de Seg. que no dia da op. guilhotina aparece c/as duas mãos na cabeça, mas foi salvo por seu companheiro, ora Superintedente da PF-RJ, que em seguida caiu, porém caiu pra cima, foi ser Adiddo policial em Roma, e muitas outras sacanagens em que nenhum dos grandes é punido, seguer é denunciado, mas da pra se ter um panorama do Sistema.
    É um forte esquema que envolve o telhado estadual e federal, onde o marisco paga a conta da briga entre o mar e o rochedo, entretanto conseguiram retirar o Chf de pol. que estava fazendo um bom trabalho, nem preciso citar fatos, e colocaram o pessoal do PT a toque de caixa. E agora cadê o Hospital da Pol. ??

  377. Cadê o hospital da polícia civil ????
    O policial civil da a vida 30/35 anos de dedicação e quando está velho, quando mais precisa, ñ tem atendimento médico decente.
    O plano de saúde pelo q sei só atende os policiais da ativa, quando vc se aposenta,quando mais precisa, fica ao deus dará, é uma vergonha. Governador onde estão suas promessas de campanha????
    O ñ cumprimento de promessas de campanha deveriam ser enquadradas como crime de estelionato, é só dar uma lidinha no caput do art. 171 CP
    Como diz o colega acima, é tudo comprometido, q tal uma operação padrão permanente?
    24/7 vinte quatro horas sete dias na semana? Um mês, 2 meses e por aí vai, as cúpulas vão enloquecer ….
    Flagrante delito ñ precisa de ordem de missão !!!!!
    Luiz Carlos
    Insp.Pol

  378. Concordo com a Op. Padrão, contudo cada Policial deve colocar a tartaruga na mesa para operar no dia do seu “prantaum”, e desta forma participar integralmente da revolta da chibata. Somos Servidores Públicos, estamos no Quadro I da Pol. Civil, concursados, com Certificado da função, com posse, Ato de Investidura, e com Matrícula na Adm. direta. Temos direito a uma Unidade hospitalar com todas as especilidades e funcionando. . .
    Aguardo opiniões e volto.
    Força e Honra, Lima P.Civil / Punhal

  379. Vamos amadurecer esta idéia????
    Nós já tivemos este hospital, era excelente, meu filho nesceu lá.Praça Mauá nº 5 5º, 6º e 7º andar
    Hoje a falecida Enfermaria Filinto Muller é só recordação dos mais velhos.
    Fica aí este nosso governador oferecendo gratificações como se fosse propina, q vc perde quando mais precisa, na velhice. O salário é baixo e as gratificações são retiradas. Os reajustes salariais deveriam ser verticais, privilegiando toda a classe policial civil, estamos sendo enganados, cada vez ganhando menos. Outro dia desses um colega me confessou __ Estou tentando marcar uma cirurgia pra min e outra pra minha mulher enquanto estou na ativa !!!! É deprimente… é desumano …..
    OPERAÇÃO PADRÃO PELA DIGNIDADE FUNCIONAL
    Luiz Carlos
    Insp Pol RJ

  380. Exatamente, Irmão de luta, Op. PADRÃO, cada um no seu Plantão, pela dignidade humana. Qualquer classe de trabalhadores tem direitos amparados por Lei, e dentre eles a de uma assistência médica, isso é o básico, e vemos Hospitais no CBMERJ, PMERJ, SEAP, na OAB enfim não é coisa do outro mundo, porém este governo transforma nossos contra-cheques em embutidos p/viagem, tipo linguiça de má qualidade, o combatente hoje recebe Del. legal e outros, entretando qdo sofre um acidente ou entra de férias perde a “pegadinha”, imaginem qdo se aposentar?
    Queremos tratamento digno, Sindicato forte e uma Unidade hospitalar, nada além do Justo e Perfeito.
    Brasil um País de todos, Deus é Pai.

  381. Eu sou Portugues e ainda adolescente mas queria entrar para a BOPE poque de inicio tive boa impresao, mas agora ja nao sei?!
    Estive a ler umas coisas e a BOPE exagera nas guerras das favelas, nos modos de operaçoes e interrogatorio.
    Ca em portugal nao podemos entrar logo a matar oque acho bem.
    Porque se a BOPE vai a subir a favela para prender alguem, mata tudo o que esta armado mesmo pelas costas.
    Mas eu nao sei bem alguas coisas, por isso queria que me imformacem do que se passa por ai!
    Obrigado pela atençao!

  382. Nobre amigo de Portugal, fique tranquilo quanto às atividades do BOPE, pois atualmente ninguém morre sem motivo aqui no Rio. Tanto que outro dia um Cabo PM/BOPE foi preso por sua própria guarnição, pelo disparo em um cidadão que trabalhava com uma furadeira.
    O BOPE pertence à PM (PMERJ) Militar, já a CORE pertence à Polícia Civil (PCERJ) Judiciária, e neste sentido verifique os sites da PMERJ ou Batalhão de Ops. Policiais Esps./BOPE p/melhor análise.
    Atenção:
    Policiais Civis (RJ), em breve entraremos na Operação cumpra-se o CPP, sendo tudo dentro da legalidade e legitimidade. Quem for da Classe sabe o que digo. Sparta !
    Abraço L.

  383. Sou Sgt, presto serviços na Pol Mil em SP.

    Infelizmente, estamos todos no fundo do poço, Policiais Militares e Civis de Todo Brasil, talvez exceção as Polícias estaduais do DF.
    Deveriamos nos considerar uma única raça, que luta pelo mesmo objetivo.
    No entanto, perdemos tempo e sacrificamos esta almejada união.
    Somos colegas, e mais do que isto, devemos nossas vidas uns aos outros, Policiais Militares e/ou Civis.
    É ponto pacífico que nas duas organizações existem inúmeros seres desprezíves, que inclusive aproveitam destes blogs para disseminarem discordias, por que isto também é uma forte ferramenta para o crime.
    Mas de uma vez por todas, vamos continuar unidos PM E PC, perseguir melhores salários, ajudar as populações, e nos orgulhar por tudo isso.
    Trabalhei alguns anos em Guarulhos – SP, e por várias vezes tive o prazer de trabalhar conjuntamente com Policiais Civis, sempre nos auxiliamos nas madrugadas nas abordagens, e o tratamento era estreito e de muito respeito, e sempre valeu muito a pena.
    Onde presto serviço hoje É um local estratégico da PMESP, e sempre atendo a Policiais Civis E sempre os atendo com a mesma energia e prazer que atendo um Policil Militar.
    Aos Policiais CIVIS E MILITARES, do bem :” FIQUEM SEMPRE COM DEUS, NOSSA MISSÃO COMEÇA AQUI E TERMINA NO OUTRO MUNDO” , espero que consigamos melhoras salariais e reconhecimento da população.
    um forte abraço a todos, e parabéns ao CORE E BOPE.

  384. Obrigado pelas imformaçoes.
    Estou mais relaxado.
    Coragem ai!

  385. Caro amigo graças a Deus fui para a reserva agora em fevereiro, vive muito tempo no BOPE e tenho vários amigos na CORE, tudo que falam não passa de inveja, todos querem ser do BOPE ou da CORE, tenha uma coisa em mente o CORE incomoda muita gente, o BOPE e CORE incomodam muito mais,eles não sabem que fomos juntos até para Haiti, certo amigos,um forte abraço, agora a guerra é de voces estou contando historia.

  386. Caros colegas;
    Nada mais justo do q a Corregedoria apurar ilicitos praticados por policiais. Temos hoje como exemplo o policial civil q foi preso em suposta atividade criminosa e q tambem teve confiscada uma motocicleta importada com a alegação de q o valor de compra da mesma é incompatível com o salário do policial. A polícia civil q tem por função precípua a investigação de qualquer pessoa q por denúncia ou por fatos visíveis a qualquer cidadão comete transgreções da lei, deveria tambem apurar a aquisição de bens maiores como mansões no litoral do RJ, apartamentos no bairro do Leblon etc. etc. …. por quem os adquire com salário mensal de servidor público estadual que por lei, com certeza, não ultapassa de R$ 28.000,00
    Luiz Carlos Oliveira
    Insp. Pol. Rj

  387. tem que chegar metendo medo pq a maioria dos moradores nao gosta de policia… nao tem que leva o bandido pra cadeia tem que bota na conta do papa… tbm gostaria de fazer uma pergunta ter num minimo 3 anos de carreira milita pode entra pro core…

  388. chr acabou essa de colocar na conta do papa ou do traficante, a partir deste mês estão recolhendo as armas e os colegas ficam a pé. O poste está mijando no cão de caça. Vou me aposentar e cuidar apenas da minha família. Não existe relação alguma entre a carreira militar e a CORE, mas o que importa é manter em voga seus objetivos, hoje e sempre.
    Força e Honra, abraço – JF PCERJ

  389. meu Nome e christian tenho 15 anos gostaria de saber se eu ter num minimo 5 anos de carreira militar posso fazer o concurso pra entra pro BOPE ou tenho que ter 2 anos de policia..

    pra fazer o curso da policia civil CORE tem que ter num minimo 2 anos de policia o pode fazer o curso direto pra entra?

    chris_cbf1@hotmail.com… i i i urraaaaaa…

  390. Durante o chamado regime militar assistimos a um forte recrudescimento de siglas de ideologia comunista que se multiplicaram e clamavam para si o título de libertadoras da Nação brasileira.

    Como sabemos, não era verdade. Os registros implacáveis mostram que mesmo antes da contra – revolução de 31 de março, grupos em nome da ideologia marxista – leninista lutavam para a tomada do poder.

    Eles eram admiradores e subordinados ao Movimento Comunista Internacional (MCI).

    Tiveram sua chance na fracassada intentona de 1935. Após 1960 julgavam que era chegada a hora da vingança. À época, tumultuavam, agitavam, entravam em greve, incendiavam sacudindo a Nação com seus brados de guerra, com suas foices e seus martelos.

    Infiltraram-se e dominaram os sindicatos, subverteram jovens estudantes que os seguiam sem pensar, inebriados como tantos adolescentes mundo a fora. Era moda ser de esquerda.

    Intelectuais foram cooptados e passaram a ser a voz dos letrados, dos filósofos, dos esclarecidos, dos cultos, dos avançados. Muitos artistas embarcaram na troupe, e atraíram multidões de ingênuos, de inocentes uteis, de sabichões e sedentos de agirem às margens da lei.

    Encantados, não vacilavam em roubar, seqüestrar, de quebrar a lei e infringir a ordem pública.

    A história da repressão a estes crápulas, nós conhecemos. O aparato policial, sem qualquer auxílio estrangeiro, aprendendo na própria pele foi conhecendo e dominando as práticas da subversão e do terrorismo.

    Assim, com o sangue de brasileiros em suas mãos foram dominados, nas cidades e nos campos.

    Como em 35, habilmente, mas sem “paredón”, sem matança, o aparato da repressão sufocou uma – a – uma as organizações que tumultuavam a vida nacional.

    Retornamos à vida democrática, e foi estabelecida uma ampla anistia.

    Este poderia ser o fim de um período terrível, mas não foi. Uma medonha vergonha, uma clara verdade surgiu que eles lutavam para a implantação do regime comunista no Brasil.

    Na medida em que a situação voltou à normalidade, eles voltaram mais audaciosos, agora adeptos do Gramscismo, e foram galgando postos, conquistando eleitores e, quanto mais subiam, mais o rancor da derrota ressurgia, por isso clamavam por justiça, que só viria pela manutenção e a preservação de um revanchismo implacável.

    O revanchismo está aí, presente e explícito, e amiúde mostra as suas garras. Contudo, os últimos acontecimentos têm demonstrado que ele ultrapassou o ódio contra os órgãos de repressão de antanho e, acintosamente, voltou – se contra a própria Nação.

    Por certo, num tacanho exame de consciência, eles devem desprezar este povinho que não lhes deu guarida, cujos ouvidos não acolheram seus feitos terroristas e criminosos, como a luta de heróis, um povo que os reconheceu como mercenários e como malfeitores.

    Uma gigantesca mágoa está aninhada na mente dos fracassados heróis.

    Hoje, ao assistirmos o que estão fazendo com a Nação brasileira, manipulando, incutindo as práticas mais torpes, subvertendo, não seus pensamentos, aspirações ou ideologias, mas os princípios básicos do cidadão, esfacelando a família, decompondo costumes, acirrando dicotomias. Por tudo que testemunhamos, chegamos à triste conclusão, de que o revanchismo de há muito ultrapassou o ódio aos militares, e surge à nossa vista uma certeza terrível, a de que eles não sossegarão enquanto não colocarem esta Nação de quatro.

    Hoje, provavelmente, se perguntados, dirão que não professam nenhum credo, nenhuma ideologia. Pode ser, seu objetivo é outro. Talvez atenda pelo nome de vingança, para outros de revanchismo, o que nos soa como mais correto.

    Assim, quando perguntamos o porquê deste ódio, a razão de tantas atrapalhadas e atitudes que beiram ao suicídio da grandeza nacional, se indagarmos porque se dedicam a destruir esta Nação, subverter os seus costumes, seus padrões de cidadania, porque implantam o caos, a resposta só poderá ser, “por puro revanchismo”.

    Lembrai – vos de Raposa Serra do Sol, da Base de Lançamento de Alcântara, da Reserva Ianomâmi, das Cotas, de Batistti, da “família” Gay, do PNDH 3, do 52º Congresso da UNE, dos KIT sexuais e dos primorosos livros didáticos … ainda querem mais?

    Brasília, DF, 19 de julho de 2011

    Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira
    Repassado por Luiz Carlos Oliveira Insp. Pol RJ

  391. o Bope é legal mais a core também gosto munto dos dois espero ser um deles no futuro já sou 1 deles?????

  392. o Bope é legal mais a core também gosto munto dos dois espero ser um deles no futuro já sou 1 deles?????ueria saber o que precisa pra entra no Core tudo msm pf mim de essa informação.

  393. Bom dia ou boa noite, Chris, Kennedy, e tantos outros candidatos e candidatas. O nosso companheiro Eduardo, que é o Titular do Caso de Polícia, em breve encontrará uma resposta em forma de solução para os jovens que aqui postam, entretanto, vale ressaltar que para conquistar o direito de ser um voluntário aos cursos do BOPE ou da CORE é necessário ser Policial com alguns anos de carreira, e ao mesmo passo, mantendo a ficha funcional limpa, certo? Portanto terão que fazer concurso, uns para PMERJ, outros para PCERJ. Nos concursos observamos um alto índice de reprovação, principalmente na redação, e dentre os que se classificam, uma grande quantidade “perde” no exame físico. Espero de coração que façam uma boa prova, porque muitos conseguem e vibram ao ver seu nome na “rela” (relação de candidatos aprovados). Na sequência terão que se formar no CPFA, aquele/a que ingressou na PMERJ ou na ACADEPOL, aquele/a que ingressou na PCERJ. Os mais diversos cursos chegam para todos, na hora certa. A vitória, em todas as etapas só depende do/a candidato/a, por isso incentivamos com a frase – Força e Honra.

  394. pessoal, chega de comparação de genitália, o dr. nascimento demonstra possuir eloquencia verbal, mas a arrogância o desqualifica como pessoa, os amigos pms saum meio ignorantões e só estão respondendo, mas diante de algm q se diz “infinitamente superior” estão mto certos, pois entaum eu proponho, definam a peqna richa de vcs como homens, mas não envolvam corporações nisso, eu particularmente prefiro a polícia civil, mas realmente delegado naum tem prestígio nem pro escrivão de polícia. e parem de se culpar pela imcopetencia do estado, vcs são braços do estado, o problema começa na cabeça.

  395. Esta é para a sociedade como um todo.
    Polícia Militar estrutura que queima de dinheiro da sociedade.
    Estrutura caríssima, pra que?
    Pra rondar nos bairros das cidades, “sem rondar”
    Pra que patentes de soldado a coronel?(estrutura caríssima)
    Pra que batalhão como se fossem forças armadas?ISTO É JOGAR DINHEIRO NO LIXO !!!!
    Policiamento ostensivo = Sede única de uma guarda civil que diáriamente enviaria as patrulhas às delegacias distritais de polícia civil, onde seus integrantes se apresentariam à autoridade policial que direcionaria as rondas aos locais de maoir incidência de ilícitos praticados
    Policia Militar retrocesso que redunda em desperdício, poucos países no mundo adotam este modelo de policiamento que tem por finalidade mãe a defesa do Estado e não a do cidadão.
    Políticos aquartelem as Polícias Militares, diminuam seus contingentes e façam economia do dinheiro público que poderia ser usado na contratação de professores mais bem qualificados no ensino fundamental, no melhoramento dos hospitais públicos etc etc com governabilidade de país adiantado
    Luiz Carlos Oliveira
    Insp.Pol RJ

  396. È prezado Luis Carlos

    Suas palavras são de um integrante de uma corporação que não esclarece nem 5% dos homicídios. Ao contrário do que vc apregoa, existem polícias militarizadas no mundo inteiro, inclusive nos EUA, há a figura do sargento, capitão, tenente, etc. Polícias se abeberam das FFAA em escala global.Conheça os carabineros do Chile (eu os conheci in loco) e verás uma policia militar única, ostensiva e investigativa, e eficientíssima. Saia um pouco do da mediocridade de seu quarteirão.
    O que é uma aberração única é a figura do policial bacharel em direito (delegado)e do policial-digitador (escrivão). Procure essas anomalias no mundo, e não acharás. A polícia civil é fruto da herança hibérica do seculo XVII, onde se tem muita burocracia e pouca eficência.
    A profissão de delegado de policia existe apenas como reserva de mercado apra os 2 milhões de bachareis em direito que as faculdades expelem anualmente no Brasil.
    Queima de dinheiro, para mim, é pagar um salario alto a um bacharel para realizar TCO em regime de pelnatão em delegacia, aliás, TCO é coisa que um serventuário do JECRIM, que ganha 2 mil por mês, muitas vezes faz melhor que um delega.
    Pouca eficiência + muita arrogância = Policia Civil.

  397. Ao Sr. Reinaldo, por favor nunca viaje aos EUA, pq vc sera preso. Pq ler informações na internet e facil, mas vc que e um energumeno, vou lhe dar uma informação 0800. A policia americana nao e militarizada, mas sim hierarquizada, chame um “officer” de milico nos EUA e ele vai mandar vc p/ a pqp e passar a preso por desacato( la nao da TCO e sim cadeia). Do Chile nao posso dizer nd, mas dos EUA, sim, morei 06 anos com greencard( se vc nao sabe o que e continue no google e descobrira).PC pode ser pela sua definição, ineficiente e arrogante, mas pelo menos nao mendigamos nas padarias, mercearias e farmacias da vida. O baixo nivel de elucidação de crimes se deve, ao alto nivel de elaboração dos historicos dos BOPM’s, pq vcs nao conseguem nem colher o endereço de testemunhas, onde os policiais intimadores tem que se vira p/ localizar estas pessoas. Vcs tem q agradecer a PC, pq se nao tds os PM’S, que eu conheço por terem alto nivel de profissionalismo estariam presos, vcs conseguem chegar em local de homicidio e recolher capsulas deflagradas, deixando suas impressoes digitais. Antes de falar mal de alguem, faça uma analise sobre vc e sua corporação.
    Alto nivel de estupidez + elevado nivel de mendicancia = PM.

  398. Vamos com calma galera! Realmente nos EUA as Instituições policiais, que são muitas, não fazem parte do seguimento militar. Em NY, tem uma Pol. só p/Metro, outra só p/central park, outra p/ruas e etc. e ainda tem uma em cada Condado, que são os Municípios, além do FBI, da Polícia do Tesouro, da Imigração e assim vai uma longa lista, porém nenhuma dessas são militares. Não confunda uniforme, com farda militar, não tente equiparar um Sgtº de Polícia (USA) com um Sgtº da PM no Brasil. Lá (nos EUA) o sonho do Sgtº, do Ten. e ser promovido (lógico) e trabalhar sem o uniforme, e deve ser aqui tbm, só que o cidadão não dá o braço e posta aqui, ou será q é tão vibrador pela farda, sujeito a punições deste ou daquele oficial (??) O que se questiona neste tema são as atribuições da CORE(PCERJ) e do BOPE(PMERJ), e é do conhecimento de todos (vide linhas supramencionadas) que são Setores que foram criados para auxiliar em casos urgentes e extremos, e partindo deste ponto cada qual se especializou, cada vez mais, e apoia integralmente, 24 hs toda a sociedade, um pedido de prioridade seja a uma Equipe da Civil, seja uma Guarnição da PM, do CBM e enfim fazem sua parte de forma exemplar. E na mão inversar vemos um governo …
    FORÇA E HONRA

  399. Caro Eduardo e Trator PCERJ e demais companheiros policiais, me perdoem pela postagem, eu nao tinha intenção de ofender ou constranger alguem. Infelizmente agir de forma emocional ao ler o comentario do Reinaldo, peço perdao a todos, eu deveria ter sido racional.Infelizmente nao consegui ser racional e isto nao e desculpa pela minha falta de educação. Antes de mais nada somos policiais e se nao conseguirmos nos respeitar, como poderemos pleitear sermos respeitados pela população. Entao mais uma vez peço perdao a todos e prometo nao mais postar neste espaço que como disse o Eduardo “um espaço para debate e reflexao” e eu infelizmente extrapolei. Minhas sinceras desculpas.

  400. Salve a todos.
    Meus Irmãos, nos Policiais Militares e Civis somos o braço armado do Estado para fazer se cumprir as leis, sempre irá ter palavras escritas aqui de uns para com os outros que desfavoreceram a nossa educação, mais tudo isso e pelo amor que temos pela profissão essa por nos escolhida, nossa vida e feita de altos e baixos, nossa historia como cidadão é mais dificil dos demais da população de nossos Estados, somos vistos por nossas ações e não pelo ser humano que somos, pelo pai de familia que há em cada um, discutimos coisas sem importancia, sendo civil ou militar o que interessa é sairmos para o trabalho e voltarmos vivos, isso sim é o que devemos fazer, regressar todos os dias para nossos lares e abraçarmos nossos entes queridos (entendem), quem dera se nos pudessemos olhar nas esquinas e encontrar lá um Pm ou Civil Fardado ou não;Um amigo certa vez me disse que nesse mundo temos muitos colegas mais poucos são nossos amigos,eu como Pm gostaria muito de que todos nos Pms e Civis fossemos amigos para assim consolidar o nosso amor pelo que fazemos, eu e minha familia dependemos do Irmão PM ou CIVIL, lembrem-se nos devemos nos unir, e começar a fazer valer a nossa fraternidade armada, ou seja devemos começar a colocar no governo homens que usam farda, e não falsos moralistas que só enganam as pessoas com promessa de politico, temos condição até de elegermos Governos e só fazermos as coisas certas, parando de ficar olhando para os nosso proprio umbigo, esquecendo que nos somos a diferença e fazemos a diferença, amim não me entereça quem elegiria-mos pode ser Del, Oficial, Sd,Cb ou Sgt, ou investigador,escrivao e cientifico, eu só queria que fossemos unidos, para faser do lugar a onde nassemos e moramos melhor para os nossos filhos e netos, isso sim é que seria lindo nos mostrarmos realmente quem somos não se esqueçam nos somos o Estado, e pelo amor de Deus vamos parar de meter o pau na Civil e na PM, enquanto nos nos degladiamos vcs não estão percebendo as Guardas municipais de seus estados e municipios estão tomando conta isso sim é que é usurpação da função, os caras já estão nas Delegacias, aqui em Paulinia os caras fazem o Papel de Escrivão de Policia,isso é culpa nossa.
    Grato por me permitir opinar e colocar algumas palavras, muito obrigado a todos Irmãos de farda civis ou militares, somos todos iguais, e juntos fazemos a diferença.
    que Deus nos ajude. .

  401. Olá pessoal fico Triste com o Estado do Rio de janeiro! por não contribuir em investimentos para que profissionais com tanto empenho a sua profissaeo possa trabalhar com mais recursos e assim minimizar os riscos a sua propria vida ali exposta!!!
    Mesmo assim estarei la um dia combatendo esses marginais serei um CORE Brasil!!!!!!!!!!!

  402. Aproveito eu também para parabenizar ao tomador dessa iniciativa por abrir um espaço de debate e discursão com tanta qualidade como este.

    Uma Democracia de verdade (com “d” maiúsculo) se constrói baseada na Informação, Conscientização e Participação Cidadã.

    Pena que os meios de comunicação do nosso país sejam especialmente tão manipulados, e a populção tão pouco curiosa e tão pouco deseosa de conhcer a realidade. Muitos preferem a ficção, quando na verdade, no Brasil, esta é superada pela vida real.

    Ânimo aos que acreditam que tem sempre algo que a gente pode fazer pra contribuir para o processo de mudanças.

    Em boa hora!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *